História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Izabelle Linhares 16/10/2020

Demorei para sair de 30%
Assim como o primeiro livro, demorei para engatar na leitura. Algumas partes ficaram empacadas por muito tempo. Apesar disso, gosto de história com bastante detalhes. Lina e Lenu que complexidade. Quanta competição.

Luuh_hs 22/04/2022

Eu termino esse livro mais uma vez sem saber avaliar. É bom? Eu gostei? Mas dessa vez eu tenho a convicção que em toda a minha vida de leitora não foram tantos os livros que me fizeram perder a noção de espaço e tempo, de simplesmente não conseguir seguir a minha vida depois de fechar porque continuava presa à história. Então, depois de terminar o livro apenas com vontade de GRITAR, eu não tenho como dar outra nota que não 5 estrelas.

Luciana.Pereira 26/10/2020

A história desse livro me lembrou uma lenda chinesa de Akai ito. Segundo a lenda, as pessoas que estão predestinadaa a ficarem juntas, são unidas po um fio vermelho invisível. Independentemente do tempo, lugar ou circunstância, o fio pode esticar ou emaranhar-se, mas nunca irá partir.

Kate @entrelivrosediscos 15/01/2022

Livros que te batem e fazem carinho ao mesmo tempo
Ler a tetralogia de Elena Ferrante é mergulhar de cabeça em uma experiência intensa. Teve momentos que queria arremessar o livro longe, outros que não conseguia fazer mais nada além de ler. Você vai odiar e amar todos os personagens, chorar com eles, ter esperança por eles.

Por um tempo, pensei em não continuar mais por ser uma leitura doída, mas agora que terminei esse livro já não vejo a hora do próximo. Uma vibe meio masoquista sim.

Ana Clara 26/12/2020

terminei a amiga genial sem certeza se continuaria lendo a série napolitana. me disseram: "vai em frente, os acessos de inferioridade da lenu - que tanto me irritavam - são acentuados pela pouca idade das personagens no primeiro livro". agora, tendo terminado esse segundo volume, percebo que aqueles traços autodepreciativos da lenu, tão explorados no primeiro livro, são, de fato, partes constitutivas da sua personalidade. crescendo à sombra de uma figura espirituosa e assertiva como a lila, lenu carrega em si o entendimento de que a vida é uma competição. se o amadurecimento e a distância da amiga lhe injetam doses de autoconfiança e paz, basta um singelo contato e a crença em sua eterna inferioridade retorna como a certeza de um novo dia. são verdadeiras todas as sentenças que afirmam a aptidão da elena ferrante em mexer nos lugares mais sujos, hipócritas e profundos de cada um. somos ninhos de vespas e o sucesso da tetralogia napolitana é a prova de que amamos ser remexidos.

site: https://www.instagram.com/p/CItSg6KjIuQ/

Amanda 28/03/2021

"Que vantagem haveria em se transformar numa outra?"
A série de Ferrante continua aguçando a nossa sensibilidade, de forma cada vez mais intensa. Os desdobramentos das vidas de Lila e Lenu, entre erros e acertos, faz com que nos identifiquemos com as personagens, como se fossem nossas amigas. Pelo menos, na perspectiva de uma leitora mulher.
Acredito que essa percepção, em grande parte, se dá pelo fato de Lenu não ser apenas uma narradora-personagem, mas também onisciente, pois a jovem transcende suas observações ao retratar com afinco as situações vividas por sua melhor amiga, além de passar a sensação de intimidade ao relatar suas próprias vulnerabilidades.
O desfecho do livro te deixa com um gostinho de quero mais. E todas as mudanças vivenciadas pelas personagens deixam inúmeras reflexões, despertando nossas crises identitárias - "Que vantagem haveria em se transformar numa outa?". Bom, espero que os próximos livros me ajudem a descobrir.

Letícia 24/06/2022

Passei raiva? Passei. Mas também me identifiquei muito e saí da leitura transformada!
Neste segundo livro da Tetralogia Napolitana, Lila e Lenu testaram a minha paciência. Contudo, apesar de suas atitudes terem me exasperado em vários momentos, a estória e as personagens permaneceram muito verossímeis. Afinal, em História do Novo Sobrenome acompanhamos as duas protagonistas durante o fim da adolescência e o início da vida adulta. Elas ainda são imaturas, ingênuas e cometem erros que, embora crassos, são típicos de sua idade. Tais falhas as tornam mais complexas e, por isso, mais reais.

Ficou ainda mais claro como Lila é uma mulher a frente de seu tempo, execrada por todos justamente por se comportar como os homens: é uma personagem independente, perspicaz, empreendedora, magnética e que desafia as normas vigentes. Além de lidar com o assédio e brutalidade masculinos, não é poupada nem pelas mulheres de seu meio, que, condicionadas aos papeis tradicionais de gênero, reproduzem o machismo e condenam sua insubmissão.

Lenu, por sua vez, é dócil e bem-comportada, altamente crítica com si mesma e afeita a comparações com os outros. Por meio do estudo, ela adquire certa mobilidade social e passa a circular por meios mais intelectualizados, travando contato com pessoas politizadas e de melhores condições financeiras. No entanto, o sentimento de desajuste continua e até aumenta, já que ela não se encaixa mais na dinâmica familiar e do bairro, ao mesmo tempo em que não se sente completamente integrada a esse novo mundo. Lenu torna-se uma outsider, condenada ao não-lugar e ao não-pertencimento.

As duas, por vias distintas, ultrapassam as fronteiras de sua comunidade e daquilo que se esperava de uma mulher periférica nos anos 1960. Por outro lado, e esse provavelmente é o aspecto mais difícil da leitura, vemos como há um distanciamento crescente entre as duas, o que torna sua relação cada vez menos saudável e produz rupturas.

Não a toa, esse segundo volume da Tetralogia foi o que mais me impactou até agora. A identificação com as persongens foi ainda maior e me fez refletir muito sobre minhas próprias vivências e origens. Já me sinto uma verdadeira Ferranter!
Alê | @alexandrejjr 31/08/2022minha estante
Interessante perceber nos teus apontamentos, Letícia, como a adaptação da RAI em parceria com a HBO acertou em cheio! Eu não li os livros e, no entanto, estou acompanhando a série e pude ver, através dos teus destaques, como eles conseguiram transpor a força dos livros da Ferrante com alta fidelidade!

Letícia 04/09/2022minha estante
Também tô assistindo a série e, realmente, é uma ótima adaptação! Às vezes me pego pensando que muita coisa fica implícita porque não temos acesso às reflexões que a Lenu faz, enquanto narradora, nos livros, e que, de certa forma, isso acaba empobrecendo a experiência de quem só conhece a estória pela série? Mas sou suspeita pra falar, já que li os livros antes. Em todo caso, a série tem imagens muito fortes de momentos cruciais, o que é um baita mérito.

Letícia 04/09/2022minha estante
Gosto muito do elenco também! A atriz que faz a Lila é absolutamente perfeita! Já a que interpreta a Lenu fica um pouco aquém da personagem, mas o progresso dela de uma temporada para a outra é notável.

Carolina.Viegas 29/03/2021

Melhor ainda que o primeiro
Essa continuação arrebatadora da história de Lenu e Lila. Ansiosa pelo livro 3.

Isa 20/08/2022

Fascinada
O primeiro da série foi bom, mas esse foi incrível. Tinha os mesmos problemas que me incomodaram no primeiro, uma idolatria absurda, dependência emocional e ignorância. Mas nesse tudo se encaixou ainda melhor, a escrita era completamente envolvente e o cenário e os personagens eram vivos.
Não tem nada apaixonante aqui, é uma história triste, de sofrimento, mas você se apega a ela. E de todas os infinitos sofrimentos que acontecem nesse livro o mais triste de todos pra mim é o vazio que todos os personagens sentem. Principalmente a Lenu e a Lila, uma falta de propósito, de autoconfiança, eles não conseguem viver por si só e baseam suas tristezas, felicidades, conquistas tudo no outro. Só se é feliz esfregando isso na cara de alguém, e se essa pessoa não ligar não há razão pra felicidade.

KarinaR 05/02/2024

O segundo livro superou o primeiro
Tudo que eu achei que faltou acontecer no primeiro livro, aconteceu e muito mais no segundo... mudei de opinião sobre os personagens várias vezes! Gostei de ver uma Lenu, em alguns momentos da sua vida, completamente desvencilhada da Lila. Não imaginava com quem Lila se envolveria e isso foi uma grande surpresa para mim. Com tantos acontecimentos, nem sei o que mais a autora nos reserva, mas com certeza ela é capaz de grandes reviravoltas!

Vic feitoza 13/01/2023

OBRA DE ARTE
Acho que não vou conseguir explicar o que esse livro me fez sentir, assim como ?a amiga genial? o começo é mais lentinho mas depois de 30% eu ENLOUQUECI. Agora são 05:42 da manhã e estou aqui escrevendo a minha primeira resenha no Skoob porque só precisava expor minhas opiniões e sensações que essa obra de arte me trouxe. É inimaginável o quanto essa história é intrínseca e a quantidade de empatia que ela nos traz. Juro, eu AMO e ODEIO a Lila, mas você percebe a capacidade da autora exatamente nesse impasse que boca acaba ficando. Só isso, pqp, tô enlouquecida precisava falar

Larissa Tabosa 17/02/2024

A sensação de reler uma história querida é tão boa. Como é bom conseguir sentir a mesma raiva, tristeza e frustração da primeira leitura, mas agora sabendo exatamente o que vai acontecer. Como eu amo esses livros!

nicolly 15/06/2023

Não é uma resenha!!!
Me descobri apaixonada por um comunista ficcticio, pasquale case comigo e vamos socializar nossos meios de reprodução.

Rafaela 16/06/2023

História do Novo Sobrenome
Como é bom ler um livro com personagens tão bem escritos, tão sinceros. e aqui é isso que faz a história.
já levo lina e lenu comigo, no meu coração ??