Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

Fernanda3262 14/08/2022

"Ninguém vai restituir os teus anos, Ninguém vai devolver-te de novo a ti mesmo."
"É assim que acontece: não recebemos uma vida breve, mas a fazemos."

Rafael.Prearo 06/08/2022

Complexo
Uma escrita bem complexa, é o primeiro livro que leio de Sêneca. Depois de ler o Manual Estóico me veio o interesse. A ideia central do livro do viva o agora. De não se preocupar com contumélia (insultos) 'tive que pesquisar' haha é bem interessante é possível de se levar pra vida.

Lua 25/07/2022

Uma leitura muito reflexiva e impactante! Os ensinamentos de Sêneca continuam sendo atuais, ajudando o leitor a ver a própria realidade de outra forma.

stella87 19/07/2022

uma breve leitura sobre nossas breves vidas (tão engraçado)
um livro que li bem rápido (irônico, não é?), mas senti seu impacto?certamente uma leitura marcante que vou levar para a vida?

Erich 11/07/2022

Sêneca discursa sobre o tema da brevidade da vida. A primeira ideia central é que precisamos viver ao invés de deixar para depois. A duração da vida é desconhecida, afinal. E isso nos obriga a viver todos os momentos de modo completo e satisfatório ao invés de gastar nosso tão pouco tempo com futilidades.

Após essa primeira ideia central temos uma discussão sobre o que significa afinal aproveitar a vida e o que significa desperdiçá-la com inutilidades. Este ponto chegou para mim como uma reflexão cômica quase. De princípio parecia-me que o prazer da vida dele era o de criticar todos os modos de vida, dada a tamanha indignação com a qual ele os apresentava. A sua indignação com o corte de cabelo é um dos pontos divertidos.

Entretanto, ele vai formulando melhor e estabelece que vive mal aquele que pula seus momentos. Que vive em busca de prazeres momentâneos e irreais, de modo que entre um prazer e outro vive em mediocridade. Dentro disso é possível discorrer vários exemplos. E o que seria o viver bem? Seria se dedicar a coisas que acrescentem algo a você, que somem à sua existência. A ideia de que a atividade pensante (resumida, até por causa da época, à filosofia) é um dos geradores disso é bem interessante. De fato, quando alguém se dedica à atividade intelectual ele penetra em uma realidade na qual interage com todos os pensadores que já existiram e temos a mente se abrindo a novas ideia e novas concepções. Assim, os prazeres provenientes da atividade intelectual não são passageiros, eles vão se somando (claro, ignorando doenças degenerativas como Alzheimer).

Minha crítica a ele seria a fixação de que essa atividade pensante é a única virtuosa e o é para qualquer pessoa. As duas premissas são, a meu ver, falsas. Primeiro, não necessariamente todo ser humano garantidamente vai sentir prazer em uma atividade reflexiva, filosófica. Isso, para alguns, pode ser deveras entediante. Nesse caso, seria um desperdício de vida que essas pessoas, que não veem prazer na reflexão filosófica, dedicassem suas vias a ela. Em segundo ponto, e complementando o primeiro, a atividade nobre seria aquela que lhe concede um prazer permanente, seja ela qual for.

Posso partir exatamente da mesma formulação do Sêneca, apenas adicionando a ideia de prazer permanente como objetivo central. Nesse caso, atividades de contemplação da natureza (contemplar sem refleti-la, como quem olha um belo pôr-do-sol), a atividade artística e muitas outras poderiam também ser fontes de prazer. Resumindo para não me alongar nessa divagação pessoal: Uma vida bem vivida é aquela locupleta de atividades prazerosas.
Pedro 29/09/2022minha estante
Rapaz, agora quero ler esse livro

alntbr 05/07/2022

Brevidade
Seneca foi um dos filósofos estoicos que eu escolhi para ler, seguido por Marcos Aurélio e Epicuro. Sobre a brevidade da vida é um livro curto, poderia ter acabado em um dia (mas não o fiz), diria que é um livro leve mesmo que o título da obra se refira à um tema não muito agradável.

Martony.Demes 10/06/2022

O primeiro passo para o estoicismo
Venho fazendo estudos sobre o estoicismo e um dos livros que estão em primeiro lugar como sugestão é esse do Sêneca então não poderia iniciar por outro! Essa é minha segunda leitura!

Sobre a brevidade da vida é uma obra epistolar pela qual Sêneca troca cartas com seu amigo, Paulino. Um dos principais temas é sobre o uso que fazemos com o tempo e sobre como a nossa vida é célere e breve e esquecemos disso.

É um livrinho bem curto, com 31 páginas! Na obra, faz-se reflexão sobre o uso inteligente do tempo. Vale lembrar que o contexto é há dois mil anos! Mas será que serve para os dias atuais? Claro que sim! São conselhos que resistem à passagem do tempo. Por meio das palavras de Sêneca, podemos transformar a maneira como nós vemos a dimensão das coisas. É guia para inúmeras gerações por sua eloquência, lucidez e sabedoria.

Ele apresenta pontos sobre uso de recursos que dependendo que manipula, os recursos logos se acabarão. Isso é o mesmo para o tempo.

'A única coisa que deveriamos ser mesquinho seria com o tempo'.E não somos! Perdemos muito tempo com vícios, com coisas fúteis, inúteis e nem notamos.

Ela fala o quanto nós nos consumimos multuamente! E depois a gente reclama que os outros roubam nosso tempo, mas e quanto a nós, quanto tempo nos dedicamos a nós mesmos?

Além disso, quanto tempo perdemos na ignorancia, na raiva, no medo, na superficialidade, na vida alheia, na preguiça...

Quando fala que perdemos a vida com vícios, mas não só os vícios de alcool, cigarro etc mas como outros vicios como a vitimização é um vício, de querer ser melhor que o outro, pensamos negativos é um vício, viver de maneira impensada.

“Deve-se aprender a viver por toda a vida, e, por mais que tu talvez te espantes, a vida toda é um aprender a morrer”. Por tras disso tudo está a sabedoria estóica que ai é cenas para os próximos capítulos!

Pretendo doravante me aprimorar com estudos estoicos e sempre ser eficiente e sereno comigo, com as pessoas a minha volta e com a humanidade, quem sabe!

Pedro.Gondim 07/06/2022

O verdadeiro tesouro
?Demétrio, cognominado Poliorceta, havia tomado Mégara. O filósofo Estilbão, interrogado por ele se havia sofrido alguma perda, respondeu: ?Nenhuma, tudo que é meu tenho comigo?. Mas seu patrimônio havia se convertido em despojo de guerra, suas filhas o inimigo havia arrebatado, sua pátria havia caído em domínio alheio, e um rei, circundado pelas armas do exército vitorioso, interrogava-o de um assento elevado. Ele, no entanto, arrancou-lhe a vitória e atestou que estava não só invicto, como indene, pois tinha consigo os verdadeiros bens, sobre os quais não se pode lançar as mãos, e aqueles, dissipados e saqueados, que estavam sendo levados, não os julgava seus, mas exteriores e resultante do desejo da fortuna. Por isso, não os apreciava como bens próprios. Realmente, é instável e incerta a posse de tudo quanto nos vem de fora.? (p.45)

isa 20/05/2022

?A vida, se você souber usá-la, é longa.?

Sêneca levanta vários argumentos e princípios estoicos acerca do tempo e da forna como lindamos com a vida e com a longevidade. Nós, para ele, passamos tempo demais focando em objetivos sem valor ou sentindo que nos faz viver de forma curta e superficial.

obra de fácil entendimento, leitura gostosa e tranquila. muito inteligente e reflexiva.

Foi MARAVILHOSA a experiência que tive com essa leitura. primeira vez que leio uma obra estoica e começar com esse advogado, escritor e intelectual do Império Romano foi incrível.
Obra enriquecedora e muito reflexiva.

Ariel 10/04/2022

Livro com uma interpretação de difícil compreensão, ainda não me sinto à vontade para conseguir lê-lo e entender de forma imediata ou ter uma compreensão completa.
Talvez em uma segunda ou terceira leitura consiga extrai mais conhecimento do livro, ainda não me sinto pronto para esse tipo de livro.

VAtor.RodrAgues 06/04/2022

Brevíssima e demasiado angustiosa é a vida daqueles que se esquecem do passado, negligenciam o presente e temem o futuro.

laarthv 25/03/2022

Tenho lido alguns livros de Sêneca e, lhes digo que, tenho visto a vida de forma diferente, não somente pela leitura realizada, mas porque ele tem a capacidade de falar sobre tudo, do quão a vida é monótona, e isso me faz encarar tudo de outra perspectiva, diria que até mais humana.

Titi 19/03/2022

O conteúdo do livro é fantástico e faz a gente pensar muito, a línguagem do livro não é tás melhores, da sono as vezes kkkk mas normal, livro muito bom

Ana Júlia 10/03/2022

Necessário
Nos tempos em que o tempo todo temos algo a fazer e mostrar, onde as opiniões alheias são tão escancaradas e distribuídas livremente, este livro não é nada menos que necessário.

Um dos grandes filósofos do estoicismo na troca de cartas com amigos nos convida a pensar sobre como temos empregado nosso tempo e lidado com as críticas alheias.

xablau 09/03/2022

Definição de perfeito
"Vemos que tu chegaste a um estágio avançado da vida humana, pesam-te nas costas cem anos ou mais. Vamos, faz o cômputo de tua existência: calcula quanto desse tempo um credor, quanto uma amante, quanto um rei, quanto um cliente te subtraiu, quanto uma desavença conjugal, quanto o castigo dos escravos, quanto o obrigatório ir e vir pela cidade; acrescenta também o tempo que se perdeu sem uso: verás que tu tens bem menos anos do que enumeras. Repassa na memória, quando é que estiveste disponível para ti, quando tua face manteve expressão normal, quando tua alma se manteve impassível, que obra realizaste em uma vida sem que tu percebesses o que perdias, quando te subtraiu uma tristeza inútil, uma alegria tola, uma cupidez voraz, uma conversa fútil, quão pouco te foi deixado do que era teu. Compreenderás que estavas morrendo prematuramente."
isso é Sêneca senhores e senhoras.