História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Amanda Milani 29/04/2024

A história continua boa. Inclusive acho que existem alguns plot twists bem interessantes no livro.
Esse foi o volume que me fez me identificar mais com Lenu e criar cada vez mais raiva de Lina. Nao consigo entender porque a Lenu nao se livra dessa amizade toxica

Amanda.Lemos 29/04/2024

Elena Ferrante escreve sobre e para mulheres, tudo tão detalhado e tão claramente saído da nossa mente que chega a ser bizarro.
Nesse livro, Lila e Lenu seguem caminhos diferentes na juventude, mas sempre esbarram nas suas versões crianças.
Admito que demorei para ler, mas foi mais culpa minha do que do enredo! Esse livro vira um respiro no nosso dia-a-dia, diversas vezes tive a mesma sensação de assistir Friends.
Vale muito a pena a leitura(e a fama)!

Paula 28/04/2024

É fascinante acompanhar como a Lenu e a Lila se retroalimentam mesmo seguindo caminhos completamente diferentes.

A forma como elas se amam, se admiram e, por fim, se invejam nos faz oscilar sobre o que cada personagem nos desperta. Elena Ferrante faz enxergar sentimentos ambíguos que muitas vezes queremos ignorar.

E detalhe para como TODOS os personagens são bem construídos mesmo sendo um livro curto.

Hirata 27/04/2024

Lindo, gradual e emocionante
O segundo livro da série Tetralogia Napolitana me encantou. Aqui, acompanhamos o amadurecimento de Lenu, Lila e todas as pessoas que moravam no bairro. Houveram intrigas, revoltas, barracos, fofocas, amor e amizade.

O crescimento e amadurecimento de Elena foram os principais temas da história, que é muito gradual na narrativa e nos acontecimentos. Todos os fatos se conectam, todos os personagens são importantes e relevantes para a história, até mesmo aqueles que pareciam bem secundários no primeiro livro.

Lenu, em sua vida de estudos e na busca pela aprovação de todos, possui uma vida cheia de conflitos internos. Ao mesmo tempo que quer ser excelente, também quer encontrar o seu lugar no mundo, quer entender onde se encaixa, para enfim prosperar. Lila vive uma vida mais conturbada, o casamento com Stefano é problemático, sua relação com a sua família não é a das melhores e seus amigos parecem abandoná-la.

O livro é cheio de reviravoltas das duas personagens principais, com detalhes e com uma leveza surpreendente. Acompanhar o crescimento das duas é lindo, principalmente ver a amizade delas acompanhando o momento de vida de cada uma, mas, ao final, se provando ser fundamental para ambas.

Um livro emocionante e que me prendeu do começo ao fim!

mari1855 26/04/2024

Resenha - História do novo sobrenome
Acabei de me dar conta que esqueci de resenhar esse aqui kkkkk.
Bom, eu já havia lido o primeiro e gostado bastante, então fui com expectativas pra esse mas sla.... não sei se enjoei um pouco da escrita e preciso dar um tempo da série ou não. A sensação que eu tinha era de não querer ler mais.... Mas agora lendo outras coisas está me dando vontade de voltar pra série KKKKKKKK.
Acho que só precisava digerir melhor o primeiro antes de ir pro segundo, mas mesmo assim esperava mais....

Rackelina 26/04/2024

Surpreendente.
A escrita da Elena é simplesmente fascinante.

Continuamos com a história da Lenu e da Lila. Nesse livro temos reviravoltas surpreendentes. Novos amores, novos embates.

Vemos a Lenu ainda muito a sombra da Lila. E a Lila agindo como uma cretina muita das vezes.

O Stefano é um dos piores personagens desse livro.

O Nino um moleque sabichão que quando a situação aperta ele foge. Um vida boa.

Essa tetralogia está sendo uma agradável surpresa pra mim. Estou amando.

Ps: eu passei muita raiva nesse livros. O único que eu simpatizo é o Enzo. Somente.
Letteles 26/04/2024minha estante
Nino para mim é o significado da palavra esquerdo macho no dicionário

Rackelina 27/04/2024minha estante
Exatamente. Pense num ranço.

Letteles 25/04/2024

Ofusco
Eu esperei uns dias para escrever porque eu fiquei tão sem ar com o final desse livro que eu não queria nem pensar sobre?

Mas QUE LIVRO

Uma ótima continuação. Elena Ferrante consegue passar para a escrita um audiovisual tão incrível que quando eu assistia a serie parecia que eu já tinha visto aquelas cenas antes.

Apenas leiam a tetralogia napolitana

É com certeza uma história que alimenta a alma, nos faz refletir, nos faz invejar, nos faz transpirar e suspirar?

Me encontro deslumbrada, suspirante,ofuscada?

julia5245 24/04/2024

Nao sei nem o que dizer, so amo muito a elena ferrante, a lenu e finalmente aprendendo a amar a lila.

Liz 24/04/2024

Como colocar em palavras a grandeza dessa obra? Não sei se sou capaz. Há um trecho no final do livro que, apesar de ser sobre a escrita da Lenu, para mim é perfeitamente também sobre a escrita da Elena Ferrante:

"A história é bonita, uma história de hoje muito bem articulada e escrita de modo sempre surpreendente; mas o ponto não é este: é a terceira vez que leio seu livro e a cada página há algo de poderoso, que não consigo entender de onde vem."

É dessa exata maneira que enxergo os livros da Ferrante: sempre surpreendente, e com uma força que não consigo definir a origem. Mais uma vez me convenço de que a tetralogia A Amiga Genial são livros daqueles te fazem refletir por dias e, ouso dizer, por anos, até porque li o primeiro volume em 2022, e até hoje ele não me sai da cabeça. Que história encantadora! Que persoganes complexos, cheios de camadas!

Um pensamento que me ocorreu neste segundo volume foi que, como a narração é feita pela Lenu, sabemos exatamente como ela é por dentro, quais são seus medos e desejos mas não canso de pensar, imaginar, como ela é vista de fora, pelos outros personagens.

Uma estudante extremamente diligente, brilhante, uma pessoa inteligente, tímida, uma ótima amiga e conselheira, mas nós bem sabemos que a Lenu não se dá esse crédito todo. Ela se sente sempre na sombra de Lila, e quando tenta sair, sente que sua vida não tem real relevância, e outro pensamento que me ocorreu é que a Lila não sabe de nada disso.

É frustrante, intrigante, e mais do que tudo, um romance apaixonante. Não vejo a hora de ler o próximo livro.

Patricia.Pinzan 24/04/2024

Melhor que o primeiro
Não tem como não dar 5 estrelas e favoritar esse segundo romance da Série Napolitana de Elena Ferrante.

tacizera 21/04/2024

História do novo sobrenome
Estando no final do último livro agora, esse segundo é o meu favorito da tetralogia com toda certeza do mundo.
A escrita da Elena Ferrante é coisa de louco, eu me sentia íntima da Lenu enquanto lia o desenrolar da vida dela e das relações com as outras personagens, em especial a Lila, claro, com quem ela tem essa rivalidade tácita que se separa por um fio de cabelo da forte amizade de uma vida inteira. Já que mesmo com as diversas intemperanças que elas enfrentam, sempre voltam a orbitar em volta uma da outra.

m.cIara 20/04/2024

Equilíbrio controlado de lirismo.
Um conto de fadas é, na sua essência, uma provocação. Próspera com a pretensão de que o mal e a magia são viáveis e visíveis, e que um final feliz do tipo "o amor vence tudo" é inevitável, esperado e verdadeiro. Nunca sabemos o que o príncipe e a princesa recém-casados fazem dentro do castelo durante todo o dia, depois de descer o ecrã protetor do "felizes para sempre". Será que a princesa conseguiu mesmo livrar-se dos trapos e da fuligem, ou será que o pó das fadas se transformou em pó normal que ela terá de limpar? A fascinante obra de Elena Ferrante, A história de um novo nome, dá-nos um vislumbre dessa realidade para duas jovens, Elena Greco e Lina Cerullo, que estão tentando alcançar a sua versão de princesa-felicidade. O romance é marcado por um ritmo narrativo hábil, um equilíbrio controlado de lirismo, sarcasmo mordaz e cliffhangers devastadores ao longo de todo o percurso. Mas ainda mais notável é o fato de a história manter, de alguma forma, o seu feroz domínio da fantasia intrínseca. Elena e Lina procuram e encontram os seus príncipes e realizam os seus sonhos, apesar da sua realidade desanimadora. A História do Novo Sobrenome é o segundo livro da extensa série de romances napolitanos de Ferrante. A saga começou com o aclamado A Amiga Genial, ambientado na Nápoles operária dos anos 50. Elena, que narra o livro da perspetiva da idade adulta, conhece Lina na primeira classe. Competindo pela atenção dos rapazes e dos professores, são opostos que traçam linhas entre si e as ultrapassam com a mesma rapidez. Lina, mal-humorada mas bonita, não tem meios para continuar a estudar, mas casa-se aos dezasseis anos, enquanto Elena, mais inteligente do que bonita, é aceite num liceu de prestígio. A ambiguidade permanece: cada uma delas inveja o que a outra tem, uma desejando a liberdade moderna dos estudos e a outra a segurança convencional do casamento. O livro termina com uma nota de grande drama quando Lina, na sua glória conjugal, é cruelmente recordada da vida que abandonou por "amor". O segundo livro, que pode perfeitamente ser lido sozinho, complica ainda mais as histórias entrelaçadas das amigas. A "história de um novo nome" refere-se à transformação de Lina em Signora Carracci, a mulher bem arranjada do merceeiro Stefano; a adúltera que dorme com o homem que a sua melhor amiga ama e tem um filho dele; a mãe volátil que entretém calmamente a amante de Stefano que vive em sua casa. Com efeito, ela torna-se a mulher que ambas admiravam quando eram raparigas: embora "quisessem ser esposas, ao crescer [elas] tinham quase sempre simpatizado com as amantes, que lhes pareciam mais espirituosas, mais combativas e, sobretudo, mais modernas". Lina tem as duas coisas e, ao ler os cadernos que lhe foram entregues para serem guardados, Elena também o faz. No momento em que a sua própria ascensão é posta em marcha, Elena admite que, sem Lina, "o tempo acalma-se e os factos importantes deslizam ao longo do fio dos anos como malas num tapete rolante de um aeroporto; apanhamo-los, pomo-los na página, está feito". Por outro lado, com Lina, "o tapete abranda, acelera, desvia-se bruscamente, sai dos carris. As malas caem, abrem-se, o seu conteúdo espalha-se por aqui e por ali. As coisas dela acabam entre as minhas". Este caos é o que nos interessa, e até Elena sabe que sem Lina é apenas um "quase". Embora o título do romance derive da história do novo nome de Lina, também avança o de Elena. Os pormenores da adolescência de Elena (mesmo os mais "picantes") são incluídos num romance que ela escreve enquanto estuda na prestigiada Scuola Normale Superiore di Pisa, onde conhece o seu noivo. A mãe dele lê-o e adora-o, envia-o para uma editora e o livro sai na primavera seguinte. Para os seus pais analfabetos, o sucesso de Elena é um motivo de orgulho ainda maior do que o facto de se ter tornado uma boa esposa, especialmente quando diz à mãe que vai manter o seu nome de solteira - Greco - nas capas dos seus livros depois de casar. Assim, tal como Lina, Elena também tem um novo nome que reforça a sua reputação, mas, ao contrário de Lina, pode escolher não ficar presa a um casamento. Não se pode ignorar a camada adicional de atribuição de nomes ao nível do autor: A história de Elena é escrita por uma mulher chamada Elena, que é notoriamente reservada e até há rumores de que é um homem. O fato de uma prosa tão sintonizada com as chaves moduladoras da amizade feminina e com o desejo de independência ser escrita por um membro do sexo oposto seria magistral, se não fosse ligeiramente irritante. Mas também seria muito adequado à visão que "Ferrante" tem da ficção: "Acredito que os livros, uma vez escritos, não precisam dos seus autores. Os verdadeiros milagres são aqueles cujos criadores nunca serão conhecidos".

gabi1062 19/04/2024

Profundo
?Como é fácil falar de mim sem Lila: o tempo se aquieta, e os fatos salientes correm pelo fio dos anos como bagagens na esteira de um aeroporto; você os apanha, os coloca na página, e está feito?.

O Segundo livro da tetralogia de Elena Ferrante acompanha a trajetória de Lina e Lenu no final de sua adolescência. Cheio de reviravoltas, achei particularmente que a segunda edição se aprofunda nos personagens e suas histórias que o primeiro.

Ansiosa pelo o que me aguarda nos próximos dois livros.

Roberta Amaral 19/04/2024

Perfeito tbm, aqui as amigas estão mais crescidas e é incrível ver o lado das duas o desenvolvimento de outros personagens... confesso que nesse aqui eu fui muito mais team lenu