Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Mari 22/01/2021

PERFEITOH
Dan nunca decepciona, né? Mais uma vez conseguiu me deixar de cabelo em pé e surtando.
Não vou mentir que as vezes bate uma preguicinha de ler as descrições dos lugares, mas isso é um problema MEU.
Indico MUITO, mesmo não sendo um dos meus preferidos dessas aventuras de Robert Langdon, mas isso não tira o brilho e perfeição desse livro.

Airton Alcântara 01/08/2021

Não vale nem como distração
Enredo muito fraco, cheio de filosofias de bar coladas para dar ar de grandiosidade, no velho estilo Dan Brown. Promete uma revelação que vai mudar o mundo, mas ao final nunca é nada. Nunca. Chega a ser constrangedor. O pior é que dessa vez nem a habilidade de prender o leitor ele teve, como em alguns livros anteriores. Livrinho clichê.
Victor 02/08/2021minha estante
A fórmula Dan Brown tem esse defeito que me faz ter menos vontade de ler qualquer obra futura dele.

Saralia 10/08/2022

Bom mas não para tanto
Acho incrível a descrição do autor sobre obras artísticas e história de seus respectivos criadores. Sinceramente, aprendi a realmente apreciar a arte com os livros do Dan Brown!! Nesse quesito ele é impecável.
Edmond Kirsch e Winston são personagens admiráveis e cativantes, li o livro inteiro por eles. Fiquei totalmente imersa nas apresentações de Edmond, que experiência, meus amores!
Porém esperei muito de personagens como Ambra e Vidal e das tramas secundárias q não levaram a nada. São partes realmente sem destaque e rasas, raramente emocionante.
Sou exigente com finais de livros, porém não precisa ser um expert pra saber q o final não foi dos melhores, pareceu novela mexicana. Mas gosto do livro e pretendo ler mais do autor ??

Amanda 22/02/2018

Mais receita de bolo
Dan Brown alcançou sua fama com O Código Da Vinci, um livro com polêmicas e questionamentos religiosos, tramas cheias de suspense e um professor universitário com QI elevado e disposto a resolver um grande mistério. E assim se iniciou a saga Langdon.

O problema é que Dan Brown ficou tão apegado ao sucesso que fez com essa fórmula mágica que passou a produzir histórias previsíveis, maçantes e frustrantes seguindo o mesmo modelo livro após livro. O autor está definitivamente na sua zona de conforto, que eu ouso chamar de bolha de conforto, e se recusa a explorar novos ares, expandir seu leque como escritor.

O que ele parece não entender é que depois de se criticar religião uma, duas, três vezes a coisa deixa de ser polêmica, que deveria ser o efeito desejado, e se torna esperada. Chata. "Esse discurso de novo?". Parece uma pregação, só que o equilíbrio sempre triunfa e várias questões morais são discutidas ao longo das histórias para amenizar o impacto. Sempre a mesma coisa.

Deixando um pouco de lado a minha insatisfação com esse ponto, Origem promete um mistério grandioso, uma revelação prestes a abalar o cerne de todas as crenças religiosas no mundo inteiro com a premissa "De onde viemos? Para onde vamos?". Ok, poderia ser interessante. Eu quis que fosse interessante, dei esse voto de confiança no Dan. Mas não rolou.

Esse clima megalomaníaco e pretensioso que ronda o livro, especialmente pelo personagem Edmond Kirsch, um cara que, sinceramente, só posso descrever como pedante e insuportável. Mas vamos seguindo em frente na esperança de que a tal resposta seja mesmo tão impressionante. E é aí que ele decepciona de vez com questionamentos datados e que revelam um profundo desconhecimento de um dos temas principais do livro: os rumos e limites da tecnologia. Tema esse polêmico por si só e cheio de vertentes e pensamentos que vão desde a esfera social até a técnica em si, e o autor simplesmente escolhe os argumentos mais bobos. Estamos anos-luz à sua frente, Dan Brown.

Outro ponto que me incomodou profundamente foi a participação feminina no livro. Honestamente, era melhor que nem existisse. Se é para retratar uma personagem feminina secundária, uma das únicas, como uma tentativa de mulher independente mas que não faz nada durante o livro e no único momento importante que tinha estraga tudo, então é melhor deixar de lado. Em pleno 2018, com toda a discussão sobre representatividade, o senhor me vem com essa? Ah, não. Ambra Vidal é um fiasco de personagem.

A única coisa que Dan Brown ainda faz bem é descrever. Sua passagem pela Espanha desfila cenários grandiosos pelo livro, cheio de arte moderna e locais impressionantes. Mas é só.

Sinto muito pela opinião decepcionada e sincera, mas dificilmente Dan Brown conseguirá acertar nesse passo marcado e temeroso.
Eclipsenamadrugada 24/03/2018minha estante
ESTOU LENDO, 42% LIDO. NO INICIO PARECIA ALGO GRANDIOSO, MAS ESTA FICANDO DECEPCIONANTE MESMO ASSIM IREI ATÉ O FIM...

KimKazz 31/10/2021

Doideira
Não é a toa que o Dan é meu autor favorito. O modo como ele mescla coisas e lugares reais à trama bem trabalhada da história que pretende contar é algo que sempre me fascinou. O livro traz grandes perguntas da humanidade e nos leva a certos questionamentos. O desfecho de certos personagens pra mim foi algo inesperado, porque sim, o amor supera tudo. Sem falar que minha principal suspeita desde o começo do livro se mostrou real, mas foi tão bem trabalhada que é impossível não falar sobre. Obrigada, *******.
Enfim, livro maravilhoso. Não me arrependo de ter lido meio livro numa única noite. Estou vendo o sol nascer, mas completamente satisfeita com a leitura. Amei.

aoki.vane 22/11/2021

Decepcção?
Não sei dizer se a fórmula usada em Código DaVinci já está saturada aos meus olhos, mas achei a história inflada, cheia de facilitações narrativas.

Magicamente as pessoas tinham um lampejo de visão e sabiam resolver os enigmas.

Muitas repetições sobre o tema central: ok, já entendemos que precisamos descobrir de onde viemos e para onde vamos, não precisa escrever 89 vezes.

A questão envolvendo o Rei e o Bispo desnecessária a trama, assim como insinuações de um flerte entre Langdon e Vidal.

Ao ler o Código DaVinci, somos apresentados a uma ?aula? sobre símbolos religiosos, fatos históricos sobre a Igreja, Deus, etc. Isso complementa a trama.
Em, Origem, os fatos históricos da vez são nos dados como um ?encher linguiça?.

É, foi uma decepção.
Marcos 22/11/2021minha estante
Eu tive o mesmo problema com alguns livros do Dan Brown? tudo após ler o Símbolo Perdido.

Tovar 19/08/2020

Razoável
Bom, devo dizer que acompanho Dan Brown desde o Código da Vinci. Li todos os livros de todas as aventuras de Robert Langdon.

Contudo, esse livro é o mais fraco deles. Tanto na história quanto em personagens. Uma inteligência artificial que não tem sentimentos mas por diversas vezes demonstra preocupação.... motivações fracas...

Langdon parece saber de tudo nesse mundo, sendo que pra qualquer coisa o autor coloca ??Langdon se lembrou da física quântica que aprendeu ainda na creche??. Isso é utilizado de forma a justificar qualquer solução de problema enfrentado pelo protagonista, o que me deixou bastante incomodado. Para tudo o Langdon tem um conhecimento guardado, e isso me tirava da imersão do livro. Realmente não funcionou pra mim.

O livro não é ruim. Tem leitura até rápida, mas de longe é o pior do Langdon.
Ualace 10/09/2020minha estante
Acabei de terminar essa leitura. Fiz uma resenha falando quase a mesma coisa. Langdon saturou a trama já.

Tovar 25/09/2020minha estante
Boa Ualace! Vou dar uma lida...

Larii 05/06/2021

De onde viemos? Para onde vamos?
Mais uma vez Dan Brown conta uma das grandes aventuras vividas por Robert Langdon. Achei essa obra do autor meio fraca, relacionado a investigação e simbologias. O começo não me prendeu muito, mas gostei bastante do final, me surpreendeu. E sobre esses dois questionamentos, eu acredito que nós nunca saberemos as respostas para essas perguntas, essas indagações moldam a essência humana e sua curiosidade.

Amanda.Lippi 17/05/2020

Origem - Dan Brown
Pensa em um livro intrigante? Pensou.
Dan Brown escreveu,cheio de teorias de conspirações e de intrigas .
O livro tem isso,Robert se vê tendo que desvendar mais um mistério que vale a sua vida.
Nunca me decepcionei com Dan Brown mesmo no seu livro mais fraco da saga de Robert Landgom.
Rivalidade entre igreja e ciências típica de um livro que merece uma adaptação cinematográfica,vemos na igreja uma nova briga para esconder seus segredos.
De onde viemos ? E para onde vamos ?
Você quer saber ?
Leia você não vai se arrepender.

Adélia 24/08/2020

Gostei bastante da história, prende, apesar de ser a mesma fórmula de todos e eles ficarem boa parte do livro só fugindo.

Lara 10/05/2021

incrível, surpreendente e lógico
O autor consegue despertar a curiosidade do leitor de forma inexplicável, me fez viajar e devorar o livro e ainda por cima teve um desfecho mais do que perfeito.