Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

ANDER CELES 02/09/2023

Um novo final com mais esperança?
Isso é uma releitura, com uma diferença: essa versão do livro tem um final diferente, um capítulo extra no fim.

Bom, cada leitura é uma leitura diferente, e claro que as releituras também são diferentes, porque somos pessoas diferentes, em tempos diferentes, com outra maturidade, etc. Me lembro que gostei quando li da primeira vez, mas gostei mais dessa segunda vez.

Dessa segunda vez fiz algumas reflexões mais profundas sobre o tema principal do livro, que é essa questão da opção de escolha em apagar as memórias que nos faz sofrer. O livro trabalha isso muito bem, porque faz a gente realmente pensar que as memórias, por mais dolorosas que sejam, fazem parte da nossa história, de quem a gente é. E, no caso do livro, as consequências foram as piores possíveis.

Bom, falando sobre o livro, ele tem alguns blocos de narrativa. No primeiro bloco, vc é conduzido por uma narrativa que não te dá pistas do que aconteceu ou do que está por acontecer. Realmente, durante um bom tempo do início da história, parece um slice of life que não terá grandes acontecimentos. Aí, no final da primeira parte a história ganha o ritmo que terá até seu final, um ritmo frenético de acontecimentos e reflexões.

Agora, algo que realmente merece destaque é o novo final da história. Alguns livros, que fazem uma versão extra com um capítulo final novo, não conseguem agregar muito, não há uma grande diferença entre a versão original e a nova. Mas nessa nova versão há uma mudança profunda com o novo final. Porque o final original ele é bem desesperançoso, bem angustiante, até. Mas nesse novo final nós temos esperança. E o livro ganha um plus na mensagem que quer passar. Dessa vez, junto com a mensagem de que "não vale a pena esquecermos os momentos ruins da nossa vida", vem a mensagem de que "recomeços são possíveis, e que eles fazem parte do ciclo das coisas". O recomeço do Aaron, assim como o de todos nós, levará tempo, paciência. Ele não esquecerá os acontecimentos ruins, algumas decepções ainda trarão sentimentos ruins nele, mas novas memórias felizes serão construídas.

Leticia1264 26/08/2023

Pesado e Reflexivo
É incrível perceber a evolução do protagonista na história e que consigo perceber em minha vida tbm: em um momento somos todos imaturos e tudo está bem, quando de repente não está mais e você precisa desesperadamente amadurecer pra conseguir lidar com tudo aquilo.
Me apeguei aos personagens, que mesmo com características e papeis bem definidos não deixam de parecerem reais. Todos os personagens erram, interpretam errado e fazem escolhas ruins e está tudo bem, todos querem o melhor para suas próprias histórias.
O livro traz temas pesados com um personagem que está tentando descobrir e se aceitar na realidade em que vive. Confesso que tive receio por conta de "Querido, Evan Hansen", que trata de temas parecidos e que acabou só me deixando pior em um momento que eu já estava mal. Já "Lembra Aquela Vez", mesmo que trazendo vários assuntos pesados deixa a mensagem de esperança e não de culpa no leitor.

Myy 16/08/2023

Diferente do que achei que seria ??
Início parado, meio nível desistência por não acontecer nada demais. Até um acontecimento. Esse acontecimento trouxe muito conhecimento e interesse.

laliglossy 15/08/2023

Lavagem cerebral é ciência?
O livro começa bem chato, e eu quase abandonei a leitura, mas depois do plot twist ele da uma melhorada.

Os personagem são bem chatos, não me conectei a nenhuma deles, e nem me apaguei, são personagens reais, mas esquecíveis.

O livro tem uma proposta interessante, mas mas não curti muito, esperava mais, queria ter me sentido mais emocionado com a história, mas acho que o fato de não curti muito o protagonista, não colaborou em nada com a ideia de simpatia e emoção que teria.

O livro é bem na vibe do autor mesmo, bem cruel em vários aspectos da narrativa, o final é bonito, apesar de um pouco triste.

Manuzita~ 14/08/2023

R E S E N H A
LIVRO: Lembra Aquela Vez

AUTOR: Adam Silvera

SINOPSE: ?Lembra aquela vez conta a história de um garoto do Bronx (re)descobrindo sua sexualidade. Aos 16 anos, Aaron carrega no pulso uma cicatriz que registra a dor pelo suicídio do pai, mas com o apoio da mãe e da namorada, está determinado a seguir em frente. Quando a garota viaja para um acampamento, porém, Aaron se aproxima de Thomas, e acaba encontrando nele mais do que um melhor amigo. Confuso, Aaron considera recorrer ao LETEO, um instituto que realiza procedimentos científicos para apagar memórias indesejáveis. Mas será possível encontrar a felicidade fugindo de si mesmo??

SOBRE A HISTÓRIA: demorei para desenvolver a leitura fluída desse livro. No começo, tava indo bem devagar, não estava compreendendo muito a ideia e chegando no meio eu pensei em desistir. Só que eu persisti para ver no que dava. Eu achei essa história bem emocionante e reflexiva, a mistura dos personagens, como eles se envolvem e o desenvolvimento depois.

SOBRE O LIVRO: Escrita simples, comum e sem muita enrolação. Capítulos, em geral, curtos e bons de ler.

Andrea 08/08/2023

Parece um livro feliz, mas as camadas dele são extremamente depressivas. A história de Aaron parte o coração de qualquer um.

brayanmra 07/08/2023

"Se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."

Fábbio @omeninoquele 06/08/2023

Favoritado!
#OMeninoResenhando

"A felicidade não deveria ser tão difícil assim."

Depois do suicídio do pai, as coisas ainda não retomaram e talvez nem retomem ao que eram e a dor da perda e uma tentativa de se suicidar fazem com que a vida de Aaron Soto não seja mais a mesma, e à procura da felicidade e se sentir bem como pessoa, está longe do seu alcance. E esse novo Aaron triste, melancólico também magoa as pessoas ao seu redor.

Mas não se pode negar que não está bem só pra deixar o outro feliz. E é numa tentativa incessante pra virar a página, não que seja fácil, que Aaron passa boa parte da vida tentando acertar e os erros também nessa tentativa farão com que ele aprenda com eles.

Aaron namora a Genevive, e é ela que tem lhe dado todo o suporte desde o fatídico dia. Tudo parece estar bem com esse relacionamento, mas a chegada de uma nova pessoa à vida do garoto vai mudar tudo o que ele achava que sentia. E novamente Aaron estará numa situação nova, que lutou pra não deixar fluir e que agora lhe tirará o sono. Mas que pode ser resolvida com a ajuda de uma instituição do bairro, chamada Leteo, que promete apagar algumas memórias pra evitar o sofrimento, mas que também está em estágio inicial e não garante muita eficácia.

Todo mundo quer ser feliz isso é fato, mas até onde estamos dispostos a ir para encontrá-la? Aaron Soto está disposto a esquecer quem é só pra senti-la novamente. E essa decisão, por mais inconsequente que possa ser, a primeira vista, foi a decisão mais acertada que ele tomou, porque a dor do seu passado é grande demais para suportar. E o Aaron que conhecemos no início dessa história, certamente não é o Aaron do final. Às vezes o passado machuca demais e se tivéssemos como esquecer parte dele com procedimentos futuristas, acredito que você cogitaria esquecer algum momento traumático seu.

O livro é muito intenso, bonito até, e trás personagens marcantes que certamente ficarão comigo por muito tempo. A escrita do autor é muito boa, o que faz com que eu seja fã do seu trabalho cada vez mais, e os assuntos abordados, apesar de serem mega delicados, e despertam gatilhos, se atente a isso quando for ler essa história, são tratados com muita responsabilidade e isso foi o que me confortou durante essa experiência.

Não consigo parar de pensar no prefácio feito por Angie Thomas e só queria muito saber como está Aaron agora, mesmo que ele seja só um personagem, mas depois de tudo o que esse livro me trouxe, ele parece tão real e presente como pessoa que queria, assim como a autora, perguntar de Adam como ele está. Quem nunca sentiu isso por um personagem né?

Esse livro me tocou muito e como favorito, até fico sem ter o que dizer sobre, mas queria muito mais do que consegui e apesar de não ser o texto que queria que fosse, eu só peço que você dê uma chance pra essa história, porque certamente ela vai te emocionar. E Adam, eu lerei tudo o que você escrever, porque se tornou um dos meus autores favoritos da vida. Recomendo muito!!

#LembraAquelaVez #AdamSilvera #EditoraRocco

site: https://www.instagram.com/p/CviUTLGvv_p/

lendotetheus 05/08/2023

Eu tô extremamente abalado meu deus, que história linda e avassaladora, me encantei com o livro desde o começo mas me enganei com o enredo, achei que seria fofo e no fim foi pura depressão, amei nota 10

Vi Sampaio 17/07/2023

Drama, confusão e angústia
A leitura de "Lembra aquela vez" consiste numa sucessão de tapas na cara a cada novo capítulo lido. Impossível não se identificar com alguns dos dilemas e dramas de Aaron. A cada nova situação vivida pelo personagem principal, principalmente as conversas que ele tem com familiares e amigos (e os seus pensamentos não revelados), mais eu me sentia na sua pele ou, por vezes, me sentia como um expectador muito próximo. A escrita do livro é fantástica, dura e dolorida. A tradução para o português fica um pouco forçada em alguns momentos, mas nada que impeça a compreensão e a sensibilização durante a leitura. Não recomendo ler "Lembra aquela vez" se o emocional não estiver muito bom e se o leitor tem, como eu, o hábito de entrar na história e na vida do personagem, como se o que ele estivesse passando pudesse ser sentido por mim, na vida real. Foi o primeiro livro do Adam Silvera que li. Certamente lerei outros, mas preciso esperar a ressaca de emoções passar primeiro, imagino que a minha próxima leitura dele será igualmente angustiante. Vi que existe uma segunda edição deste livro, que aparenta ter um final diferente, mas ainda não fui em busca.

Jurandir.Marques 17/07/2023

Lindo!
Comecei o livro achando que uma coisa e fui surpreendido demais. Terminei apaixonado por todos os personagens e querendo mais. Linda mensagem!

Eduardo421 10/07/2023

Intenso e marcante
Forte pra caramba! Como você viveria sabendo que existe um instituto para apagar memórias? Extremamente delicado em toda a sua temática, e você sente a angústia do protagonista por diversas vezes. Alguns momentos você se perde na leitura. O plot, confesso, me fez ficar um pouco perdido no início, mas logo me encontrei.
Num geral, gostei muito. Não tem um final feliz, afinal, apagar memórias não nos traz felicidade, e acho que essa é a melhor mensagem do livro. O livro não foca em romance, propriamente dito. Acho que isso que traz pra ele um complemento de intensidade.

Leitura válida.

junio_hudson14 06/07/2023

Lembra aquela vez que o Adam esceeveu outro livro 5 estrelas
Comecei não gostando muito mas depois da primeira parte a história me prendeu demais, foi um livro triste e que faz a gente pensar bastante e nos faz lembrar. O Adam é um escritor fantástico, é o terceiro livro que leio dele e todos tratam de assuntos que mexeram bastante comigo, a partir dessa história comecei a ter medo de perder algo que eu não sabia que tinha mero de perder, minhas memórias.

Carrinhos 27/06/2023

A.
No começo do livro, eu achei meio suspeito por algumas piadas preconceituosas, mas dai dps entendi o contexto do livro e ficou tudo pior depois desse plot, minha nossa, QUE. PLOT. FOGA!!!!!!!!!!!!!! Nunca vou superar essa bomba.