Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

naicorrea 23/08/2021

Valor do tempo
Escrito há quase dois mil anos atrás, é curioso notar o quanto - muitas vezes - não percebemos o valor do tempo, e como vivemos esperando o ?tempo certo? para nos realizar.
Traz também a visão de um sábio, suas relações e modo de viver, o porquê quase nada o abala e como manter a afabilidade em toda uma vida.
Livro incrível, recomendo a leitura.

Kássio Meniglim 02/07/2021

Leitura rápida, mas necessária
A leitura é rápida, porém essencial para aprender um pouco mais a viver com valor, propósito e sentido.
Bem reflexivo!
Vale a leitura.

Gabi 18/06/2021

"Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito"
Ensinamentos estoicos preciosos.
São cartas de Sêneca que trazem reflexões sobre a arte de viver e a passagem do tempo .
Ele diz que a vida não é breve para quem faz bom uso do seu tempo.
Segundo Sêneca, o estudo da filosofia é uma das melhores maneiras de fazer bom uso do tempo.

Laísa 19/05/2021

É um clássico, de um grande filósofo. A minha avaliação é de acordo com o que eu senti e o que eu penso sobre o que ele escreveu. Foi sofrido para ler. Vejo como uma visão de mundo arcaica e limitada.

Paola / @poiia_brezolin 09/05/2021

Uma leitura necessária para confrontar certeza e verdades, um clássico atual! Sobre vida, e sobre viver

Alecson.Machado 30/04/2021

Sobre a brevidade da vida faz parte de um conjunto de livros pequenos e com grande impacto. Nele Sêneca manda carta aos amigos sobre como encarar as situações do dia a dia, usando conceitos da filosofia estoica.

Bru 24/04/2021

O maior obstáculo à vida é a expectativa...
Eu não sei se foi pior ler esse livro durante a pandemia ou se foi a melhor escolha que eu fiz.

Seneca é tão atual e preciso no que escreve, que parece ter previsto nosso ritmo de vida laboral atual, onde projetamos as felicidades pro futuro incerto e não nos preocupamos com os prazeres diários em nosso presente.

Chama também a atenção para o nosso ativo mais valioso que, não por acaso, é o que damos mais facilmente por sempre acharmos que o teremos em abundância.
Nos ocupamos demais e esquecemos de preencher nossa vida com o que nos dá prazer...

Segundo Sêneca, ?é consenso que nenhuma atividade pode ser bem exercida por um homem ocupado, nem eloquência, nem estudos liberais, dado que seu espírito sobrecarregado não absorve nada de modo mais profundo, mas rejeita tudo como se lhe tivesse sido imposto. - Não há coisa mais difícil de saber do que viver.
É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer.?

Você consegue saborear os prazeres da vida ou está muito ocupada?

?Para onde te projetas? Tudo o que há de vir repousa na incerteza. VIVE DE IMEDIATO!?

Giovanna1242 24/04/2021

Esse livro traz reflexões muito interessantes sobre a forma que estamos levando a vida, é curioso pensar em como ele ainda é extremamente atual. A escrita é bem mais simples do que eu imaginava, e a leitura segue um ótimo ritmo! A primeira parte fluiu melhor, mas a segunda eu achei um pouco mais cansativa, mas nada que afete ou dificulte a leitura.

Joany 08/04/2021

Qualquer coisa escrita por um estoico é algo que vale a pena ler.
Sêneca me despertou para muita coisa com esse livrinho.

Andréa G. 02/04/2021

Primeiro livro nesse tema
A primeira parte me agradou mais - Sobre a brevidade da vida. Já a segunda parte achei mais cansativa - Sobre a firmeza do sábio. Foi o primeiro contato que tive com o estoicismo e com Sêneca, valeu a experiência.

lailacruzs 27/03/2021

Amei
Rápida e fluida leitura. Muito bom mesmo. As reflexões são importantes e atemporais.

Ize 25/03/2021

Segundo Sêneca o ser humano desperdiça muito seu tempo em busca de objetivos sem sentido. E que o estudo de filosofia é o melhor uso do tempo.

Gabriel 24/03/2021

Sêneca, já quero ler tudo o que você escreveu!
Sobre a Brevidade da Vida é um diálogo/ensaio muito bom, realmente beira a perfeição, dei 5 estrelas a ele. Mas... o que me incomodou foi o segundo diálogo, Sobre a Firmeza do Sábio, realmente não gostei, dei 2 estrelas com gostinho de 1,5. Somando e dividindo tudo... 3,5 estrelas!

Franciele143 20/03/2021

"Reflexões essenciais sobre a arte de viver, passagem do tempo e a importância da razão da moralidade."

Cartas de Sêneca
Reflexões essenciais

Quando se fala de virtude, começamos a busca apartir do nosso têmperamento e camadas, porém é muito importante buscar a estabilidade da vida, ser sábio em quaisquer situações, é preciso temor e fugir das "contumélias" as injúrias que são calculadas para nos afrontar, um exemplo foi Sócrates quando foi xacoteado com piadas não se abateu, um sábio sabe seu lugar, se as pessoas não se amam como vão amar o próximo?