Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Basil24 27/05/2021

Que livro bom
Ele passa uma sensação muito forte de que é uma história sendo contada por alguém que está de passagem, um viajante ou mochileiro. Acaba na mesma velocidade que começa e seu final parece se entrelaçar com a realidade.
Se fosse uma saga de 20 livros leria todos. O único ponto que eu achei um pouco negativo foi o jeito que o final se desenrolou muito rápido. O mundo estava acabando, todo mundo morrendo, e de repente as coisas começam a dar certo e tudo funciona.
Mas é uma leitura muito rápida e gostosa de ser feita. A escrita da autora parece um hidromel que aquece todo o seu corpo e te envolve no calor da história.

Hong Zhuang 20/03/2021

A história é bacana
O clímax foi muito corrido, então despencou bastante na avaliação. O final foi bom, aceitável. 4/5

Pri 03/02/2021

Tanto misticismo que é difícil entender
A proposta do livro é interessante, eu fui cativada por ela. Mas ao longo da leitura eu fui desgostando cada vez mais ao ponto das descrições se tornarem enfadonhas para mim. O desfoque da autora em um romance normal fez a relação entre a personagem principal e o mago Sarkan ficar estranha e confusa. Não como uma parceria mas mais como se a Agnieszka fosse o tempo todo teimosa em querer resolver o grande problema do livro e o Sarkan fosse o sabichão que tem razão em tudo.
Na verdade, todo o elenco sempre queria desencorajar a Agnieszka a resolver a questão, a menos quando era de interesse da realeza. O interesse da realeza prevaleceu e as pobres vilas foram vítimas do início ao fim do que estava acontecendo.
Além de uma correria no final para resolver tudo, onde não se explicou muitas coisas. Qual a origem real da floresta? Por que todo mundo não queria resolver? Por que a Agnieszka era a única que realmente se importava? Por que o Sarkan capturava as meninas? As explicações para essas perguntas ou não foram dadas ou muito mal explicadas.

ems 25/02/2022

Grande surpresa
Eu honestamente achava que não ia ser tudo isso, mas foi. E foi melhor. E foi perfeito. Posso até arriscar a dizer que foi o melhor livro que vou ter lido no ano inteiro e não seria exagero. Amei muito.

Evellyn Galathynius 01/03/2020

Enraizados
É um livro bem diferente de tudo que que já li, tem uma mitologia e um mundo muito interessante na narrativa, há também um toquezinho de A bela e a fera (que eu amooo).
O início do livro é maravilhoso, mas parece que depois do meio quase para o fim o ritmo dá uma abaixada (Não é que fica ruim, fica só bom) até se elevar de novo quase no final. Sobre o final: queria mais rs
Um dos pontos fortes (na minha opinião) é o laço de amizade da Agnieszka com a Kasia, mesmo com dificuldades elas estão ali se apoiando.
O romance deixa um o pouco a desejar, mas entendo que o foco aqui não é esse, então superemos.
Acho a capa desse livro maravilhosa e tudo a ver com a história, muito linda!
Algumas coisinhas me deixaram bem irritadas durante a leitura ( protagonizado várias vezes pelo Marek, existe uma relativização com a violência masculina muito grande aqui ), isso me incomodou em alguns momentos, mas acredito que tenha sido uma crítica feita pela autora para gerar reflexão.
O final deixa o leitor pensativo sobre a consequência que o ser humano sofre quando causa mal a natureza, enfim um livro maravilhoso com uma construção de mundo super interessante...
mirnaauxiliador 01/03/2020minha estante
Gostei bastante desse livro, tanto que já li 2x. Um enredo diferente em que a mocinha não é frágil e indefesa, é uma pessoa comum com suas fraquezas que vai aprendendo de acordo com seu jeito a lhe dar com a situações que se apresentam no decorrer da trama. Gostei bastante!

Evellyn Galathynius 01/03/2020minha estante
Oooi
Sim, gostei muito também de ter uma mocinha forte aqui, Agnieszka toma umas decisões bem corajosas e às vezes até inconsequentes de tão loucas kkk
O mundo desse livro é incrível, a floresta, árvores corações a corrupção e a magia.
Muito bom mesmo, a única coisa que me incomodou um pouco realmente foi a relativização das atitudes do Marek, como a tentativa de estupro com a mocinha e tal, mas prefiro acreditar que a autora fez isso propositalmente para provocar reflexão.

luanivea 24/12/2020

É uma história interessante e cheia de magia. Achei bem legal o mundo que a autora criou e os personagens.
Porém, achei que em alguns momentos a autora deixou a história meio confusa, ou foi explicar algumas lacunas tarde demais. Algumas vezes repetia assuntos já mencionados.
Gostei do fim, mas acho que tinha que ter tido um desenvolvimento melhor de outros personagens e assuntos.
No geral, acho que vale a pena a leitura, por mais que esses tópicos tenham me incomodado, não acho que seja um livro ruim.

Vanessa 06/02/2021

Enraizados
Comecei a leitura sabendo que esse livro divide opiniões, mas, ainda bem, que isso não tirou minha vontade de ler, porque tive uma experiência muito boa com esse livro.

A personagem principal me cativou muito, junto com outros personagens secundários. O universo fantástico é bastante intrigante e nem um pouco clichê. Fiquei fascinada por todo o misticismo e magia que gira em torno dos feiticeiros e da floresta. No geral, a história foi envolvente e interessante.

O livro é descritivo, o que o deixa menos dinâmico em algumas partes, mas acho que era necessário para visualizar as cenas. Por isso, não foi algo que me incomodou muito.

Enfim, adorei o livro, indico para quem já tem afinidade com fantasias, porque entendo que as descrições podem incomodar bastante quem não é acostumado.

Bárbara 27/03/2021

Muito bem escrito
Li pela leitura conjunta da maratona literária de 2021 e amei o livro. Li em três dias, a escrita é ótima e a história me envolveu.

Quando fizemos a discussão do livro com o pessoal percebi que ignorei algumas questões no livro para ter uma boa experiência e que o livro tem alguns problemas básicos.

Se você quiser ler sem analisar muito, como eu, vai ter uma ótima experiência. Ambienta uma cultura fascinante que eu não tive outras experiências lendo e no fim tem uma mensagem sobre preservação ambiental que tocou meu coração (sou bióloga kkk).

Mas se você costuma analisar mais profundamente a história, pode não gostar tanto de alguns pontos, que depois de observados não dá para fingir que não existe (por isso diminui uma estrela da nota depois da discussão).

Dri F. @viagenscomlivros 13/09/2020

Essa foi mais uma leitura feita por causa do Kindle Unlimited. Sempre que assino o serviço, principalmente nessas promoções de 1,99, eu tento selecionar uma lista de livros que quero conhecer, e aproveito esses três meses para ler muito por ali.

Enraizados é um livro de fantasia que traz Agnieszka como protagonista. Ela mora em um vale tranquilo mas que tem uma Floresta mágica ao seu redor, de onde, de tempos em tempos, saem coisas horríveis.
Para se proteger desse poder maligno as pessoas do vale confiam em um mago misterioso, que vive em uma torre isolado de tudo, mas que a cada dez anos leva uma das moças do vale para viver com ele, e elas voltam depois desses dez anos totalmente mudadas.

Agnieszka tem certeza absoluta que vai ser Kasia, sua melhor amiga, que vai se escolhida pelo mago, mas o dia da escolha se aproxima e com isso a tensão vai aumentando. Será que tudo vai ser como o esperado?

Essa é uma história diferente de tudo que já li. O universo criado pela autora é baseado em folclore eslavo, e tem uma mitologia muito própria sobre o poder da Floresta e suas lendas.
Agnieszka é uma mocinha muito fora dos padrões, e o mago, que inicialmente é seu antagonista é extremamente chato, arrogante é grosseiro no início da história.
Conforme a história vai passando vamos começando a entender o porque das coisas.

Eu achei a narrativa um tanto cansativa. O livro é bastante descritivo, e aí tem páginas e páginas de uma mesma luta ou de uma viagem ou fuga.
Nada, pra mim, teve uma explicação muito aprofundada, mas o fim é bacana é condizente com a história. Mas ainda assim as muitas páginas descrevendo mais do mesmo me cansaram um pouco e eu não via a hora de terminar.

É uma fantasia bastante diferente de tudo que já li, então se você estiver procurando inovação, essa foi feita para você!
Você já tinha ouvido falar dessa história? Se já leu me conta o que achou, queria muito outra opinião!

kemelyn 19/01/2021

Péssimo
O livro é muito lento, a narrativa é entediante, tem parágrafos enormes descrevendo coisas que ninguém liga, tem uma protagonista insuportável, muito burra e que tem uma dificuldade enorme de entender as coisas, tonta demais. Não consegui gostar de nenhum personagem do livro, na verdade, e não estava ligando pra nada que acontecesse com eles.
A autora quis colocar um romance no meio da história, que ficou muito sem sentido, já que um dos envolvidos só sabia humilhar e diminuir o outro.
Algumas coisas tiveram uma explicação patética e com muitas pontas soltas.
A única coisa legal no livro que eu achei foi toda a questão da Floresta e da magia envolvida, pena que o desenvolvimento foi horrível.

Ley 10/07/2023

Insista se gostar mesmo
Enraizados é um livro de fantasia único baseado no folclore eslavo, portanto tinha muitas esperanças de gostar. A premissa chamativa, para mim, serviu para me fazer ler mais rápido. No mundo citado, em uma pequena vila, as meninas crescem com um certo medo de serem levadas pelo Dragão, um mago, sem a esperança de voltarem para suas famílias. Isso acontece a cada dez anos. O mago leva uma menina a cada período e não sabe o que exatamente acontece com elas, mas o medo persiste.

O Dragão não é ruim aos olhos do povo em geral. Ele os protege com sua magia da corrupção da floresta que os cerca, é justo, mas ainda leva meninas consigo. Claro que a maioria sente medo de suas filhas serem as escolhidas da vez, mas para Agnieszka esse medo é direcionado à sua melhor amiga Kazia, que é bem instruída, o modelo exato do que o Dragão sempre procura.

Mas quando chega o dia da escolha, é Agnieszka que é levada, a mais improvável possível. Seus modos sempre foram motivo para todos a descartarem como uma escolha. Pela percepção da protagonista, é agora que vamos conhecer o que realmente acontece com as garotas levadas para a torre do Dragão.

Esse início é tenebroso por gerar um medo tanto nos personagens quanto no leitor. Imaginar que um mago leva meninas a cada dez anos e faz sabe se lá o quê com elas é difícil deduzir, por isso a cada página gera uma expectativa do que pode acontecer. Ao passar esse medo inicial, Agnieszka está lá para também aprender magia, as descobertas são mais lentas e uma sensação de aprendizado se inicia. Agnieszka tem propósitos que podem ser mais importantes, e seu direcionamento muda rapidamente.

Sua relação com o Dragão fica bem mais estreita por terem que passar tempos juntos. A floresta e sua ameaça fica mais evidente, e quando a protagonista cria um tipo de entendimento sobre o que pode fazer, sua determinação também se estende. Embora isso seja bom, Agnieszka é extremamente movida por uma teimosia infindável. Junto de seu temperamento, o Dragão se destaca por ser ranzinza, então é fácil imaginar como o dia a dia desses dois pode ser difícil.

Mas a narrativa não centraliza apenas na torre. Passada várias páginas, outros personagens surgem, a maioria horríveis (como o príncipe mais novo. Há uma situação envolvendo ele e Agnieszka que até hoje não engoli). O objetivo do livro é a evolução de Agnieszka, a luta pela resolução da corrupção da floresta, e outras questões que surgem nesse meio.

Infelizmente, esse não é um livro fácil para continuar lendo. Os acontecimentos que citei demoram para acontecer e tudo isso é apenas o ponto de partida para a história ter um ritmo bom. A partir daí, continua tendo um objetivo principal, mas a construção é regada por pequenos movimentos que não empolgam tanto. Até mesmo a tensão entre os personagens, que poderia progredir para um romance, é tão lento que parece uma impressão. Não é uma pauta importante, mas poderia muito bem ter um impacto que empolgasse.

Essa é uma leitura que alguns terão que persistir para chegar ao final. Não achei o núcleo da história ruim, mas também senti vontade de abandonar várias vezes por não achar empolgante o suficiente. Uma parte especialmente boa foi quando descobri a conexão do título com a história. De modo geral, tenho minhas opiniões de como essa história foi difícil de continuar por ter um ritmo lento e acontecimentos muito distantes, mas fiquei contente por ser um livro único. Se não fosse, eu dificilmente iria atrás de um segundo volume.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/01/resenha-enraizados.html
Jamilly.Flores 10/07/2023minha estante
Sua resenha ficou ótima, eu tbm senti mt dificuldade de continuar a leitura a partir de determinado ponto, começou fluindo bem aí depois não consegui manter. Tanto é que desisti.

Tcamolesi 29/01/2021

?Nosso Dragão não come as meninas que captura, não importam as histórias que contem fora do vale. Nós às vezes as ouvimos por conta dos viajantes que passam por aqui. Eles falam como se estivéssemos sacrificando um ser humano e ele fosse um dragão de verdade.?

Não tenho como explicar os altos e baixos que senti lendo esse livro e como me senti dentro da história. O livro é extremamente detalhista o que pode cansar um pouco. Os personagens evoluíram de uma forma extraordinária e eu amei cada parte da história. Agnieszka é definitivamente minha personagem favorita!

Maria @booksofmary 24/01/2021minha estante
Sim! A magia da Agnieska é mais intuitiva, mais orgânica, ela foi observando a maneira metódica como o Dragão praticava magia e desenvolveu sozinha um entendimento de como ela se relacionava com as coisas em volta, conseguindo a partir daí a produzir magia também.

Mar 27/11/2020

Com certeza um dos melhores livros que li esse ano.
É uma fantasia que abraça o leitor, bem facil a leitura e extremamente viciante

Yanna Paula 07/05/2021

Complicado...
Gente vou confessar que foi difícil chegar ao final desse livro devido ao seu ritmo e as escolhas da autora quanto a forma de contar essa história.

Com um ritmo bem lento inicialmente, temos um mundo interessante com personagens cheios de potencial, mas muito mal trabalhados. Durante toda a leitura sempre surgia na minha cabeça: "que magia legal, a ideia da Floresta é incrível, como eu queria que a autora tal tivesse escrito esse livro pra trazer mais personalidade para os personagens e extrair o máximo possível desse mundo em 400 páginas", não desmerecendo a Naomi, mas realmente ela não conseguiu me cativar. As 3,5 estrelas são destinadas a parte final que trouxe momentos bacanas e compensaram um pouco as outras ausências.