História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

11/06/2020

É isso!
Você simplesmente não sabe pq está viciado nessa leitura. Mas você está. Você até acha que já leu enredos melhores, até acha que que falta alguma coisa, mas você não consegue parar de ler Elena Ferrante. Talvez agora eu entenda toda a fama. Vamos ao próximo!
Jade 11/07/2020minha estante
definição perfeita

11/07/2020minha estante

day t 12/09/2020minha estante
definiu perfeitamente. já não aguento mais, mas não consigo parar hahaha. e tô com uma raiva brutal de TODOS os personagens.

Camila 20/09/2020minha estante
Meu deus SIM

Renata 20/12/2020minha estante
Ainda tô na metade, mas é exatamente isso que eu sinto!

22/12/2020minha estante
Kkkkkk

@genteliteraria 01/01/2021minha estante
Exatamenteeeee

Vanessa 12/02/2021minha estante
sim!!

Andy 25/02/2021minha estante
Você definiu perfeitamente o que estou sentindo.
E quando leio só penso: raiva, raiva, raiva, raiva, raiva, raiva, que raiva.
Mas mesmo assim não consigo parar

25/02/2021minha estante
Kkkkkkk eu tbt

Camila1856 26/02/2021minha estante
Simplesmente impossível largar esse livro! Amando!

Ferreira.Souza 06/03/2021minha estante
um dos livros do ano
mas vou falar mais no livro final

ThaynA372 17/03/2021minha estante
exatamente!!!!!! aquela parte de Ischia me deu taaaaaaanto odio e eu simplesmente nao consegui parar

Andrea Fernanda 20/07/2021minha estante
o primeiro livro eu li arrastando ate a metade, depois foi mlehorando e esse segundo estou no final e com a mesma sensacao que vc.

Tai 05/03/2022minha estante
É exatamente essa a sensação hahahahahaha

Keitilisi 12/06/2022minha estante
Concordo totalmente

Keitilisi 12/06/2022minha estante
Concordo totalmente

Isabela Juliao 03/08/2022minha estante
Definição perfeita! No começo de A Amiga Genial não entendia o propósito do livro, depois fui me prendendo ao enredo e não consegui mais parar de ler. Assim que terminei já comprei o 2º e estou cada dia mais conectada com a história.

Aline 18/01/2023minha estante
Eu me senti exatamente assim. Viciada. Que narrativa incrível!!

Fran 28/01/2023minha estante
Exatamente isso!!!!

isa farinacio 27/07/2023minha estante
SIM

gabi 04/08/2023minha estante
exatamente!!!!!!

Naah Ventura 27/11/2023minha estante
Mais certeiro doq isso, impossível

Sueli 12/01/2019

Que História É Essa, Leitor?
No segundo volume da série napolitana Elena Ferrante não perde o fôlego, muito pelo contrário. Sua narrativa continua com tintas ainda mais fortes e impressionantes.
Ferrante foi responsável por agravar ainda mais minhas noites insones, já que a montanha russa de acontecimentos é tão intensa que era impossível, para mim, afastar-me dos relatos cruciais das vidas dessas jovens cujos destinos eu adivinhava repletos de misérias físicas, emocionais e psicológicas.
Em momento nenhum Ferrante nos dá a esperança que a juventude de Lila e Lenu pudesse lhes trazer momentos de real alegria e prazer. Tudo é de uma crueldade absoluta, até mesmo as pequenas vitórias são acompanhadas de reflexões e autoimolações por parte da narradora que ao meu ver continua sendo confiável.
São destinos paralelos vividos por duas jovens mulheres que se amam e odeiam em uma alternância de poder e de grande toxidade em seu relacionamento.
Um livro ainda mais impactante que o primeiro volume, de uma crueza absurda e onde ninguém é santo ou demônio. Tudo muito humano, como diria Nietzsche.
Continuo recomendando fortemente!
Jéssica Santos 12/01/2019minha estante
Tô doida para ler a série napolitano também.

Sueli 12/01/2019minha estante
Tomara que você goste tanto quanto eu, Jéssica. ;)

Aline 12/01/2019minha estante
Amo essa série! ? Tenho vontade de reler! Aproveite!

Sueli 12/01/2019minha estante
Estou adorando cada página lida, Aline.;)

tatielma 13/01/2019minha estante
Que série ótima! Tô economizando na leitura do terceiro por ainda não ter o quarto..

Sueli 14/01/2019minha estante
Tatielma, eu também estou começando o terceiro volume e percebendo que através dos livros da série a autora está traçando o caminho de duas mulheres para a conquista de mais espaço e poder em um mundo hipócrita e arbitrário.
Lenu através do conhecimento e cultura e Lina abrindo caminho de forma empírica e intuitiva. Uma série que se ainda não podemos classificá-la como alta literatura está muito perto disso. Acho simplesmente imperdível!

Leticia.Miranda 24/04/2019minha estante
Faço de suas palavras às minhas, Sueli! Tanto que cá estou eu, às 3h da madrugada, em êxtase, após não conseguir dormir de ansiedade terminando o segundo volume da série.

Sueli 25/04/2019minha estante
Olá, Letícia, sabe, depois dessa tetralogia, todos os livros que leio ficaram meio "apagados". Acho que é o efeito provocado por grandes escritores, eles tornam seus leitores bem mais exigentes.
Vai firme que ainda tem muita história pela frente. ;)

tatielma 03/05/2019minha estante
Muito isso! Terminei o quarto mês passado e estou achando todos os livros seguintes meio insípidos... Saudades de varar madrugada, mesmo que fosse xingando certas narradoras e sofrendo e me chocando com Lila.

Sueli 03/05/2019minha estante
Isso mesmo! ;)

eneida 08/02/2017

A história acompanha a vida de Lenu dos 16 aos 23 anos, e se o primeiro livro foi intenso, esse foi uma montanha russa de emoções.
Me senti literalmente arrastada para dentro do livro, como uma expectadora presente num canto de cada cena, e não apenas uma leitora. Às vezes precisei "dar um tempo" na leitura pois o envolvimento me deixava uma angústia, uma mistura de emoções que não conseguia definir.
E foi exatamente isso que me fez achar o livro sensacional. Muito melhor que o primeiro.
A capacidade que um escritor tem de provocar toda uma gama de emoções no leitor é um dos critérios de uma boa leitura para mim.
meriam lazaro 09/02/2017minha estante
Ótimo. Também estou envolvida com a trama de personagens complexos e achando o vol 2 mais intenso que o vol 1

eneida 09/02/2017minha estante
; ) Vi muitas resenhas de quem não gostou por não ser um livro " agradável". Mas agradável é quase sempre um livro raso, superficial e que acrescenta pouco ou quase nada.

meriam lazaro 10/02/2017minha estante
Também vi resenhas de quem não gostou do primeiro. Acharam sem graça. Eu agora vou olhar as resenhas do 2. Li só esta.

meriam lazaro 10/02/2017minha estante
Boas leituras e bom fim de semana

eneida 11/02/2017minha estante
Obrigada, pra você também. Você prefere ler as resenhas depois de ler um livro?

meriam lazaro 11/02/2017minha estante
Sim. Salvo quando estou na dúvida sobre comprar ou não, especialmente para saber se é uma boa edição. Os "bookturbers"(?), por exemplo, revelam muito da história, tirando muito do prazer da aventura de ler. Os professores de literatura, então, nem se fala. Não têm dó nem piedade (risos).

Jesse 16/01/2023

sem palavras
nao sei nem começar essa resenha pq nao consigo descrever como e o que elena ferrante causou em mim no segundo volume da tetralogia napolitana, essa resenha vai ta cheia de erros pq acabei se terminar a historia e minha cabeça ta fervilhando

eh um livro puro e cru, simplesmente nao ha outra palavra q o defina mais que essa: cru. ele retrata a realidade da forma mais crua possivel, conta as historias dos personagens sem esconder uma ponta e vc sente q tudo q está ali eh algo que realmente aconteceu. eu nao sei nem se gosto da lenu e a lina, mas acompanho a história delas com afinco e fervor pq nesses livros, tanto nesse como em a amiga genial, parece q neles está contido o que eh a vida de verdade. como se esse livro tivesse trazido o sentido da vida, e que nao é nada demais.

incrível e genial vou começar o terceiro o mais rapido possivel pq poucos livros me deixam dessa forma, sedenta por uma boa história bem escrita
Bruna 17/01/2023minha estante
Acabei de terminar, estou estarrecida, é tudo tao genial, tao cru e cheio de defeitos, que parece que Lila e Lenu são minhas amigas íntimas e que cresci com elas, em Napoles! Já começou o terceiro?

Livros e bigodes 18/01/2023minha estante
Acabei de terminar, quero ler o próximo e já estou sofrendo pensando em como ficarei quando acabar, você falou exatamente o que o livro é: cru.

Jesse 22/01/2023minha estante
comecei o terceiro agora, pelo pouco q li acho q vai ser ainda mais forte que os dois primeiros

Bruna 07/02/2023minha estante
Terminei a tetralogia, estou de ressaca rs não vou dar spoiler pq não sei se vcs ja finalizaram?

Jesse 09/02/2023minha estante
terminei ha alguns dias, que historia! acho nao existe ninguém com a escrita de elena ferrante nesse mundo, essa mulher nasceu com uma dádiva única e rara, nao existe nenhum livro como os da tetralogia napolitana

Cesar Garcia 21/05/2023

Muito bem escrito
Uma escrita precisa, seca, realista e maravilhosa que conta a vida de Lenu e Lina em Napoles. Só não é um livro perfeito pela passagem muito longa na praia e pelo personagem chatissimo do Nino.
Mas ainda sim, um grande livro.
lsbelini 11/01/2024minha estante
Que isso, eu adoro o Nino! XD

Cesar Garcia 12/01/2024minha estante
Lais não sei se você já leu toda a tetralogia, mas o Nino só piora com o passar do tempo.

lsbelini 15/01/2024minha estante
César, eu devia ter falado que estava no começo do segundo livro! Agora que já li 2/3 do mesmo, comecei a entender sua indignação. Ainda não sei mas, estou achando que ele terá muito mais a ver com o pai no aspecto mulherengo do que no início achei que teria, tendo em vista que o odiava...Veremos...

Cesar Garcia 15/01/2024minha estante
Você vai ver como ele se desenvolve com o passar dos anos. Ele vai estar presente nas vidas da Lila e da Lenu com o passar da tetralogia. Depois me diz o que acha, mas ele foi um dos personagens que menos gostei da tetralogia e olha que tem um bom número de caras babacas nessa história.

Maria Eduarda 10/02/2022

Viciante
É de uma riqueza tão grande que dá medo. Raiva pela amizade das duas e alívio pela existência dela. Sei lá, eu tô totalmente entregue a essa merd*, muito melhor que o primeiro e a evolução das personagens é incrível. Imagino Lila parecida com a Marina Sena
Hanna 10/02/2022minha estante
muito viciante mesmo, nao to conseguindo largar! fui do 1 direto p 2 e do 2 direto p 3 hahahaha

Maria Eduarda 10/02/2022minha estante
pensando se faço isso ou se intercalo com um outro, tava adorando ver que estavamos lendo na mesma porcentagem!hahaha

Hanna 11/02/2022minha estante
aaaa eu tb tava adorando!!! tava amando ver seus comentários hhehehe

Emily977 20/02/2021

De início a leitura demora a nos envolver, mas quando menos esperamos, me vi apegada de um jeito que simplesmente não conseguia parar. Esse livro tem tantas camadas, especialmente sobre as vivências de nós, mulheres, e de questões sociais, que nos fazem refletir que passaria horas discutindo todas elas. Recomendo fortemente a leitura!
day t 20/02/2021minha estante
que felizzzz que conseguiu concluir! ?

Emily977 20/02/2021minha estante
Siiim! Tô correndo pra ver se leio tudo até o meio de março kkkkkk

day t 21/02/2021minha estante
hahahahaha vai rolar! leia na paz. qualquer coisa adiamos um pouco mais, sem problemas!

Guacira.GonAalves 01/05/2018

Adorei o livro, se.bem que senti um pouco de raiva em alguns momentos. Ainda não compreendi o título.
Luciana 24/05/2018minha estante
Eu ainda estou lendo, mas creio que o título se refere ao novo sobrenome da Lila, após se casar com Stefano, e como isso mudou a vida toda dela.

Guacira.GonAalves 26/05/2018minha estante
Sei lá, talvez fosse isso, mas mesmo assim, não vi muito sentido.

Carlise Paiva 21/06/2018minha estante
Nem eu

Vivi 27/06/2023

E chego ao fim do 2 livro e o que tenho a dizer... Não sei vcs mas mesmo sendo enorme rende mais que o primeiro na leitura. A gente começa a ler sem se dá conta das páginas virando.
E essa escrita realmente está mais fabulosa ainda. Sim vamos ter muitos dramas, violência mas vamos ter principalmente a psique da mulher totalmente escancarada aqui. Sentimos totalmente nuas de alma nas primeiras quase 90 páginas. E é isso que faz a gente virar as páginas sem perceber. Aqui rola violência doméstica mas a forma que foi escrita tipo ... sem tanta ênfase pq a proposta está em algo mais.Aquele lance de nunca vc estár pronta, nunca é o suficiente pq a sociedade e o mundo é acelerado por demais e essas duas mulheres tentando em uma luta interna tremenda buscando seu lugar ao sol e pq não dizer enfim suas identidades cada uma a seu modo. Principalmente no caso de Lily que sentiu sem identidade ao assumir ter um outro sobrenome. É muito perspicaz a forma que é tudo conduzido aqui. E não se perder em tanta intensidade isso está pra acontecer com outrx autorx.
Eu não estava botando muita fé confesso. E dos livros que li de Elena até o momento esse " falou " comigo diversos momentos. Claro que tbm rolou um pouco mais discreto que o primeiro mas rolou aquela invejinha apresentada no primeiro.
Perfeito!
Camila 27/06/2023minha estante
Esse é o melhor da tetralogia

Vivi 29/06/2023minha estante
Todos dizem... mas são bons os outros né?

Camila 29/06/2023minha estante
Aí amg eu não gostei muito dos dois últimos não gajakqkqq

Joao366 12/01/2022

Poderoso
Devorei o livro em poucos dias, me conectando com as personagens fraternalmente. Lina e Lenu são duas forças poderosas, uma precisa da outra para existir não importa a toxidade da amizade.
Como muitos dizem, Elena Ferrante é foda, e só quero parar para pensar em tudo quando terminar o ultimo livro da séries.
Ricardo.Silvestre 27/07/2022minha estante
Ainda não li nada desta escritora. Qual a sua sugestão para um principiante como eu?

Joao366 03/08/2022minha estante
Eu comecei a ler pelo "Um amor incomodo" mas acredito que seja mais interessante começar pela "Amiga Genial"

Ricardo.Silvestre 03/08/2022minha estante
Valeu pela dica @Pedro

Adriana Scarpin 08/07/2016

Jesus Fucking Christ. Depois de ler os dois primeiros livros da série napolitana cheguei à conclusão que Ferrante é o autor vivo que maior satisfação me causa e não estou falando somente de seu estilo, a forma peculiar que ela constrói não apenas cada frase, mas como ela vai galgando cada uma delas para trazer uma linha de pensamento brilhantemente construída. Não é só essa parte dela ser uma literata tão espetacular que nos faz desenvolver uma relação obsessiva com o trabalho da autora, mas no meu caso uma identificação pessoal tão incisiva com os fatos e sentimentos da narradora que se mesclam com a minha própria história. Ou seja, tanto intelectualmente quanto emocionamente a literatura de Ferrante me completa de forma copiosa.
Alvin Rodrigues 27/07/2016minha estante
É possível ler este livro, sem ler o primeiro antes? É uma história continua, ou pode-se ler separadamente?

Mamy 22/08/2016minha estante
Alvin, leia o primeiro livro da série antes , tenho certeza que não se arrependerá. O primeiro livro é tão bom quanto o segundo é te dará todos os parâmetros para entender a relação das 2 personagens principais.

KV 30/09/2020minha estante
Adriana, me sinto exatamente da mesma forma que vc. Me relaciono com fatos, personagens, sentimentos. Socorro, isso é absolutamente indescritivelmente assustador. E fascinante.

Fabi 25/03/2021

Muito melhor do que eu imaginava
Que livro bom, na verdade é muito melhor que isso, é surpreendente. Quando eu comecei a ler eu nunca imaginaria q ia acontecer tudo q aconteceu e que iria ser melhor do que eu esperava.

A escrita da Elena eh muito verdadeira, crua, sem clichês e as vezes da até uma leve agonia de tanto q a gente sente o que aqueles personagens tão passando.

Esse livro é viciante, treta atrás de treta e ?não acredito? atrás de ?não é possível q fulano fez isso?. Se já foi assim só nesses dois volumes imagina nos dois últimos... eu já tô doida pra começar o próximo, tô completamente viciada nesse universo de Lila e Lenu e doida pra saber oq vai acontecer no decorrer da vida delas.

Ai sério, como eu amo qdo o livro me surpreende positivamente, começar a ler sem muita expectativa e no final achar maravilhoso n tem preço. Leiam essa tetralogia!!!!!
esterivnz 25/03/2021minha estante
Qual o primeiro? Estou querendo conhecer a escrita da autora

Fabi 25/03/2021minha estante
A sequência é:
1 - a amiga genial
2 - história do novo sobrenome
3 - história de quem foge e quem fica
4 - história da menina perdida

Eu recomendo muito a leitura, eh uma escrita bem única e bem crua, vale a pena demais!!

esterivnz 25/03/2021minha estante
Obrigada!!

Ingrid.Sombra 16/03/2023

#2 Série Napolitana
Se eu já tinha ficado enfeitiçada pela história das duas meninas em Amiga Genial, nesse fiquei completamente imersa. Após um rápido preâmbulo, a história é retomada a partir do final impactante do primeiro livro, e o tom dessa narrativa é muito diferente - mais maduro. Confesso que senti falta do protagonismo da Lenu, pois nesse livro o destaque recai quase exclusivamente em Lina (ou pelo menos, é com ela que acontecem as maiores mudanças). Aqui, já é possível ver alguns impactos de suas escolhas nos primeiros anos de vida, e como elas lidam com essas consequências. Ao final da infância, o deslumbramento e a fantasia cedem espaço para as primeiras grandes decepções e desafios da vida adulta. Algumas passagens me incomodaram bastante pela forma como Ferrante escreve sem dó de seus personagens e de seus leitores - mas creio que isso seja uma das razões pelas quais a admiro. A fofoca fica muito mais interessante nesse ponto da vida das duas, o que agrega o caráter de entretenimento à trama. Iniciei o terceiro livro imediatamente após finalizar este, e recomendo a leitura da série.
Estefanea.GusmAo 19/03/2023minha estante
Ferrante é incrível, mesmo ?

07/04/2023minha estante
E possível ler esse antes do primeiro?

Ingrid.Sombra 08/04/2023minha estante
Eles seguem uma ordem cronológica, então eu não recomendo tirar da ordem.

Aline 22/12/2016

Aquela pulga incomodando atrás da orelha... É autobiográfico ou não é???
Nesse livro Lenu vai dar continuidade ao relato da sua história e de sua amiga Lina a partir do ponto que parou o livro 1 da série. Ela relata, então, com detalhes, como foi o casamento da amiga com Stefano e como ficou esse relacionamento a partir dos acontecimentos do casamento. Lina conta como foram seus últimos anos na escola e seu desabrochar para o mundo acadêmico e de pessoas “Cultas”. A partir daí a história pega fogo, pois Lina se arrepende de se casar e vai fazer de tudo para irritá-lo e ele fará sua vida um inferno! Os trechos mais impactantes e marcantes desse livro são, sem dúvidas as de violência física e moral que Lina sofre! Lenu retrata todos os conflitos do casal e seus conflitos pessoais, relacionamentos que não vão para frente e sua paixão platônica e silenciosa por Nino.

Lenu sempre ligando a sua vida com a da amiga, aquela relação de amor e ódio, inveja e compaixão ainda permeiam a história dessas garotas. Você com certeza irá se chocar com as traições de Lina e sua decadência, a perda da virgindade e os relacionamentos de Lenu, assim como se alegrará com a ascensão dela, seu sucesso no meio acadêmico e sua relação com a literatura. E ficará com aquela pulga atrás da orelha….É ou não é autobiográfico??? Ansiosa para o próximo volume! Não sei vocês mas eu quero ler tudo que essa mulher escrever!!!

site: https://aliteranda.wordpress.com/
Aldi @leituras.da.aldi 16/07/2017minha estante
Estou com a mesma pulga atrás da orelha: é autobiográfico ou não é? Que escrita maravilhosa e que riqueza de detalhes são estes? Vou começar o terceiro e estou amando muito essa série.

Aline 17/07/2017minha estante
Tbm estou maravilhada! Elena Ferrante já é uma das minhas escritoras favoritas!

Etiene ~ @antologiapessoal 16/04/2018minha estante
Eu acho que é autobriografico sim hehhe acho que o que mais nos fascina sobre a Elena é esse misterio aobre sua identidade e essa narrativa arrebatadora, nao da pra parar de ler !

Letícia 24/06/2022

Passei raiva? Passei. Mas também me identifiquei muito e saí da leitura transformada!
Neste segundo livro da Tetralogia Napolitana, Lila e Lenu testaram a minha paciência. Contudo, apesar de suas atitudes terem me exasperado em vários momentos, a estória e as personagens permaneceram muito verossímeis. Afinal, em História do Novo Sobrenome acompanhamos as duas protagonistas durante o fim da adolescência e o início da vida adulta. Elas ainda são imaturas, ingênuas e cometem erros que, embora crassos, são típicos de sua idade. Tais falhas as tornam mais complexas e, por isso, mais reais.

Ficou ainda mais claro como Lila é uma mulher a frente de seu tempo, execrada por todos justamente por se comportar como os homens: é uma personagem independente, perspicaz, empreendedora, magnética e que desafia as normas vigentes. Além de lidar com o assédio e brutalidade masculinos, não é poupada nem pelas mulheres de seu meio, que, condicionadas aos papeis tradicionais de gênero, reproduzem o machismo e condenam sua insubmissão.

Lenu, por sua vez, é dócil e bem-comportada, altamente crítica com si mesma e afeita a comparações com os outros. Por meio do estudo, ela adquire certa mobilidade social e passa a circular por meios mais intelectualizados, travando contato com pessoas politizadas e de melhores condições financeiras. No entanto, o sentimento de desajuste continua e até aumenta, já que ela não se encaixa mais na dinâmica familiar e do bairro, ao mesmo tempo em que não se sente completamente integrada a esse novo mundo. Lenu torna-se uma outsider, condenada ao não-lugar e ao não-pertencimento.

As duas, por vias distintas, ultrapassam as fronteiras de sua comunidade e daquilo que se esperava de uma mulher periférica nos anos 1960. Por outro lado, e esse provavelmente é o aspecto mais difícil da leitura, vemos como há um distanciamento crescente entre as duas, o que torna sua relação cada vez menos saudável e produz rupturas.

Não a toa, esse segundo volume da Tetralogia foi o que mais me impactou até agora. A identificação com as persongens foi ainda maior e me fez refletir muito sobre minhas próprias vivências e origens. Já me sinto uma verdadeira Ferranter!
Alê | @alexandrejjr 31/08/2022minha estante
Interessante perceber nos teus apontamentos, Letícia, como a adaptação da RAI em parceria com a HBO acertou em cheio! Eu não li os livros e, no entanto, estou acompanhando a série e pude ver, através dos teus destaques, como eles conseguiram transpor a força dos livros da Ferrante com alta fidelidade!

Letícia 04/09/2022minha estante
Também tô assistindo a série e, realmente, é uma ótima adaptação! Às vezes me pego pensando que muita coisa fica implícita porque não temos acesso às reflexões que a Lenu faz, enquanto narradora, nos livros, e que, de certa forma, isso acaba empobrecendo a experiência de quem só conhece a estória pela série? Mas sou suspeita pra falar, já que li os livros antes. Em todo caso, a série tem imagens muito fortes de momentos cruciais, o que é um baita mérito.

Letícia 04/09/2022minha estante
Gosto muito do elenco também! A atriz que faz a Lila é absolutamente perfeita! Já a que interpreta a Lenu fica um pouco aquém da personagem, mas o progresso dela de uma temporada para a outra é notável.