Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

Natali.Emanuelle 19/04/2023

Você está vivendo ou apenas existindo?
Durante toda leitura dessa obra minha principal reflexão foi "Estou vivendo ou apenas existindo?" Durante toda a escrita o autor destaca sobre como devemos aproveitar a vida, sem desperdiçar tempo com preocupação ou ansiedades.
Ademais, penso que todos deveriam ler essa maravilha da literatura, assim sendo possível refletir sobre a vida enquanto ela ainda pode ser aproveitada.
Além disso, gostaria de destacar um trechos no qual o escritor conseguiu chamar toda a minha atenção, "Todo mundo apressa sua vida e sofre de um anseio pelo futuro e um cansaço do presente. Mas aquele que concede todo o seu tempo às suas próprias necessidades, que planeja todos os dias como se fosse o último, não anseia nem teme o dia seguinte." É realmente sobrenatural como essas palavras são verdadeira e refletem os dias atuais, vivemos em um espaço no qual a ansiedade domina a vida de todos, desde os mais novos aos mais antigos, toda população vive buscando o futuro, através dessa situações, tristemente, o presente é minimizado e esquecido, até o momento em que já não existe um futuro, somente assim nós lembramos da importância do hoje.
Portanto, desejo que esse livro seja lido por inúmeras gerações, para que todos possam refletir a importância de viver e não apenas existir!

Maria <3 10/04/2023

O desperdício da vida
Não é um livro ruim, de forma alguma, mas em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada e repetitiva. Apesar disso considero um bom livro para iniciantes, como eu.

O livro é dividido em duas partes, a primeira: A Brevidade da Vida. Sêneca diz que, pelo contrário do que as pessoas pensam, a vida não é breve, mas somos nós que desperdiçamos grande parte dela. Sempre esperando pelo futuro e nunca vivendo o presente. Além de defender a ideia de que a idade condiz com as experiências vividas e não com a quantidade de tempo passado na Terra.

A segunda parte: A firmeza do sábio. Sêneca fala sobre as virtudes do verdadeiro sábio, e os valores da sabedoria na hora de lidar com pessoas mal-intencionadas.

Aurea 09/04/2023

Sêneca
É incrível, é um aprendizado, é inspirador...Com tudo isso foi uma leitura confusa pra mim, até mesmo difícil de entender devido a linguagem e a tradução, mas é literalmente um bom livro que eu aconselho a todos lerem. Em sobre a brevidade da vida eu aprendi que eu tenho sim tempo, as vezes até de sobra, o problema é que muitas vezes a gente tá tão ocupado pensando que não tem tempo que acaba não tendo mesmo. Vocês não vão se arrepender, leiam leiam leiam

tatiane.pedrottiwinck 07/04/2023

Estoicismo
Estoiciamo é a filosofia orientada pela virtude, que é o meio para alcançar a felicidade e a tranquilidade. A qual Sêneca acreditava.
Livro escrito há quase 2 mil anos, mas que traz assuntos tao atuais...

"Não se encontra ninguém que queira dividir seu dinheiro; já a vida, quanto cada um entre muitos a distribui! São sovinas quando se trata de gastar o patrimônio, ao passo que, com relação a gastar tempo, são perdularíssimos com a única coisa em que éjusto ser avarento."

"Quão atrasado é começar a viver quando a vida está para terminar!"

Vale muito a leitura, faz pensar muito sobre a brevidade da vida...

Carlinha 31/03/2023

Gostei muito da primeira parte, a discussão sobre o tempo e sobre como nos relacionamos com ele e como entregamos ele a outras pessoas ou a certas situações, a segunda parte me pareceu de uma escrita mais densa e não consegui me conectar com a ideia de sábio proposta pelo autor, acho que só pela primeira parte o livro já basta mas a segunda tem seu valor também apesar de ser um pouco arrastada

Lanaeor 27/03/2023

Uma leitura inspiradora.
Eu considero "Sobre a Brevidade da Vida" de Sêneca uma obra filosófica estoica incrivelmente inspiradora. Sêneca nos lembra que a vida é curta e que devemos usá-la com sabedoria e propósito. Suas palavras nos incentivam a buscar a virtude e a excelência em tudo o que fazemos, e a viver cada dia de maneira significativa. Em resumo, este livro oferece uma perspectiva poderosa sobre o tempo e a vida, e eu recomendo fortemente a sua leitura.

Pedro.Henrique 21/03/2023

Muito reflexivo
Pra mim foi uma leitura demorada por ter uma escrita mais metafórica(nsei se seria a classificação mais adequada) e muitas vezes eu precisar reler a mesma frase pra tentar entender 10% do q dizia aquilo. No entanto, foi um livro que eu consegui extrair bastante coisa e repensar várias atitudes.
O livro trata da questão do tempo, da vida e muitas outras reflexões. Traz a figura do sábio como um ser q seria "imune" a qualquer tipo de injúria, como é colocado no livro, ou seja, algo injusto, e por isso n seria atingido. Recomendo a quem gosta desse tipo de livro e pretendo ler daqui um tempo.

Books da Sue 17/03/2023

Leitura fácil e de simples compreensão
Um livro bem pequeno com ensinamentos super interessantes?

Sobre a brevidade da vida nos fala sobre o que realmente importa e como nos dedicarmos a isso, de verdade. Sobre o aproveitamento do tempo e atividades que nos deixam aquela sensação de que a vida só está passando e não estamos aproveitando quase nada.

Sobre a firmeza só sábio, se eu fosse resumir, seria um tratado sobre a sabedoria, a resiliência e as reações à injúrias ao longo da vida.

Tyler 09/03/2023

Sobre a brevidade dos dias
O livro é um ensaio filosófico escrito por Sêneca, um dos mais importantes pensadores estoicos. Neste livro, Sêneca discute a importância de se valorizar o tempo e aproveitá-lo da melhor forma possível, enfatizando que a vida é curta e pode ser interrompida a qualquer momento. Ele apresenta uma série de reflexões sobre como devemos viver e como evitar o desperdício de tempo em atividades fúteis. Sêneca nos desafia a pensar sobre como estamos gastando nossos dias e a buscar uma vida mais significativa e plena. É uma leitura essencial para aqueles que buscam uma vida com mais propósito e sabedoria.

Renata 08/03/2023

Bom livro para refletir sobre nossas ações
O livro traz a reflexão sobre o valor do que estamos fazendo em nossa vida. Será realmente importante o que colocamos como prioridade em nosso dia? Sêneca nos faz enxergar que quem torna a vida breve somos nós mesmo por meio das nossos pensamentos e ações.
A diagramação do livro não é das melhores e a capa é frágil, mas o conteúdo nos traz para a realidade da vida e nos ajuda a avaliar o que realmente interessa.

Milenas4 17/02/2023

O livro é bom até, mas achei a leitura difícil (a primeira parte foi tranquilinha, mas a segunda só por deus

Madeira 02/02/2023

Referência
Creio que essa obra do Sêneca, um dos maiores - ou um dos mais populares da escola estóica - filósofos da antiguidade seja uma das que mais vejo sendo citadas como referência, sobretudo em mídias sociais! A obra é de compreensão mediana, devido, principalmente as especificidades das citações das passagens diversas. Posso atribuir essa crítica à minha ignorância em Filosofia mas no bloco 1, literalmente sobre a brevidade da vida muito tem-se a extrair. O que Sêneca tinha em sua filosofia era uma disciplina prática, destinada não só a elevar a qualidade ética da vida humana, mas sobretudo a promover um processo de ascese espiritual, conforme a perspectiva afirmada pela doutrina estoica. Só leia se tiver com tempo e paciência!

Thiago 01/02/2023

Bem legal, um livro curto, coisas que a gente tem que ter em mente e ser lembrado mesmo. Não me foi tão útil e tão transformador pra mim quanto o meditações, do Marco Aurélio, acho que o Imperador foi mais completo. Mesmo assim, as recomendações de Séneca sobre a atitude do sábio e o uso do tempo vão continuar comigo.

Lavínia 31/01/2023

Sobre a Brevidade da Vida
Que livro excelente! Estava mesmo buscando por uma leitura que me ajudasse a ter uma perspectiva diferente sobre a vida, e essa com certeza me proporcionou isso.
Ótimo livro!

Elton.Oliveira 29/01/2023

Um pouco utópico para mim
Gosto bastante da filosofia estoica .... Acho legal nos basearmos na ética e no fazer as coisas certas sem ter medo/motivo um deus onipresente e onisciente !

É difícil seguir os ensinamentos estoicos na sua integra mas sei q realmente eles são os ideais e sempre uma forma de nos balizarmos e entrar num consenso.

Mesmo esses grandes pensadores, q estão além do seu tempo, nesses posicionamentos éticos... Conseguimos notar incoerências nas suas atitudes.... Aqui consegui observar falhas com relação aos escravos e com o rebaixamento do gênero feminino..... Creio q somos afetados pelo lugar comum de nossas épocas... Temos q nos forçar a pensar fora da caixa !

É um bom livro mas com ressalvas !
manel T 29/01/2023minha estante
Há ainda, na minha opinião, falta de empatia, gosto da ideia de "não ser escravo das emoções", mas convenhamos, emoções fazem parte do pacote da vida e devem ser levadas a sério.

manel T 29/01/2023minha estante
Me refiro ditas como passageiras/fúteis, sei pouco sobre o estoicismo...

Elton.Oliveira 29/01/2023minha estante
Com certeza .... A emoção é uma variável dificílima de controlar .... No meu caso até pensei nas emoções para não alcançar esse estoicismo clássico... Eu já li alguns livros sobre o estoicismo e alguns autores Estoicos ... Já sei um pouco sobre o tema ... Mas é difícil !!! Tem q estar em um outro plano de vida ???