História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Isabel583 05/03/2024

História do novo sobrenome
Esse segundo livro é um sentimento. As reviravoltas nas vidas de ambas, os afastamentos, os abraços longos, tudo resulta em uma obra completa. Agora que acabei estava tentando encontrar um trecho que mais me marcou, no entanto não consegui me decidir. Tem tantos momentos poéticos, importantes para o livro e para mim, que é impossível selecionar apenas um para colocar aqui. Estou sem palavras, com vontade de gritar. ?????????? Acho que essa é a minha resenha menos coesa

Jadoki 04/03/2024

Simples Elena Ferrante
Essa MALUCA escreveu sob pseudônimo a série de livros mais maravilhosa que estou tendo o prazer de ler.
Até agora eu só li o primeiro e o segundo, mas ambos deixam com um gosto de "O que vai acontecer agora?", seguido de uma dúvida cruel sobre o futuro de cada personagem de Nápoles e agora de Pisa.
Assim como o primeiro: Sensacional. Profundo. Emocionante.

hazel 03/03/2024

É realmente fascinante o modo de escrita da autora e o desenvolver dos personagens que acompanhamos desde o primeiro livro

Mari 02/03/2024

Pensando pensamentos
Mil vezes melhor que o primeiro. Marcante, cheio de reviravoltas e fofocaiada.

Essa tetralogia me faz pensar muito sobre o quanto mudamos durante nossa vida, o quanto os caminhos se cruzam e se afastam, como é relativo o certo e errado para cada pessoa.

Eu amo a Lila, às vezes odeio, mas hoje entendo ela e a personalidade dela, e admiro muito. Mesmo quando ela errou, acertou.

Adoro a narração da Lenu, muito bom ver ela tomando os caminhos próprios. Ansiosa pelo próximo!

duda 29/02/2024

História do novo sobrenome
Aparentemente a cada livro fico mais obcecada por lenu e lina ?

devorei esse livro, achei ele bem mais dinâmico que o primeiro. me peguei ansiosa, querendo saber o que ia acontecer, ai ai...

enfim um monte de fofoca, eu amo! e além disso, elena ferrante fala sobre classe, gênero e afins de modo escancarado e incrível!!!! já quero ler o próximo da sequência

readbarbss 29/02/2024

Como esse livro é bonito. Me vejo muito na Lenu, e acredito que Elena Ferrante tem esse poder de acolher sentimentos ruins, de dar afeto a coisas que preferimos negar que possuímos. Que história, que personagens bem construídos.

carol 29/02/2024

Beleza do simples
Me impressiona muito como a elena consegue escrever e construir personagens TÃO BEM, ela não precisa de mundo ficcionais de casos extravagantes e extraterrestres, com apenas o cotidiano e personagens comuns ela consegue desenvolver uma história magnífica que te prende do começo ao fim, uma história aparentemente simples que na vdd é muito bem construída e complexa

Helena.Drechsler 28/02/2024

Elena ferrante escreve para garotas, isso é um fato. a identificação com Lenu, perceber a existência de uma Lila em nossas vidas. as paixões, os medos, a necessidade de validação. me encantei com esse segundo volume, ansiosa para o próximo.

AlineCP 26/02/2024

Fascinante
Incrível como uma leitura consegue nos prender. Que história surpreendente!! Personagens e passagens tão reais, tão dolorosas mas, sobretudo, tão intensos. Ver Lenu se tornar Elena, ao mesmo passo em que a vida de Lila tomava rumos muito diferentes daqueles do fim do último livro me tocou muito. Incrível! ?

Lorenna 25/02/2024

Excelente continuação do primeiro livro da tetralogia. Para os que sofrem, como eu, de curiosidade, adianto que ela mata a ansiedade gerada no fim do primeiro livro logo no começo do segundo. Elena sabe falar (escrever) como ninguém da realidade da vida humana e seus relacionamentos.

Está superando o Zafon e tornando-se minha autora favorita.

majuja 20/02/2024

Vamos lá
Foi difícil escolher uma nota pra esse livro, porque, apesar de amar a escrita da Ferrante e as temáticas sociais que ela aborda nas histórias, esse livro passou pelo menos uns 60% do tempo de leitura me ESTRESSANDO profundamente.
Não tem um personagem que você diz ?caramba que pessoa boa de alma?, todo mundo erra e todo mundo erra descabidamente, chega a dar angústia acompanhar tantas atitudes erradas e ruins que poderiam ser evitadas se os personagens tivessem crescido em lares estruturais.
Quando eu entendi isso, que falta suporte familiar, educacional e psicológico pra muitos deles, eu entendi também que não há razão pra dar uma nota baixa para o livro, pois desde o primeiro (que eu amo de paixão) a gente ja prevê que vai dar muita merda pelo contexto que está todo mundo envolvido.
Continuo odiando todos os homens da história com exceção do Enzo, continuo pensando que a amizade da Lila e da Lenu é extremamente tóxica e continuo achando que deveria meter todos eles no caps. Maaas, ainda quero ver como será o desenrolar disso tudo.
User.name_leitora 22/02/2024minha estante
Moça o livro tem hot??

Maria4343 18/02/2024

Favorito (?)
Esse livro é incrível,a escrita da autora nem se fala,o livro começou de um jeito imaginei um caminho ela vai lá e surpreendente.
Amei ler esse livro,levei apenas dois dias não conseguia desgrudar, literalmente o último parágrafo me deixou enojada mas cara que incrível a Lila e Lenu. Não sei se gostei tanto da leitura justamente pelo afastamento das duas, espero um final bom para elas.

Leticia2513 18/02/2024

A cativante escrita de Elena ferrante
A segunda obra da tetralogia consegue te envolver até mais que a primeira. A escrita da autora é simplesmente sensacional e você acaba nem percebendo que está viciado.

Nesse livro, vemos a Lenu tentando se descobrir sem a sombra da Lila nela e também tempos um pouco da visão da Lila pelos cadernos que deixou com Lenu.

Simplesmente é incrível como a autora consegue traduzir sentimentos, que, acreditamos ser totalmente individuais e que ninguém nos entenderia, em um livro completamente lindo e sensível.

Em resumo, estou ansiosa para começar a ler o próximo e ver se Lenu consegue realmente se encontrar.