Kerata

Kerata Juliana R. S. Duarte

Resenhas - Kerata

Nessinha 19/02/2020

Me senti representada
Como sapa, me senti incluída nesse livro. É difícil achar literatura lgbt assim que envolva outros assuntos que não seja sexo. Aqui tem história, suspense e é quente mesmo. Eu amei e sexo entre pessoas do mesmo gênero sempre vai incomodar mesmo. Se fosse só sexo hétero tava todo mundo feliz. Agora pq tem sexo gay, lésbico e trans, é ruim. Me poupe. Tudo preconceituosa.
Bruna 19/02/2020minha estante
Falou tudo mana. ????
É bom sermos representadas assim. Eu amei o livro e já tô na loucura pelo segundo.

Dhenni.Souza 19/02/2020minha estante
Se fosse possivel, daria mil likes no seu comentário haha

Dan 17/11/2021minha estante

PS 19/02/2020

Brilhante! Um livro pra quem tem repertório
Eu adoro livros, séries e filmes sobre serial killers. Tudo parece o mesmo e foi o que pensei quando peguei o Kerata, o colecionador de cérebros para ler. Ele me tirou da minha zona de conforto, me incomodou em vários momentos, principalmente nas cenas de sexo entre homens. MDe início eu fiquei puto, mas depois lembrei do que a autora escreveu logo na introdução: que o livro falaria sobre a libido humana cada vez mais domesticada pela civilidade. Quando a ficha caiu, achei brilhante! Matar, ter desejo de matar pessoas é um desejo tão primitivo e real quando transar. Só que transar (para procriar) é legal. Matar não é. Por isso tantas combinações de sexo. Achei incrível as referências sutis à História da Arte Brasileira. Debret, o sobrenome do Francês que abriu a primeira Escola de Belas Artes do país. Dentre outras tantas referências históricas como a Segunda Guerra, o início do feminismo, o lance da música para marcar o tempo do livro. Leitor sem repertório crítico não vai gostar mesmo. Brilhante! Já quero o segundo.

site: Kerata o colecionador de cérebros
Nessinha 19/02/2020minha estante
Nossa! Também penso o mesmo. Provavelmente essas minas que n curtiram tudo preconceituosa.

Lari 08/11/2019

Só não dou zero pq nao dá
É um livro muito rápido de ler, os acontecimentos do livro são passadas em frenesis, não dando a oportunidade dos personagens se desenvolverem além do sexo.
A maioria da reclamação é o sexo e eu vou ser mais uma para criticiar isso tbm. Os detalhes inuteis das cenas de sexo são repetitivos pelo resto do livro, e até as falas para início do sexo é tudo igual. São cenas desnecessárias e, diferente do q a autora diz, nao judam a contribuir com a personalidade dos personagens, citar Freud com um olhar do senso comum não vai agregar a nada!

A história, q supostamente seria a principal, é deixada de lado para dar espaço a personagens que só tem traços primitivos. NAO, A VIDA NÃO É SÓ SEXO. Personagen muito mimada e chata, se a autora quis chocar com algo, ela deveria ter feito em uma forma bem mais construtiva e elaborada. É uma pena a gente ter gastado nosso dinheiro e tempo para dar espaços aos autores nacionais para se decepcionar tremendamente com a história, mas devemos nos lembrar q n importa muito se vc lutou pra publicar um livro que tem um conteúdo desprezível. Mais triste ainda saber que tem o vol. II desse livro.

É super importante trazer temas polêmicos para os livros, mas não adianta nada se esforçar a fazer um livro com esse assunto se ele não é bem elaborado.

No final a autora ainda tenta fazer umas reflexões muito sem sentido e ainda um plot twist q de plot não tem nada.

Obs.: o livro deixa vários furos, que acredito não fazer sentido explicar na continuação, tem vários personagens que nao servem pra nada e aquele final tem nada a ver com menina principal.

SPOILER
Alguns pontos de ????
- gente, onde q uma prostituta pede pra ser chupada? Numa época daquela que prazer feminino era de lado e na situação em que a prostituta não sabia qm era o cliente, será mesmo que pediria para o cliente chupar ela? Lembrando q essa cena aconteceu muito mais vezes no decorrer da história
- tem uma cena q o cara fala q pedro esta dentro de um complexo edipiano... Gente, em nenhum momento isso ficou claro
- o alemão, detetive que era chamado de Holmes, não aguentava nem ver televisão por conta do trauma que teve com o serial killer FICA COM A FILHA DO SERIAL KILLER ????¿¿¿ gente q nada a ver
- a história de davi com a Priscila serviu pra q além de encher linguiça??? E ainda tem gente q tem coragem de falar q o livro abordou tema de tráfico SENDO Q DUROU UMA PÁGINA
Etc etc
PS 19/02/2020minha estante
Eu discordo completamente de você. A grande sacada que eu achei foi a proposital comparação de pulsões: a de morte (pelo serial killer), e a de vida (pelo sexo). Ambas primitivas e condenadas em níveis diferentes (sexo dependendo do gênero em prática). E olhe que pra mim não foi fácil ler as cenas de sexo entre caras! Mas sacou a referência do Sérgio do Raul Pompeia? Do Ateneu? A história tem muito conceito psicológico, muita referência histórica, artística e literária. Um brinde ao Naturalismo brasileiro! Achei muito inovador e vai virar leitura obrigatória pros meus alunos.

Érico 19/02/2020minha estante
Concordo! O livro parte de uma premissa até interessante, mas depois ela se perde. Começa a enfiar personagens demais, muitas tramas paralelas, um sexo absolutamente desnecessário, e vai por aí a fora... Também achei difícil acompanhar a "linha do tempo"...

Dhenni.Souza 19/02/2020minha estante
kkkkk, falou, falou e por fim nao entendeu o livro.

MauroEdu 14/12/2023minha estante
Realmente, não dá para levar as críticas dessa rede a sério. Triste. E não me suspreende que um livro com trama LGBT que critique tão brilhantemente os privilegiados desse país tenha uma nota baixa. Vocês dão nota baixa pra Gregório de Matos! Pra Lima Barreto! Melhorem, meu povo. Melhorem.

Markarroni 29/01/2018

Não julgue o livro pela capa
Sabe aquela história de suspense/terror de serial killer onde você acompanha as mortes do assassino, a investigação policial acerca dos crimes e todo um mistério sobre quem é o culpado? Esqueça! "Kerata - O Colecionador de Cérebros", da autora Juliana R. S. Duarte vai além disso.

Pra começo de conversa, o livro não é de suspense e nem de terror. Está entre um tipo de Romance e Drama. É bem provável que você descubra quem é o tal Kerata (a etiologia da palavra é apresentada durante os acontecimentos) antes da metade do livro, mas isso não vai retirar o encanto da obra, que ao longo da narrativa, passeia entre passado e presente e nos expõe de maneira insigne os porquês que levaram 'tal personagem' a se tornar um serial killer que coleciona o cérebro das vítimas.

Se torna bastante envolvente observar o progresso e o crescimento dos personagens. Há muita referência artística, outras notáveis, outras nem tanto. Intercorrem muitas descrições de sexo durante a narrativa, o que me fez refletir sobre o motivo pelo qual levou a autora a descrever tanto sexo: há vários personagens, uns vulgares, outros nem tanto, mas (quase) todos fazem sexo, mas poucos falavam sobre isso, e é o que acontece na vida real. Senti que a autora quis que esse tabu fosse quebrado, afinal de forma tradicional, para que qualquer ser humano seja gerado, é necessário ter havido sexo.

Copiosos temas polêmicos e patologias sociais são apresentados de forma engenhosa. Citando alguns, temos homossexualidade, fanatismo religioso, hipocrisia, tráfico de drogas e relacionamento familiar. O espaço aqui é muito curto para falar sobre tudo o que o livro nos oferece, por isso eu indico como #LeituraObrigatória.

Durante todas as 413 páginas, estive meticuloso, uma vez que a história conseguiu me manter atento, mas para mim, o apogeu do livro chega nas últimas 82 páginas. A premissa do livro é responder a pergunta: "Como nasce um serial killer?". E Juliana conseguiu nos responder de forma bastante prodigiosa e astuciosa.
Nessinha 19/02/2020minha estante
isso aí

Melhor comentário!

Drikka 31/12/2019

Kerata - que decepção!
O livro tem uma contracapa que desperta a curiosidade e a apresentação da autora dá a entender que vem um livro espetacular, mas o que vem é uma história estranha, desconexa, lotada de cenas de sexo absolutamente descontextualizadas, personagens inconsistentes e situações para lá de inverossímeis narradas em uma linguagem pobre que beira o infantil. Isso tudo permeado por erros grosseiros de português. Grosseiros MESMO!
Como bem disse alguém antes de mim, só não dei zero, pois não tem como.
Érico 19/02/2020minha estante
Exatamente, Achei que a premissa era interessante, mas no final que bela droga! Não vale o papel em que foi impresso. E, de fato, até a revisão gramatical foi pífia!

Paula.Gabryela 26/02/2020

Razoável
A história tem sexo sem necessidade, além de uma trama de personagens não ligar a narração do livro, fica perdido no meio da trama.

claramar 24/09/2021

Não julgue um livro pela capa!
Comprei esse livro porque a premissa e a arte da capa me deixaram curiosa, porém acabei me decepcionando tanto. Esse livro foi pra mim uma perda de tempo e de dinheiro. Não sei nem como começar a falar dessa leitura.
A sinopse é, sinceramente, a melhor parte do livro: a ideia de um serial killer que coleciona cérebros de pessoas com talentos especiais é muito boa e instigante. Entretanto, logo nos primeiros capítulos é perceptível que nem a autora sabe que tipo de história ela quer contar. Além de ter a história paralela de Sérgio e Cauê que nada tem a ver com o serial killer e me fez sentir como se eu estivesse lendo dois livros diferentes ao mesmo tempo, tem as mil cenas de sexo (ou menção a isso) que me fizeram questionar se eu não comprei um livro erótico sem querer.
Tem muitos diálogos que não fazem o menor sentido e alguns erros de edição e revisão. Há zero desenvolvimento dos personagens que desde o começo demonstram pouca ou nenhuma constância em relação aos seus pensamentos, impedindo uma conexão personagem-leitor. Fica ainda pior quando passa de 60% do livro e a autora nos apresenta mais personagens que não serviram de nada.
A história é zero verossímil, com um número de vítimas absurdo e nenhuma testemunha. Mesmo sendo ficção, isso me incomodou muito. Além do fato de todas as vítimas serem iguais, todas deram mole pra ele imediatamente, nenhuma desconfiou ou teve medo de nada.
Aprecio o fato da autora ter colocado tanta representatividade lgbtqia+ no livro, mas isso não salvou a tentativa mal-executada de criar uma história de suspense sobre um serial killer eletrizante.

P.S. Não sou de escrever resenhas, mas não aguentei porque esse livro foi de f***r (literalmente)

Maxie 05/06/2022

Esse livro é tão ruim que parece uma piada.
Ok, vamos lá, eu tenho muita coisa pra falar, e maioria é coisa ruim, porque esse livro consegue ser literalmente o pior que eu já li.

1. Os personagens - são todos insuportáveis, sem qualquer tipo de desenvolvimentos, tem dialogos extremamente confusos e TODOS, repito, TODOS são problemáticos.

2. Trama - Insuportável. Meu deus, que merda de livro foi esse, não há UM CAPITULO, que não tenha sexo ou menção dele, chega a ser desconfortável. Além das cenas de estupro, transfobia e homofobia desnecessárias e RIDÍCULAS. Nao existe plot, a história é vazia e se voce excluí o sexo, livro cai de 400 paginas para umas 150.

3. Esse livro é tão ruim que me deu raiva. A única coisa que ele é levemente razoável é que ele é facil de ler, daqueles que se lê rápido. E essa autora, já deveria saber no prefácio. É o tipo de gentinha que tenta ser inclusiva mas só faz merda baseada em esteriotipo HORRÍVEIS. E eu, como pansexual e trans, não me senti NADA feliz lendo esse livro, desperdício de dinheiro.

Que bom que a autora disse que escreveu o primeiro livro com 7 anos, porque lendo esse eu tive a impressão que foi uma garota de 13 anos que acabou de descobrir o que é sexo e comunidade LGBT escreveu.

Perdi meu dinheiro nisso, historia desconexa, sai do tema proposto na sinopse, é repleto de sexo sem necessidade, assim, a melhor parte do livro é a sinopse.

Não recomendaria isso nem pro meu pior inimigo.

Julia1457 08/11/2019

Não. Eu não li.
Alguém me explica onde eu tava com a cabeça quando comprei esse livro. Só li até a pág. 50. Mas eu precisava descontar a raiva fazendo resenha. Já comecei o livro odiando. Parece que eu to lendo uma fanfic de alguém de 15 anos que se empolgou com Crepúsculo. Que merda. A autora começa o livro dizendo algo como " uma luz suave entrou pela veneziana". E ela também fala coisas ridículas como "pernas torneadas". Meu Deus do Céu. Bem que meu professor de filosofia dizia: não há mérito em escrever um livro se ele for uma porcaria. Se Não há nd legal pra contar, não escreva. Segundo ponto: se ela queria fazer um livro com infinitas cenas de sexos, anunciasse logo que era um livro hot e não a merda de um livro de serial killers. Em 50 páginas você ouve falar do crime em umas 2, enquanto o resto são todos os personagens agindo como animais. Perdi meu tempo e a paciência.
Érico 19/02/2020minha estante
Que bom que você não perdeu seu precioso tempo lendo tudo. E que pena que gastou seu precioso dinheirinho com essa coisa. Eu li até o fim esperando que pudesse melhorar, mas, vã ilusão!
Uma das coisas que me deixou mais P... foi a quantidade simplesmente ABSURDA de cérebros que o tal colecionador teria arrecadado ao longo dos anos... Irreal demais..

Mi 10/09/2021

Kerata
A história é muito boa, vai nos apresentando varios personagens e no final de tudo se revela a conexão. Amei a temática Lgbtqia+ que tem.

Tem bastante cenas hot, e algumas de deixar o estômago embrulhado!

Ileana Dafne 23/03/2018

No mínimo, decepcionante...
É um livro que passa na sinopse uma ideia completamente diferente do que se encontra no miolo do mesmo. A premissa me chamou muito a atenção e no decorrer da leitura foi sendo uma decepção atrás da outra.
Acreditei que o foco seria no serial killer, seu desenvolvimento, mas a autora quis elaborar tramas e mais tramas paralelas e o serial killer e seus assassinatos acabaram sendo pano de fundo para um drama chato e cansativo.
Algumas tramas nem encaixavam bem no contexto geral, mas creio que a autora quis enfiar no livro o máximo de assuntos polêmicos possível.
E juro que não esperava o bombardeio de sexo a que fui submetida... Normalmente existem momentos de tensão sexual e sexo propriamente dito nos romances policiais, mas fazia tempo que não encontrava nada tão recorrente assim num livro que não fosse erótico...
Os personagens não cativam (tenho que admitir que houve um que eu comecei a gostar, mas ele mal aparece e quando estava gostando, pufff, a história acabou e eu ponderei que no fim nem desse personagem eu gostei mesmo).
O livro tem focos de narrativa que mudam de pessoas e de tempo, isso não me incomodou, mas tinham personagens altamente dispensáveis que só fizeram dar volume ao livro porque não acrescentaram nada ao enredo principal.
Enfim, uma leitura que não pretendo repetir na minha vida.
Mas não digo que não seja recomendável para outras pessoas, afinal aqui é mais do gosto pessoal mesmo.
Érico 19/02/2020minha estante
Concordo plenamente. Um livro confuso, apelativo, com algumas partes absurdas (por exemplo: a quantidade gigantesca de cérebros colecionados!)

Mariane 06/09/2019

Decepção
Quando li a sinopse pensei "nossa, que tudo!". Adoro livros de suspense, policial, se tiver serial killer então ... Não me incomodou o fato de saber logo de cara quem era o assassino, pois na sinopse falava que poderíamos entender como nasce um serial killer.
Acontece que no miolo do livro sou bombardeada por cenas de sexo (em sua maioria inúteis).
Entendo que a autora queria abordar temas polêmicos para a sociedade, mas a forma como foram abordados e quantidade de personagens que em nada acrescentaram na história colocou tudo a perder.
A personagem central Clarice é um porre de tão chata. Aquela conversa de ser livre e fazer o que tem vontade não colou. Fora que o final dela é totalmente desproporcional a tudo que ela viveu no decorrer e de sua personalidade. Os demais personagens também não cativam. O único que pensei gostar acabou me decepcionando (transar com alguém dependendo mental e fisicamente pode ser no mínimo considerado estupro de vulnerável, e usar o papo de que a pessoa que nem fala está gostando também não cola. Não, isso não é romântico).
Deixa várias pontas soltas (que não são passíveis de serem explicados em uma continuação). O personagem aparece e some do nada, não dá nem pra saber que fim levou. O fim, não pode se dizer que é previsível, porém é totalmente sem sentido.
Por último, a livro deveria ser classificado como hot (dos ruins, porquê ninguém merece ler sobre sexo página sim e página sim) e não como ficção polícial, porquê oh, passou longe.
Fazia tempo que um livro não me desagradava tanto, conclui de teimosa e porquê, justiça seja feita, queria saber que fim levou aquele povo todo (e olha só, mais decepção).
Érico 19/02/2020minha estante
Concordo plenamente! Raso, apelativo, confuso, irreal. Dinheiro jogado fora!

Keth 20/04/2021

acho que nunca li um livro tão decepcionante, do início ao fim. nada faz sentido, histórias desconexas, mil personagens e nenhum desenvolvimento destes.

Rafs 06/11/2022

o outro lado dos psicopatas
Apesar de muitas criticas a este livro, ele mostra uma parte muito importante que é pouco comentada. O lado psicológico e originário, o que levaria uma pessoa a matar, os problemas psicológicos, a curiosidade a entender o por que das coisas, esse tipo de assunto tratado no livro, a origem dos problemas de família, e etc...
Quanto a leitura, é algo do fácil compreensão, porém muito mal organizado e confuso.
Muitas resenhas vistas aqui reclamam de cenas desnecessárias sexuais, em parte concordo, muitas cenas não tinham necessidade, mas a grande maioria era essencial para entender os problemas psicológicos de Pedro.
Porem um ponto muito negativo foi o plot twist completamente previsível, não sei se foi intenção da autora, mas foi tão ridicularmente previsível que chegou a ser piada. Além de muitas cena desnecessárias com uma falsa sensação de inclusão, completamente desnecessário.
Mas em um geral achei muito importante essa leitura para mim, para compreender bem o que se passa na cabeça de um assassino e oque o leva a cometer tais atrocidades.