Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Madu 22/07/2023

Fui motivada para essa leitura por outro livro do autor, de qual gostei bastante, porém minha primeira percepção é que ele se perdeu um pouco no desenrolar da narrativa.
Livros de investigação não são uma leitura usual minha, e não consegui ter paciência para as voltas que esse livro deu.
O enredo em si é ótimo, instigante e tem uma linguagem muito fluida, estimulando o leitor a querer continuar. O final foi muito bem amarrado, o autor concentrou a atenção do leitor em um ponto (que me decepcionou um pouco), mas para assim fazer uma relevação maior.
Porém, existe muita informação desnecessária.
Páginas e páginas de explicações que não contribuem em nada para o enredo principal, um falso desenvolvimento de personagens secundários que no final não muda e não incrementa nada na história além de mais páginas a serem lidas.
Esse enredo não precisava ocupar 560 páginas.
Foi uma leitura de altos e baixos, quando alcancei o meio só queria que acabasse logo.
Millena50 22/07/2023minha estante
famous

nanda 22/07/2023

Dan Brown não decepciona nunca!!
O livro te prende desde o começo, e o final? simplesmente incrível

Leandro423 14/07/2023

Mais um livro do Dan Brown, e o último relido...mantém a temática Robert Langdon, mocinha bonita, vilão que se olha no espelho e fala "nossa como mau"...

Pra não perder o costume a mesma coisa de sempre, alguém quer destruir o mundo mas pra isso precisa deixar vários símbolos para serem desvendados e zzzzzz

A pior parte é a morte do cientista... levou umas 15 páginas até matarem o cara.

Gabi Voss 12/07/2023

Pertubador!
Comecei esse livro odiando as religiões institucionais e terminei agradecendo por elas existirem, isso porque a "grande" descoberta científica e as implicações dela são terrivelmente assustadoras e apesar de ser um livro de ficção não é difícil de imaginar isso acontecendo no nosso mundo.
A suposta "evolução" da humanidade descrita no livro é algo muito real e vêm acontecendo sem nos darmos conta de uma forma alarmante e eu não vejo como isso pode ser uma coisa inteiramente boa. Basta olharmos para o nosso mundo. Nosso planeta sendo destruído cada vez mais e de forma irrecuperável para construir cada vez mais tecnologias, que podem até deixar nossa vida mais "fácil", mas a que custo? A inteligência artificial avançando em áreas nunca antes imaginadas e fazendo coisas que até alguns anos atrás consideráva-mos exclusivas dos seres humanos. A tecnologia nos deixando cada vez mais dependente dela a ponto de não conseguirmos imaginar nossa vida sem ela e muito menos nosso mundo sem ela.
É inegável o quanto a evolução da ciência é importante, mas acho que é igualmente importante existir uma força contrária à evolução desenfreada, e é isso que estamos vendo com as novas tecnologias surgindo, uma evolução desenfreada. Os dilemas morais e éticos, as implicações que as novas invenções causam e principalmente o fator humano é muitas vezes deixado de lado em nome da evolução, e é aí que reside o perigo.
Portanto o embate entre Ciência X Religião(apesar dos pesares) de certa forma trás um equilíbrio para a evolução, tornando-a mais lenta, sendo assim possível de ser assimilada e "corrigida" caso ela seja mais maléfica do que benéfica.

Elizabeth 08/07/2023

De onde viemos?
Para onde iremos? As perguntas que se fazem em todo livro. Leia e saberá a resposta, mas tendo ação, correria e romance.

Ananda51 08/07/2023

Viciante
Muito bem escrito que dá vontade de ler de uma só vez. a cada mistério novo são criadas várias teorias para tentar desvendar o que vai acontecer no final, e nenhuma delas foi suficiente pra prever.

1 livro por mes2 08/07/2023

Então... Eu particularmente adoro os livros do Dan Brown, ele me faz viajar com a riqueza de detalhes dos lugares, e é tudo tão bem explicado que visualizo como se estivesse lá. Porém não vou mentir, esperava mais dele, faltando umas 20/30 páginas pro fim, desanimei da leitura. A história em si é bem bacana, como todo livro do autor, mas o final eu achei bem sem sal.

Josiani3 07/07/2023

"Historicamente, os homens mais perigosos da Terra eram homens de Deus…"
Gostei, mas não considero o melhor trabalho de Dan Brown que já li. O livro aborda temas filosóficos instigantes, como a origem da humanidade e o destino do mundo. No entanto, o suspense construído em torno de uma revelação surpreendente acaba por entregar poucas novidades, o que torna a leitura um pouco frustrante.

Outro aspecto negativo é o ritmo mais lento do livro em comparação com outras obras do autor. Em diversas ocasiões, o enredo parece focado demais em ensinar sobre religião, filosofia, artes e ciência, o que torna algumas partes chatas e cansativas, mesmo que Dan Brown tenha habilidade em abordar esses temas de forma interessante. Ele consegue conduzir o enredo de uma maneira leve e cativante, explicando conceitos complexos de forma acessível.

O desfecho, para mim, foi bastante anticlimático, pois o mistério se resolveu de maneira previsível. O final era exatamente o que eu esperava desde o início, o que é uma pena, pois Dan Brown costuma surpreender com finais inesperados.

meyl.ee 03/07/2023

De onde viemos? Para onde vamos?
Antes de tudo, vou lembrar aqui que esse foi o primeiro livro do Dan Brown que li e car&@*#!, que livro! Não sei dizer o que mais me cativou sobre sua escrita, se foi a orgânica mistura de ficção com realidade, característica do Dan Brown, se foram os personagens, as descrições sem fim das paisagens e monumentos da Espanha... Tudo nesse livro o torna absolutamente prazeroso de ler e doloroso de largar.
Acho que descobri o meu estilo favorito de suspense: Aquele que se esforça para guiar o leitor por uma trajetória determinada, mas ao mesmo tempo não o limita à ela. E Dan Brown faz isso maravilhosamente em Origem, causando reflexões fundamentais para o entender do desenvolvimento da história. Se torna cada vez mais lancinante para o leitor descobrir as respostas para as duas perguntas que constroem o suspense da narrativa, de onde viemos? Para onde vamos?

Fanatismo religioso, arte, filosofia, passado, futuro, aparências, política, ciência, rancor, vingança... Cada vez mais encurralados diante dos esforços de autoridades para silenciarem os protagonistas, eles não medirão esforços para descobrir a resposta de uma vez por todas.
Marlene Koch 01/08/2023minha estante
MeyLee então leia todos os outros que você vai gostar mais e mais. Origem eu achei o mais fraco entre os sete que ele escreveu. Em 2020 em uma live ele prometeu um livro onde Robert Langdon vai estar casado e que a história vai rolar em 12 horas. Os livros dele até agora a história rolou em 24 horas, particularmente preferiria que Langdon dormisse pelo menos uma noite, ele ama deixar o personagem dele em risco o tempo todo. Dan Brown foi professor daí colocou Robert Langdon um professor como o eterno fugitivo no livro. Enfim, estamos em 2023 e o sexto livro da trilogia penso que nem começou a ser escrito. Mas você pode ler qualquer um da trilogia porque não existe uma ordem de ler esse ou aquele primeiro. Diferente dos livros de trilogia de Ken Follett que precisa seguir a ordem de leitura.

Juliana 02/07/2023

Imagine uma descoberta científica, uma previsão que irá mudar a perspectiva de toda a civilização e possivelmente acabar com as religiões no mundo... uma descoberta que vale a pena matar por ela...

rogerbeier 01/07/2023

Um thriller sobre a batalha entre a ciência e a religião
Excelente leitura. Impressiona a fluidez com que Dan Brown trata de temas que não são tão fáceis para um público pouco familiarizado com a Física. A resposta oferecida por Edmond para as perguntas de onde viemos e para onde vamos é um dos pontos altos do livro. Só não levou cinco estrelas em meu conceito, pois a narrativa de Brown, em vários momentos, repete a estrutura usada por ele mesmo em O código da Vinci. Fora este pequeno detalhe, o livro é excelente. Recomendo demais.

vivy 28/06/2023

"[...] o amor não é uma emoção finita. Não temos só uma certa quantidade para dar. Nosso coração cria amor à medida que precisamos dele".

Paloma Matos 28/06/2023

Dan Brown sendo Dan Brown
O livro prende bastante a atenção, porém demora muito a chegar no ponto alto. É característica do autor um certo exagero nas descrições com muitos detalhes, tornando a leitura um pouco exaustiva em alguns momentos. Mas também é característica dele histórias com conspirações, reviravoltas e desfecho excelentes!
Fabio909 28/06/2023minha estante
Essa demora de chegar no ponto alto é típico de escritores geniosos. Às vezes inteligência demais atrapalha.

Gabriel 21/06/2023

Bem Dan Brown
Livro ao bom e velho estilo Dan Brown.
A história envolve uma potencial descoberta científica que pode responder as duas grandes questões da humanidade (De onde viemos? Para onde vamos?).
A jornada consiste na busca pelo professor Robert Langdon em impedir a tentativa de ocultação dessa incrível descoberta científica, de quebra contará com a ajuda da futura rainha da Espanha, além de um recurso tecnológico no mínimo inusitado.
A história nos faz refletir sobre alguns pontos polêmicos como religião vs ciência e tecnologia vs humanidade, com uma visão que talvez não tivéssemos observado antes.
Válida a leitura, a história vai te prendendo ao longo da leitura e você fica ansioso para saber o desfecho das várias tramas que vão ocorrendo.