Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

esquadroz 05/02/2024

?Ninguém tem a morte à vista, todos estendem suas esperanças ao longe, alguns chegam até mesmo a tomar disposições com relação a coisas que estão além de suas vidas: enormes túmulos, dedicatórias de serviços públicos, dádivas junto de suas piras funerárias e pomposas exéquias. Mas, por Hércules, seus funerais deveriam ser conduzidos à luz de tochas e círios, como se tivesse vivido pouquíssimo!?

raissa754 03/02/2024

Eu adorei!!! tem essa coisa nesse livro que te faz (pra quem não tem a certeza real) duvidar de multa coisa que você achava que já estava decidido. é um livro um pouco complicado, mas muito bom. super recomendo!

Theallebasi 30/01/2024

Filosofia de romano, né.
É uma boa leitura, acho bem necessária para as pessoas no geral. Imagino que vou ler ele mais vezes, tem reflexões muito bem vindas e que acho produtivas pros nossos tempos atuais. A questão do tempo é muito negligenciada e esse livro tem uma reflexão boa a respeito. Não é um livro excepcional mas é necessário, até certo ponto. Obviamente não concordo com todas as reflexões dele, mas claro que me deu janela para pensar sobre algumas temáticas então foi uma boa leitura.
Gostei principalmente das reflexões que ele me trouxe sobre virtudes (o que elas são, como defini-las, o que faria de alguém uma pessoa virtuosa segundo os meus parâmetros, como ser virtuosa, etc...) e, claro, sobre o tempo e o uso que temos dele.
A parte do Sobre a firmeza do sábio não me pegou muito, mas a primeira foi muito boa.

Helena 23/01/2024

Sêneca é transcendente. Suas palavras caem no coração como adubo cai na terra.
Tudo faz muito sentido. Tudo é questão de equilíbrio.
O ocioso é o ocupado. Todos tem uma vida breve.
Aquele que aproveita a vida é aquele sabe gerir seu tempo.
Os conselhos de Sêneca para aproveitar melhor a vida são preciosos

Uayhs_04 19/01/2024

Me lembrou muito papai me educando
Esse livro me fez perceber o privilégio que é ter um pai como o meu, que apesar de não ter concluído o ensino médio e nem possuiu um pai presente, com suas vivências dolorosas conseguiu me passar os ensinamentos que esse livro dissemina. Utilizar das virtudes, sabedoria e paciência em momentos de afronta.

alissonfrts 12/01/2024

Começa bem, depois enche o saco
O livro é dividido em duas partes: Sobre a brevidade da vida, com 20 passagens e Sobre a firmeza do sábio, com 19 passagens.

Sobre a brevidade da vida: Honestamente a única coisa que tirei valor foram das primeiras 10 passagens, o resto foi tudo história sem nexo com palavras velhas e meio poéticas.

Sobre a firmeza do sábio: Basicamente quer passar ensinamentos em como lidar com ofensas, mas nada muito profundo. Com uma narrativa de ?o sábio é inabalável? se te ofenderem de alguma forma isso não deve lhe atingir pq o sábio está num ?andar superior? e blá blá blá. Achei muito viajado e poético, parece um velho fazendo drama ?se te chamarem de careca não se ofenda? pouquíssimo aplicável no dia a dia.

hildanunes 09/01/2024

Esse livro até pode ser curto, mas o tapa na cara é de uma imensidão incalculável. Leitura valiosíssima!

maLu 31/12/2023

Foi uma leitura muito rápida que eu queria fazer a muito tempo e valeu super a pena? um livro cheio de citações marcantes sobre a vida e o modo que nós escolhemos viver ela. Eu gostei muito mesmo.

Gustavo616 28/12/2023

Sobre a Brevidade da Vida
?Sobre a Brevidade da Vida? é uma obra que consegue mostrar de uma maneira muito clara como o comportamento de indivíduos de 2000 anos atrás aparecem nos dias de hoje. Leitura muito prazerosa e que nos faz refletir sobre algo que muitas vezes deixamos de lado: O Tempo. Sêneca nos faz refletir que o tempo é nosso bem mais precioso, nos incentivando a usa-lo de uma maneira mais consciente. Leitura muito recomendada!

Fhany 27/12/2023

Primeira vez que leio livro desse gênero, e achei o livro bem didático e curto. Isso é ótimo pra quem tem primeiro contato ao estoicismo, é uma forma mais fluída de aprender.

O livro com o título ?sobre a brevidade da vida? trás ensinamentos sobre como viver de forma mais leve. Um dos ensinamentos é sobre como vivemos ansiosos pelo futuro e não vivemos o presente: ?para eles toda demora do evento esperado é longa mas aquele momento que amam é breve fugaz e muito mais breve por causa da doença deles?.
?os dias para eles são longos mas detestáveis, perdem o dia na espera da noite?. A vida já não é curta o bastante para viver no futuro? Muitos não aproveitam o presente, querem chegar logo ao momento de prazer momentâneo. Se for para viver dessa forma, sem viver verdadeiramente o percurso até o seu objetivo, o que vale então passar por tudo?

Outra parte do livro fala sobre sabedoria. Como sábios sabem aproveitar o pouca da vida, e transformam em muito. ?que médico se enfurece com louco? o sábio tem para todos o mesmo sentimento que o médico para o seus pacientes?. Mostra-se que os sábios não perdem suas vidas ou gastam suas preocupações com injúrias ou críticas de terceiros que não vai lhe afetar na vida, sua vida tem mais importante preocupações.

?Deve-se deixar de lado e ter como indistintas as honrarias e as injúrias do povo nem doer-se por estas?. Mostra se também que para um sábio não existe injúria. Em grade resumo, entendi a mensagem que o livro ao final quis passar, citando e explicando como é para o sábio uma injúria, e como não lhe afeta, das pequenas as grandes. E que devemos viver como um sábio, ter a paciência do mesmo.

Amanda 27/12/2023

Vou precisar ler mais vezes
É um livro mais complexo, com palavras que estão fora do uso comum e precisa de mais atenção, foco e energia para ler e entender. Sendo bem honesta, vou precisar ler mais vezes para conseguir absorver os ensinamentos que tem dentro dele, porque alguns consegui, outros não.

Jaque 19/12/2023

Ótimas frases
Tem muitas frases de efeito que me deixaram pensativa. Não é um livro ótimo, mas vale a pena a leitura, pois é breve e a leitura flui muito bem.

_vivics 08/12/2023

"A parte da vida que realmente vivemos é pequena. Pois o resto da existência não é a vida, mas apenas o tempo."

Livro que dá vontade de ler e reler todos os dias, mesmo com o peso das reflexões que traz. Recomendo muito!

Marcela414 08/12/2023

Como um livro escrito há quase dois mil anos atrás continua sendo tão real e capaz de nos ensinar tanta coisa?

Livro incrível!

Gabireu 28/11/2023

Um livro bastante interessante, traz visões antigas mas que facilmente conseguimos compreender hoje. O livro possui uma escrita boa, fscilmente compreensivel, e bastante fluida, vale bastante a pena. Num panorama geral, o livro trata sobre questões vitais, a breviedade da vida é uma delas. Vemos uma visão interessantissima sobre nosso tempo em vida, e como ele esta sendo usado, nos levando a questionar se estamos verdadeiramente vivendo, ou so existindo.