Origem

Origem Dan Brown

Resenhas - Arqueiro

tatiane.rodrigu 11/02/2022

Fascinante
A todo o momento eu me pegava tentando adivinhar a grande descoberta de Edmond, quem era o mandante dos assassinatos e como Robert iria solucionar tudo. No fim a maior surpresa de todas... A verdade é de fato estamos caminhando para uma era onde homem e máquina se fundem, se isso é bom ou ruim, a resposta só a Deus pertence ?

Flávia 06/05/2021

Meio Cansativo no inicio, mas depois segura o leitor..

Leituras da Rafa 30/08/2020

Resenha do livro origem - IG Literário @leiturasdarafa
Terminei o livro Origem - Dan Brown!! Sou suspeita para falar desse autor e seus livros, porque adoro suas obras, tanto que tenho quase todas. O livro Origem nos trás um assunto bem antigo, polêmico e delicado: religião x ciência e tecnologia. As perguntas que regem esse livro são: De onde viemos e para onde vamos? Duas perguntas consideradas fundamentais e que não tem resposta certa, porém, o seu personagem Edmond Kirsh, bilionário, gênio e ateu convicto, além de um mestre na área tecnológica, afirma ter a resposta para estas 2 perguntas. Mais uma vez, entra em ação nosso querido professor simbologista Robert Langdon, que após presenciar o assassinato de seu querido amigo Edmond enquanto este tentava anunciar publicamente em um evento ao vivo para milhões de pessoas no museu Bilbao na Espanha, a resposta para essa pergunta, corre contra o tempo, junto com uma moça linda, elegante, futura rainha da Espanha e curadora do museu Ambra Vidal para levar a descoberta de seu amigo a público, mesmo após a sua morte. O livro nos trás tramas religiosas, politicas e nos mostra lados obscuros das crenças religiosas e seu passado negro, além de nos mostrar o que a fé cega em algo nos obriga a fazer para provarmos nossa devoção. Cheio de ação, lugares lindos e magníficos da Espanha e suas igrejas sagradas e antigas, além de um personagem muito surpreendente (ele não é humano, mas vai te surpreender) e um final muito controverso, o livro Origem me conquistou de muitas maneiras, o mundo tecnológico de Edmond é surreal e você com certeza desejaria estar em seu laboratório secreto!
Vale muito a pena ler e se envolver com a história, lembrando, que cada um acredita naquilo que quiser, respeite a religião de cada um.

Luana.Andrade 27/07/2020

Não gostei tanto quanto os outros
Sou apaixonada no Dan brown, mas agora parece muito mais do mesmo. Foi uma leitura um pouco difícil.

Maitê 29/05/2021

Incrível
Confesso que não esperava muito desse livro quando comecei a leitura, mas a partir da metade eu devorei. É bizarro ver o conhecimento do autor em diversas áreas para ter escrito tal história, recomendo muito para os admiradores de sci-fi e romance policial.

Camila 05/10/2020

Ressaca literária
Sou apaixonada pela escrita do autor e como ele consegue nos inserir nos diversos ambientes com sua narração porém, esse livro, na minha opinião, só descreveu ambientes e enrolou muito no desenvolvimento da história. Não gostei do enredo, mesmo gostando dos personagens e das características, a história em si demorou muito para desenrolar e ficou cansativa.

Ps. Dan Brown sempre consegue me enganar com os vilões, porém esse me deixou Chocada haha adorei

Laís 18/10/2020

Dan Brown Nunca Erra
Nunca me arrependo de ler os livros de Dan Brown, pois são tantas coisas que aprendo com eles que simplesmente me fazem crescer mais e refletir muito sobre a sociedade atual. De onde viemos é uma pergunta profunda e complexa, mas para onde vamos é a que a gente deve ter mais foco.

Bruna 10/03/2022

Estou levemente decepcionada. Dentre todos os livros da série, esse é o pior. Embora em todos eles abordem ciência e religião, esse aqui não tem a mesma qualidade. Eu não poderia me importar menos com a "acompanhante " da vez, e menos ainda com o segredo a ser revelado. Parece que a plot desse livro não é tão profunda nem tão interessante quanto a dos outros quatro livros. Todos envolviam questionamento a fé e religiões, colocava em conflito crenças, usava muito de simbologia, códigos a serem quebrados e enigmas a serem resolvidos. Nesse tudo parece tão simples, sem muito questionamento e menos ainda o comum passeio que o autor faz por obras e lugares históricos. Até tem isso mas não dá mesma forma. Senti algo diferente, como se estivesse faltando algo. Não me empolguei com o antagonista, o "vilao" foi algo sem sentido e vazio, a trama secundária do príncipe, rei, bispo não podia ser mais aleatório e não acrescetar em nada. Foi como colocar um contexto histórico apenas para homenagear a Espanha. Mas toda a complicação, todo o argumento do desenvolvimento da história parece mais do que básico, parece desnecessário. Definitivamente esse é o pior da série. Gostaria que o autor fizesse um outro para não terminar a história do Langdon assim.

Carolina.Gasai 11/06/2021

De onde viemos? Para onde vamos?
Meus sentimentos com este livro foram bem controversos. Dan Brown sem dúvida é um grande escritor, e Inferno se tornou um de meus livros favoritos, mas ninguém pode negar que o autor tende a repetir a mesma fórmula nos livros do Professor Robert Langdon e isso pode se tornar cansativo.

Em Origem, percebemos que Dan Brown tentou modernizar sua forma de contar a história, o que, admito, a tornou mais agradável e até mesmo memorável. Em algumas partes a história me parecia tediosa, mas a curiosidade se mantinha para saber como o autor responderia as duas grandes perguntas da humanidade.

O final do livro levanta uma reflexão bastante interessante e não anti-religioso como o livro todo faz parecer que vai ser, o que foi uma reviravolta bem vinda para alguém que achava que já tinha desvendado a história toda.

Uma salva de palmas para o Regente, sua revelação conseguiu me deixar literalmente de queixo caído

flav 07/05/2022

Vou sentir falta do professor Langdon
|| "De fato, o amor não é uma emoção finita. Pode ser gerado espontaneamente a partir do nada"

E é com "Origem" que finalizo a saga do professor Robert Langdon. Ainda não caiu a ficha de quê as pessoas ainda vão no mesmo evento que ele, sendo que alguma coisa sempre da tremendamente errada kakak

Não sei se é por já estar acostumada com a escrita de Dan Brown, mas achei esse livro meio preguiçoso. Demorou um pouco para me envolver, chego a considerar esse o mais "chatinho" da série.

Acho que o autor poderia ter trabalhado muito mais na questão do *** com o **********, na resposta da pergunta "para onde vamos?" estava com uma expectativa um pouco maior e também na explicação de quem era o misterioso Regente.

De resto, achei que ele soube trabalhar bem com a inteligência artificial, as teorias e algumas reflexões.

E é com pesar que despeço da primeira leitura dessa série. Amei conhecer Robert Langdon e suas respostas afiadas. Descobri tantas coisas  sobre arte e simbologia durante essa série que meus amigos não aguentam mais eu soltando alguns fatos aleatório do nada.

Talvez daqui uns anos, eu volte a reler essa saga.

jeni 19/05/2022

origem
? Amigos, não estou dizendo que tenho certeza de que não existe nenhum deus. Só digo que, se existe uma força divina por trás do Universo, ela está rindo das religiões que criamos na tentativa de defini-la.

A verdade é: nós viemos de lugar nenhum? e de todos os lugares. Viemos das mesmas leis da física que criam a vida por todo o cosmo. Não somos especiais. Existimos com ou sem Deus. Somos o resultado inevitável da entropia. A vida não é o objetivo do Universo. A vida é simplesmente algo que o Universo cria e reproduz para dissipar energia.

? Os seres humanos estão evoluindo para virar uma coisa diferente ? declarou. ? Estamos nos tornando uma espécie híbrida, uma fusão de biologia e tecnologia.

Que nossas filosofias sigam no mesmo passo das nossas tecnologias. Que nossa compaixão siga no mesmo passo dos nossos poderes. E que o amor, e não o medo, seja o motor da mudança.

De fato, o amor não é uma emoção finita, percebeu . Pode ser gerado espontaneamente a partir do nada.
Caique 20/05/2022minha estante
Boa tarde. O que te fez gostar do livro?

jeni 20/05/2022minha estante
sempre gostei dos livros do Dan brown, então em parte já tinha um apreço por ele. Mesmo que a história não seja a mais interessante a escrita me envolve, gosto do ar de mistério e de "busca pela sobrevivência"
Agora sobre Origem, acho que as duas perguntas que o Kirsh faz são muito pertinente e no fundo tbm queria uma resposta pra elas, então continuei lendo pra, assim como o Robert, descobrir 'de onde viemos é pra onde vamos'.
Gosto muito do aspectos dos livros do Dan de citar obras de arte e arquitetura pq eu gosto de pesquisar enquanto leio, além de gostar de explorar novas coisas.
Então acho que que se vc já conhece o jeitinho Dan Brow de escrever pode esperar mais do mesmo, so que de uma forma bem emvolvente como em todo livro. Sobre o livri em si se vc se interessar por arte, misterio, e pela resposta a essas duas perguntas, acrwdito que vais gostar.:)

Caique 21/05/2022minha estante
Li esse livro a uns meses atrás. Acho muito legal que o Dan Brown escreve seus livros usando coisas temas reais com a ficção, ele se baseia em artigos científicos e históricos. Realmente muito interessante a escrita dele. Em breve penso em ler outras obras... Quais outros livros dele você já leu?

jeni 21/05/2022minha estante
já li os do Langdon
?anjos e demônios
?código da vinci ( foi o primeiro que eu li, o livro era da minha mãe, então até teve uma carga emocional de ser passado assim)
?o símbolo perdido
?inferno

em breve pretendo ler os outros que não envolvem o professor

CelsoGF 25/04/2022

Decepcionante
Narrativa sem inspiração e criatividade. Um livro bem formulaico.
Se já leu alguns dos livros de Dan Brown, então poderá adivinhar o que irá acontecer e também quem é o antagonista. Sendo possível também presumir a grande revelação antes da metade do livro, se prestar atenção.

Taina.Lira 07/11/2020

Hoo decepção...
Esse autor escreve muito bem e sempre traz elementos históricos e científicos interessantes junto com a história! Mas a base do livro é mesma dos anteriores publicados! Se você leu Código da Vinci, O símbolo Perdido ou Anjos e Demônios, vai saber exatamente o que vai acontecer em cada capítulo desse Origem pq ele segue a mesma ordem de acontecimentos do anteriores! Tem a mocinha, o seqüestro, a busca, o vilão, tudo igual!

Edno.Jesus 09/01/2022

A "fórmula" continua a mesma!
Se você leu algum ou livro Dan Brown vai acabar se decepcionado um pouco com esse!
Se for sua a primeira experiência com seu autor é bem provável que vai gostar!