Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

Tico Farpelli 15/02/2021

UM BOM LIVRO
Origem é um livro inferior aos primeiros da série na minha opinião. Senti um ritmo meio lento na história e uma divisão em dois arcos principais que levaram muito tempo para dizer ao que vieram. O final do livro foi muito bom, porém aquém em relação ao grande mistério criado.

Sabrina 25/12/2020

Primeiro livro que li do Dan Brown, o que me fez ir atrás de ler os outros escritos pelo autor.
Leitura envolvente, a descrição dos lugares rica em detalhes.
A história me prendeu do início ao fim.

Chai 23/07/2021

"The dark religions are departed et sweet science reigns"
Livros do Dan Brown sempre surpreendem e este não é diferente!!! Muitooooo bom!

Brunna.Andrella 30/08/2020

Como a maioria dos livros do Dan Brown esse é um suspense muito bem escrito, a história prende o leitor e o final é surpreendente!
O lugar explorado dessa vez é a Espanha e muitos lugares relevantes são retratados na história, dando uma sensação de realidade.
Minha única crítica é que se comparado com as outras histórias faltou um pouco de ação, porém chega ser irrelevante, pois o livro é realmente muito bom.

Luke 16/12/2021

Dan Brown já nos fez refletir sobre a ciência, sobre nossa existência e sobre ideologias artístico-culturais, entretanto, esta é a primeira vez que o autor nos leva ao questionamento da criação em si.
Um renomado cientista, ex-aluno do famoso professor de Simbologia e História da Arte, Robert Langdon, tem um grande anúncio de uma empolgante e revolucionária descoberta. Ao chegar na Espanha, país onde ocorrerá o evento prometido, Robert se vê novamente numa caçada humana ao lado da bela Ambra Vidal.
Ocorre que as possíveis respostas para as antigas questões "de onde viemos?" e "para onde vamos?" iriam ser apresentadas nesse evento, entretanto, para empedir que tais respostas ganhassem o mundo, um grupo de indivíduos poderosos empreendem um assassinato e uma queima de arquivo. Caberá a Robert e Ambra tentar empedir que essa informação seja para sempre apagada enquanto lutam para fugir e salvar suas vidas.
Dan Brown entregou novamente uma narrativa nem um pouco singular, as críticas a Origem apontam uma repetição da fórmula de seus livros anteriores, com um desfecho conspiderado insatisfatório, entretanto, o autor não peca em nos apresentar uma narrativa envolvente de um rítimo fulgaz do qual é famoso por isso. Origem, apesar das críticas, não deve ser desmerecido pois além de nos trazer questionamentos e reflexões verossímeis, é um interessante passatempo e uma leitura enriquecedora.

Adélia 24/08/2020

Gostei bastante da história, prende, apesar de ser a mesma fórmula de todos e eles ficarem boa parte do livro só fugindo.

Saralia 10/08/2022

Bom mas não para tanto
Acho incrível a descrição do autor sobre obras artísticas e história de seus respectivos criadores. Sinceramente, aprendi a realmente apreciar a arte com os livros do Dan Brown!! Nesse quesito ele é impecável.
Edmond Kirsch e Winston são personagens admiráveis e cativantes, li o livro inteiro por eles. Fiquei totalmente imersa nas apresentações de Edmond, que experiência, meus amores!
Porém esperei muito de personagens como Ambra e Vidal e das tramas secundárias q não levaram a nada. São partes realmente sem destaque e rasas, raramente emocionante.
Sou exigente com finais de livros, porém não precisa ser um expert pra saber q o final não foi dos melhores, pareceu novela mexicana. Mas gosto do livro e pretendo ler mais do autor ??

Ton 21/02/2021

Abraçando Deus, inteligência artificial, biologia e negacionismo
Eu sou fã do Dan Brown a muito tempo. Ano passado decidi rever todas as obras dele e ficou faltando apenas está para 2021.
E caiu como uma luva. Enquanto "inferno" no fala sobre um suposto fim do mundo, "Origem" aborda o famoso "de onde viemos? Para onde vamos?".
E como sempre, Dan Brown gera uma treta.
Robert Langdon é protagonista e, diferente dos outros livros onde ele é jogado no meio da "treta", aqui ele compra a briga.
A história se passa na Espanha onde o Langdon vai a uma apresentação a convite de um ex-aluno, Edmond Kirsch onde ele promete responder as duas perguntas mais intrigantes da humanidade. Mas as coisas não saem como planejado (óbvio). A partir desse ponto, Langdon percorre por pelas ruas da Espanha na companhia de Ambra Vidal, uma curadora do museu Guggenheim (onde ocorreria a apresentação de Kirsch), e de Winston, secretário de Kirsch.
Há uma salada de assuntos abordados como a família real espanhola, o Franquismo, negacionistas, extremistas religiosos, avanços da tecnologia origem da vida e alguns debates que eu amei.
Eu havia amado "Inferno" e colocado no topo dos livros escritos por Brown, mas preciso fazer uma troca e deixar "Origem" nesse local porque merece.
As reviravoltas são fluídas e o plot twist foi estourar a mente.
Me segurei para não dar spoiler, mas recomendo muito.
Não se sabe se haverá algo novo, principalmente agora que ele traiu a esposa e ela ajudava demais ele nas escritas (inclusive, penso que ela mereça mais reconhecimento). Mas aproveite os livros dele.
Inclusive fiz resenha sobre todos os livros do mesmo.
;)
Pedro 21/02/2021minha estante
Também gostei muito desse livro e do final dele. Apesar de muitos criticarem o autor, eu sou muito fã das obras dele. Gosto demais desse livro, de Inferno, O Símbolo Perdido e Anjos e Demônios.

Ton 21/02/2021minha estante
Todo mundo tem alguma crítica a algum autor. O único livro que não gostei tanto foi "O símbolo perdido" (aquele final de "Orgulho Americano" achei um porre). Mas os demais, inclusive os dois últimos, eu amei.

Pedro 21/02/2021minha estante
Cara, eu adorei o final de O Símbolo Perdido...kkk
Na minha humilde opinião, Mal'Akh é o melhor vilão que o autor já criou.

Ton 22/02/2021minha estante
O Mal'Akh foi um ótimo vilão. O que não gostei foi dessa explicado do que era/é o "Símbolo Perdido". Mas o vilão (e o plano dele) no "Inferno" não fica atrás!!! Kkkk

Pedro 22/02/2021minha estante
Com certeza não fica atrás. Bertrand Zobrist foi sensacional. Mesmo morto, ele aterrorizou Robert Langdon.

Ton 22/02/2021minha estante
Unico que "venceu" o professor.
Eu só achei que, devido o impacto que houve no mundo no fim do "Inferno", merecia algo ser citado no "Origem". Criar essa conexão.

Pedro 22/02/2021minha estante
"O meu presente é o Inferno."
Bertrand Zobrist
Baita vilão!
Meu amigo, eu também gostaria que os livros do Dan tivessem mais ligações, mas ele faz isso para que as histórias fiquem mais acessíveis para leitores casuais.

Mari 22/01/2021

PERFEITOH
Dan nunca decepciona, né? Mais uma vez conseguiu me deixar de cabelo em pé e surtando.
Não vou mentir que as vezes bate uma preguicinha de ler as descrições dos lugares, mas isso é um problema MEU.
Indico MUITO, mesmo não sendo um dos meus preferidos dessas aventuras de Robert Langdon, mas isso não tira o brilho e perfeição desse livro.

Airton Alcântara 01/08/2021

Não vale nem como distração
Enredo muito fraco, cheio de filosofias de bar coladas para dar ar de grandiosidade, no velho estilo Dan Brown. Promete uma revelação que vai mudar o mundo, mas ao final nunca é nada. Nunca. Chega a ser constrangedor. O pior é que dessa vez nem a habilidade de prender o leitor ele teve, como em alguns livros anteriores. Livrinho clichê.
Victor 02/08/2021minha estante
A fórmula Dan Brown tem esse defeito que me faz ter menos vontade de ler qualquer obra futura dele.

Luciana 16/07/2020

Ótimo livro
Como todos os livros com o personagem Robert Langdon: mistério, suspense, assassinato. Muitos suspeitos do assassinato e reviravolta sobre o verdadeiro assassino. Gostei muito do livro.

Milena 23/12/2020

completamente rendida por essa história, ainda mais por citar meu filósofo favorito: Nietzsche