Ecos Pam Muñoz Ryan

Resenhas - Ecos

chris 04/01/2022

FABULOSO
Com foco principal em uma fábula sobre 3 irmãs que amam música e foram amaldiçoadas dentro de uma floresta por uma bruxa, podendo apenas sair com a "alma" dentro de um instrumento de gaita, a história se desenvolve contando a vida de 3 crianças em momentos e lugares diferentes que encontram a gaita passada de mão em mão, e mudando suas vidas com base na fé e magia.

Como centro do conflito a segunda guerra mundial, cada conto mostra um resquício dos momentos conturbados da época misturados com a magia e o encanto da fábula e da música presente na vida das crianças que compartilham dessa mesma paixão. A junção de tudo isso deixa o livro mais crível, sensível, belo e tocante.

Uma obra-prima contemporânea que com certeza mereceu os prêmios que recebeu. Pois é um dos poucos livros que carrega consigo um pouco de esperança na vida e beleza no mundo e nas pessoas e a fé em um mundo melhor enquanto lê, além de mostrar que a mágica está dentro de nós e no que a gente faz.

Jaine.Rosa 19/02/2020

A "trilha" de uma gaita mágica!
Conhecemos Otto que ao brincar de pique-que-esconde acaba se perdendo na floresta enquanto procurava um local para se esconder. Exausto, lembra de estar carregando um livro chamado "13° Gaita de Otto Mensageiro", que havia comprado de uma cigana em uma de suas visitas ao vilarejo. Acomodado em um tronco de árvore ele resolve começar a leitura, relembrando que adquiriu justo aquele livro por constar seu nome no título.
Neste livro que que agora faz companhia ao Otto, vamos conhecer uma fábula com três princesas: Eins, Zwei e Ter o, que são entregues a "parteira", com o pedido que as matassem, deixassem morrer de fome ou até servirem de comida aos animais da floresta. O pai (o rei) queria um primogênito homem, para que pudesse herdar seu reino por isso as instruções que se deu para que sumissem com as meninas, porém elas foram entregues a uma bruxa para não serem mortas e ajudavam em afazeres.
Até que Otto ao levantar os olhos do livro se vê diante das três irmãs na floresta.
Seria realidade? Seria magia?
Seria então o encontro da magia com a realidade?
Elas tocam a gaita (comprada pela mesma cigana viajante) que carregam consigo e pedem a ele para passar adiante quando ele entender que será a hora, e então assim, ele ajudará as princesas a salvar uma alma a beira da morte para que elas encontrem o fim da própria história que não foi escrita
Na viagem junto com.a gaita conhecemos pessoas, lugares e épocas diferentes:
* 1933, Outubro. Friederich , Alemanha.
* 1935, Junho . Mike e Frankie, Filadélfia, Pensilvânia.
* 1942, Dezembro. Ivy, Dezembro.

1933
Friederich Schmidt nasceu com uma marca diferente em seu rosto, o que fez com que ele fosse tímido e tivesse receio das pessoas. Após sofrer bullying na escola, fazendo gestos de maestros e os deboche por causa da sua marca de nascença , seu pai decide tentar intervir para que ele continue uma vida normal, mas mantendo êxito fica decidido que Friederich irá sair da escola e tera aulas em casa com seu pai.
E tudo isso se passa na época da Alemanha Nazista, começando a se estabelecer no país.
Friederich começou a ajudar na fábrica de Gaitas, onde seu pai e tio trabalhavam, já sua irmã está se tornando uma fiel seguidora de Hitler e praticamente "ameaça" denúncias a famílias por terem livros, vinis de músicas, e etc que o nazismo não aceitava, assim como amigos judeus, claro que ela não denuncia, mas os alerta de que vai correr perigo podendo então cair atrás das grades.
E então acompanhamos a vida desta família em um dos períodos mais difíceis e então Friederich ao polir gaitas na fábrica encontra uma diferente das demais e a leva consigo.

1935
Conhecemos os órfãos Mike e Frankie , após a triste morte de sua vó que escolheu a dedo um orfanato que tinha um piano justamente por a paixão por música que existia na família e verem sua avó dando aulas de piano.
Mike por ser mais velho dos dois irmãos tenta protege -lo e cumprir a promessa deles ficarem juntos, evitando que tentassem adotar somente um dos dois. Depois de meses com o perigo de seu irmão ser adotado Mike corre o risco de ir para alguma fazenda trabalhar. Até que a dona do orfanato coloca o piano a venda e em seguida aparece um senhor a procura de uma criança "musical" para adotar.

1942
Ivy está feliz com o nunca, e espera que agora deu Lá seja permanente uma vez que sua família tem de se mudar seguidamente.
Feliz com a escola, amigos, família, casa, vizinhos e com seu talento e a oportunidade na música, com uma apresentação solo agendada na rádio local, porém infelizmente isso acaba não acontecendo.
Logo depois de seu irmão se alistar no exército para lutar contra os nazistas...sua família precisa se mudar da cidade.
Seu pai ficou encarregado de cuidar da casa de uma família de japonês que foram enviados para um campo de concentração dos Estados Unidos, porém Ivy só soube disso depois de algum tempo.
Depois do ataque do Japão a Pearl Harbor, todos japoneses que vivam nos Estados Unidos ficaram marcados, afetando a todos.
Ivy então faz novas amizades e apesar de nem tudo ser como ela queria/gostaria ainda assim está feliz.
E no final entendemos o "M" de mensageiro daquela linda e mágica gaita.

Por mais que eu esteja ciente de algumas das coisas que aconteceram nos períodos das guerras, principalmente estudando na minha época escolar e após isso com os livros, videos, fotos e pesquisas sobre.... porém não temos noção da tamanha imensidão que algo assim fez na vida de todas as pessoas.. e com esse livro foi como se eu sentisse na pele a dor e o sofrimento.
Aqui li com a alma, senti o coração aquecido, chorei muito (principalmente na segunda parte) e entendi o quão importante é tentar seguir em frente por quem amamos.
Olhar e tentar se colocar nos lugares das crianças citadas em cada uma das histórias é doloroso. O medo, a política, a religião...enfim eles se tornam escravos disso e tão pequenos tem que viver se limitando, com medo de como agir e falar.
A música, sabemos como a música faz bem para a alma e com os passar dos anos o quantos estilos que surgiram , mas mesmo assim é um refúgio onde podemos expressar o que muitas vezes nao saem em palavras.
A forma como a gaita entrou a vida de todos e refugiando, aquecendo seus corações e trazendo uma onda mágica para cada vida e todas elas se interligando, isso foi mágico e isso pode ser real... sendo assim também pensei no consumismo no ato de colecionarmos coisas que poderiam ser de serventia aos demais e a assim tambem construir uma história.

O personagem aqui para mim , o principal, é a gaita, além disso uma reflexão sobre amor, bens materiais, amizade , família, religião, política, caráter, lei da atração...

Apesar de achar um pouco lento , mesmo tendo uma escrita leve.
Recomendo a todos.
Um livro que será sempre atual e uma boa leitura.

Qualidade da editora Darkside como sempre espetacular. Seguido por uma capa azul linda com ilustrações em preto por dentro um laranja incrível com o marcador e corte de página também nesta cor. A diagramação impecável como sempre facilitando a leitura.

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

ECOS
Ecos é um daqueles livros apaixonantes, principalmente se você, assim como eu, tem uma queda por histórias que envolvem a guerra. Depois de A guerra que salvou a minha vida, a Darkside traz mais um livro com background histórico. Esse, cercado por magia, uma fantasia dark, que nos mostra o lado cruel das pessoas, enquanto encanta com a beleza da aura daqueles que possuem um coração puro.

E, antes de qualquer personagem, a grande protagonista desse livro é a música. É ela o elemento que aparece em comum entre as histórias, que se dividem em quatro partes: o encontro de Otto com as três garotas amaldiçoadas na Floresta Negra; a história de Friedrich em 1933; os anseios de Mike e seu irmão em 1935; e a jornada de Ivy em 1941 no auge da guerra.

“Amigos denunciando amigos… Todo mundo com medo. Que horror virá em seguida?”

Cada um desses jovens possui uma história diferente a contar e uma personalidade que lhe marca. Friedrich sempre sofreu por ter nascido com o rosto marcado. E, depois de ter visto uma orquestra sendo regida, não consegue se conter quando ouve o som da música. Fecha os olhos e rege como se fosse ele o maestro, o que atrelado a sua aparência e ao momento, só lhe causa problemas.

“Vovó costumava dizer que a dor é a coisa mais pesada pra se carregar sozinho. Então sei tudo a respeito disso.”

Já Mike é o irmão mais velho e protetor. Franklin, que tem uma chance maior de ser adotado por ser mais jovem não quer se separar do irmão, já que fizeram um juramento de se manter juntos à avó. Porém, nem sempre é possível ter o que se deseja e mesmo que um cenário melhor possa se abrir em seu caminho, poderá ser necessário um escolha que não inclui seguir em frente unidos.

Ivy vive se mudando, mas achou que dessa vez ficaria tempo o suficiente para se apresentar na rádio, vaga essa que se esforçou bastante para conseguir. Mas um emprego para os pais cuidando da casa de uma família japonesa que está detida por causa das ameaças de traição, em função da guerra, acaba interferindo em seus planos e ela precisa deixar sua música pra trás.

Um elemento em comum, além da música em si, vai surgir nesses três momentos e depois, ao fim, teremos o interlace total das histórias, unindo cada nota a tocar apenas uma cadenciada e bela melodia. E, por mais que a história seja sofrida e dura em alguns momentos, há uma aura de esperança que mantém o leitor seguindo em frente, mesmo quando a parte de um personagem termina abruptamente, sem final, e você é obrigado a conhecer um novo elemento e vir a se apaixonar por ele da mesma forma que havia feito com o anterior.

Comparado com as histórias dos irmãos Grimm, Pam Muñoz impõe um pouco mais de complexidade ao apresentar histórias distintas, mas que fazem parte de uma mesma composição. E, que mantém os elementos básicos de uma fábula. Magia, esperança, bons corações e a maldade aqui representada pela guerra e por tudo de horrível que vem com ela. Se utilizando de um período sombrio de nossa história, a autora da vividez à narrativa, aproximando-a do nosso contexto, tornando os personagens nossos conhecidos e amigos.

Eu sou extremamente suspeita pra falar, porque leio muitos livros com background histórico, mas fui pega de surpresa por Ecos. O que me chamou a atenção foi ser uma “fantasia” que envolvia música e, como não sou de ler sinopse, só descobri o background durante a leitura, o que foi extremamente agradável. Os cortes para saltar entre as histórias me cortavam o clima, mas imediatamente depois de virar mais algumas páginas já estava imersa novamente com um novo narrador, conhecendo suas peculiaridades e acompanhando seu sofrimento.

E será que preciso falar alguma coisa sobre essa edição? É uma obra de arte em forma de livro. Com um design que combina em tudo com a história, cada detalhe é um plus, incluindo a lateral das folhas laranja, que certamente deixa o conjunto ainda mais bonito.

Independente da história que for contada, esse período histórico exprime dor. E mudou sim, além de marcar, a vida de muitas pessoas. Daqui há alguns anos esse livro pode ser visto como uma fábula ao lado de tantas outras mais conhecidas nossas e que também brincam com o sombrio, mas sempre vai parecer mais vívida por estar em cima de um plano de fundo real, pulsante e terrível.

Ecos é um livro belo, harmônico e sonoro, como foi escrito pra ser. É uma história tocante, sensível e cruel, sobre anseios, desejos e a natureza humana. É o encontro entre a magia e a realidade, feito pra alcançar até o mais duro dos leitores e o abraçar com suas páginas. Não há como sair imune ao eco de sua melodia.

site: http://resenhandosonhos.com/ecos-pam-munoz-ryan/
Flavia.Correia 04/08/2018minha estante
Louca pra ler esse livro

Maria 10/11/2021minha estante
O Otto que você fala é o da Anne Frank?

Lizandra 25/07/2023minha estante
Acho muito bacana a forma como você consegue falar sobre livros Tami, as percepções que têm sendo uma leitora de muitos anos e os detalhes que consegue captar da história e mais importante colocar isso em palavras na sua resenha, por que eu terminei esse livro esses dias e tudo que você descreveu foi como eu me senti também, mas não conseguiria expressar tão bem quanto.

Vanessa.Liandro 26/08/2021

Amei conhecer essa autora???
Vidas entrelaçadas pelo poder da música e também por uma guerra que destruiu muitos!
Muitos sentimentos me acompanharam durante essa leitura: sofrimento, esperança, indignação e vários outros.
Não tenho muito o que falar mais, só fazer a recomendação dessa obra incrível. Perfeito e sem defeitos.

Hue 13/08/2020

? Ecos | 5? | Pam Munoz Ryan.
"Seu destino ainda não está selado. Até na mais sombria noite uma estrela brilhará, um sino soará, um caminho será revelado."
?Ecos vai nos apresentar três contos em diferentes tempos e lugares, mas tudo conectado por uma profecia e rodeado de MUITA música.
1933 - Alemanha - o menino Friedrich Schmidt que era de família judia, encontrou na fábrica de gaitas (onde seu pai trabalhava) um talento até então desconhecido. E após o partido nazista roubar tudo o que ele mais amava; foi na música e na esperança de uma vida melhor que ele lutou pelos seus sonhos.
1935 - Pensilvânia - os irmãos Flannery: Mike e Frankie, que viviam em um orfanato na esperança de encontrarem um lar e continuarem juntos. Encontram uma oportunidade (após uma demostração do talento de Mike no piano) que mudariam as suas vidas. Mas tudo parecia um sonho até um incidente ocorrer.
1942 - sul da Califórnia - Ivy Maria Lopez era uma menina muito inteligente e tinha um talento incrível com a flauta. Porém, após tantas mudanças e tantas despedidas, essa encontrou uma oportunidade de mudança para sua família. E foi na música que ela encontrou forças e determinação para cuidar e ajudar quem ela amava.
Ecos é uma estória incrivelmente construída e emocionante! A autora usou da música como um elemento para trilhar o caminho dos personagens até o final do livro. A gaita (sendo o símbolo chave do livro) leva de geração em geração a mensagem de superação e força de vontade. Carregando uma profecia.
?Uma estória que tem muito o que somar!
Pam Munoz Ryan tem uma escrita tão fluída e uma capacidade de construir personagens tão cativantes, com suas particularidades e singularidades; que encantam qualquer leitor! Eu fiquei encantado com o final do livro e como ela conseguiu desenvolver a conexão dos contos, nos deixando com o coração quentinho e cheio de aprendizados.
RECOMENDO muito para qualquer tipo de leitor??.

Jéssica 17/05/2020

O poder da música!
Esse livro é uma pérola: tanto na questão visual quanto no conteúdo da história. Li a versão física e gente, que livro lindo. Capa dura, páginas em papel com qualidade superior, lindo design. A história não deixa nada a desejar. É uma história sobre o poder da música na vida de pessoas que passam por situações difíceis, e para pessoas que tocam algum instrumento, como eu, ou para aquelas que realmente amam música, tem um escrita muito tocante! O livro é narrado sobre 4 perspectivas diferentes, no período da Segunda Guerra Mundial, e nos leva desde a Alemanha no início do nazismo até os EUA pós ataque de Pearl Harbor. É muito interessante como a relação dos protagonistas com a música é capaz de dar-lhes força mesmo nos momentos mais escuros, e também a ligação especial desta força com uma "gaita mágica" que viajou o mundo cumprindo um propósito. É uma leitura leve e emocionante, e ver as histórias se interligando é muito satistório. Recomendo muito!
David 18/05/2020minha estante
Wow! Me interessei por causa da sua resenha. ?

A.Maia 01/07/2018

Ecos
O enredo gira em torno de uma gaita e a música acaba sendo um dos principais elementos da história. A gaita de boca é um instrumento que ganha grande significado para mim após esta leitura; objeto que carrega três irmãs aprisionadas, como elas precisam ser liberadas, temos como se fossem três contos os quais se passam em tempos e culturas diferentes, cada um liberta uma das moças:

- A primeira na Alemanha, época do nazismo, cujo personagem principal é um menino judeu. Aqui aprendemos muito sobre a luta desse povo no nazismo e todo o seu sofrimento, principalmente com a morte de entes queridos.
- Na segunda, conhecemos de perto como é viver em um orfanato e o quão difícil é para estas crianças o trânsito entre famílias e pessoas desconhecidas (me emocionou muito!).
- Na terceira, somos apresentados aos preconceitos que os japoneses sofriam e como os mais próximos sofriam também por meio de vistorias, arrombamentos e pichações em suas casas. Todo o preconceito apenas por não seguirem um padrão cultural, imposto pela sociedade da época.

Por fim, o desfecho acontece com todas as histórias juntas, mostrando como os caminhos podem se entrelaçar. Eu aprendi um pouco com cada personagem e deixei um pedacinho do meu coração com cada um. Uma narrativa repleta de significados e muito bonita de ser lida!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Lisyane 29/09/2020

Livro perfeito! Todo enredo é montado com muita delicadeza para nenhuma ponta ficar solta. A autora te guia tão levemente na escrita que parece q estamos dentro do livro, conectados pela música com aquelas crianças. E leitores de Ecos, não achem que ela não amarra tudo no final, pq amarra!!! Simplesmente Maravilhoso!

Dry 19/09/2020

"Gute Reise".. Boa viagem
Não sei nem como dizer o quanto eu amei essa história, fazia tanto tempo que eu não me apegava a personagens, como eu me apeguei a essas crianças, eu realmente me senti na história, era como se eu fosse amiga delas e estivesse passando com elas cada linha do livro, toda vez que algo dava errado chegava a me dar um aperto no coração, pela forma como a autora deixou diversos pontos tão realistas, ainda mais historicamente falando do nacismo.
Amei a história, a forma como tudo acabou ligado de uma forma que realmente se encaixou, o final tbm não poderia ter sido melhor, mas confesso que foi difícil me despedir desse livro tão surpreende.

Rafaela 16/12/2022

Ecos
Três irmãs chamadas Eins, Zwei e Drei. Um, Dois e Três. Três princesas que escaparam das garras da morte para se tornar prisioneiras de uma bruxa. A única maneira que elas têm para quebrar o feitiço e escapar da floresta onde vivem é através da música. Uma harmonia em três vozes capaz de viajar pelo tempo e espaço, e tocar profundamente a vida das pessoas que a escutam.ECOS, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via ? ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música.A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial ? ?a guerra para acabar com todas as guerras? ?, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda.Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca.Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial.Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs.

diliterando 04/02/2023

Um livro lindo na capa e no interior?
Livro: Ecos
Autor: ???Pam Muñoz Ryan
Ed: Darksidebook
Pg: 360
" Seu Destino ainda não está selado.
Até na mais sombra noite
Uma estrela ? brilhará, um sino soará,
Um caminho será Revelado."
??Esse é um livro que já pretendia ler há algum tempinho, não sou muito de ler sinopse então não sabia exatamente do que se tratava e foi um bela surpresa.
Otto se perde em uma floresta encontrando 3 meninas para te ajudar, elas o ajudar a encontrar o caminho de volta. Magicamente elas começam a habitar a gaita que ele carrega consigo, pela maldição de uma bruxa.
Esse é um conto mágico que se mistura com histórias mais "reais" por isso acredito gostei tanto da leitura.
Anos se passam e a mesma gaita aparece para 3 personagens diferentes em anos distintos. Essas 3 histórias envolvendo a gaita acabam abruptamente, deixando o leitor curioso e sem um final.
Nos últimos capítulos do livros as histórias se juntam com um final lindíssimo e tão confortante.
Eu amei a leveza mágica dessa história envolvendo música e com uma grande mensagem de acreditar nos sonhos.
Acredite que sempre haverá um caminho, será revelado para chegar nas suas realizações.??.
Um grande favorito de 2023.
Uma bela leitura para começar o ano com otimismo.
Aqueceu meu ?
" A música supera todas as distinções entre as pessoas." Pg 61.
Lindybooks 06/02/2023minha estante
Caraca, deu até vontade d ler dps dessa KKKKKKKKKK

diliterando 06/02/2023minha estante
Ah leia...eu amei muito

Patti Spissoto 13/10/2022

Que história linda e perfeita...
Que história linda e perfeita... Comprei esse livro porque gostei da capa e da cor... Não tinha ideia da história. Mas ela também é linda e apaixonante! Encantada!!!!

leiturasdaursula 18/03/2022

Fábula dark+música+crianças = amei!
Eu amo livros que tem música e que são permeados por Fábulas dark e esse livro é sobre isso e sobre crianças sofrendo em meio a guerras. Aqui vamos conhecer 4 histórias com crianças diferentes sofrendo com a 1ª e 2ª guerras mundiais e com a depressão dos estados unidos. O livro começa com a fábula e depois segue para a história de cada criança. Porém a gente só sabe o desfecho de cada personagem no capítulo final e eu amei como a autora me enganou, me fez chorar e rir e trouxe temas e representatividades diferentes para cá! Perfeito

Fran 24/02/2020

Resenha de "Ecos"
Olá, pessoal! A resenha de hoje é sobre o livros "Ecos" da escritora Pam Muñoz Ryam. Obra original dos Estados Unidos de 2015, foi publicada, pela primeira vez, no Brasil, pela @darksidebooks, em 2017. Contém 368 páginas.
Trata-se de quatro histórias de crianças que tem em comum o amor pela música, a história de Otto, um garoto que se perdeu na floresta mas que conseguiu ser salvo com a ajuda de três irmãs mágicas, a história de Friedrich Schmidit, um garoto alemão que vê seu sonho de ser maestro ao entrar no conservatório de música ser interrompido pela ascensão do partido nazista, a história de Mike Flannery, um garoto que mora em um orfanato insalubre e teve que abandonar a paixão pelo piano por preocupar-se com o bem-estar do seu irmão mais novo, Frankie, e com a incerteza de ser acolhido por algum lar e, por último, a história de Ivy Maria Lopez, que sempre sonhou em participar de um coral e tocar instrumento mas foi obrigada a amadurecer cedo demais ao ter que acompanhar os seus pais em uma nova jornada para uma fazenda de uma família japonoesa que encontra-se em um campo de concentração e é reprimida pela vizinhança.
Sobre o que eu achei: são histórias lindas, cativantes, que enche o leitor de emoção e não tem como não se sensibilizar com as histórias. Todas as quatro histórias possui um gancho que se conectam uma a outra, as músicas citadas são saudosistas, os personagens ao tocarem músicas remetem a boas lembranças e nós, leitores, conseguimos sentir esses momentos, é um livro bastante sensorial. Sobre as crianças, ambas possuem um coração puro, bom, que não são corrompidos pela perversidade dos adultos, mas são crianças sofridas, tristes que tememos tornarem-se deprimidas. A história mais comovente, para mim, foi a de Friedrich, porque percebi que o sofrimento, no período de guerra, era algo abrangente a todos, embora fosse mais cruel ao alcançar uma criança. E sobre a edição do livro, não sou muito apegada a isso, mas está muito linda, impecável e condizente com o belo texto que o acompanha.
Recomendo este livro para quem gostaria de aquecer o coração com uma leitura comovente de contos sobre a infância.