Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Agatha.Przybysz 14/01/2022

Maravilhoso
Caramba, fiz 1001 reflexões durante a história. Odiei ela em alguns momentos e amei em 90% deles.

Aaron é um menino sofrido. Ele só quer ser feliz, mas não consegue. Da tudo errado.

Eu amei os personagens, a história, o desenvolvimento e tudo mais. As questões de lembrar e esquecer foram muito bem trabalhadas e me fizeram refletir como o nosso passado influi em quem somos agora mas que, mesmo assim, não podemos simplesmente "apagar" o passado e sim, aceitar, perdoar e seguir em frente.

CarmemE 13/01/2022

Amei
Esse livro é incrível, eu fui ler sem saber de nada e foi a melhor coisa que eu fiz pois quando terminei fui ler a sinopse e ela entrega demaaais, tipo, a pior sinopse que eu já li na vida, revoltante. Sobre o livro, é muito bom, recomendo que pesquisem lista de gatilhos pq tem vários. É sofrido demais, quase chorei em algumas partes e aprendi muito sobre muitas coisas e enfim..... leiam

Sarau 13/01/2022

Não se esqueça de mim
Uau.
Eu tô em choque ainda depois de ler eu não sei o que eu tô sentindo
Eu nunca fiquei tão triste lendo um livro me deu um sentimento gigante de desespero principalmente nos últimos 30% do livro, eu só queria abraçar o Aaron e dizer que tudo ia ficar bem mesmo que obviamente não ficasse
Depois de acabar essa leitura eu só quero sentar em posição fetal e chorar ou dormir
Gabs.bomfin 20/01/2022minha estante
Eu prometo Aaron que nunca vou esquecer de vc ???

manuuuu 10/01/2022

não sei
eu achei o livro bem interessante. Terminei em dois dias, não esperava muita coisa até pq comecei apenas pra sair de uma ressaca literária.

O plot do livro é incrível, o desenvolvimento do personagem principal e as descobertas que ele vem fazendo ao decorrer da leitura são ótimas. Me apaixonei pelo sarcástico gostosão, chorei, rir, senti inveja, passei raiva mas no final de tudo valeu muito a pena.

Bia 09/01/2022

Que história incrível! A cada parte o livro me surpreendia mais e mais! A leitura foi bem fluida, recomendo demais!!

Ana 08/01/2022

LEMBRA AQUELA VEZ
tranquilo como eu disse n sei dar avaliação mas vamo lá, bom essa poha me fez chorar me fez e eu n sei pq diabos eu chorei na frase (lembre de mim) ent e quando começou a aparecer as páginas do Collin eu fiquei ? sabia n pó, ent eu n tinha nenhuma fé nesse livro mas [*****] eu realmente amei poha e essa avaliação foi uma merda mas leiam n vão se arrepender

Jamile 05/01/2022

Interessante
Achei que o livro iria explorar mais do leteo, mas demorou um bom tempo até tocar na temática.
Tem spoiler e reviravoltas, podemos dizer que nunca mudaremos nossa essência, não importa o que façamos.

Elton Jhon 31/12/2021

Esse livro mexeu tanto comigo por conta dos seus gatilhos, mas eu amei! Da pra entender?? Haha
Nunca consegui fazer uma resenha decente pra ele, então vou salvar aqui só pra contar como lido de 2021, mas quando eu estiver pronto faço uma resenha digna haha

Well 24/12/2021

Um bom representante
Adam Silveira, com sua história comovente, fez deste romance um bom exemplar da literatura LGBTQ+ com primorosas lições ao seu final, mas também com certas irregularidades durante seu trajeto.

O enredo trata da vida de Aaron, um rapaz de 16 anos, morador do Bronx em NY e que tenta superar o suicídio do pai como pode e para isso conta com a ajuda de sua namorada e a companhia de alguns amigos. Quando conhece Thomas, rapaz do conjunto habitacional vizinho ao dele, algo começa a surgir dentro de Aaron e após um espantoso evento sua sexualidade é (re)descoberta.

Nesta realidade um instituto chamado LETEO promete apagar memórias indesejáveis das pessoas e o protagonista pensa em se submeter à esse procedimento.

Um dos pontos que, talvez, atrapalhe em alguns aspectos a narrativa do livro é seu narrador em primeira pessoa. Aaron, como adolescente que é, mostra-se bastante imaturo, irritante até, e sua narrativa é fluída e rápida demais em alguns momentos e em outros desfocada, como quando começa contar algo e do nada corta para mostrar um detalhe, nem sempre significativo, de sua vida pessoal ou de seu passado distante.

Admito que o personagem é muito digno de empatia. A forma como o autor mostra todos os detalhes, úteis ou não, dá uma boa noção de como pode funcionar a cabeça de um adolescente em meio a tantas crises e sérios problemas como o que Aaron enfrenta. Inclusive, o livro aborda de maneira direta temas como suicídio, falsidade, dificuldades financeiras e homofobia. E os outros personagens também têm seus destaques e são bem construídos.

As maiores qualidades do livro estão em seu plot twist, na forma envolvente e misteriosa como conduz o enredo e em seu final fora do convencional. Os clichês são encontrados por toda a obra, mas a forma sincera e singela, além de inteligente, que Adam Silvera terminou a história merece destaque especial por transmitir uma oportuna mensagem aos seus leitores. Mais ainda num mundo onde as pessoas não dão tanta importância à memória efetivamente, preferindo guardar tudo numa espécie de "nuvem" de algum "smartphone".

Detalhe: o livro aborda a questão da memória com um toque interessante de ficção científica e, durante o livro, não me recordo de nenhuma passagem fazer menção às redes sociais atuais.

É um livro que merece destaque no meio LGBTQ+ ainda que um pouco de paciência seja preciso para chegarmos nas partes realmente boas da obra. Vale uma leitura com certeza.

Mariana 16/12/2021

esperava mais
achei o livro um pouco chato no começo, começa a ficar interessante da metade pro final.

envolve muitos tópicos sérios e sensíveis que não acho que foram abordados da melhor maneira, mas recomendo para quem gosta de dramas adolescentes, eu não gosto tanto, acho as emoções todas intensas demais.

Tiffany 12/12/2021

Arrepiei
É muito intrigante pensar em como o nosso cérebro funciona. Ninguém tem a mínima noção do que pode acontecer se a gente quiser alterar alguma coisa por procedimentos médicos. Pode acontecer tudo e pode acontecer nada, na mesma proporção. Mas procurar esquecer algo, é, na minha humilde opinião, uma saída não muito convencional para coisas que aconteceram e você não queria que tivesse acontecido. De alguma forma, isso te faz crescer. Te faz aprender que a vida é daquele jeito e não tem muito o que ser feito, apenas aceitar e torcer para dias melhores, por mais que a bola de neve de problemas só cresça. As vezes a saída mais convencional é a mais agradável de se pensar, mas as consequências dessa escolha vem a cavalo e você vai desejar não ter feito nada para esquecer.
Que livro genial. E tudo isso que eu escrevi até agora, foi o que eu pensei lendo esse livro. Me deixou pensativa em um nível inimaginável.
Eu nunca me esquecerei do Aaron e da sua busca para tentar ser aceito, para amar e ser amado por quem ele achava que valia a pena.

almirante leite 08/12/2021

Livro muito bom, me deu depressão e crises existenciais
GATILHOS: Suicídio, homofobia, crime de ódio, automutilação e violência doméstica. Caso seja uma pessoa sensível a esses temas, NÃO LEIA.
Esse livro acabou comigo...
Quando comecei a ler, levantei poucas expectativas em relação à história, achei o começo lento e chato, e até aos 15%, mais ou menos, o livro não tinha me prendido ainda. Porém a partir do momento em que a amizade entre o Aaron e Thomas se desenvolve, a história passa a me prender e fico a todo momento boiolinha com a amizade deles.
O negócio vai andando até que tudo vira de cabeça pra baixo, o que torna o livro bem pesado de se ler, pois além dos gatilhos citados acima, tu sente o que o protagonista sente, e ai tu fica triste por ele, e é aquele ciclo típico de livros tristes.
Sobre o final, confesso que eu tava esperando pelo menos algo feliz e clichê depois de tanta desgraça, mas não foi exatamente isso que aconteceukkkkkkkkkkkkkkkk. Foi um final realmente muito triste, mas que te ensina algo, sabe?
Em geral é um livro muito bom, gostei bastante, superou as minhas expectativas e me deixou com várias crises existenciais (se bem que eu sou bem masoquista com livro triste, adoro sofrerkk), vimos que o tio Silvera gosta de fazer seus leitores sofreremkkk.
Super recomendo a leitura!!