Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Nathalia.Rodrigues 22/09/2023

Mais do mesmo, mas diferente.
Podemos dizer ser mais do mesmo? Sim. Mas tem algo diferente. A fórmula é a mesma: ciência+ arte + religião + símbolos, e isso não é necessariamente ruim.

O que achei diferente em comparação com todos outros livros (já li todos) é que neste eu não senti a agitação para uma história que se passa praticamente em 24 horas (evento principal). Intelectualmente denso, repetitivo em alguns momentos e até redundante, esse livro poderia ser 1/3 reduzido.

O que Dan Brown faz e muito bem é segurar o leitor (ou pelo menos me segurou) por 4 motivos:

1 - De onde viemos? ?
2 - Pra onde vamos? ?
3 - Quem é o Regente? ?
4 - Quem é Monte? ?

E me fez sair com novos questionamentos filosóficos morais.

Fantástico Dan Brown. Fantástico!

isalvetti 11/09/2023

Dan Brown você é um gênio
Esse foi o primeiro livro do Dan Brown que eu li e estou simplesmente OBCECADA

O cara tem uma fórmula, isso é claro

Mas meu deus os detalhes da história, os mistérios, os plot twists?

Sou cadelinha do professor Robert Langdon SIM

Apesar de ele ser bem detalhado (às vezes até demais rs) você não consegue parar de ler

O mistério e a curiosidade fazem com que você não consiga largar o livro

Assim como os próprios personagens, você quer RESPOSTAS

E o autor consegue passar esse sentimento de maneira impecável

Depois de terminar esse livro, fiquei com vontade de conhecer todas as outras obras do autor

Dan Brown, virei fã

Maria2140 11/09/2023

QUE OBRA
Eu li esse livro coberta de medo, já que havia tentado ler o codigo da vinci e tinha odiado demais da conta,mas tive uma otima surpresa, que livro!!

a narrativa é extremamente envolvente, achei a história bem amarradinha e bastante interessante, grandes referências a artistas incríveis, a leitura foi bem fluída. mass
como todas as obras teve uns pontos que não gostei.

ODEIO livros que se passam em um curto período de tempo, esse se passa em 1 dia, oq torna a trama muito ????, pq nao entra na minha cabeça que isso aconteceria um um dia só, mas entendo COMPLETAMENTE a necessidade disso ne. o que fez, de verdade, ele ganhar somente 4 estrelas foi: não consegui me conectar com os personagens.

ambra, julian, valdespino, ávila, nenhum desses me tocou mt sabe?! oq não torna eles personagens ruins ou mal escritos, são extremamente importantes pro livro, só não rolou muito pra mim mesmo.

no geral, excelente leitura, super recomendo.

Luciano Luíz 02/09/2023

Algumas coisas quando as mesmas permanecem são muito bem-vindas. Outras não. Para que sejamos receptivos, o ideal é que aquele mais do mesmo continue tendo qualidade. No caso dum romance, trata-se de dois fatores: narrativa e enredo. A narrativa é a linguagem utilizada, a forma de escrita que os escritores usam. Cada um tem seu próprio estilo, apesar outros se copiarem ou tentarem simular escritas de terceiros. O enredo é tão somente a trama. A história que apesar de ser diferente das anteriores, ainda é sustentada pelos mesmos alicerces fundamentais que deram certo. No caso de DAN BROWN, seus sete romances são basicamente construídos com os mesmos ingredientes. Podemos em verdade deixar de lado FORTALEZA DIGITAL e PONTO DE IMPACTO pelo fato de que estes tem grande vantagem sobre os outros protagonizados pelo professor de Simbologia de Harvard.
ORIGEM usa como pano central as duas famosas perguntas tão disseminadas pela humanidade ao longo de sua breve existência: de onde viemos e para onde vamos?
A ideia em si nada tem de novo, porém, aqui vamos nós para mais do mesmo, no entanto, sem a qualidade de ANJOS & DEMÔNIOS, O CÓDIGO DA VINCI e INFERNO. O SÍMBOLO PERDIDO é horrível de tão tosco em todos os sentidos, mas deixa ele lá.
ORIGEM tem as mesmas correrias, ficar decifrando códigos, aquela guerra sem fim contra a igreja católica, um assassino grande forte, másculo que em nome de Deus e sua fé vai destruir qualquer um que seja uma ameaça em potencial aos planos divinos, uma moça magrinha e alta que nos acompanha pra cima e pra baixo, um monte de informações históricas sobre obras de arte, arquitetura, etc. e blá, blá, blá...
Vou ser sincero. O livro que mais gosto do autor é FORTALEZA DIGITAL. Também curto os demais (tirando O SÌMBOLO), mas é cansativo ler mais do mesmo quando este mesmo não traz algo novo. ORIGEM mais parece uma cartilha didática tentando lhe convencer de que pode ser um bom romance. A narrativa é boa, mas as cenas de luta são ruins, independente das personagens trocarem socos ou tiros. Em todos os livros isso sempre foi deficiente, mas não estragava o curso da coisa.
Só que agora, depois de tantas repetições fica difícil de continuar lendo mais do mesmo sem ser a mesma qualidade. Os diálogos empobreceram ao longo dos anos. Não há mais cenas impactantes, revelações num próximo capítulo que te prensam a atenção, não tem um incentivo de querer saber o que há na próxima página. Os capítulos concluem com momentos que depois se revelam como coisa comum ou nem isso.
As conversas são repetitivas demais. Toda aquela coisa de batalha entre bem e mal, ciência e religião, já vi nos volumes anteriores à exaustão. Se ao menos tivesse alguns detalhes inéditos, tudo bem, mas ORGIEM não brilha em nenhum fragmento.
O futurólogo que diz ter descoberto as respostas para as duas grandes perguntas nos dá respostas que já conhecemos há décadas de outras fontes literárias e obviamente científicas. É desprezível descobrir que ali naquela história está apenas o que já temos conhecimento.
Para alguém que está entrando agora na leitura, seja jovem ou com mais idade e tem pouca ou nenhuma bagagem literária é fascinante e principalmente se nada souber sobre origem e destino da humanidade. Mas o problema é que geralmente quem vai ler esse romance já possui algum grau de conhecimento e se decepciona quando em verdade passou horas lendo para pouco ou nada poder extrair da obra. Apesar de que pouco ainda é melhor que nada. E neste caso vai variar de leitores e leitoras.
Mas dividi com você o que senti. Se for para dar um resumo mais simples, é um livro que não é bom, mas também não é ruim (uma estimativa baseada no que mencionei acima para tentar equilibrar). Seria algo como desbom, da mesma maneira que foi cravado em 1984 de GEORGE ORWELL.
Ou se for para desenhar de outra maneira, uma leitura repleta dum vazio de mais do mesmo sem a qualidade necessária para se aprofundar.
Ou ainda é só um romance que tendo o nome famoso do autor, vai vender bem porque ele tem um contrato com a editora mesmo sendo um texto que não é grande coisa...
Enfim, se leu os anteriores, dá uma conferida nesse e tire suas própria conclusões.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

yasselva 30/08/2023

O mesmo
Sinto que quando mais nova, as histórias do Brawn me pegavam mais. Amadurecer torna mais duras as nossas críticas e que bom! rsrs

Das histórias que já li que envolviam o renomado professor Robert Langdon (todas...), Origem foi a que menos me prendeu, talvez por ser um assunto tão discutido recentemente, o livro todo soou muito previsível pra mim, eu sabia onde terminaria e quem matou quem.

Em resumo meus amigos, é dan brown.

Ale 29/08/2023

Comecei a ler esse livro sem saber o que esperar. Logo de início, minha atenção já foi sequestrada para essa história misteriosa que envolve a revelação de uma "descoberta" de um futurólogo/cientista, três crimes, uma seita e o Palácio Real Espanhol.
Apesar do início expositivo, a narrativa encontra um tom de urgência à medida que precisa-se esclarecer os acontecimentos que se misturam e se emaranham.
Não senti como se a grande revelação de Edmond fosse o ponto alto do livro. Para mim, as aventuras de Robert Langdon e Ambra Vidal para descobrir a senha que permitiriam a transmissão da continuação de Edmond foram o clímax do livro.
A revelação do mandante do crime foi surpreendente e de certa forma desconfortável.

GoomesH 22/08/2023

Dan Brow e a IA
De onde viemos? Para onde vamos? E quem matou o futurólogo responsável pela resposta dessas questões? Mais uma aventura de Robert Langdon com um dos melhores finais do autor.

Manu 19/08/2023

O futurólogo Edmond Kirsch diz ter a resposta para os grandes mistérios: De onde viemos? Para onde vamos?

Ele faz a grande revelação a estás respostas a três principais líderes religiosos e a partir de então uma sequência de crimes começa a acontecer.

O que de tão preocupante resulta de sua descoberta para que crimes possam acontecer?

Depois de revelar a repostas aos grandes mistérios da religião e da ciência para os três líderes religiosos Edmond Kirsch marca um grande evento no Museu Guggenheim que pode ser assistido ao vivo por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Uma situação dramática e inesperada transforma a noite da grande revelação um caos e Robert Langdon foge com a diretora do museu e futura rainha da Espanha, Ambra Vidal, para assegurar que a grande revelação possa acontecer.

O autor segue a mesma linha de escrita, Robert Langdon utiliza os seus conhecimentos de ciência e simbologia e é ajudado por uma parceira feminina, linda e inteligente. Os relatos religiosos e históricos são bem feitos. A história é dinâmica, mas não empolga tanto.

História morna. Não chega a ser chato, mas também não empolga. Fazia tempo que não lia um livro do Dan Brown e este junto a Ponto de Impacto e Fortaleza Digital, não causaram o mesmo efeito de instigar a descobrir um mistério intrincado e de difícil resolução. Recomendo a leitura, mas sem se esperar nada demais.

Joice.Helena 02/08/2023

Origem - Dan Brown
Que livro incrível! Dan Brown sempre traz temas que acho extremamente interessantes, e não foi diferente dessa vez.
Uma história cheia de reviravoltas, que te prende à leitura do início ao fim.
Um dos meus favoritos dele...

Izabela 01/08/2023

Como sempre Dan Brown possui uma forma incrível de trazer reflexões e críticas sem transformar a história em algo complicado de ler. Tive dificuldade em engatar na leitura, mas conforme peguei o ritmo foi difícil fazer outra coisa que não continuar lendo até ter as respostas. O irônico é que as respostas acabam trazendo novos questionamentos.

thaynah.fagundes 01/08/2023

Dan Brown nunca decepciona
Confesso que a forma como eu me prendi nesse livro me surpreendeu, de ficar pensando nele enquanto eu não estava lendo, tentando entender o que estava acontecendo, tanto mistério e mais mistério que eu estava surtando e devorando pra descobrir tudo logo kkkk
Mas a identidade do assassino me chocou mais do que o conteúdo da apresentação, imaginei que o Plow Twist fosse um e na verdade foi outro
Como sempre, Dan Brown foi cirúrgico
Recomendo demais todos os seus livros

RTbastos 31/07/2023

A Origem...
Apesar de sempre ter amado as histórias de Dan Brown, essa foi de fato a que achei mais cansativa para a leitura.

A grande revelação do livro, não é de fato tão surpreendente assim, e o maior mistério, envolvendo o assassinato, é de fácil associação.

É uma boa leitura, cansativa em alguns pontos, mas muito bem escrita - como sempre. Recomendo porque vale a pena entender o futuro junto à tecnologia.

Marlene Koch 25/07/2023

Só 3 estrelas.
Li os cinco da série Robert Langdon. Origem foi o que menos gostei. Essas aventuras dentro de templos esgota alguns tipos de leitores, não todos. Por outro lado a história por trás das informações turísticas, faz todo o sentido.

Carolina Santana 24/07/2023

Mais uma viagem com Robert Langdon
Dessa vez, viajei para a Espanha, um novo destino para mim. Esse livro aborda uma discussão muito interessante sobre a ciência e a religião, o início e o fim da humanidade, com uma questão até um tanto ética sobre a tecnologia e a inteligência artificial. Tópico tão presentes no nosso dia a dia atual. Gostei muito dessas reflexões e visões dos personagens. Além disso, fiquei com muita vontade de conhecer A Sagrada Família. Muito feliz com essa conclusão!