Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

Jadgy 17/04/2024

Pare de assistir Big Brother e vá ler um livro!
Sêneca defende que a vida não é breve, somos nós que desperdiçamos nosso tempo. Gastamos nosso tempo de maneira frívola e para ele, a melhor forma de gastar nosso tempo, é ir em busca de conhecimento, não apenas o saber por saber, mas o tipo de conhecimento que nos transforma, que gera o autoconhecimento. A perca de tempo que Gastamos reclamando de algo é inútil se usássemos esse mesmo tempo para encontrar soluções para esse problema, todo tempo gasto da maneira que for, é tempo de vida. Devemos ter cuidado ao doar nosso tempo ao outro, para quem doamos e para o quê. Ao invés de ter um tempo ocioso na internet, não seria melhor se esse tempo fosse direcionado para algo que realmente acrescente em nossas vidas? Somos os únicos responsáveis pela escolha para onde iremos gastar nossa energia viral.

di aninha 16/04/2024

Atemporal.
Como pode uma visão de 2000 anos atrás se encaixar tão perfeitamente na sociedade atual. O livro me trouxe muitas reflexões, e crises existenciais - a partir delas, realmente penso: o que venho gastando tanto meu tempo por achar que a vida passa tão rápido?

ncamilafreitas 02/04/2024

Não lembro como cheguei a esse livro, a colocá-lo na minha lista de leitura, mas foi uma boa surpresa.

a leitura é muito fluida e choca o quão o assunto se encaixa atualmente. me vi sublinhando vários trechos e me fez refletir bastante sobre as coisas que realmente são importante na vida e como desperdiçamos tempo com vícios e esperando um certo momento para aproveitar a vida.

?não é que tenhamos um curto espaço de tempo para viver, mas o desperdiçamos demais. a vida é longa o bastante e foi concedida em medida suficientemente generosa para permitir a realização de coisas maiores, se o tempo for bem investido. mas quando é desperdiçado no luxo e no descuido, quando não é dedicado a bons fins, finalmente forçados pela necessidade última percebemos que ele passou antes de sabermos que estava passando. assim é a vida que recebemos, não é curta, mas a tornamos desse modo. tão pouco tempo de sobra, mas a desperdiçamos?

?a parte da vida que realmente vivemos é pequena, pois todo o resto da existência não é vida mas apenas tempo. os vícios nos cercam e nos cercam por todos os lados.?

mars 30/03/2024

Sobre a brevidade da vida
Livro lindo! Terminei essa leitura cheia de crises existenciais e questionamentos sobre minha vida, entre eles: acho que estou desperdiçando minha vida e por isso que eu tenho a impressão que tudo está passando tão rápido

Mtressoldi 30/03/2024

"A vida divide-se em três períodos: o que se foi, o que está sendo e o que há de vir. Desses, o que estamos atravessando é breve, o que havemos de atravessar é duvidoso, o que já atravessamos é certo. É este último de fato aquele sobre o qual a fortuna perdeu seu direito, o qual não pode ser reconduzido ao arbítrio de ninguém".

joursdanslavie 28/03/2024

Slow down you crazy child you?re so ambitious for a juvenile
Esse livro foi transformador para mim, de maneira muito simples Sêneca modificou a minha perspectiva de vida, me fez parar e refletir sobre o que realmente já vivi, e o tempo que perdi em busca de coisas que são insignificantes, materiais e instáveis. Quanto tempo de nossas vidas perdemos reféns de algo/alguém? O que realmente importa? Será que realmente existe prazer em trabalhar, trabalhar e trabalhar na ambição de ter sempre mais? E os vícios que alimentamos constantemente, o quanto eles ocultam a beleza de nossas vidas? Estamos realmente vivendo, ou apenas existindo para nos afirmar para as pessoas? A vida tem sim seus percalços, mas é simples e ter essa convicção liberta e torna qualquer existência plena.
Anna.laboni 28/03/2024minha estante
Vienna, Billy Joel

Anna.laboni 28/03/2024minha estante
Adoro essa música

Mila 28/03/2024minha estante
Uau preciso leeer

sarah 28/03/2024minha estante
MDS A MÚSICA Q VC USOU, VOU LER.

Midi.Gomes 17/03/2024

?a parte da vida que realmente vivemos é pequena?
Nossa vida é composta por múltiplas futilidades...

"A vida, se você souber como usá-la, é longa, mas um homem é possuído por um desejo insaciável por sucesso e poder, outro por uma cansativa devoção a tarefas inúteis, um homem está buscando escapatória através de drogas e álcool, outro está paralisado pela preguiça; um homem está exausto por causa de uma ambição que sempre depende da opinião de outros, outro homem, deixado levar pela publicidade e ganância das companhias, atravessa grandes distâncias na esperança de ganhar status; alguns são atormentados por uma paixão pelo conflito e estão sempre ou inclinados a infligir perigo aos outros ou preocupado com si mesmos; e há alguns que se esgotam por servidão voluntária a empregadores que não oferecem uma real recompensa; muitos se mantêm ocupados ou na busca pela fortuna de outros homens ou reclamando das suas próprias; muitos, sem uma meta fixa para seguir, sempre em mudança, inconstantes e insatisfeitos, são sugados por suas indecisões para planos que nunca são novos; alguns não tem um princípio fixo pelo qual direcionar seu curso, mas o destino os pega desprevenidos enquanto estavam completamente absortos."

Madruga - Caractere 17/03/2024

Sêneca
É isso mesmo, os textos "sobre a brevidade da vida" e "sobre a firmeza do sábio" merecem ser lidos por você que chegou nos 30, está chegando nos 40, ou que já atravessou o Cabo da Boa Esperança.

Ju Furtado 16/03/2024

Essencial
Em tempos de abandono do pensamento profundo, do autoexame e do autoconhecimento, Sêneca nos propõe intensa reflexão acerca do que realmente importa. Uma leitura que nos abala e faz refletir sobre as escolhas que fazemos durante nossa vida.

Karen 11/03/2024

Muito bom.
Obra clássica do estoicismo. Muito boa. Tem uma linguagem mais rebuscada, mas mesmo assim não tive dificuldade de compreensão. Nos mostra como muito do que sofremos é causado por nós mesmos, simplesmente por nos importarmos com coisas pequenas e insignificantes. E que com isso desperdiçamos a vida.

Barbara1326 07/02/2024

Sobre a brevidade da vida
A leitura é muito difícil, nada fluída. Descobri depois que comprei que foi escrito antes do ano 100 d.C., acredito que a tentativa de leitura é boa mas não condiz mais pros dias atuais.

esquadroz 05/02/2024

?Ninguém tem a morte à vista, todos estendem suas esperanças ao longe, alguns chegam até mesmo a tomar disposições com relação a coisas que estão além de suas vidas: enormes túmulos, dedicatórias de serviços públicos, dádivas junto de suas piras funerárias e pomposas exéquias. Mas, por Hércules, seus funerais deveriam ser conduzidos à luz de tochas e círios, como se tivesse vivido pouquíssimo!?

raissa754 03/02/2024

Eu adorei!!! tem essa coisa nesse livro que te faz (pra quem não tem a certeza real) duvidar de multa coisa que você achava que já estava decidido. é um livro um pouco complicado, mas muito bom. super recomendo!

Theallebasi 30/01/2024

Filosofia de romano, né.
É uma boa leitura, acho bem necessária para as pessoas no geral. Imagino que vou ler ele mais vezes, tem reflexões muito bem vindas e que acho produtivas pros nossos tempos atuais. A questão do tempo é muito negligenciada e esse livro tem uma reflexão boa a respeito. Não é um livro excepcional mas é necessário, até certo ponto. Obviamente não concordo com todas as reflexões dele, mas claro que me deu janela para pensar sobre algumas temáticas então foi uma boa leitura.
Gostei principalmente das reflexões que ele me trouxe sobre virtudes (o que elas são, como defini-las, o que faria de alguém uma pessoa virtuosa segundo os meus parâmetros, como ser virtuosa, etc...) e, claro, sobre o tempo e o uso que temos dele.
A parte do Sobre a firmeza do sábio não me pegou muito, mas a primeira foi muito boa.

Helena 23/01/2024

Sêneca é transcendente. Suas palavras caem no coração como adubo cai na terra.
Tudo faz muito sentido. Tudo é questão de equilíbrio.
O ocioso é o ocupado. Todos tem uma vida breve.
Aquele que aproveita a vida é aquele sabe gerir seu tempo.
Os conselhos de Sêneca para aproveitar melhor a vida são preciosos