Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

Lenon, André Lenon 01/03/2022

Uma ótima reflexão de Sêneca sobre as coisas que nós próprios fazemos e que abreviam nossas vidas e, portanto, como evitá-las e assim ter uma vida com melhor qualidade.

Diuliane.Thais 22/02/2022

Para quem não é habituado a leitura deste gênero, pode ser difícil de concluir a leitura, assim como foi para mim.

Jadna.Sena 16/02/2022

"É preciso durante toda a vida aprender a viver"...
Sêneca é um dos principais representantes da Filosofia Estoica. O Estoicismo propõem que os seres humanos vivessem de acordo com a natureza, ou seja, viver em harmonia consigo mesmo, com a humanidade e com o universo. Para isso, é necessário que o sujeito se ocupe apenas com aquilo que está em seu controle e aceite o que não pode mudar.
Em "sobre a brevidade da vida", Sêneca chama a atenção a um aspecto bastante discutido nos últimos tempos: "a vida é um sopro". Na verdade não, a vida não é curta, mas, longa o suficiente para quem souber aproveitá-la com sabedoria e responsabilidade. O grande problema é que gastamos muito tempo com coisas que não valem a pena e nem acrescentam em nada em nossa vida. Porque achamos que vamos viver eternamente.
Para ele, se quisermos ter uma vida longa, é necessário voltar-se para si mesmo para tomarmos posse de nossa vida. Portanto, é importante que tenhamos consciência de nossa finitude para que empreguemos nosso tempo em coisas que valham a pena. Uma delas é usar um tempo para si mesmo e para aprender com pensadores como este sobre como viver, assim como, morrer.
Enquanto que em "sobre a firmeza do sábio", destaca a postura que a pessoa sábia tem diante das injustiças e provocações. O sábio não se deixa abalar pelas adversidades que a vida lhe apresenta, pois, os acontecimentos exteriores não fazem parte de quem ele é. Então, não há motivos para deixar que insultos, por exemplo, afetem sua vida. Inclusive, essa postura de "não reação" diante de situações que não pode mudar, como as ofensas alheias, é extremamente importante para que se possa ter uma vida melhor e tranquila.

laxxal 16/02/2022

Essa leitura me gerou muitas reflexões e alguns choques de realidade.
Os conselhos de Sêneca não podiam ter sido mais claros sobre como nossa vida é extremamente breve e a necessidade de viver e aproveitar cada momento dessa experiência única e exclusiva.

Sêneca trás muitas informações de pensadores e líderes da antiguidade com visões de diferentes épocas para enriquecer ainda mais seu pensamento, instigando ações práticas para um "melhor aproveitamento" da vida.

Apesar de não concordar com uma coisa ou outra, achei um conteúdo de muita qualidade e bem interessante, recomendo!
aline 16/02/2022minha estante
rompeu o embargo literário então KKKKKKKKKK

kkkkkkkkkkkkkkkkk eu não acredito

laxxal 17/02/2022minha estante
acho que só daria pra ir até o fim se entrasse um gil do vigor pra animar a casa kkkkk

aline 17/02/2022minha estante
KFKWNFNWMSMADNWBFBFJS simm!! nossa mas que edição mais sem graça né

laxxal 17/02/2022minha estante
simmm, pessoal ta muito calminho kkkk

_Wesley_ 06/02/2022

Reflexões Estoicas
Este livro é composto por duas epístolas de Sêneca:
Sobre a Brevidade da Vida, lança uma profunda reflexão crítica ao aproveitamento do tempo disponível para os seres humanos, o desperdício da vida com atividades e pensamentos supérfluos que somente produzem arrependimentos e lamentações ao findar a vida.
Sobre a Firmeza do Sábio, é uma exaltação a intangibilidade dos sábios frente as injúrias e contumélias, como o domínio de si e o entendimento de suas posses intelectuais o colocam a distância dos demais.

Fernanda.Lopes 31/01/2022

Curtinho e potente
Essa edição da Penguin conta com o Sobre a brevidade da vida e com o Sobre a firmeza do sábio.

Ambos são livros excelentes, especialmente o primeiro, que trata sobre a diferença entre viver de fato e meramente existir. Ele foi responsável por muitas fritações filosóficas por aqui! Rs

Já o segundo, é uma defesa do sábio, uma figura quase mítica para a maioria dos estoicos, mas que Sêneca acredita ser mais comum do que parece. O texto é ótimo e, na era da internet, serve para pensarmos sobre como nós lidamos com ofensas e afrontas.

Mas, Sêneca não escapa aos vícios de sua época e tem trechos bem problemáticos sobre mulheres e escravos.

Abraão 26/01/2022

Perfeito
Livro para ficar ao lado da cama e ler todo dia um capítulo para ter uma vida melhor. Recomendo para todo mundo!

Marcinhow 25/01/2022

A humanidade está lascada...
Se pegarmos pra olhar a ordem cronológica dos principais acontecimentos da humanidade, desde que Sêneca escreveu essas palavras, até os dias de hoje, percebemos que nada mudou. Principalmente se focarmos no mundo ocidental, temos muito o que melhorar ar, mas parece que através dos séculos, não saímos do lugar.

arturtrindade 23/01/2022

O livro é dividido em duas partes: Sobre a brevidade da vida e Sobre a firmeza do sábio, ambas foram escritas em forma de cartas e apresentam reflexões essenciais quanto à arte de viver, à passagem do tempo e à importância da razão e da moralidade.

Em "Sobre a brevidade da vida" temos como assunto central o tempo, Sêneca reflete como perdemos ou depositamos nosso tempo em coisas irrelevantes e que nos consome pouco a pouco sem que notemos:

"Quantas pessoas saquearam tua vida sem que tu percebesse o que perdias, quanto te subtraiu uma tristeza inútil, uma alegria tola, uma cupidez voraz, uma conversa fútil, quão pouco te foi deixado do que era teu. Compreenderás que estavas morrendo prematuramente".

Em "Sobre a firmeza do sábio" Sêneca discute sobre a moralidade como bem mais preciso e inapto do homem sábio:

"O sábio, entretanto, nada pode perder. Tudo ele preservou em si mesmo, nada confiou à fortuna, mantém seus bens em segurança, contente com sua virtude, que não carece dos dons da fortuna e por isso não pode sofrer nem acréscimo nem diminuição."

Livro escrito há quase 2000 anos, mas que traz reflexões tão atuais, se soubéssemos aproveitar bem o nosso tempo com coisas que realmente valham a pena e que proporcionem um tempo de qualidade, não teríamos essa sensação de que a vida é curta.

"Quanto é tardio começar a viver só quando é hora de terminar!"
M.Carvalho 23/01/2022minha estante
Ótimo livro! Nos faz repensar a forma como vivemos e como temos nos estruturado enquanto sociedade.

Junior Almeida 21/01/2022

É triste realmente a condição de todas as pessoas ocupadas. No entanto, a mais triste é a daqueles que padecem por ocupações que nem ao menos lhe são próprias, que dormem conforme o sono alheio, andam pelo passo alheio, amam e odeiam mediante ordens, sentimentos os mais livres de todos. Estes, se quiserem saber quanto é breve a própria vida, pensem que pequena parte é de fato sua.

Passará a perceber que cabelos brancos não representa o quanto viveu, mas a quanto tempo tens existido.

Ph12 20/01/2022

Reflexivo e necessário
Durante a leitura você pode destacar diversas frases de efeito reflexivo de como levamos a vida. O incrível é você fazer a comparação da época que Sêneca escreveu e de como as citações valem até hoje, em um mundo corrido, podendo ter um efeito ainda maior. Gostei muito de no final explicar e dar embasamento sobre alguns aspectos históricos relevantes das cartas deixa a leitura mais conectada. Em geral, aproveite a vida, ela é breve, viva!

Francisco240 13/01/2022

Interessante é reflexivo, no entanto se repete copiosamente
?Mas o que fará o sábio se levou uma bofetada?? O mesmo que Catão depois de terem lhe batido no rosto: não se inflamou, não puniu a injúria, nem mesmo a perdoou, mas negou que tivesse sido feita; com um ânimo ainda maior do que se a tivesse perdoado, não a reconheceu. Não nos deteremos longo tempo nesse ponto; quem de fato ignora que para o sábio nenhuma das coisas que se crê como um mal ou um bem parece ser tal como para as demais pessoas? Ele não olha para o que os homens julgam como torpe ou miserável, não vai por onde vai o povo, mas, tal como os astros dirigem seu curso em sentido contrário ao do céu, assim também ele avança na direção oposta à da opinião comum".
Gessyca 14/01/2022minha estante
Muito bom!

Francisco240 14/01/2022minha estante
Achei ele um livro interessante/ok mas pelo menos comigo ele não conseguiu ser mais que 3?!
No entanto é um livro interessante e remete a vários pensamentos vigentes no primeiro século d.c.

Lea.0 12/01/2022

muitos ensinamentos..
Acredito que seja um livro ótimo para quem procura maneiras de viver e lidar com o externo dentro de pautas e pensamentos filosóficos.
Apesar de muitas citações, esta edição contém as notas no final do livro então a compreensão se torna mais fácil por conta delas.
Consegui tirar muitos aprendizados daqui, achei muito bom
Mariana113 13/01/2022minha estante
Isso é a tua cara?

Rogério 02/01/2022

Ninguém valoriza o tempo...
"Cada um apressa sua vida e sofre a ânsia do futuro e o tédio do presente."
A escolha desse livro como o primeiro do ano foi um grande acerto. É interessante perceber que escritos de antes de Cristo se fazem atuais, principalmente nesta época onde as coisas são instantâneas; somos incentivados a nos tornarmos ricos antes dos 30 anos; somos forçados a cumprir prazos e metas cada vez mais desumanos.
O tempo é a maior riqueza que nos é disponibilizada, e não o valorizamos. A gente vive planejando coisas para amanhã, pro ano que vem, pra quando aposentar, tirar férias, e esquecemos de aproveitar os momentos do presente, do agora! Somente o presente é certeza, o futuro pode nem vir. Então, sim, aproveitar cada dia, mesmo que seja uma segunda-feira. Tire um tempo pra você, para seus amigos, para seu cachorro, para fazer aquilo que quer, que deseja.
Por fim, é um livro que te dá pancada atrás de pancada, e é ótimo! Nesta edição, há um segundo livro de Sêneca, Sobre a Firmeza do Sábio, que é bem tedioso e faz parecer um sábio como o Superman, sem condições de seguir as recomendações...

Allyson Luan 01/01/2022

SOBRE A BREVIDADE DA VIDA
Para quem conhece SÊNECA (Lúcio Aneu Sêneca) nada precisaria falar, sabendo-se da grandeza desse filósofo estoico.

Neste livro - SOBRE A BREVIDADE DA VIDA, as reflexões sobre uma "vida bem vivida" é narrada em cada página, cada linha, palavra...

Ao contrário de muitos pensadores, Sêneca acredita que "A VIDA É LONGA O BASTANTE", porém desperdiçamos muito tempo com coisas banais.

Quer saber quais as coisas banais é descrita?
Quer saber como viver uma vida bem vivida?

Leia o livro.

Indico para todos as pessoas que gostam de refletir sobre nossa existência.