Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

Mickael 23/11/2023

Sobre a brevidade da vida
Uma leitura gostosa, rápida e envolvente. Algumas reflexões são mesmo importantes e que todos deveriam fazer. Gostei da escrita de Sêneca. Apesar do modismo do estoicismo no mundo corporativo atual, essa é uma leitura necessária.

@leitoraemformacao_ 14/11/2023

O que faz a nossa vida parecer breve????
O autor afirma que a maioria das pessoas se queixa porque, aparentemente, nosso período de vida é breve. No entanto, essas mesmas pessoas não percebem algumas causas comuns a todos, que respondem a indagação central do texto: ganância, avareza, vícios, dedicar todo o tempo aos outros, não saber gerenciar as horas entre as ocupações obrigatórias e as por prazer com as que podem desenvolver nosso próprio eu, ambição sempre dependente das opiniões alheias, falta de objetivo consistente na vida, entre outras coisas...

Ao mesmo tempo que aponta os erros, dá esperança dizendo que a vida é longa, desde que a gente aprenda a administrá-la, que conheçamos e apliquemos a arte de viver nos nossos dias.

"Não recebemos uma vida breve, mas a tornamos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a realização de grandes ações, se tudo for bem investido. Mas, quando ela desaparece na ostentação e na indiferença, quando não a empregamos em nada de bom, percebemos que a vida que não vimos passar morreu.

Assim é: a vida que recebemos não é breve, mas a fazemos, nem somos dela carentes, mas esbanjadores. Tal como abundantes e grandiosos recursos, quando caem nas mãos de um dono irresponsável, desaparecem num instante, enquanto que, por pequenos que sejam, se são confiados a um bom dono, crescem pelo uso, assim também nossa vida se estende por muito tempo, para aquele que sabe usufruir bem dela."

----

Amei a leitura. Profunda. Direta. Nos tira da zona de conforto. Nos faz refletir.

???

Beatriz Almeida ð«ð 09/11/2023

É muito lindo ver o que os grandes sábios da literatura tem a dizer sobre a morte e sobre como aproveitar a vida da melhor maneira possível...

Mari 08/11/2023

Sêneca traz reflexões interessantes que certamente atravessam os séculos e se tornam atemporais. Seus ensinamentos podem ser facilmente aplicados nos dias atuais, pois embora muitas coisas tenham evoluído... o ser humano parece manter alguns comportamentos que apenas através da sabedoria podemos superá-los.

Gsanto 25/10/2023

Handbook estoicismo
De maneira didática, esse livro te ensina bastante sobre o estoicismo e a arte de levar uma vida tranquila
todo mundo tem muito o que aprender com Sêneca

gstvmts 08/09/2023

Brilhantes ensinamentos
Devo assumir que eu possuía certo preconceito contra os estoicos, mas a leitura foi tão cativante e com ensinamentos tão preciosos que obriguei-me a reconsiderar, afinal, as injúrias não os atingem. :)

Mearc 08/09/2023

Essencial para quem está perdido.
Esse livro dialoga muito com o leitor de tantas formas. Apesar de ser extremamente curto, é um livro muito duradouro, o conteúdo é riquíssimo, cada página é possível tirar várias reflexões e conselhos diferentes, e te dá um outro aspecto de como ver a vida. Dito isso, esse livro é ÓTIMO para quem não sabe o que está fazendo ou quer um guia, você vai levar muitos tapas para acordar pra vida.

Makoto 05/09/2023

Interessante
São cartas cheias de frases de efeito, que de fato são bastante impactantes, porém soam como a autoajuda da Grécia antiga. O pensamento que permeia tudo o que é dito é simples e consistente com a visão de mundo onde nada importa exceto a maturidade filosófica.

bianca 29/08/2023

Eu acredito que os tópicos levantados no livro são sim muito relevantes, porém é muito difícil levar a sério a maioria, tendo em vista o mundo em que vivemos hoje.

o capitalismo com certeza não permite viver no desejado ócio, mas não custa nada sonhar.

KauRibeiro14 26/08/2023

Não é um livro de fácil leitura, mas é um bom livro para aprender a dar valor na vida. É um livro que recomendo a todos porque ele é pequeno mas ao mesmo tempo a mensagem dele é bastante profunda.

Luci_books 22/08/2023

Passei toda a semana imersa na companhia desta pequena grande obra que é "Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio", escrita por Sêneca. Assim como o livro em si, gostaria de compartilhar minhas impressões sobre essa leitura.

"Sobre a brevidade da vida" é verdadeiramente uma obra-prima, repleta de conselhos valiosos sobre como devemos aproveitar ao máximo nossa existência. O autor nos lembra da importância de valorizar cada instante como se fosse único, conscientes de que a vida é passageira e não uma jornada interminável de tentativas. Sêneca nos incentiva a priorizar aquilo que realmente importa, como nosso bem-estar e as pessoas que nos fazem bem, ao invés de passar uma vida inteira buscando status social ou cumprindo obrigações que não nos trazem verdadeira satisfação.

Já em relação a "Sobre a firmeza do sábio", confesso que essa parte foi um pouco mais desafiadora de compreender. Sêneca utiliza diversos exemplos de um período histórico distante, o que requer uma releitura atenta e reflexão sobre a mensagem transmitida. No entanto, acredito que uma vez que assimilamos as ideias centrais, podemos extrair valiosos ensinamentos desse trecho. De certa forma, essa parte me lembrou do livro "Os Quatro Compromissos", de Don Miguel Ruiz, que aborda a importância de assumirmos a responsabilidade por nossos próprios sentimentos diante dos ataques que sofremos. Além disso, recordo de uma palestra maravilhosa de Leandro Karnal em que ele menciona: "O veneno só me mata se eu beber". Ambas as referências seguem a mesma premissa de Sêneca, ressaltando a importância de como reagimos e lidamos com as adversidades da vida.

É incrível como os ensinamentos de Sêneca transcendem o tempo e continuam relevantes até os dias de hoje. Essa leitura despertou em mim uma profunda reflexão sobre a importância de viver plenamente e de forma consciente, aproveitando cada momento que nos é dado. Estou grata por ter tido a oportunidade de mergulhar nessas palavras sábias e tenho certeza de que esses ensinamentos me acompanharão ao longo da vida.

David163 11/08/2023

Clássico do estoicismo
Sêneca escreve sobre como não valorizamos nosso bem mais mais precioso, o nosso tempo de vida.
Leitura fácil e que pode ajudar a ter uma vida mais bem vivida.
Pra quem está lendo sobre o estoicismo é leitura obrigatória.

Rafaela.Oliveira 31/07/2023

Cada vez entendia menos
Li esse livro umas 20x, fiquei 21x sem entender nada. Puro suco da sabedoria.

Você até entende, mas começa a pensar e viu que não entendeu foi nada. Se ficar um pouco depressivo, algo você entendeu.