História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Maria Clara 24/03/2024

Terminei essa leitura no começo do ano e não consigo parar de pensar nelas. Lila e Lenu são personagens que eu consigo me encontrar. A Elena consegue escrever sentimentos, isso é o que deixa o livro dela tão bom! ?

Patty 24/03/2024

Apenas melhor que o primeiro, viciante, nos tira todas as emoções possíveis e impossiveis, já digo que amo a escrita de Elena Ferrante, que primor de história, não vejo a hora de terminar os próximos dois livros.

Leh 23/03/2024

Sensacional
A forma incrivelmente cruel com que a Elena escreve essa trama da tetralogia napolitana é digna de nota. Li o primeiro livro anos atrás e sempre me pego pensando na temática e nos personagens. Com esse não foi diferente. Somos arrebatados pra dentro do bairro e nos entrelaçamos nos conflitos e na teia de relações que se desenvolvem conforme os anos de mocidade vão passando. Sensacional.

Thais645 22/03/2024

Uma das coisas mais geniais é como a Elena Ferrante brinca com o tempo da narrativa, como as camadas narrativas vão se sobrepondo dependendo de que pondo ela narra. Uma leitura que toca pois senti a compatibilidade de sentimentos muito íntimos sendo despertada a medida que a leitura acontecia. Muitas vezes me senti na pele de Lila e muitas vezes me senti na pele de Lenu de um jeito confortável mas estranhamento arrasador.

DeboraCatanante 21/03/2024

Queria ter lido na graduação de Letras
O segundo volume da série Napolitana inicia no fim da adolescência das protagonistas, Lenu e Lina, e perpassa pelo início da vida adulta, uma fase, que na minha opinião (27 anos), é a mais conturbada da vida das pessoas em geral.

Apesar de terem vivenciado a fase da infância de formas parecidas e sempre juntas, neste volume as personagens estão distante um da outra, vivendo vidas completamente diferentes, porém ambas carregando uma gigantesca carga emocional.

Carol 16/03/2024

História de um novo sobrenome
Uma leitura envolvente, com um misto de emoções e sentimentos em relação a Lila e Lenu.
Muitas camadas que a cada página revela pouco a pouco tantos aspectos da vida, sem rodeios ou floreios. Simplesmente genial.

Beatriz3345 14/03/2024

Eu nao consigo sequer explicar o quanto esse livro impactou na minha percepção de tudo, conta a história da mulher como nunca antes ousaram.

tAria0 14/03/2024

Queria que aqui eu pudesse depositar não palavras, mas um sentimento vivo. palpável. sinto lenu e lila nos ossos.

mayagraciele 13/03/2024

Eu sinto que lendo esse livro e essa série em geral, eu vivo em um constate estado de frustração. Nós lidamos com personagens que são completamente cheios de defeitos, que agem de forma irracional, que sempre escolhem lidar com as coisas da maneira mais insensata possível.
Temos também a nossa narradora, que durante toda a narrativa, vai de sentimentos de ódio a pura adoração por alguém que ela diz ser sua melhor amiga, mas que na verdade eu não sei se alguém naquele bairro sabe o significado de amizade, para eles essa palavra parece ter uma conotação completamente diferente.
É impossível não se ver envolvido com a estória, afinal estamos acompanhando esses personagens há algum tempo, nós os vimos crescer e a afeição que se cria por eles é inexplicável, mesmo quando o sentimento que eles te suscitam é o ódio.
A minha vontade é pegar o próximo livro da tetralogia e devorá-lo, só para saber onde tudo isso vai dar.

Robs 13/03/2024

Tão genial quanto a amiga genial!
"A História do Novo Sobrenome" é uma continuação brilhante que mergulha ainda mais fundo na fascinante saga de Elena Greco e Lila Cerullo. Neste segundo volume da série "A Amiga Genial", Elena Ferrante nos conduz por uma jornada emocionante através das complexidades da amizade, da identidade e do amadurecimento.

A narrativa retoma exatamente onde "A Amiga Genial" termina, com Elena e Lila agora enfrentando os desafios da vida adulta. À medida que as duas mulheres embarcam em caminhos divergentes, suas vidas continuam a se entrelaçar de maneiras imprevisíveis e profundas. Enquanto Elena busca realizar seu potencial acadêmico e profissional, Lila luta para encontrar seu lugar em um mundo repleto de obstáculos e injustiças.

Ferrante mais uma vez demonstra sua habilidade magistral em dar vida às personagens e ao ambiente em que vivem. Seja nos corredores das universidades ou nas ruas empoeiradas de Nápoles, o leitor é transportado para um mundo vívido e pulsante, onde as emoções e os dilemas das protagonistas ressoam com autenticidade.

Uma das maiores forças deste livro é a profundidade psicológica com que Ferrante aborda suas personagens. Elena e Lila são retratadas de forma tão realista que é impossível não se identificar com suas lutas e aspirações. Suas jornadas pessoais são marcadas por triunfos e tragédias, mas é a força de sua amizade que continua a ser o fio condutor desta história envolvente.

Além disso, "A História do Novo Sobrenome" oferece uma reflexão perspicaz sobre temas como amor, poder, e as complexidades das relações familiares. À medida que as personagens enfrentam os desafios da vida adulta, somos levados a questionar nossas próprias noções de sucesso e felicidade, e a explorar as nuances da experiência feminina em um mundo dominado por expectativas e convenções sociais.

Marina 13/03/2024

[Lido em 2019 e relido em 2024] Resenha de quem já leu todos os livros, mas sem spoilers.

Continuação da história das amigas Lila e Lenu, abordando o fim da adolescência e início da vida adulta. Apesar de terem um início de vida parecido, seus caminhos começam a divergir de forma acentuada. Esse é o período em que as duas têm menos contato e Lenu só consegue contar a história de Lila por relatos de outros. Enquanto uma segue, com dificuldade, um caminho linear de estudos e ascensão cultural, a outra descobre na prática o que significa ser esposa e dona de casa em uma sociedade extremamente machista e patriarcal, com a perda de poder, autonomia e liberdade. De qualquer forma, é uma entrada sofrida na vida adulta para ambas, cheia de dúvidas, estranhamentos, receios e decepções, maravilhosamente descrita pela Elena Ferrante.

Luana Terra 13/03/2024

História do Novo Sobrenome
A continuação da Tetralogia com o segundo volume é ainda mais incrível. Saber tudo o que se passou após o casamento de Lila, o desenrolar da vida de Lenu, e todo o movimento ao redor dessas duas foi uma experiência maravilhosa.
Raiva e compaixão pelas duas, em vários momentos, por diferentes motivos. Uma vida tão entrelaçada na outra e brigando pra se tornar independente.
Não vejo a hora de continuar nessa viagem com o próximo volume.

Oyakimim 10/03/2024

História do novo sobrenome
Poucas vezes li uma continuação que seja tão boa quanto o primeiro.
As diferenças sociais, a rivalidade feminina, as violências, as rivalidades e invejas entre Lila e Lenu, ganham proporções maiores conforme a vida adulta chega para elas.
E senhor, a maioria dos personagens são pessoas detestáveis, principalmente os homens. O que se salva pelo menos nesse livro é o Enzo. E mesmo assim, estou mais viciada ainda nesses livros. Ansiosa para ler o próximo.

sky 09/03/2024

Disse a ela: basta darmos um passo e erramos
Elena Ferrante... como explicar Elena Ferrante? Como base ainda, essa série que entretém e ensina na mesma proporção.

Com a história amadurecendo pela vida adulta de Lenu e Lila, as coisas nesse volume começam a ficar mais sérias. Os erros, com maior propensão a um desastre eminente. Os sentimentos conflituosos em descobrir como a sociedade realmente trata cada indivíduo, contando pontos de cada dependendo de suas origens.

A realidade das meninas e seus sentimentos de admiração mesclados a inveja nesse volume se torna decisivo na amizade das duas amigas. A maneira como Elena retrata essa visão dentro de relações - especificamente entre mulheres - é de uma singularidade impossível de não se apegar.

Apenas um breve texto corrido sobre meus sentimentos para com esse livro. Nada que Elena Ferrante já fez e que chegou até a mim eu poderia expressar com exatidão em palavras.