História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Ana 04/08/2017

Brilhante
Estava com mil expectativas antes de iniciar a leitura desse livro, tinha medo que não acompanhasse o brilhantismo do primeiro. Minhas expectativas foram, e muito, superadas. O que é Elena Ferrante? Meu Deus, que escrita maravilhosa, poderosa, inebriante! Viajei nas linhas que me levaram até Nápoles, ao bairro novo, fui até Barano, até Ischia, sofri e me emocionei junto com os personagens, diga-se de passagem, profundamente construídos. Em determinada passagem, a autora diz que somente um livro que narre episódios reais tem força suficiente para nos arrebatar, por isso acho que muitos dos fatos narrados devem ter de fato acontecido na vida da autora, ainda escondida sob um pseudônimo. O início da idade adulta de Lila e Lenu nos mostra seus erros e acertos, nos mostra como nossas escolhas podem nos levar a caminhos tortuosos, que basta um pequeno lapso em algum momento de nossas vidas para que o destino se revele implacável, ao mesmo tempo em que nos mostra que tudo pode mudar num piscar de olhos. O esforço e a sorte caminham juntos, traçando as linhas de nosso destino vida afora. Não vejo a hora de iniciar o terceiro!

Nathalie.Murcia 11/05/2019

Fantástico, como os demais da série
Finalizado o segundo volume da tetralogia napolitana. A minha ideia era ler um volume por mês, mas a história de Lila e Lenu me prendeu tanto que emendei a leitura, após o término do primeiro livro. Esta segunda parte do romance de formação é ainda melhor que a primeira, que eu já havia adorado, pois abrange a fase final da adolescência das jovens e início da vida adulta. Nesse ínterim, muitos acontecimentos e reviravoltas na vida de ambas se sucederam: casamento de Lila e seus percalços, saída de Lenu de Nápoles e ida à faculdade, em Pisa, términos e inícios de relacionamentos, novos amores, traições, frustrações, reconfiguração do comércio da vizinhança, entre outros fatos. A amizade entre as meninas também teve seus momentos de ápice e arrefecimento, em razão dos percursos distintos por elas seguidos, distância e outras adversidades. Não vou entrar em detalhes para não correr o risco de spoilers, mas sugiro que quem não leu Elena Ferrante o faça o quanto antes. Como de costume, a narrativa da autora é ágil, encantadora e o desnudamento e descrição da psiquê dos personagens é um dos pontos altos do enredo. Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

lucsoa 10/09/2017

"Claro, a explicação era simples: tínhamos visto nossos pais baterem em nossas mães desde a infância. Tínhamos crescido pensando que um estranho não podia sequer nos tocar, mas que o pai, o noivo e o marido podiam nos encher de tapas quando quisessem, por amor, para nos educar, para nos reeducar."

Ana Afonso 09/10/2017

Nada mudou
Não importa quanto tempo passe, as personagens e os 500 coadjuvantes parecem continuar só fazendo besteira. É melhor que o segundo. A narradora da história é talvez a personagem mais chata e insossa do universo.

Aline Serrão 16/02/2019

Passei muita raiva viu hahaha mas a escrita da autora é tão cativante e a vida dos personagens muda tão rápido que não dá pra largar o livro até terminar.

Clara Vellozo 21/02/2019

Estávamos do lado da infração, mas só para que se reafirmasse o valor da regra.
Apaixonada por esta série napolitana de livros da Elena Ferrante! Neste segundo volume o que já era bom ficou ainda melhor.

Estou adorando acompanhar o desenvolvimento das duas personagens principais e acredito que a série seja, no todo, um romance de formação da amizade que nasceu entre Lila e Lenu lá na infância, com toda a honestidade e paixão que existe na escrita da autora.

Livia 22/02/2019

Acabei de ler nesse minuto, não sei se tenho distanciamento suficiente para escrever uma resenha agora. O que me toca de modo mais profundo é a leveza na redação de algo tão pesado, tão Real. Terminei achando que Lila e Lenu são duas faces de uma mesma mulher. Gozo fálico e gozo não-todo.

Erika 25/02/2019

A História do Novo Sobrenome
Segundo livro da tetralogia Napolitana, trata da adolescência das miguxas, mas nem tanto, Lenu, a narradora, e Lila. Ainda a história da dependência da protagonista em relação à amiga.

Paralelamente existe o núcleo do bairro napolitano onde nasceram as personagens. A violência, a desigualdade social e o machismo imperam. Tudo acaba girando em torno de Lila, onipresente, onipotente, onisciente e chata pra caramba. Quando surge aquela vontade de meter uns tapas nela também, me vem à cabeça que toda a história se baseia na rua visão de Lenu, bem invejosa e insegura.

Não é sensacional, achei apenas ?Ok?. Curiosidade em saber o que vai rolar.

Cika 10/03/2019

A história neste segundo volume flui muito melhor e é bem mais cativante do que no primeiro livro.
Achei que não seria possível superar, mas Elena Ferrante conseguiu! E se continuar desse jeito, os próximos passos dessa saga vão ser muito mais interessantes.

Ela sabe mesmo criar cliffhangers maravilhosos entre capítulos! E o final que deixa a gente doido pelo próximo livro???

@lucassntn 15/03/2018

Épico
Incrível. Comecei achando desnecessário, longo demais. Que o que tinha pra ser falado, foi destrinchado no primeiro volume. Mas me enganei: esse aqui era necessário também. Boa parte da magia, inocência e fascínio pelos personagens sumiu nesse segundo volume. Aqui, já conhecemos os personagens, sabemos suas manias, manhas, podridões. E o que já era podre no primeiro livro, aqui só piorou. Mentiras, manipulações, traições, violência doméstica e o ciclo eterno da subjugação das mulheres. O quanto eu sofri com esse livro! O quando senti raiva e compaixão por Lila e Lenu. Pelos outros, só desprezo. A escrita de Elena Ferrante é sensacional, fico fascinado e hipnotizado por suas palavras, que nos arrastam página após página por essa história tão simples e tão complexa que mais parece uma saga épica. Genial.

Matheus Nunes 02/04/2019

Quando você torce pela vida dos personagens mais que sua própria vida

Ada 02/05/2018

Gostei muito do livro, mas passei boa parte sentindo mta raiva das atitudes dos personagens, e às vezes da falta de diálogo. E pensar que são tão novos e já viveram tantas coisas, as vezesate me esqueço da idade.

Lopes 20/07/2018

| A prova do enredo |
Nada do que eu escrever aqui será novo ou interessante sobre "A história do novo sobrenome", de Elena Ferrante. Todas as leituras e releituras já provaram o poder sedutor da prosa da autora italiana. O contraponto também é importante, ressalvas quanto a linguagem ou enredo aparecem para controlar olhares perdidos, como o meu. O roteiro é a princípio o que fisga o leitor, prende-o de ponta a ponta neste segundo volume da série napolitana. Do começo ao fim nos vemos diante de histórias contadas tão vertiginosamente que é complicado estabelecer outro vínculo com a obra além da história. As personagens parecem possuídas de embates, que a todo o instante mudam e desviam o rumo. O país é também um personagem, as mudanças culturais, a política dos bairros, a burguesia, tudo é retratado apenas como é, sem exposição além. Toda essa camada é densa de ultrapassar, é importante ir além da maestria do roteiro, penetrar na linguagem quase obscura de Ferrante é outro prazer que podemos ter. A simplicidade pode afastar neste caso, não tem atrativos a princípio. Ao não estabelecer características clássicas já existe uma mudança em nossas visões. O segredo que vi aqui foi sair do roteiro e ver que tudo parte de uma sobriedade na forma de escrever tão simples, que encanta ou afasta. É uma disputa entre a forma e o enredo, sendo um simples, vertical, e outro cheio de mudanças, ventanias, extremidades até na fúria constante dos rumos. Ferrante aqui nos encaminha para a prisão das páginas, contempla o leitor como uma rebelde, que lasca nosso cotidiano e sai pulando nas poças de chuva que ela cria. Não nos enganemos, as poças são maiores que nós visivelmente tolas, apenas.

Paula 30/03/2016

A vida como ela é.
Ferrante é mesmo genial.

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2016/03/historia-do-novo-sobrenome-carta-para.html