História do novo sobrenome

História do novo sobrenome Elena Ferrante

Resenhas -

Giovanna1242 12/08/2021

Termino o segundo volume mais apaixonada pela escrita da Elena Ferrante e, de novo, presa pelo gancho que leva ao próximo livro.

A leitura foi maravilhosa, assim como o primeiro volume, mas tive tanta raiva de alguns personagens em certos momentos, que acabei deixando a leitura pausada por algumas semanas.

De qualquer modo, adorei ver o desenvolvimento principalmente da Lenu, ao final do livro é possível ver o amadurecimento dela. Já quanto à Lila e aos outros personagens, é impressionante a forma como a autora consegue deixar o leitor imerso na vida do bairro e na personalidade dos personagens secundários; ainda assim, passei muita raiva com algumas atitudes da Lila - e da Lenu também, mas conforme a leitura foi avançando, a raiva foi cedendo lugar à compreensão. Enfim, tô ansiosa pra leitura do próximo, fiquei muito curiosa com o final desse!
Larissa 12/08/2021minha estante
morro de vontade de ler os livros dela

Giovanna1242 12/08/2021minha estante
Leeeee amiga!! Esse é o segundo que li, e já sou apaixonada

cecilia 06/04/2023

esse livro é um furacão. alguma coisa na escrita da elena e no fato dela focar em coisas muito pontuais me faz achar que pouca coisa acontece no decorrer de um bocado de páginas, mas depois de terminar eu olhei pra traz e vi que foram TANTOS ACONTECIMENTOS. a vida delas e a relação delas uma com a outra, tudo mudou completamente tantas vezes ao longo do livro. elena ferrante eu te amo mesmo sem saber quem você é!
07/04/2023minha estante
Da para ler esse sem ter lido o primeiro?

cecilia 10/04/2023minha estante
de jeito nenhum, as vezes é difícil se localizar na história mesmo tendo lido o primeiro ksnsksns tem que ter boa memória!!

Raony 23/09/2017

Só dá raiva. Dá raiva dos personagens, dá raiva do mundo (o do livro, por ser tão o nosso) e dá raiva da autora que te controla como quer. Não sei como ela faz. Os primeiros e os últimos capítulos dos livros são incríveis, o primeiro faz você consumir os próximos num piscar de olhos e o último te deixa louco pelo próximo livro. Sorte que só comecei a ler com todos já lançados e traduzidos. Esse padrão também se repete nos parágrafos dos capítulos, de modo que vc nem vê e já tá começando o próximo e o próximo e o próximo. Mas dá muita raiva. Que mulher incrível, essa que ninguém sabe quem é.
Cibele 25/09/2017minha estante
Exatamente!!! Escreveste bem a minha sensação ao ler este volume! Eu fiquei louca com a história, me arrepiei diversas vezes. Emocionante e profundo!

Bel 27/09/2017minha estante
Me define!

Brennda 13/10/2021

Amor e ódio
O segundo livro da serie napolitana traz o desenrolar da adolescência e inicio da juventude de Lina e Lenu. Sem dúvidas, não há como sentir um misto de sentimentos variando do amor ao ódio, assim como as personagens sentem durante a narrativa.
Relacionamento tóxicos, dependência emocional, violência e a mesquinhez humana embalam os acontecimentos que dão continuidade a vida de todos que habitam ali, em Nápoles.
Personagens novos são introduzidos assim como novos cenários que enriquecem o enredo.
A escrita de Elena Ferrante é fluída e também apaixonada, o que colabora para que o leitor se sinta parte da história e nao consiga largar até saber o que vai acontecer.

Considero o primeiro livro da serie ainda melhor que o segundo, mas vale a leitura de toda forma, pois se complementam sobremaneira.
lekrahen 14/10/2021minha estante
oie. gostei da sua resenha! fiquei com uma dúvida: qual dos relacionamentos você viu dependência emocional? eu tenho uma leve ideia, mas queria saber certinho hahah.
abraços!

Brennda 14/10/2021minha estante
Oiee! Que bom que tu gostou :)
Os relacionamentos amorosos de todo o livro são permeados por essa grande dependência emocional. Mas destaco, a dependência emocional da Lenu, que necessita da aprovação e suporte de muitos, mas principalmente da Lila. Toda a necessidade de viver em função dela, apagando seus próprios desejos fazem com que a gente enxergue que no livro essa dependência é ate mesmo tóxica. Isso é interessante, pois mostra personagens reais cheios de defeitos de fábrica (como todos nós).
Qual o que você achou depedente emocionalmente?
Abraços!

Ana :) 26/05/2017

Sobre a relação entre mulheres? Amizade feminina?
Tem me incomodado a fala de que a série Napolitana trata "com realismo e crueza a relação de amizade entre mulheres". Claro que existem situações que são familiares, mas Lila e Lenu são personagens um tanto específicas, num contexto mais específico ainda. Se alguém desejou minha morte (mais de uma vez), que eu me machucasse, me desse mal (de verdade) só pra ela poder ter cinco minutos de alegria, então essa pessoa não pode ser chamada de amiga minha. E nem eu posso dizer o mesmo caso me sinta mal toda vez que estou perto dela. A inveja, o ressentimento, a amargura que as personagens (sobretudo Lenu) sentem uma pela outra, nesse segundo livro, realmente ganham ares romanceados, pertencem àquele mundo que Ferrante criou, mesmo que nesse mundo abundem reflexos da nossa realidade.
Longe de dizer que não gostei do livro - mal consegui largá-lo - ou que questiono sua qualidade, mas me incomoda que tantos leitores estejam levando o slogan da obra ao pé da letra. Sobretudo porque isso reduz as protagonistas a "vilã" e "mocinha", sendo que são é sobreviventes (com mais ou menos recursos) num contexto precário e violento.
Sobre a relação entre mulheres? Amizade feminina? Não. Sobre mulheres que sentem, que sonham, que pensam, que ferem, choram, desistem, se reinventam. Enfim, que são gente.
Lilian 20/06/2017minha estante
Concordo! Isso também me incomoda muito! Essa é uma 'amizade' doente, um caso específico que tem sido frequentemente tratado como uma generalizaçao... Credo! rs...

Lara.Santos 09/07/2017minha estante
Muito boa sua análise, principalmente à conclusão. Acho também que não se trata da "amizade feminina", mas sim da complexa relação entre pessoas, seres humanos. A autora trara com muito realismo esses meandros, e é isso que nos choca e igualmente nos toca, nos aproxima da narrativa!

Kate @entrelivrosediscos 13/02/2022minha estante
as palavras da Elena nesse livro me destruiu e me construiu de novo ? livro INCRÍVEL

Bebel 13/02/2022minha estante
de me abster*

@tatabookshow 06/02/2022

COMO É POSSÍVEL
ficar tão presa numa leitura sobre a vida cotidiana de duas amigas???

A única resposta que tenho é: a escrita de Elena Ferrante. Simples, fatal e profunda.

A forma como ela consegue descrever tão claramente circunstâncias, sentimentos, questões sociais e históricas é IMPRESSIONANTE.

Inclusive: aqui temos um sabor de fofoca
sem igual!

Enfim, mil pensamentos. Tô digerindo?
lenaschapter 06/02/2022minha estante
esse livro é sensacional! tô ansiosa pelo terceiro

@tatabookshow 06/02/2022minha estante
AAAAA EU TAMBÉM

Patresio.Camilo 13/06/2020

Mais intenso, mais adulto
Se você chegou até aqui, provavelmente já leu o primeiro livro.
Mas caso não tenha lido, volte e leia, pois está perdendo uma grande leitura (até tenho uma resenha sobre o volume 1).
O segundo livro começa exatamente onde terminou o primeiro. O fatídico casamento de Lila.
Não vou entrar muito nos detalhes, pois não conseguirei sem dar spoilers.
Mas acho muito interessante a forma que a personagem de Lenu vai tomando forma. Mostra-se importante e penso que será nos demais volumes.
Particularmente gostei muito da forma como a Lenu vai conduzindo seus atos.
Sinceramente tomei uma antipatia da Lila nos trechos em que ela trata sua mãe Nunzia como uma empregada, quando chegar a este ponto, espero que entendam a minha raiva.

Novamente tem de se elogiar a Ferrante pela forma primorosa que conduz a narrativa, com detalhes mas sem ser cansativa. E consegue inserir personagens secundários de forma cirúrgica e pontual.

Para constar, me pergunto se este livro não seria meio que autobiográfico, para aumentar ainda o mistério sobre a querida Elena Ferrante, já que a narradora também é uma Elena.

E merece elogio a edição da Biblioteca Azul, que muito bem acabada, material de qualidade, que ajuda bem na leitura.

Sinceramente, espero que gostem.

Fabi 13/06/2020minha estante
Li o primeiro tem um tempo e já quero muito ler esse! Saudades de Lila e lenu

Patresio.Camilo 13/06/2020minha estante
Fabi, vale muito a pena, já estou emendando o Terceiro volume....

Let 11/09/2020

Tirando o fato de que quase morri de raiva de alguns personagens como Lila e Nino, o livro é ótimo hahaha mas isso é até engraçado, porque no primeiro livro eu gostava da Lila e tinha ranço da Lenu, mas depois do segundo esse quadro se inverteu. É interessante ver como a história evolui e faz nossa perspectiva mudar toda hora. Gostei mais do que o primeiro livro, tem mais reviravoltas e fala de mais assuntos importantes.
Marina 04/10/2020minha estante
Comigo aconteceu ao contrário: no primeiro, gostava muito de Elena e menos de Lila e com o segundo, o quadro se inverteu hahahaha

Let 04/10/2020minha estante
Esse é um aspecto muito interessante na série, a perspectiva muda toda hora kkkk no primeiro livro eu gostava mais da lila, no segundo e no terceiro passei a gostar mais da lenu, aí no quarto e último percebi que de novo estava com ranço da lenu e preferia a lila ?

Tainá 03/04/2020

Tive vontade de bater na Lenu algumas vezes
Excelente continuação para A amiga genial. As relações ficam mais complicadas a medida que Lenu e Lila crescem e é incrível acompanhá-las. A escrita da Ferrante continua divina, li essas 470 páginas bem rápido. A vontade é terminar de ler esse e imediatamente já ir para o terceiro!
Barbara 03/04/2020minha estante
Eu AMO essa tetralogia! O terceiro livro foi meu preferido!!! Boa leitura :)

Tainá 03/04/2020minha estante
Obrigada, Barbara!! Bom saber que o que vem pela frente é ainda melhor. ?

Wanessa Rastoldo 20/01/2023

Segunda leitura do ano finalizada e estou sem palavras. Elena Ferrante tem o dom de nos fazer ficar presos na trama, mesmo que parece que nada está acontecendo.

Acredito que esse segundo volume seja bem melhor que o primeiro! A trama é absolutamente crua, real e verdadeira. Os personagens são tridimensionais o que causam o incômodo e a reflexão: será que gosto da Lila e da Lenu? Porque, são tantas camadas e não há apenas um lado delas para ser visto. É um todo.

A história da Lila nesse segundo volume mexeu absurdamente comigo. Casou cedo e teve uma vida totalmente fora do que ela queria, além de toda a violência sofrida. Entretanto, apesar dos altos e baixos, Lila é uma das personagens mais fortes e corajosas que já li e sem dúvidas uma das mais bem escritas.

A Lenu nesse volume me deixou orgulhosa. Me vejo absurdamente nela, pela questão do peso, pela vida amorosa e pelos pensamentos que ela compartilha. Ver a Lenu publicando um romance deixou meu coração tão quentinho! Era pra ser ela e a Lila seguindo esse caminho?

O saldo do livro é absurdamente positivo. Minha demora em finalizar foi em decorrência da densidade da trama que, por momentos, era necessário parar a leitura e descansar. De longe, um dos livros mais bem escritos que já li. Ansiosa pro próximo volume pois, o final me deixou intrigada! Eu AMOOOO essa novelinha! ??
Cami.Leal 20/01/2023minha estante
Essa série é puro surto atrás de surto

Elisa 21/01/2023minha estante
SIMMMM MIL VEZES

Gabriela3872 30/09/2022

Me segurando pra não engatar o terceiro de uma vez, pois estou obcecada na escrita dessa mulher, e ainda assim acho exatamente difícil comentar sobre esse livro, já que eu ainda nem entendi direito tudo o que ele me fez sentir.
Letícia 01/10/2022minha estante
MEU DEUS SIM!

Gabriela3872 01/10/2022minha estante
virei ferranter kkkkk

Talia.Moniz 13/03/2022

O vazio da amizade
Estou completamente obcecada com essa série. Nem sei bem o que escrever, então frases pequenas pouco bonitas e literárias é o que temos.

Que livro desgastante. Ao ler o livro eu me senti numa montanha russa de emoções: era uma constante de relação amor e ódio para com os personagens e a amizade das protagonistas. Me irrita profundamente a falta de honestidade que ambas têm uma para com a outra, o relacionamento vazio que elas constroem e o sentimento de que sempre falta algo a mais. É irritante ver a Lenu constantemente se rebaixando pelas migalhas da Lila e do Nino. É irritante ver o desejo de atenção de Lila e a arrogância pretenciosa de Nino.

Porém, é uma obra que ainda nos prende mesmo assim. É uma obra que não conseguimos largar, que não abandonamos por mais frustante que a leitura se torne. Somos mais uma vez embalados no mundo Napolitano de Ferrante, nas pequenas narrativas e nas pequenas personagens que transformam esse mundo numa leitura energética e confortável. Muito entusiasmada para ler o resto da saga.
eduarda_nassc 23/03/2022minha estante
Exatamente o que penso! Ótima resenha

Talia.Moniz 23/03/2022minha estante
aaa obrigada

bruno 07/09/2023

"O tempo é um fluxo de palavras coerentes só na aparência"
Incrível como a elena Ferrante conseguiu deixar o livro dois melhor que o um. Neste volume acompanharemos a Lenu e a Lila em seus últimos anos de adolescência e início da fase adulta, seguindo com as consequências das ações do livro um.

A escrita desse volume está completamente sem defeitos, não teve um momento em que eu fiquei entediado, a cada virar de páginas temos um reviravolta. Acredito que por isso não gostei tanto da segunda temporada da adaptação, senti que eles tiveram que cortar coisas primordiais para o entendimento da série, que se eu não tivesse lido o livro não entenderia.

Mesmo não tendo terminado a tetralogia ja consigo afirmar que esse é meu favorito. Gosto bastante da forma visceral na qual a elena construiu as personagens nos mostrando que mesmo em entre suas decisões errôneas não há uma vilã e sim duas meninas vítimas de seu próprio meio-ambiente que muitas vezes, pra se salvar, terão que deixar algumas coisas para trás.
Luana1208 11/09/2023minha estante
nossaa sua resenha me animou, li o primeiro e to doida pra ler esse, bom saber que é ótimo!

bruno 11/09/2023minha estante
esse é perfeito!!! o primeiro é bom, mas esse conseguiu ser melhor, se vc gostou do primeiro com certeza vc vai gostar desse :)

Cris.Aguiar 03/09/2022

Ela me prende
Os livros da Ferranti são realmente devoráveis!

Esse é o maior deles e li mais rápido que o primeiro, porque a escrita dela nos instiga a descobrir o que logo na página seguinte e seguinte e seguinte, sem perder de vista o foco nas personagens (tanto as principais quanto as coadjuvantes).

O único "e se" desse volume, é que algumas partes achei desnecessárias e cansativas, acabei fazendo uma leitura dinâmica ... mas... nem isso estragou a experiência. Bora para o próximo volume!!!

RECOMENDO
Jéssica 03/09/2022minha estante
Qual o seu preferido dela?

Cris.Aguiar 03/09/2022minha estante
Por enquanto só li os dois primeiros dessa saga ? cedo para falar de preferido.
O que posso dizer é que a achei uma excelente escritora e que espero manter essa lisonja em todos ?