História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Nathalie.Murcia 11/05/2019

Fantástico, como os demais da série
Finalizado o segundo volume da tetralogia napolitana. A minha ideia era ler um volume por mês, mas a história de Lila e Lenu me prendeu tanto que emendei a leitura, após o término do primeiro livro. Esta segunda parte do romance de formação é ainda melhor que a primeira, que eu já havia adorado, pois abrange a fase final da adolescência das jovens e início da vida adulta. Nesse ínterim, muitos acontecimentos e reviravoltas na vida de ambas se sucederam: casamento de Lila e seus percalços, saída de Lenu de Nápoles e ida à faculdade, em Pisa, términos e inícios de relacionamentos, novos amores, traições, frustrações, reconfiguração do comércio da vizinhança, entre outros fatos. A amizade entre as meninas também teve seus momentos de ápice e arrefecimento, em razão dos percursos distintos por elas seguidos, distância e outras adversidades. Não vou entrar em detalhes para não correr o risco de spoilers, mas sugiro que quem não leu Elena Ferrante o faça o quanto antes. Como de costume, a narrativa da autora é ágil, encantadora e o desnudamento e descrição da psiquê dos personagens é um dos pontos altos do enredo. Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Andreia508 17/06/2024

Continuação de Amiga Genial, é importante ler na sequência.
Essa história mexe comigo, me deixa tensa, é uma amizade tão provocadora, tóxica.
Mas um ótimo livro, a história te deixa curiosa e quando vê já está no final.
Recomendo.

marina 12/03/2020

sobrenome de quem?
os livros da tetralogia vão ganhando força e te instigam cada vez mais. não foi diferente com o segundo, que estou ansiosa para ver a adaptação da série pela hbo.

Dani 14/03/2020

Diferentemente do primeiro livro da série, este justifica o título logo em seu começo e não causa a confusão, mas esclarece muitos pontos que começo da história não tinham ficado claros, muito provavelmente de forma proposital.
Um livro que se inicia alimentando o gostinho de "quero mais" vindo do anterior e que não decepciona. Muito pelo contrário, para mim, é o melhor da série de quatro livros.
Nele podemos ver o que eu considero a fase mais decisiva na vida das duas amigas. É quase impossível distinguir realidade de ficção, visto que a autora apresenta as situações com tanta verossimilhança, que só nos resta a paixão e a raiva das personagens e acontecimentos.
Todo o cenário que rodeia as situações é cativante, já que Elena Ferrante é capaz de nos levar para dentro do enredo, como se estivéssemos lá, assistindo a tudo que acontece.

Cleane 25/03/2020

E não é que a história continua linda?! O segundo livro conseguiu me deixar ainda mais apaixonada, mais presa e imersa na escrita de Elena. Quando o mundo a sua volta está um caos, é bom ter um livro que te faça esquecer tudo.

Não sei dizer se o segundo livro foi melhor que o primeiro, mas com certeza trouxe temas mais complexos.

Dentre tantas reflexões, a sensação de não pertencimento da Lenu mexeu comigo.
Sem falar dessa relação das duas, tão intensa, por mais que se afastem por um tempo estão sempre ligadas por sentimentos nem sempre bonitos.

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

eu só sei amar parte 2

Adriano 10/04/2020

Adoro a Lenu
Personagem incrível.
Não gosto como a Lila trata a Lenu em certos momentos.
A história fica bem barra pesada no desenrolar da vida de Lila.

Gabriela 13/04/2020

Será possível que sou a única do time Lila?
No segundo livro da série napolitana, as protagonistas passam por diversos momentos fortes, crescem e amadurecem.

Lila continua sendo a minha favorita, apesar de ter me reconhecido diversas vezes em Lenu.

Angelica75 13/04/2020

Não dá para largar...
Não tem como largar esse livro, Lenu e Lila são como duas pessoas conhecidas com todas as
as suas qualidades e defeitos. A escrita de Elena é muito agradável!
As reviravoltas na vida de Lila e de Lenu me fizeram devorar o livro, os capítulos curtos facilitam e deixam a leitura ainda mais fluida.
As duas parecem tão reais! Não costumo sentir isso, mas nesse livro dá a impressão que tudo é verídico.
Recomendo muito!

Gabie 14/04/2020

Extasiada com essa leitura maravilhosa, que me fez pensar muito, chorar e criar esperanças. Eu amo essas meninas e a história delas, cada vez que algo ruim acontecia eu sofria junto, esperando que tudo ficasse bem. E depois desse final queria ter a disposição de correr pro próximo livro.

Lívia 15/04/2020

Lila e Lenu de volta
A história continua nos contando a adolescência e das meninas e como a vida delas vai se desenhando.

Louca pra ler o terceiro volume

@ALeituradeHoje 20/04/2020

Me tocou mais
No primeiro livro fiquei um pouco entediada. Ja nesse achei mais empolgante.
A vida adulta das meninas ficou mais interessante e Ferrante permanece afiada e crua em suas análises.

Intermitencias 04/05/2020

Lina e Elena cresceram, com vidas tão diferentes e sempre entrelaçadas. Melhor e mais envolvente que o primeiro livro da série, as duas personagens nos envolvem em suas experiências, e principalmente em seus sofrimentos, vividos em uma época em que mulheres deviam total devoção a seus maridos, irmãos, sob pena de sofrerem a violência admitida à época como algo normal. Não há como não odiar Lina em alguns momentos, mas em outros reconhecer sua força feminina sobrenatural e admirar um dos melhores personagens femininos já criado!!!