História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Andreia Guida 18/05/2023

Conseguiu superar Amiga Genial
A evolução de Lenu, os conflitos de Lila, as vivências dos amigos de bairro?tudo muito fluido, num ritmo alucinante. A relação de amor e ódio das duas continua me incomodando e emocionando a cada capítulo. Tenho sempre que lembrar que são apenas meninas aprendendo a viver. Livro maravilhoso. Elena é fantástica.
Mikaelen.Bezerra 18/05/2023minha estante
Amo demais esses livros. O terceiro é tão bom quanto

Renata.Grasiele 29/08/2020

História de um novo sobrenome
Um dos melhores livros que já li! Já trago uma relação íntima aos personagens do primeiro livro e já inicio sabendo quem me afeiçoa. A história me incomodou muito em alguns momentos, o que significa que a autora passou bem o sentimento das relações. Um livro que me faz refletir sobre relacionamentos com os outros, consigo mesmo e sobre visões de mundo. Mais uma pérola de Elena.
Mindu 29/08/2020minha estante
Concordo com você! Me senti da mesma forma! Livro excelente

Cris 08/05/2021

Que final!
Eu fiquei completamente chocada e passada com todo o livro, com as reviravoltas dele. E o final? Surpreendentemente! Já quero o terceiro!
Joseanny 08/05/2021minha estante
Eu com o final: ?????

Nanda 26/03/2021

Cada vez melhor
O segundo livro da história de Lila e Lenu foi, assim como o primeiro, muito envolvente. A escrita da autora não deixa a desejar em sequer um momento do livro.
Nesse acompanhamos o fim da adolescência e início da vida adulta das meninas, cada qual com sua realidade. Fiquei ainda mais imersa no mundo dessas duas, odiando e amando as duas quase que a mesma medida. Um misto de felicidade pelo destino de uma e angústia pelo caminho da outra.
Descobrir a história do novo sobrenome foi ótima e chegar no finalzinho e dar outro sentido ao título do livro foi melhor ainda. Sinto que ainda tem muita coisa boa vindo por aí.
Mary Leui 26/03/2021minha estante
Não conhecia esse livro. Parece ser muito bom. Vou adicionar na minha lista!

Bia 02/09/2021

elena ferrante é: humana.
"dizia a mim mesma todos os dias: sou o que sou e não posso senão me aceitar.."

no primeiro livro da tetralogia tive dificuldades de me conectar com a história, achava um tanto quanto "sem graça", até o momento que entendi qual era a magia dessa tetralogia. não é plot twist, não é uma história inovadora, é tudo sobre a escrita.

você simplesmente não quer parar de ler. esse segundo livro para mim foi mais impactante que o primeiro e na mesma medida me despertou mais sentimentos - e que sentimentos. a elena te carrega na história de uma forma que é possível odiar um personagem em um página, e na seguinte sentir compaixão por ele (menos stefano, esse pode ir direito pro inferno).

o envolvimento com o que é contado é tão grande ao ponto de me perder na "ficção" e acabar por me considerar uma terceira parte da relação lila-lenu. e que relação é essa, gente? que amizade é essa? como nos pega em um conflito interno entre o quanto machucamos uns aos outros durante a vida. a inferioridade em contrapartida ao egoísmo -ambos compreensíveis ao tomar conhecimento do desenrolar da história.

o que a elena ferrante faz com as palavras pode ser comparado à magia. que inteligência para escrever sobre as tristezas, a violência, a repulsa, nojo, maternidade, o desamparo, a desigualdade, e principalmente sobre do que somos feitos. para mim, tudo se concentra em um ponto central: ela escreve sobre a vida como ninguém pq a faz em sua forma nua e crua, sem rodeios e sem mais delongas.

que maestria. estou completamente rendida.
Tamara Cristina 02/09/2021minha estante
Essa tetralogia é simplesmente maravilhosa ?, li os dois primeiro livros como leitura obrigada na escola, e só tenho a agradecer minha prof por ter nos mostrado Elena Ferrante, ela é incrível, a forma como ela escreveu a tetralogia nos prende do início ao fim ??

Rai 28/12/2020

Depois de um ano difícil e de muitos confrontos internos e externos, fico feliz por ter me encontrado com a série napolitana. Não conseguia ler nada tão avidamente há muito tempo. Senti falta de me entreter com palavras e histórias que me fizessem sentir algo não só sobre as personagens, mas sobre mim mesma. Sem nem perceber, tracei muitos paralelos entre a história de Lenu e a minha própria; me entristeci, me confrontei, chorei, me enraiveci, me envergonhei. Elena tem uma escrita que te leva da curiosidade à reflexão sem transição brusca, sem saber onde acaba uma e começa a outra. Assim como Lila instiga a escrita de Lenu, inspirando e intimidando-a simultaneamente, eu termino A História do Novo Sobrenome com vontade de voltar a escrever para mim mesma, não só por trabalho, e me entender melhor por meio da escrita. Devo muito à Elena (Ferrante e Greco). Tem sido uma jornada intensa e maravilhosa.
lekrahen 06/10/2021minha estante
amei o comentário!

Fer 15/01/2023

perfeito!!!
lindo, triste e extremamente real!! com certeza virou um dos meus livros preferidos. (mas nossa, eu não suporto o nino, ele é igualzinho ao pai dele)
Camila 15/01/2023minha estante
E o pior é que o nino odeia o pai por ser assim mas é igual

Michele 14/08/2017

Um soco no estômago
Se eu tivesse que resumir a escrita de Elena Ferrante em uma palavra, com certeza escolheria a palavra VISCERAL.
Após ler o segundo livro desta série napolitada, posso dizer que fiquei com um buraco no estômago, tal como se tivesse levado um soco bem forte daqueles que te deixam sem ar.
É um livro violento e que ecoa por dias, semanas e principalmente em nós mulheres que passamos por muitas das agonias sofridas por Lenu e Lila.
Me reconheci diversas vezes na insegurança de Lenu e também em muitas das decisões desesperadas de Lila.
Por mais que não admire nenhuma das protagonistas, sinto que acompanhar esta jornada tem me feito refletir muito sobre as escolhas que tomo em minha vida como ser humano e principalmente como mulher.
E que a literatura possa ser sempre assim, um machado que quebra o mar congelado dentro de nós.
Dani 07/02/2018minha estante
Sensacional. Senti o mesmo.

duda maia 07/03/2023

Penso que a beleza é uma ilusão
Mais uma vez demorei a me prender, mas depois que ele te conquista é muito difícil largar. o especial dessa autora é a escrita, que é uma coisa sem pausa, constante, que fica te segurando a não parar de ler nunca.
muito interessante poder ver o amadurecimento das protagonistas e o paralelo constante que agora se tornou a vida das duas.
como sempre, o livro termina com uma bomba pra te deixar noites sem dormir até começar o próximo.
duda maia 07/03/2023minha estante
não tenho certeza nas estrelas, fico entre 3.5 e 4

Amanda Milani 17/04/2024minha estante
Sua resenha tem spoiler. Seria bom sinalizar

gabriella.malta 16/03/2021

Agora sim
Fui fisgada. Que bom que insisti nessa série, o primeiro livro foi mediano para mim, tinha gostado da escrita por isso continuei, e posso dizer que agora entendo todo o hype e fascinação por essa história, Lina e Lenu somos todas nós mulheres, as vezes sou Lina com orgulho, as vezes sou Lenu com vergonha ou vice e versa.
May_ 16/03/2021minha estante
Cara, essa série ta me destruindo de pouquinho em pouquinho. Esse segundo livro foi excelente!!!

Mhayra.Rhara 28/03/2021

mais do que uma escrita envolvente, é uma escrita que desnorteia, e me sinto amiga de longa data de cada personagem desse livro.

compartilho de todas as dores, entendo todas as paixões, e defendo todas as decisões narradas. elena ferrante não escreve, ela borda um tecido com as palavras e com os sentimentos do leitor.

não é o melhor livro que eu já li, mas eu nunca li algo assim. ansiosa DEMAIS pra o próximo.
Marcianeysa 28/03/2021minha estante
Amoooooo

Mada 11/05/2020

Bom mas arrastado
Assim... Gostei mas preferi o primeiro por enquanto. Tenho problemas com excesso de descrições, acho que poderia ser bem mais enxuto. Também não gosto de personagens adolescentes então entendam que o livro é bom porém o ranço é meu.
Cíntia T. 13/05/2020minha estante
também não gosto de excesso de descrição

Mabi21 25/07/2021

Muito bom.
Nunca escrevi sobre História do Novo Sobrenome. É um bom livro. Mas é cansativo. A narrativa têm o mesmo ritmo de A Amiga Genial. Exceto que, cada vez mais, me sinto prestes a arrancar a cabeça de Lila fora. Arrastar o rosto dela no asfalto. Continuo me identificando com Lenu. Sua habilidade de estudar e estudar e nunca sentir que sabe, de fato, alguma coisa. Gosto dela. Esse, mais que o livro anterior, me machucou de leve conforme o decorrer dos acontecimentos.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/
Mariana 23/08/2021minha estante
Ainda não terminei a leitura, estou na metade, mas compartilho da sua vontade de arrastar a cara da Lina no asfalto! Rs! Entendo que ela não tenha uma vida fácil, mas acho muito injusta a maneira como ela desconta tudo na Lenu, humilhando-a sempre que possível. Lila não é amiga de ninguém.

Amanda Sperandio 21/08/2018minha estante
Também sinto um amor platônico da Lenu pela Lila