Os 27 Crushes de Molly

Becky Albertalli

Resenhas - As 27 Paixonites de Molly

Queria Estar Lendo 19/09/2017

Resenha: Os 27 Crushes de Molly
The Upside of Unrequited é o segundo livro publicado da autora Becky Albertalli, que também escreveu Simon vs A Agenda Home Sapiens. Aqui no Brasil o livro foi publicado pela Editora Intrínseca, que também publicou Simon, com o título de Os 27 crushes de Molly.

Molly é uma adolescente de 17 anos que, apesar de já ter tido 26 crushes nunca chegou a de fato beijar um garoto. E isso passa a ser um desafio na vida da garota a partir do momento que sua irmã gêmea, Cassie, conhece uma garota e passa a se interessar por ela. Mais do que se interessar, Cassie está se apaixonando por Mina e as duas se envolvem em um relacionamento. O que está ok para Molly, afinal ela ama a irmã e quer que ela seja feliz, o problema é que com o namoro de Cassie ela começa a ter de dividir a atenção da mesma, e, pela primeira vez na vida, Molly se vê sozinha.

"Eu sempre nos imaginei casadas, com nossas próprias casas e companheiros e um grupo de crianças incríveis. Eu nunca pensei no tempo entre essas coisas. A parte de onde nós passamos de "nós" para "ela e eu"."

É por isso que quando a irmã sugere uma operação secreta para arranjar um namorado para Molly, a garota topa, porque se ela tiver um namorado - principalmente se ele for o Will, melhor amigo da Mina - então elas poderiam fazer programinhas de casais, e Molly e Cassie estariam na mesma página de novo. O plano tinha tudo para funcionar, exceto que Molly não tem certeza se ela realmente quer namorar com Will, ou se ela ao menos tem uma crush nele, e principalmente, ela não tem certeza se está pronta para se arriscar.

Porque o motivo de Molly ter um total de 26 crushes e nenhum beijo, é ela nunca ter feito nada sobre isso. Porque se ela se arriscasse, ela correria o risco de levar um fora, e talvez ela não esteja preparada ainda para isso. Um amor não correspondido platônico soa muito melhor do que um amor não correspondido real, do que levar um fora.

"Mas há essa sensação terrível que vem quando um cara pensa que você gosta dele. É como se ele estivesse completamente vestido e você nua na frente dele. É como se o seu coração subitamente vivesse fora do seu corpo, e sempre que o cara quiser, ele pode estender a mão e apertá-lo."

E para ajudar a deixar a garota ainda mais confusa, sua relação com seu companheiro de trabalho começa a mexer com seus sentimentos. Reid é um nerd engraçado e cheio das suas peculiaridades, que em um primeiro momento não tem nada a ver com os garotos em quem Molly costumava ter crushes, mas que vai crescendo cada vez mais no dia-a-dia dela. As diferenças entre Reid e Will são enormes, e Will é o cara ideal para que Molly possa retomar a boa relação que tinha com a irmã, mas as conversas com Reid fluem muito mais fácil, é quase como se ela não estivesse falando com um garoto e então, do nada, ela se pega flertando com ele. Naturalmente, como se não fosse nada de mais, enquanto com Will ela está sempre nervosa e pensando no que fazer e como fazer.

"Nunca disse isso a ninguém - nem para as minhas mães, nem para Cassie - mas é o que mais temo. Não ser importante. Existir em um mundo que não se importa com quem eu sou."

The Upside of Unrequited é um livro maravilhoso e não consigo fazer jus a essa leitura por meio de uma resenha, então mais do que dar uma premissa da história preciso contar sobre como ela me fez sentir, e ela me fez sentir com um sorriso no rosto, uma esperança renovada no amor e uma vontade louca de sair pelo mundo e me apaixonar. Os prazeres deste livro estão nos pequenos detalhes, na maneira como Becky Albertalli nos presenteou com personagens tão bem escritos e tão diversos, sobre como ela nos contemplou com um livro cheio de representatividade e fez isso de uma maneira simples e sem grandes estardalhaços. A representatividade esta ali, pura e simplesmente, na família e no dia-a-dia da vida de Molly porque é assim que ela está na nossa vida. O mundo é um lugar de diferenças, e quando percebemos isso não existe o porquê dar destaque a isso. Porque ser diferente é ser normal.

A primeira coisa interessante sobre a família da Molly é que as mães dela são de origem e sexualidade distintas. Elas não são duas lésbicas, uma delas é bi e isso é vivido de uma forma muito clara na história, sem apagar a sexualidade da personagem só por ela se relacionar com outra mulher. Molly, Cassie e Xav, o irmãozinho delas, são todos filhos do mesmo doador anônimo, mas Molly e Cassie são gêmeas gestadas por Patty enquanto Xav foi gestado por Nadine. Molly tem uma família na qual, descartando o pequeno Xavier, ela é a única personagem heterossexual; um lado da família é judeu e tanto Xav quanto Nadine são personagens de cor. Já deu para perceber apenas neste núcleo familiar o que eu disse sobre representatividade sendo abordada da maneira mais natural o possível, não é mesmo?

"Odeio que estou sequer pensando nisso. Odeio odiar meu corpo. Na verdade, eu nem odeio meu corpo. Eu apenas me preocupo que qualquer outra pessoa possa fazer isso. Porque as garotas gordas não têm namorados, e elas definitivamente não fazem sexo. Não nos filmes - não de verdade - a menos que seja uma piada. E não quero ser uma piada."

Outro ponto importante da leitura é o fato da protagonista ser uma personagem gorda. Nada de gordinha, fofinha ou "levemente acima do peso". Molly é gorda e se assume como tal, e eu espero sinceramente que seus leitores façam o mesmo. Ser gorda é um problema para Molly a partir do momento que isso cria algumas inseguranças, afinal vivemos em uma sociedade que em sua grande maioria é gordofóbica, se ela não se importasse ou percebesse situações envolvendo seu peso eu acharia ela muito fora da realidade, principalmente se tratando de uma adolescente de 17 anos. Mas as inseguranças geradas por causa do seu peso são também relacionadas às inseguranças da adolescência. Gostei muito de como a Molly não deixa que o seu peso anule a sua beleza. Ela se veste bem, tem estilo, ela é bonita, e não "bonita para uma garota gorda". Bonita e fim.

Molly é maravilhosa, e eu amei cada segundo da leitura com ela. E ela precisava mesmo ser uma boa personagem, porque os personagens secundários são simplesmente fantásticos. Amei cada um deles, e gostaria de poder dar o destaque especial que cada um deles merece, mas vou deixar para que vocês descubram durante a leitura. Embora o romance seja muito fofo e do tipo que deixa o leitor com um sorriso no rosto, são estes outros detalhes que fizeram do livro algo tão mágico. Terminei a leitura com uma fé na humanidade que me faltava, com uma vontade de me apaixonar (pelo mundo, pelas pessoas... não sei!). Com vontade viver e ser feliz!

Becky Albertalli ganhou meu coração de uma maneira incondicional, não tem nada dessa mulher que eu não leria. Indico esse livro de olhos fechados e com minha mão no fogo, se fosse o caso. Os 27 crushes de Molly é um livro para rir, para amar e para renovar as esperanças em um mundo melhor.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/09/resenha-os-27-crushes-de-molly-upside.html
Isabella Bloch 19/09/2017minha estante
Já estava interessada em ler "Os 27 Crushes de Molly" antes mesmo de ler a sua resenha, agora me encontro ainda mais interessada. Adoro suas resenhas, são sempre autênticas.

Queria Estar Lendo 20/09/2017minha estante
Primeiro de tudo: muito obrigada pelo seu comentário, nós ficamos muito felizes em saber disso!

Clau @meuescapeliterario 04/01/2018minha estante
Que resenha maravilhosa! Estou na metade do livro e já me sinto esperançosa e cheia de vontade de me apaixonar

Lady Addams 06/06/2023

Romance adolescente
Não é uma leitura que me surpreendeu, acho que não correspondeu com minha idade. Particularmente, se tivesse uma criança grandinha ou um pré adolescente , este seria um livro que os gostaria de presentear .
Interpretei como um romance fofo, clichê , inclusivo e leve, é perfeito para a galerinha teen!
Conhecemos Molly e sua família .Um ponto que achei bem legal foi a diversidade da família de Molly, filha de uma mãe bissexual com uma mãe lésbica, a menina de 17 anos tem também dois irmãos : Cassie, sua irmã gêmea, e Xavier, um ainda bebê. Todos são gerados de proveta e muito, muito felizes.
De início, achava que rolava um ciúmes de Cassie e Molly, mas mesmo sendo tão diferentes fisicamente e de personalidade, as irmãs são confidentes e se apoiam incondicionalmente.
No livro, Molly tem um problema típico de uma adolescente gorda : a auto confiança . Como toda adolescente , ela quer namorar e coleciona inúmeros crushs, no entanto, por medo e não confiar tanto em si, não tem a determinação para se arriscar.
É aí que vemos ela construir algo bem fofo com Reid e dar seu tão sonhado primeiro beijo, ganhando mais determinação e fazendo as pazes consigo.
Assim, pode parecer chato pras pessoas mais velhas como eu, mas não posso negar que é pra determinado público alvo. E para esse público, tão jovem em relação a mim RS, cumpre os requisitos. É fluído e bem escrito.

Mari.Vasconcelos 18/06/2023

Apaixonante
Eis aqui um cura ressaca.
Que livro gostosinho!
Quase um gibi de tão bom de ler que é. Mas sem deixar de falar sobre assuntos sérios, mesmo com a leveza necessária para trazer ao cotidiano
Senti uma saudadezinha da adolescência(gostaria de ter lido naquela época)

"Mas talvez sempre haja pedacinhos tristes dentro de mim, esperando serem reconhecidos e citados. Talvez seja assim com todo mundo"

Amanda 26/05/2020

Perfeito em todos os momentos
O livro conta a história de Molly e seus casos de amor em forma de crush. O livro é incrível, porém extremamente importante pois aborda temas como: gordofobia e homofobia. Assuntos importantes na sociedade atual, mas trás isso de forma leve. Super recomendo

giulia378 29/06/2021

Uma leitura espelhada
Quando comecei esse livro, já tinha uma ideia do que esperar, um romance levinho e engraçado que me tiraria da ressa literária e preciso dizer: eu não estava errada (o que não foi algo ruim, era exatamente o que eu precisava).

o que eu não esperava era me encontrar tanto em uma personagem, desde as obsessões com garotos com quem nunca conversou, se comparar com padrões que nem gostaria de participar e inseguranças de todos os tipos, que só existiam na cabeça da Molly, até a sua forma de se comunicar com outros, me vi nas suas qualidades e nos seus defeitos ? o que foi assustador.

apesar desse surto, é uma leitura leve e divertida (com representatividade!) que aborda como é ser uma adolescente com sentimentos ~levamente descontrolados, além de temas sensíveis (e importantes) como gordofobia e homofobia.

se você estiver procurando uma leitura que vai te deixar com coração quentinho, essa é ela!

(spoiler alert: ??? reid ???)

elevyncruz 28/12/2021

Os 27 crushes de Molly
Adorei cada segundo do livro! Minha única reclamação é que ele ACABOU

Eu me identifiquei muito com a Molly, amo essa garota. Em muitos momentos parecia que eu simplesmente estava lá, interagindo e vivendo com eles.

Gostei muito de toda a representatividade que esse livro apresenta. Amo o universo criado pela autora!

O dia do casamento foi maravilhoso! Só fiquei triste porque a história acabou.

h.jackson 18/06/2023

Amo que a molly conseguiu tratar todas as inseguranças que um dia eu ja tive e ainda tenho!! amei ela demais, porque me identifiquei horrores!

gigvieira 26/01/2022

Comfort Book ??
Esse livro foi um soco no estômago pra mim. E é estranho, porque eu estava esperando uma coisa super boba e leve. E foi, mas foi meio que pesado demais, também. Não sei explicar.

"Os 27 Crushes de Molly" conta a história de uma menina gorda, que não só tem problemas com o corpo. Tem problemas de autoestima no geral. Tem medo de ser rejeitada pela irmã, que é a pessoa mais próximo dela. Tem medo de primeiras impressões, tem medo do futuro... Molly tem 17 anos, e nunca beijou. Teve 26 crushes e nunca teve coragem de falar com nenhum deles.

Tenho 16 anos (quase 17), e foi muito pesado pra mim porque me identifiquei em cada página. As nóias que ela tem com o corpo, e os pensamentos sobre futuro, o medo da rejeição, principalmente com a irmã, que é a melhor amiga dela.

Não sou uma garota gorda, mas não sou daquelas fininhas e baixinhas, então já escutei demais que sou gorda, e às vezes sinto que isso afasta um pouco os garotos de mim. Já tive muitos problemas com meu corpo, já desenvolvi problemas alimentares, e a minha família não era muito legal comigo em relação a isso. Meus próprios pais pegavam um pouco pesado comigo nessa parte, e eu era só uma criança. Eu sei o que é conversar com um garoto e fazer de tudo pra encolher a barriga o máximo possível caso ele olhe pra baixo e veja algo. Sei o que é comprar um número maior de uniforme pra que eu possa sentar confortavelmente na escola sem que algum pneuzinho seja notado. É pesado porque demorei muito tempo pra me livrar desses pensamentos, e por uma parte, me livrei. Mas quando é lá fora, é diferente. É impossível ser uma pessoa completamente de bem com o corpo quando todas as meninas na sua sala estão fazendo exercícios todos os dias, e todas tem barriga chapada desde criança. É difícil quando elas não tem que pensar duas vezes em trocar de roupa no banheiro na frente de pessoas que elas nem conhecem. É difícil quando você é a única que nunca namorou ou que nunca ficou com alguém por tanto tempo, e elas estão sempre conversando com alguém que quer levá-las pra sair. É difícil quando você escuta um dos seus amigos falando que nunca ficaria com você, e ainda se sente ofendido quando alguém diz que achava que ele gostava de você. Adolescentes são cruéis.

Mas Molly tem uma irmã, como eu. Molly e Cassie são gêmeas, mas a relação que elas tem é igualzinha a que eu tenho com minha irmã mais velha. Elas brigam, e isso me fez ficar com um pouco de raiva da Cassie a maior parte do livro, mas faz parte, porque Cassie é igualzinha a minha irmã. Fiquei extremamente assustada enquanto lia as cenas das duas juntas, ou quando Molly falava sobre o futuro das duas, porque eram exatamente os mesmos pensamentos que eu tenho com Amanda. Eu tive a mesma sensação que Molly teve quando Cassie começou a namorar. Me senti de lado, e super pensava que Amanda estava me trocando, e que preferia ficar com o namorado do que comigo. Mas o pior de tudo, é o futuro. Eu sei que não vamos morar sozinhas por toda a vida, mas só de pensar no processo de passar as primeiras noites sem dormir no mesmo quarto que ela já fico apavorada.

É um pouco pesado isso tudo, porque me sinto sozinha como Molly. E Molly encontrou alguém. Espero que algo assim aconteça comigo logo :)

Um livro que trata de assuntos muito importantes como gordofobia, homofobia, xenofobia, racismo, pressão estética, e sempre tentando deixar com que o assunto não fique tão pesado a ponto de fazer alguém passar mal enquanto lê. Muito interessante, e uma leitura ótima pra adolescentes. Foi ótimo pra mim, e li coisas que eu estava precisando ler.

Laura2101 15/05/2021

?Um alinhamento perfeito de sentimentos e circunstâncias.?
Que livro maravilhoso, que escrita leve e perfeita! Eu devorei esse livro e me arrependo, queria que tivesse durado mais. Me senti acolhida e representada por Molly. E me senti linda, como Molly! apesar de todas as inseguranças, me senti linda! O Reid é um fofo

Lizia.Yohanna 26/07/2020

Apaixonante
Que livro lindo e fofo estou tão apaixonada por Molly a evolução dela durante o livro foi linda e esse final foi tão perfeito, gostaria tanto de uma continuação da história dela com o Reid. Indico muito essa leitura.

:)) 18/06/2020

"Parece que tenho uma sensação perpétua de que tem alguma coisa faltando."

"A gente gosta de quem gosta."

"E é o fim do mundo e o começo do mundo."

Lary.Kielb 10/05/2023

Achei uma história reconfortante, me identifiquei muito com a Molly nas partes relacionadas a insegurança e pensamentos de autossabotagem. É um livro que fala bastante da cultura judaica, assim como outro livro da autora que li, aborda a cultura lgbt e demonstra como pessoas acima do peso se sentem. Apesar de ser um livro fofo eu senti que faltou alguma coisa na história, talvez seja a falta de emoção no decorrer do livro e um desenvolvimento mais profundo no casal principal, detestei a Cassie, achei uma personagem muita chata e desnecessária. Gostaria que tivesse uma continuação.

juju 10/03/2021

legalzinho mas meia boca
eu estava com expectativas bem altas para essa leitura mas, infelizmente, foram expectavivas frustradas. as primeiras 100 páginas foram extremamente pacatas e maçantes, parecia que acontecia inúmeras coisas e o livro continuava no mesmo lugar. além disso, não gostei de Molly e senti que os conflitos principais do livro foram um pouco bobos justamente por ela ser extremamente individualista e obcecada por algumas coisas.
a construção das personagens Olivia e, principalmente, Max foi algo que também me incomodou pois senti que eles estavam na narrativa como uma espécie de "tapa buraco", eles juntamente com Will poderiam ter sido mais desenvolvidos.
apesar disso tudo, o romance de Molly com Reid é bem fofo e é o que eu procurava no livro inteiro, uma coisa leve. o final também é bem legal e extremamente emocionante mas, também achei que seria mais impactante.

anna 21/06/2021

Nunca fiquei tão triste por acabar um livro tão rápido.
Fofo! Acabei em um dia? Sim. Me arrependo? Jamais! Gostei de como os personagens são mostrados durante o livro, fazendo eles serem jovens naturais que tem suas inseguranças, principalmente a Molly.
Sthellxs0 21/06/2021minha estante
Esse livro é prft