Anne Frank — A Biografia Ilustrada

Resenhas - Anne Frank — A Biografia Ilustrada

1 | 2 | 3 | 4

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

ANNE FRANK: A Biografia Ilustrada
Tudo o que diz respeito a 2ª Guerra Mundial é algo que me interessa e, por Anne Frank ter sido um dos meus primeiros contatos com a temática, ela acaba por ter um lugar especial entre as minhas escolhas. Então, quando essa HQ foi anunciada eu fiquei super empolgada em descobrir como a história seria retratada através dos quadrinhos.

Porém, durante e após a leitura, o sentimento foi de decepção. Diferente do esperado, devido ao nome, essa não é totalmente a história de Anne Frank ou uma reprodução gráfica do Diário. O que temos aqui é uma contextualização bem mais ampla, desde antes do nascimento de Anne, da história da família Frank, Otto em especial. E é aí que reside o problema aos meus olhos.

Há muitos mistérios que residem na relação da família Frank. Pelo diário de Anne há um retrato de proximidade com o pai e uma certa desavença com a mãe, porém, levando em consideração que tínhamos a visão de uma jovem adolescente, é complicado medir ou apontar o peso e a veracidade de certas coisas na intensidade da situação em que eles estavam.

Porém, aqui, não há um ponto de vista determinado, e certas coisas foram tratadas com demasiada leviandade. Edith, a mãe, é muitas vezes retratada como alguém egoísta ou que pensava mais no seu conforto acima de tudo. E isso é retratado através de pensamentos que ela tem. Agora me diga você: como alguém poderia saber o que se passava na cabeça daquela mulher? Ninguém. Seguindo por outra linha temos uma exaltação demasiada da figura de Otto. Tem um trecho ridículo onde se fala que Otto era maravilhoso, ou outro adjetivo semelhante. Que veracidade de constatação temos nisso?

Já foi-se muito debatido ao longo das décadas o quanto do diário é realmente real, já que desde sua primeira publicação ele sofreu intervenções do pai de Anne, a fim de podar e reter informações para “preservar” a família. Como único sobrevivente do holocausto entre os Frank, há também uma margem para que ele conte a história como quiser e sem contestação. Porém, até então, eu nunca tinha entrado muito em problematização com isso, porque não encontrei nada gritante, diferente desse trabalho.

Se fosse para exercer uma apresentação fiel, essa HQ deveria ser apresentada como a história da família Frank, ou de Otto, que é o que mais aparece, já que Anne tem mais foco somente a partir da metade do quadrinho. Mas, como é vendida de outra forma e apresenta algo que, se tratando de uma história real, não pode ser chamado de “licença poética”, meu sentimento final foi de irritação com os fatos.

Se formos fazer vista grossa a tudo isso, há uma boa exploração do contexto histórico e eu diria que para aprendizado com alunos, por exemplo, essa seria uma boa opção para fixação da matéria, pois é bem didático e apresenta mapas e explicações sobre o que e como aconteceu, podendo, portanto, ser usada como material didático.

O traço é bem bacana e a HQ é toda em cores, mas a edição carecia de um cuidado especial, já que é bem frágil, em capa brochura e sem orelhas. Falando nisso, pode-se ressaltar que recentemente, com lançamento pela editora Record, também tivemos uma HQ com foco na Anne, mas com uma proposta diferente, e que tem uma edição mais caprichada. Estou com bastante curiosidade de conferir, pra ver as diferenças e, principalmente, a abordagem.

De qualquer forma, acho que há material válido aqui, se os traços da família não forem levados tão a sério, o que pode ser difícil já que é através deles que se passa a narrativa. Pra mim, infelizmente, não funcionou. Mas se você também curte essa temática, talvez valha a pena dar uma chance e ver se funciona contigo.

site: http://resenhandosonhos.com/anne-frank-biografia-ilustrada-sid-jacobson-ernie-colon/

Camps 30/01/2022

É sempre muito difícil ler sobre Anne Frank, porém é necessário. Ela foi uma menina muito a frente de seu tempo, evoluída em vários aspectos. Vale com certeza a leitura

Laís 11/07/2022

As ilustração do livro são ótimas !
O livro conta a história de Anne Frank , complementada por informações de sua vida e do contexto da época .
O livro garante uma ótima observação do cenário de guerra , do totalitarismo .
É ótimo pra trabalhar em sala de aula .

alinetiemi 09/07/2022

Fantástico! A história de Anne Frank é uma das mais conhecidas do mundo, e poder acompanhar com mais detalhes e ótimas ilustrações, deixaram a história ainda mais profunda.
Adorei as explicações e contextualização da época, um dos piores momentos vividos pela humanidade.
Essa edição só provou o quanto Anne foi e sempre será importante para nossa literatura. Fenomenal

Maisa 08/05/2022

O livro descreve a históriade Anne Frank de forma ilustrada de acordo com os acontecimentos registrados por ela.
Li ele quando estava no sétimo ano e fiquei muito feliz quando descobri que ele estava na lista de livros de leitura daquele ano, pois antes já queria ler a biografia de Anne Frank.
Não dei as 5 estrelas, mas sim 4.5 pela minha quebra de expectativa. Quando li descobri que não era o próprio diário de forma ilustrada, porque acredito que foram tirados e acrescentados detalhes no livro (o que foi inteligente, pois esse livro, por ser ilustrado, geralmente é lido por pré adolescentes, como eu na época que li pela primeira vez, que talvez não fosse entender certas coisas).

Ana Prado 26/09/2021

Lindo e emocionante
O livro é cheio de riqueza nos detalhes, nas imagens e traz toda a emoção da situação difícil que a familia Frank passou. Um livro com uma historia muito comovente e que prende a leitura, li em dois dias apenas. #RIPannefrank

Carol 30/11/2021

Ler Anne Frank é sempre difícil dado a história que acontece, fico pensando o quanto ela perdeu ou ainda o quanto a gente perdeu com a morte dela, a escrita impecável. O quadrinho é muito legal pq não está preso somente ao que está escrito no diário, ele apresenta o contexto da Alemanha pre nazista e o que se segue e isso inclui toda atrocidade cometida aos judeus.

luke - among the living. 19/09/2023

Apesar de (ainda) nunca ter lido O Diário original, gostei bastante dessa versão ilustrada. É de fácil compreensão e encaixe na linha do tempo, com páginas explicativas do contexto histórico e momento em que a Europa passava. As páginas finais são as mais emocionantes, sem sombra de dúvida.

17/10/2021

Incrível
Já tinha livro algumas vezes o livro de Anne mas a experiência de ver as figuras junto com a leitura é muito mais especial. Nesse formato me tocou de uma forma totalmente diferente.
Vale muito a pena mesmo pra quem já leu no passado.
Monick.Markic 17/10/2021minha estante
É em preto e branco ou colorido? Para saber se vale a pena ler no Kindle

18/10/2021minha estante
colorido. acho que vale a pena o impresso!

milly 13/11/2023

Anne frank: a biografia ilustrada
Gostei muito de ler a biografia dela por meio de ilustrações e em quadrinhos, senti que ficou mais rápida a leitura e aborda diversas situações vividas pela anne.

Inayara 04/03/2021

Pérola perdida
Devorei o livro. A clareza, sutileza e respeito com que a história de Anna Frank é narrada é memorável. O livro narra a história da família Frank com recortes para contextos históricos sobre a ascenção do nazismo e acontecimentos da segunda guerra mundial.
Muito mais que indicado.

Biavwr 04/04/2020

Como é o livro?
Este livro conta a história de Anne Frank uma menina Judia que conta sobre sua vida antes e na 2ª Guerra Mundial por meio de um diário dado por seu pai em seu aniversário. É uma história em quadrinhos e por isso também é uma leitura com um vocabulário simples mas muito interessante e emocionante.

Makio.yuyu 30/08/2023

Um livro perfeito! Mostra de forma detalhada oque aconteceu e a história de Anne Frank. Este livro é um complemento para o diário, que também é um ótimo ?livro?

Polyane 02/10/2017

Incrível.
Não é novidade para ninguém que amo ler todas as coisas que falam um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial. Tanto por me fazer refletir sobre a natureza humana, quanto por mexer com meus sentimentos.

O Diário de Anne Frank foi um dos livros que me despertaram o interesse nesse momento histórico, e o li há muito tempo atrás. Então, ter a chance de rever essa história em uma Graphic Novel, é tanto animador quanto emocionante.

O livro e a Graphic Novel se completam. O que você precisa imaginar durante a leitura do diário, você consegue enxergar vendo os desenhos da Graphic.
Resenha completa no blog!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2017/09/livros-resenha-anne-frank-biografia.html

Cardoso 08/12/2023

Que material incrível! Uma aula de contextualização pra facilitar o entendimento sobre os acontecimentos que cercaram o diário e a guerra.
A história sobrevive e sempre vai sobreviver. Muito didático e graficamente bonito e bem feito.

1 | 2 | 3 | 4