História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

sara 21/05/2024

A proposta é simples: duas amigas, cada uma tendo tudo que a outra quer, ambas infelizes com o que têm e tentando superar uma a outra. E o livro entrega drama, choro, sentimentos, paisagens bonitas e o mais especial de tudo: te dá a capacidade de sentir. Sentir alegria, tristeza, ultraje, inveja, raiva, a cada virada de página uma batida diferente. É sim muito fenomenal. Li em um dia só, as páginas me hipnotizaram

letAcia1172 21/05/2024

De alguma forma eu estou presa à história de Lenu e Lila e só vou sossegar quanto terminar o quarto livro.

Beatriz 20/05/2024

Quando você pensa que não pode melhorar a leitura..
Esse livro é magnífico. As personagens são tão bem trabalhadas. Tão profundas. Você não pode nunca imaginar o próximo passo delas. Você não tem ideia do que vai acontecer e isso é mágico. Acompanhar a lenu e a Lila é excitante, dolorido, odioso e feliz ao mesmo tempo. Eu me simpatizo muito com a lenu pois me vejo muito nela. É uma amizade complicada de dependência, amor, inveja.. tô amando essa série. Vale muito a pena ler. Um dos melhores da vida.

Erika 19/05/2024

Eu vey
Apesar de não ser uma história mega ultra interessante, prende demais por ser uma coisa muito real, o egoísmo da Lila é insano mas da para entender o porque dela ser assim e a elena é uma coitada por aguentar. Amei amei amei só por ler os próximos

Letícia.Felix 19/05/2024

Acabei lendo o segundo e terceiro livro de uma vez só e o fim e começo deles está um pouco nebuloso. De qualquer forma, achei esses dois livros muito bons e melhores do que o primeiro. A complexidade de dos personagens da história, o mix de sentimentos que você sente é desnorteante. Não tem personagem perfeito (assim como na vida), as questões sociais são escancaradas e muitas escolhas dos personagens me deixaram chocadas. Finalmente entendendo o pq do Hype de Elena Ferrante.

Karina 19/05/2024

Sofrimento e solidão
A história foca nas férias de verão e tem tantos acontecimentos cruciais, que te deixa sem fôlego. O sofrimento da Lenu em ver o desenrolar de seu grande amor e o desenrolar de sua melhor amiga. Ela sofre de todos os lados, como empregada, como única solteira, com o banho maria do Nino, com a punhalada da Lila.
Mas Lila é uma menina de 17 anos, que sofre abusos demais e vê sua oportunidade de ser feliz, se agarrando por inteira como num bote salva vidas de verão. Não tem como não sentir o sofrimento dela também.
Um livro muito real, da vida totalmente nua e singela.

Isabella1264 19/05/2024

História envolvente, todo momento penso como essa tetralogia poderia virar uma serie. Em alguns momentos achei a história um pouco chata, diferente do primeiro livro

Marina516 13/05/2024

Lenu uma sonsa, Lila uma frustrada, Nino um babaca.
Mais uma prova que elena ferrante escreve bem demais. você fica presa numa história que não é a mais diferente de todas, mas o que faz prender é a escrita.

o primeiro livro da série todos os personagens me causavam um mix de sentimentos, mas que pela idade eu relevava as babaquices e leva como reflexão de como é a mente dos adolescentes, as comparações, inseguranças, etc.

mas nossa senti tanta raiva nesse segundo livro! foi até difícil de ler porque vc se envolve muito com os personagens e fica toda hora confusa se ama ou odeia. perdi muito o ritmo lá pros 60-70% do livro e apelei pro audiobook pra conseguir terminar.

em resumo é isso: nesse livro você vai sentir amor, ódio e pena da Lila tudo ao mesmo tempo. e você vai sentir pena e orgulho da Lenu tudo ao mesmo tempo. Lenu vai conquistar o reconhecimento e pertencimento que sempre quis, mas ainda vamos ver as dificuldades e diferenças sociais apesar disso.

como foi uma leitura difícil, falei que ia ser o último livro que eu leria por enquanto da série, mas Elena Ferrante não dá sossego e tem que terminar todos os livros de um jeito que faz você *precisar* saber a continuação.

Laisy.BArbara 12/05/2024

Gostei de vários plot twists
Confesso que as vezes fiquei um pouco entediada com algumas informações que foram jogadas

ruane 07/05/2024

?Isto, grosso modo, foi o que me aconteceu em Pisa do final de 1963 ao final de 1965. Como é fácil falar de mim sem Lila: o tempo se aquieta, e os fatos salientes correm pelo fio dos anos como bagagens na esteira de um aeroporto; você os apanha, os coloca na página, e está feito.
Mais complicado é dizer o que naqueles mesmos anos aconteceu com ela. Nesse caso a esteira retarda, acelera, faz uma curva brusca, sai da rota. As malas caem, se abrem, seu conteúdo se espalha aqui e ali.?

larissa.liz 06/05/2024

Puro suco do determinismo
Comecei a tetralogia por este, foi meu primeiro contato com a Elena Ferrante. Acompanhei juntamente com a série da hbo e foi muito especial.

Que história! Me vejo muito em Lennu, mas fiquei com muita vontade de ler os livros com a perspectiva da Lila.

Se antes, elas viam o bairro como um lugar a ser explorado, agora o que elas mais querem é se desvincular desse espaço de miséria, mas, o inevitável vence; podemos ir embora, mas o meio sempre nos acompanha. Puro suco do determinismo literário. Amei, amei, amei.

Estou ansiosa pro 3° livro.