História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Renata.Grasiele 29/08/2020

História de um novo sobrenome
Um dos melhores livros que já li! Já trago uma relação íntima aos personagens do primeiro livro e já inicio sabendo quem me afeiçoa. A história me incomodou muito em alguns momentos, o que significa que a autora passou bem o sentimento das relações. Um livro que me faz refletir sobre relacionamentos com os outros, consigo mesmo e sobre visões de mundo. Mais uma pérola de Elena.
Mindu 29/08/2020minha estante
Concordo com você! Me senti da mesma forma! Livro excelente

lucsoa 10/09/2017

"Claro, a explicação era simples: tínhamos visto nossos pais baterem em nossas mães desde a infância. Tínhamos crescido pensando que um estranho não podia sequer nos tocar, mas que o pai, o noivo e o marido podiam nos encher de tapas quando quisessem, por amor, para nos educar, para nos reeducar."

katiadantas 08/02/2019

@cadalivroqueleio
Nesse segundo volume, partimos exatamente do ponto em que terminamos no primeiro livro, mas no decorrer da história observamos o crescimento das amigas Lenu e Lila, que passam de crianças a adolescentes.

Suas vidas acabam tendo rumos diferentes e, sempre pela perspectiva de Lenu, vemos onde escolhas individuais acabam levando cada uma.
Uma se mantém no universo limitado do bairro, enquanto a outra conhece o mundo depois desses muros. A todo momento o leitor sente que ainda existe uma rivalidade entre as amigas, uma sempre tentando superar a outra, mesmo em realidades tão distintas.

Mais uma vez, é impossível não devorar o livro. Assim como em Amiga Genial, a autora nos faz imergir no universo das duas amigas e de suas famílias.
Por diversas vezes fui tomada por um sentimento de irritação enorme em consequência de escolhas influenciadas unicamente por uma rivalidade cega.

Com isso, o segundo livro continua riquíssimo em detalhes sobre os costumes italianos nos anos 50 e mostra a desigualdade social, que é no mínimo cruel.
Ainda vemos o machismo escancarado, as vontades reprimidas, a violência doméstica corriqueira; além dos dramas pessoais de cada personagem, recheados de traições, manipulação e desconfianças.

site: https://www.instagram.com/p/BtoOYFmgsRY/

Ana 04/08/2017

Brilhante
Estava com mil expectativas antes de iniciar a leitura desse livro, tinha medo que não acompanhasse o brilhantismo do primeiro. Minhas expectativas foram, e muito, superadas. O que é Elena Ferrante? Meu Deus, que escrita maravilhosa, poderosa, inebriante! Viajei nas linhas que me levaram até Nápoles, ao bairro novo, fui até Barano, até Ischia, sofri e me emocionei junto com os personagens, diga-se de passagem, profundamente construídos. Em determinada passagem, a autora diz que somente um livro que narre episódios reais tem força suficiente para nos arrebatar, por isso acho que muitos dos fatos narrados devem ter de fato acontecido na vida da autora, ainda escondida sob um pseudônimo. O início da idade adulta de Lila e Lenu nos mostra seus erros e acertos, nos mostra como nossas escolhas podem nos levar a caminhos tortuosos, que basta um pequeno lapso em algum momento de nossas vidas para que o destino se revele implacável, ao mesmo tempo em que nos mostra que tudo pode mudar num piscar de olhos. O esforço e a sorte caminham juntos, traçando as linhas de nosso destino vida afora. Não vejo a hora de iniciar o terceiro!

regi @bookiane 07/07/2017

Acompanhar a tetralogia napolitana é como acompanhar uma novela ou seriado. A curiosidade: e o que mais pode acontecer agora? E fulano? E não sei mais quem?
São tantos relacionamentos abusivos que é impossível não parar para pensar na vida. O que existe entre Lenu e Lila não é normal, aquilo não é uma amizade normal. É muita mágoa, muita competição, muito ressentimento. Mas isso é basicamente a descrição do modo que elas foram criadas, do relacionamento dos pais, dos vizinhos, do ambiente miserável em que cresceram. A parte social do livro, que está sempre ali, é absurda. São mais claras através das reflexões da Lenu, por ser narradora e a pessoa que vê tudo por outra perspectiva, mesmo quando está inserida na vida do bairro, e também pela forma de ela querer se libertar daquilo, mas sempre se valendo do que aprendeu naquele estilo de vida para se defender, para se virar quando fora de Nápoles. A violência de uma forma geral e especialmente contra as mulheres, tornada quase “aceitável” (no contexto do livro) pois as meninas cresceram assistindo os pais espancando as mães, os pais e irmãos batendo nelas. Também acho maravilhoso ter aquela coisa meio mafiosa da família que controla o bairro financeiramente e na questão da força bruta também, que se você não está com eles está necessariamente contra eles, não existe meio termo.
Fica meio difícil dizer “personagem x me representa” porque todo mundo ali é muito extremo, muito apaixonado - no sentido de serem pessoas muito intensas. Mas gosto muito da construção da Lenu, o quanto ela quer se libertar de tudo que ela é, pois sua família, seu ambiente a fazem ser. Seu jeito de falar é uma de suas formas de se distanciar, sempre deixando claro quando alguém fala em dialeto e ela quase sempre faz questão de falar em italiano. Além da necessidade de se reinventar, esse grande objetivo pela qual ela tanto luta. E que na verdade meio que acontece com a Lila também, mas não de caso pensado, apenas chega a ela uma nova situação e ela a encara naturalmente. Só para trazer mais ressentimento nessa amizade, pois nessa luta para mudar, Lenu assume seu fingimento, um esforço de repetir o que os outros falam e fazem para ser aceita. Lila não precisa disso.
Amo romances de formação e fui arrebatada por esses italianos.

Aline Serrão 16/02/2019

Passei muita raiva viu hahaha mas a escrita da autora é tão cativante e a vida dos personagens muda tão rápido que não dá pra largar o livro até terminar.

Niájera 29/12/2018

Elena tem uma escrita envolvente demais, ficamos presos ao universo que ela descreve e terminamos seus livros com a ânsia de querer saber e viver mais e mais a vida dos seus personagens. Que venha o próximo....

Matheus Nunes 02/04/2019

Quando você torce pela vida dos personagens mais que sua própria vida

Cika 10/03/2019

A história neste segundo volume flui muito melhor e é bem mais cativante do que no primeiro livro.
Achei que não seria possível superar, mas Elena Ferrante conseguiu! E se continuar desse jeito, os próximos passos dessa saga vão ser muito mais interessantes.

Ela sabe mesmo criar cliffhangers maravilhosos entre capítulos! E o final que deixa a gente doido pelo próximo livro???

Andreia508 17/06/2024

Continuação de Amiga Genial, é importante ler na sequência.
Essa história mexe comigo, me deixa tensa, é uma amizade tão provocadora, tóxica.
Mas um ótimo livro, a história te deixa curiosa e quando vê já está no final.
Recomendo.

Leo 26/10/2016

Achei o primeiro mais interessante.

Iza 21/11/2018

Gosto de como a escrita de Ferrante consegue ser envolvente, instigante e reflexiva. Nesse segundo livro da série ela aborda o tema da violência doméstica contra a mulher, a relação de dependência e ao mesmo tempo de disputa entre Lila e Menu (aliás, nesse senti mais raiva de Lila), sobre como nossas escolhas muitas das vezes vão além da nossa vontade, mas são tomadas pelas situações que a vida apresenta também fruto de nossas escolhas.

Erika 25/02/2019

A História do Novo Sobrenome
Segundo livro da tetralogia Napolitana, trata da adolescência das miguxas, mas nem tanto, Lenu, a narradora, e Lila. Ainda a história da dependência da protagonista em relação à amiga.

Paralelamente existe o núcleo do bairro napolitano onde nasceram as personagens. A violência, a desigualdade social e o machismo imperam. Tudo acaba girando em torno de Lila, onipresente, onipotente, onisciente e chata pra caramba. Quando surge aquela vontade de meter uns tapas nela também, me vem à cabeça que toda a história se baseia na rua visão de Lenu, bem invejosa e insegura.

Não é sensacional, achei apenas ?Ok?. Curiosidade em saber o que vai rolar.

Paula 30/03/2016

A vida como ela é.
Ferrante é mesmo genial.

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2016/03/historia-do-novo-sobrenome-carta-para.html

Livia 22/02/2019

Acabei de ler nesse minuto, não sei se tenho distanciamento suficiente para escrever uma resenha agora. O que me toca de modo mais profundo é a leveza na redação de algo tão pesado, tão Real. Terminei achando que Lila e Lenu são duas faces de uma mesma mulher. Gozo fálico e gozo não-todo.