As Perfeccionistas

As Perfeccionistas Sara Shepard

Resenhas - As Perfeccionistas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

LOHS 11/11/2017

Acredito que a melhor descrição seria que o livro é "ok"
As Perfeccionistas foi o meu primeiro contato com a narrativa de Sara Shepard, autora da conhecida série - de livros e da TV - Pretty Little Liars. Achei que seria interessante ler mais uma duologia, só que dessa vez focada em um suspense com uma série de crimes inexplicáveis.

O livro vai contar a história de cinco garotas que estão no último ano do Ensino Médio na Beacon Heights, em Washington. Mackenzie, Ava, Caitlin, Julie e Parker não têm muito em comum além do fato de todas odiarem o jovem Nolan Hotchkiss, um garoto rico e o maior terror do colégio.

É durante uma aula de cinema que elas começam a debater sobre todas as pessoas em suas vidas que mereciam morrer. Mas é Nolan o fator em comum que interliga todas as garotas. Depois de planejar como seria a crime perfeito para assassinar o garoto e não serem descobertas, as jovens decidem que - pelo menos - elas poderiam pregar uma peça nele e assim tornar Nolan motivo de riso da escola. Afinal, elas são boas garotas e jamais matariam alguém de verdade.

"Elas ligaram umas para as outras e conversaram em sussurros nervosos. Estavam péssimas, mas eram garotas espertas. Garotas racionais. Nolan Hotchkiss estava morto; o ditador da Beacon Heights High tinha morrido. Isso significava o fim das lágrimas. O fim do bullying. O fim de uma vida com o medo de que ele expusesse os piores segredos das pessoas - por algum motivo, ele sabia muitos. E, de um jeito ou de outro, ninguém as vira subir com Nolan naquela noite. Elas tinham se certificado disso. Ninguém jamais as ligaria a ele.
Mas o problema era que alguém as vira. Alguém que sabia o que tinham feito naquela noite, e muito mais.
E alguém ia fazê-las pagar."
Prólogo, p. 15

O problema começa quando Nolan de fato morre exatamente da mesma forma que as garotas haviam planejado. Agora, todas as evidências apontam para as cinco jovens. Sem poderem confiar em ninguém, as garotas vão se juntar para descobrir quem é o verdadeiro assassino antes que elas percam suas “vidas perfeitas”.

As Perfeccionistas é um livro interessante. A autora irá mesclar os pontos de vista de cada uma delas, mostrando tanto o que houve no passado quanto o que está acontecendo agora com a investigação pela morte do Nolan em andamento. Ao longo da narrativa, passamos a conhecer um pouco mais sobre as garotas e o motivo de todas odiarem tão fervorosamente o mesmo garoto.

Mackenzie Wright toca violoncelo. Seu sonho é entrar para a Juilliard School, famosa escola de música e artes cênicas localizada em Nova York. O relacionamento com sua melhor amiga, Claire Coldwell, é uma eterna disputa de quem sairá melhor em todos os aspectos da vida - escolar, musical e amoroso. Mackenzie odeia Nolan desde que descobriu que foi usada pelo garoto para ganhar uma aposta, quando ele conseguiu fotos íntimas da garota para mostrar aos amigos.

Ava Jalali tem muitos problemas em casa, como o pai ausente desde a morte da mãe e também a terrível madrasta que a maltrata sempre que o pai não está por perto. Mas, pelo menos, Ava tem o namorado perfeito: Alex Cohen. Embora ele não seja tão rico quanto todos os outros alunos do colégio, Alex a faz rir e não acredita em todos os rumores maldosos sobre ela - inventados por ninguém menos que Nolan.

Caitlin Martell-Lewis é uma excelente jogadora de futebol, vive com as duas mães e tenta lidar com o luto pela morte do irmão mais novo - que se suicidou depois de não aguentar mais o bullying praticado por Nolan na escola. Caitlin se culpa por não ter percebido o que estava acontecendo o irmão e vive uma tensão com o namorado, Josh Friday, com quem sente que não pode se abrir completamente.

Julie Redding é sempre o centro das atenções. É a garota mais popular do colégio, mas faz de tudo para esconder de todos sua situação familiar, com um pai que a abandonou há muitos anos e uma mãe acumuladora. Depois de sofrer tanto bullying na escola anterior, Julie só foi capaz de revelar seu segredo a sua melhor amiga, Parker Duvall, que acabou sofrendo muito por conta de uma “brincadeira” de Nolan.

Parker Duvall era a garota mais popular do colégio até Nolan ter drogado a sua bebida e, por conta disso, seu pai a espancou até quase a morte. O pai de Parker foi preso e levado embora, mas a relação com a mãe continua tão ruim como sempre foi. Agora Parker tem o rosto deformado e tenta sempre passar despercebida. A casa de Julie é o único local onde Parker se sente segura.

Embora as garotas não tenham muito em comum, a suspeita do assassinato as unem e dá início a uma nova amizade. Elas não têm vidas perfeitas, mas fingem muito bem no colégio - assim como todos os outros alunos. Juntas, elas farão de tudo para desvendar quem é o verdadeiro assassino de Nolan para terem suas vidas de volta. Mas isso não será uma tarefa fácil.

O ponto negativo de As Perfeccionistas é que o livro é muito curto - não chega a ter nem 300 páginas - e são muitas protagonistas. Por conta disso, não há um grande aprofundamento das personagens, o que dificulta a conexão do leitor para com os personagens. Espero que no próximo volume isso será melhor trabalhado, já que o enigma continua sem resposta no fim dessa obra.

Devo confessar aqui que não curti muito o fim aberto desse primeiro livro. É óbvio que faz sentido quando se sabe que é uma série de dois livros, mas eu já queria respostas. (Hahahaha)
Agora teremos que aguardar para conferir o fim dessa história quando o segundo e último livro chegar ao Brasil. A boa notícia é que ele já foi lançado no exterior, então provavelmente não teremos que esperar por muito tempo! \o/

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/2017/11/as-perfeccionistas-01.html
Carol 15/11/2017minha estante
Comprei o segundo em inglês mesmo (não ia aguentar esperar rs)
Espero gostar!Estou amando a série PLL da Netflix os livros não li.

LOHS 18/11/2017minha estante
Entãooooooooooooo! Fiz a mesma coisa, menina! Hahahahaha. Mas achei tudo super óbvio. Na metade do livro eu já descobri todo o desfecho. xD

Carol 21/11/2017minha estante
Que pena!rs espero que eu NÃO descubra ANTES do final!rs

LOHS 25/11/2017minha estante
Também espero que sua leitura seja BEM melhor que a minha! Hahahaha

ALDI (Navio dos Livros) 12/02/2018minha estante
Qual é o segundo livro?

Carol 13/02/2018minha estante
Só tem em inglês por enquanto se chama : the good girls!!
Ou as garotas boas!

ALDI (Navio dos Livros) 13/02/2018minha estante
Obrigada..

Luiza.Thereza 17/10/2017

As Perfeccionistas
Uma das minhas manias literárias mais estranhas é que volte e meia gosto de ler livros que abordam o bullying, talvez por ter passado por experiencias ruins no passado. As Perfeccionistas, da escritora americana Sara Shepard apareceu bem nesse momento.

Mackenzie, Ava, Caitlyn, Julie e Parker são garotas do Beacon Heights High que não possuem muita coisa em comum além da escola em que estudam mas que, por ocasião de um trabalho em grupo na aula de cinema avançado descobrem odiar o mesmo garoto: Nolan Hotchkiss, que parece ter o péssimo talento de ser o pesadelo de todos (e, especialmente, de todas) ao seu redor.

Durante a discussão do trabalho, a conversa ruma para a montagem de um assassinato hipotético. É tudo apenas desejo, é claro, quem não gostaria de se livrar de um bully? Ou de, no mínimo, dar o troco e humilhá-lo de alguma forma?

O problema é que, após uma festa regada a bebidas alcoólicas e drogas na casa de Nolan, ele aparece morto. Exatamente da maneira como as meninas haviam "planejado".

A corrente de fofocas e rumores do Beacon Heights High é ativada, e as meninas acabam como principais suspeitas. Agora, elas precisam se virar para encontrarem o verdadeiro assassino, caso contrário suas vidas perfeitas começarão a se estraçalhar ao redor delas.

Acho difícil comentar sobre As Perfeccionistas sem fazer um paralelo com O Canto dos Segredos (resenhado em Março deste ano, caso queiram procurar no histórico do blog). Um crime parecido (o assassinato de um bully), cujas suspeitas recaem sobre um grupo parecido de suspeitos (garotas que sofreram bullying e/ou que, escondem algum elemento para serem melhor aceitas dentro de um determinado grupo ou por uma determinada pessoa.

Em o Canto dos Segredos, conhecemos e acompanhamos a voz narrativa do detetive responsável pelo caso e o vemos explorar o mundo do Bullying, dos bullys e das vítimas como alguém de fora enquanto a narrativa como um todo alterna entre ele e as garotas.

N'As Perfeccionistas, a narrativa se restringe às meninas, seus pensamentos, ações e reações diante do que fizeram, não fizeram ou do que deixaram de fazer ou dizer, incluindo aí as aparições da polícia, que são um mero elemento que desencadeia novos acontecimentos para elas.

A narração de Sarah Shepard não me envolveu de todo. Apesar da competência em montar o enredo e em desencadear os acontecimentos, achei que ela poderia ter acabado com tudo e ter dado uma conclusão à história ao invés de deixar tantas coisas para as adolescentes lidarem. É claro que todas essas pontas soltas fazem sentido se As Perfeccionistas for o início de uma série, o problema é que não achei nada que dê a entender que haverá uma continuação.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2017/10/as-perfeccionistas-sara-shepard.html
Mandark 03/01/2019minha estante
Eh uma série de dois volumes.

Luiza.Thereza 03/01/2019minha estante
Informação dada com um ano e alguns meses de atraso para ser incluida na resenha.

Mandark 04/01/2019minha estante
Desculpe então.

Cris 20/03/2022

Já imaginei que não iria gostar
Um mistério juvenil ao extremo, o fato das meninas não falerem a verdade de inicio já que de fato elas não eram culpadas me irritou muito. No meio da história era cortada para falar algo da vida pessoal de alguma delas que não tinha relevância nenhuma na história.

Ja procurei spoiler do segundo livro, porque esse só foi feito para encher linguiça, já que não foi esclarecido nada, e tbem porque não pretendo ler o segundo.
Nathalia 20/08/2022minha estante
Amgggg o segundo é melhor ainda, juro

Nathalia 20/08/2022minha estante
O segundo mostra q tu foi enganada o livro todo KKKKK e tu fica chocada

Cris 21/08/2022minha estante
Amiga, eu não sei se me ânimo em ler

Ivy (De repente, no último livro) 03/08/2017

Mais do mesmo...
Há algum tempo não lia nada de Sara Shepard. Gosto muito dessa autora e por bastante tempo ela figurou na minha lista de autoras favoritas, embora admito que sua insistência em escrever séries absurdamente largas (Pretty Little Liars por exemplo teve 18 livros até seu desfecho final) conseguiu me cansar bastante. Quando soube de The Perfectionists, uma dualogia da autora, imediatamente quis ler esses livros, sentia saudades da pluma de Sara com suas tramas juvenis cheias de glamour, it girls e assassinos cruéis.

Minha sensação final com The Perfectionists oi de déja-vu. Sabe quando começamos um livro e mais ou menos pela metade dele nos damos conta de que a história se assemelha bastante à outras já lidas anteriormente? Pois bem, isso foi o que me passou com The Perfectionists. Seguramente, essa novela é uma mistura de Pretty Little Liars com outras sagas famosas da autora e, infelizmente, não trouxe nada de inovador ou original, e eu realmente esperava encontrar pelo menos alguma coisa nova, desconcertante e inesperada, coisa impossível de se passar quando a série guarda tantas semelhanças com outras.

Aqui conheceremos à cinco garotas. Ava, Caitlin, Mackenzie, Julie e Parker. Elas são super diferentes entre si, porém, nutrem uma coisa em comum: todas odeiam Nolan Hotchkiss. Ele é um tipo realmente odioso, responsável por criar e espalhar as fofocas mais destrutivas de Beacon Heights, mas mesmo assim, é também um dos garotos super populares, suas festas são as mais disputadas, e ser amigo dele, ou pelo estar perto dele, garante de imediato um lugarzinho na elite da escola.
Quando Noah é assassinado, as meninas nem sabem o que deveriam sentir. Por um lado a sensação é de que foi feita justiça. Noah destroçou muitas vidas e reputações, inclusive o irmão de Caitlin, Taylor, acabou se suicidando, atormentado pela perseguição de Nolan. Por outro lado, a sensação é também de medo e apreensão. As meninas foras as últimas pessoas em estarem com Nolan antes de sua morte e, muito em breve, estarão provavelmente no radar da policia, como suspeitas principais do crime. Agora, deverão encontrar o assassino, antes de que suas perfeitas vidas se desmoronem e elas terminem seus dias de uma maneira bem diferente ao que haviam planejado.

Como já disse, a trama está envolvente, é uma daquelas novelas muito típicas de Sara Shepard. Conheceremos à jovens ricos, privilegiados que, obviamente, não conhecem limites. Pouco a pouco esses personagens se tornam mais e mais suspeitos, já que cada um parece ocultar algum segredo, um rastro de personalidade que coloca o leitor em dúvidas. Algo que gosto na pluma de Sara é o fato de que seus personagens nunca são inteiramente bons ou inteiramente maus. Todos possuem um lado obscuro, sentimentos em conflito, um passado meio que secreto.... Enfim, é sempre muito interessante ler as novelas de Shepard porque se ambientam em um mundo de prestígio onde aos poucos descobrimos possuir duas faces distintas.

Apesar de se tratar de um thriller juvenil, a trama não se centra unicamente no assassinato de Nolan ou na identidade do assassino, mas também na vida dessas cinco garotas, seus dramas, amores e problemas pessoais. Nessa primeira parte conheceremos cada uma delas e também suas respectivas rotinas e anseios. Ainda não consegui conferir a segunda e última parte, The Good Girls, no entanto espero de verdade que seu desfecho nos apresente algo mais de ação, que a trama se centre um pouco mais em sua premissa original que é a do assassino que de uma maneira incompreensível parece perseguir à essas meninas e aos de seu entorno, e também espero que, por fim, Sara apresente uma novela diferente, que se distancie um pouco das anteriores sagas da autora sem, obviamente, perder essa fagulha especial e única que faz com que as novelas de Sara Shepard sejam um verdadeiro guilty pleasure.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2017/05/review-142-perfectionists.html
Fernando Lafaiete 03/08/2017minha estante
Excelente resenha. Já ouvi muita gente comentar mesmo que os livros desta autora são todos iguais. :/

Gio 04/08/2017minha estante
Amei sua resenha

Tháh Martins 14/09/2017

Você não tem que ser bom para ser perfeito!
Autora da série bestseller Pretty Little Liars, que virou seriado de TV, Sara Shepard, nos apresenta um novo drama envolvendo cinco garotas -Mackenzie, Ava, Caitlin, Julie e Parker - que estudam na elitista e super competitiva Beacon Heights e todas tem motivos mais que suficientes para odiar uma pessoa em especial - Nolan Hochkiss, rico e esnobe, quase um semideus, para algumas pessoas que o rodeia - que fez coisas horríveis com cada uma delas.
Então em uma aula qualquer, de um dia qualquer, elas acabam descobrindo esta estranha afinidade e planejam a maneira perfeita para matá-lo. Um assassinato hipotético, é claro, seria apenas uma brincadeira... disfarçada de vingança, mas que acaba saindo do controle, quando Nolan aparece morto, exatamente da maneira que haviam arquitetado . Mas há um detalhe... se não foram elas, quem foi? Quem poderia querer incrimina-las e por que razão? E a menos que elas encontrem o verdadeiro culpado, suas vidas "perfeitas" irá desabar aos poucos a sua volta.
Nessa história, Shepard nos faz sentir a adrenalina que se passa ao redor deste grupo de garotas, que correm contra o tempo e contra todas as provas que incriminam. Além do clima intenso de drama e suspense, a história leva o leitor a uma aproximação com seus protagonistas, levantando também questões pessoais e familiares que giram em torno de traição, culpa, remorso, inveja, vingança, amizade e amor... Um verdadeiro mar de tempestade em um mundo adolescente.
Estou anciosa para saber o desenvolvimento dessa história no segundo (e último) livro da série, especialmente agora que a pessoa que as garotas "suspeitavam" que pudesse ter matado Nolan foi assassinada.
Carol 15/11/2017minha estante
Comprei esse em português e o segundo comprei em inglês mesmo rs
Não ia aguentar esperar rs

Tháh Martins 20/11/2017minha estante
Olha que sortuda, ainda não li o segundo livro da sequência, ainda esperando a tradução rsrars, invejinha roxa.

Miry 17/04/2022

Tá de sacanagem com a minha cara ne
Parece que o livro foi cortado no meio e simplesmente acaba DO NADA!!!!!! Tudo bem que a autora pode usar um gancho pro próximo livro, mas aquilo foi ridículo demais.

O livro não acontece nadaaaa, tem alguma emoção bem mais pro final e aí BUM acabou. Simples assim, sem mais nem menos. Nossa que ódio!
Nathalia 20/08/2022minha estante
É pq é uma duologia. O mistério é só pra te prender até o final pro segundo livro kkkkkk o segundo livro é que te choca

Miry 21/08/2022minha estante
Olha, foi certeiro! Pq o ódio que eu senti que virei a página e não tinha mais nada kkkkkkkk fez de uma forma que a pessoa não consegue VIVER sem ler o segundo livro

Bookskaily 06/04/2022

Não gostei
Achei bem entediante, chata e não me prendeu muito. Não acontece muita coisa e é bem lenta a história. No final não conta quem matou o Nolan e quem era o assassino. Não recomendo. Só li pq estava no kindleUnlimited
Nathalia 20/08/2022minha estante
Não conta pq é pra te prender até o final e continuar o mistério no segundo livro, vei KKKKKK como assimmm eu terminei em 3 dias morrendo de curiosidade, amei

Bookskaily 20/08/2022minha estante
Achei chato. Não achei a história tudo issoo

Jean.Parra 01/02/2019

Em Beacon Heights você não tem que ser bom para ser perfeito
MENTIROSO. NÃO CONFIÁVEL. MONSTRO. Esses são alguns dos adjetivos atribuídos a Nolan Hotchkiss por Ava, Caitlin, Mackenzie, Julie e Parker, e não que seja uma mentira. Todos na perfeita Beacon Heights tem motivos suficientes para odiar o garoto a ponto de querer vê-lo morto, como é o caso das protagonistas que após anos sofrendo com as ações dele, elaboram um plano de vingança perfeito para lhe dar uma lição. No entanto, Nolan aparece morto da mesma forma como as garotas haviam planejado e elas passam a ser as principais suspeitas pelo assassinato. Em meio as investigações policiais na escola e o drama adolescente envolvendo relacionamentos amorosos e conflitos familiares, as garotas tentam provar sua inocência enquanto percebem que em uma cidade como Beacon Heights, você não tem que ser bom para ser perfeito

A narrativa é conduzida através do ponto de vista de cada uma das cinco protagonistas, alternando entre suas angústias e preocupações atuais e flashbacks dos momentos que motivaram e antecederam a morte de Nolan. Apesar de ter visto um spoiler há meses sobre a identidade do assassino, a autora consegue criar uma atmosfera onde todos são potencialmente suspeitos e nada é o que parece ser, mas se prestarmos bastante atenção aos detalhes, podemos ter uma ideia de quem seja o responsável pela morte de Nolan, ainda que as investigações das protagonistas levem a uma direção completamente contrária e o livro termine nos mostrando que o verdadeiro assassino ainda está a solta

site: https://www.instagram.com/p/BtWKsdPAoRY/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1mj482jlihb2p
Thata 19/02/2019minha estante
Uma pergunta a vc que ja leu a Alison e a Mona aparecem no livro ou vai ser so na serie?

Jean.Parra 22/02/2019minha estante
só na série, mas existe a possibilidade delas serem substitutas de duas das cinco protagonistas do livro

Tha 01/07/2021

Caramba, tudo na dose certa. Dose certa de mistério, dose certa de romance. Único defeito é que não acaba e agora preciso correr pra continuação.
Nathalia 20/08/2022minha estante
A continuação é ainda melhor!!!

Desa 04/12/2017

Um pouco mais de perfeição...
É incrível as semelhanças do livro com a história de Pretty little liars na série, e acredito que por isso vai ser lançado como spin off da série na TV. A pegado do livro, a história em si e escrita melodramática é muito boa.

Eu achei pequeno erro na edição, onde era pra ser o nome de um personagem, mas era outro. Mas o que realmente me incomodou no livro, talvez por estar tão acostumada com pll, foi a distância entre os personagens. E essa distância não fez a história andar em alguns momentos. Eu senti falta de mais interação entre as meninas e achei que a história ficou com um ótimo final, mas parecia mais uma introdução pro próximo volume.

Pretendo ler a continuação para saber o desfecho dessa história.

site: http://transmidiaonline.com/
renataalvesx 06/05/2020minha estante
Também achei esse erro na edição além de um outro no qual escrevem ?cadeira? onde deveria dizer ?cadeia?, mas no geral gostei bastante

lyvi 24/06/2021

Ah, é legal.
Assisti a série e agora vim em busca de um final, já que ela foi cancelada. Acho que não vou achar, o livro é bem diferente, mas valeu a leitura.

O começo foi muito entediante e arrastado, mas eu acho que isso é característica dos livros da autora. Não achei o livro intrigante, também não tem um mistério muito cativante, mas a leitura é muito tranquila, os capítulos são curtinhos e lendo, quase não vi o tempo passar.

Esse negócio de dar um capítulo para cada personagem também é uma coisa da autora; no começo me confundi um pouco, mas assim que fui entendendo e encaixando cada uma, deu tudo certo. As histórias individuais são muito interessantes de acompanhar.

Não pretendia ler o segundo livro, mas o final me fez arregalar os olhos e me deixou com vontade de ver o mistério ser resolvido.
Nathalia 20/08/2022minha estante
O segundo é ainda melhorer

Vita 04/04/2022

Uma mescla de mistério e romance juvenil. Raramente esses temas me prendem, mas a escrita é impecável. Faz querer devorar o livro! Muito bom!
Já estou começando o segundo.

Espero não em decepcionar.
O segundo é melhorrrr

Bru 30/04/2021minha estante
ah e esqueci de acrescentar o quanto a estética do livro é linda, li online mas achei incrível!

Julinha 28/09/2020

QUE?
Primeiro que eu desconfiei de absolutamente TODOS os personagens e toda vez que eu gostava de alguém dava uma página ele era um puta babaca
Okay né
Daí que eu tô lá criando 50 mil teorias e o livro acaba
Tá de sacanagem???
No geral eu adorei, no início foi bem bagunçado acompanhar as personagens mas depois me acostumei. Só que assim eu não tenho psicológico pra chegar no fim e não ter desvendado nada
Tailson Santos 12/08/2021minha estante
Estou quase finalizando e fiquei bastante decepcionado com o que o Blake fez com a Mackenzie e eu achei que o Sr. Granger fosse ser realmente alguém legal.

Fernanda 23/10/2017

As perfeccionistas
Resenha no blog

site: http://modoliterario.blogspot.com/2017/10/resenha-as-perfeccionistas-sara-shepard.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6