O Labirinto dos Espíritos

O Labirinto dos Espíritos Zafón

Resenhas - O Labirinto dos Espíritos

Marilia 28/05/2023

O Labirinto Dos Espíritos
Com certeza meu favorito da série. Com certeza já seria possível começar reler a série amanhã. Com certeza a tetralogia mais perfeita que já li.

Rodrigo 13/05/2023

Sensacional
Um desfecho sensacional para uma série fenomenal. Zafón conseguiu arrematar todas as pontas que deixou abertas e isso foi incrível!
Passar os últimos 4 meses na companhia desses personagens foi supimpa!

VerAnica.Cardoso 29/04/2023

História maravilhosa e viciante!! Personagens marcantes e apaixonantes, confesso que até dos vilões sentirei falta!! Amei conhecer David Martin e Alicia Gris, meus preferidos nesta trama! E como não falar do Fermìn Romero, quantas risadas e reflexões seus discursos geraram!! Enfim, amei a série!!!?

Artthur0 26/04/2023

O Cemitério dos Livros Esquecidos
Chego ao fim dessa jornada com a difícil missão de podar em palavras o que foi ler essa serie, me sinto estarrecido, anestesiado e nocauteado. Simplesmente maravilhosamente perfeito, passar por esses 4 livros e conhecer cada personagem e cada cantinho obscuros de Barcelona e vendo-os se iluminarem através do tempo.
Com A Sombra do Vento abrir a porta para esse labirinto, turvado de emoções e explosões de sentimentos, adentrei em um dos meus livros preferidos da vida, com a escrita magistral de Zafon, usando e abusando de ferramentas narrativas, indo de primeira pessoa para terceira pessoa, flashbacks e um uso espetacular de ?diegéticos? em cartas, jornais e livros. E em seu final entrega algo incrível, fazendo um misto tremendo do que foi sentido durante toda a leitura como alegria, tristeza esvanecida, e um empolgação da qual tu queres sentir pra sempre.
Em O Jogo do Anjo me deparei com as mesma ferramentas de narrativas já conhecidas porém aqui somos presentado com um estudo de personagem extremamente complexo, ao mesmo tempo que constrói relações e desenvolve os coadjuvante com o seu protagonista. E o que dizer do ar sobrenatural que flerta com o terror concebido ao redor dessa história e tecido juntamente com a sinistra Barcelona do início do século XX. Seu encerramento um tanto quanto aberto a interpretações deixa sugestões que acima de tudo, conduzem nossa emoção mais uma vez para o além de intensa, nos crava no coração uma vertente de ?delírios?, que nesse momento se tornam mais do que viciante.
O Prisioneiro do Céu é entrelaçado o passado, o presente e o futuro, basicamente podendo se dizer que se trata de um livro de transição, desta vez um coadjuvante uni o fio que costura os protagonista dos últimos dois livros, abrindo espaço para dúvidas e questões que poderão ser respondida no livro seguinte. Entretanto mesmo se tratando de um livro curto, as comoções não se limitam ao seu número de páginas, é nesse momento que percebemos que estamos completamente entregue a aquele universo, completamente apaixonado naqueles personagens e completamente envolto na trama escabrosa que parece não ter fim as ditas ?maldições? daquela história.
Último capítulo saga, O Labirinto dos Espíritos, entrega mais questionamentos e com uma narrativa através de um investigação policial de fato, nos entregas todas as respostas das que queremos saber e aquelas que não queremos, cheio de sequencias instigantes que nos faz vibrar com cada passo com a protagonista da vez que conduz pôr fim a amarração de todas as pontas soltas. E no apagar das luzes Zafon nos brinda com o um capítulo final de arrasar a alma, tirando lagrimas de felicidade e satisfação, o encerramento da jornada remete ao seu início e nos faz literalmente viajar em um onda de sensações eloquentes e explosivas que meramente enche a nossa existência até transbordar ao ponto de sentir vazio e incompleto, pois algo de tamanha magnitude passou por nos e chegou ao seu fim.
Só que felizmente essa história vai durar toda uma eternidade em mim, em cada palavra, frase, texto, capítulo e livro lido, existe um pedacinho dentro de mim que nunca se esvairá, O Cemitério dos Livros Esquecidos vivera pra sempre em mim. Uma das maiores e melhores experiência que vivi e senti na minha vida.
Obrigado Don Carlos!

JoojP 08/04/2023

Para juntar a história trazida nos 3 livros anteriores (A Sombra do Vento, O Prisioneiro do Céu, o Jogo do Anjo) Alicia Gris, nascida durante a guerra, é uma investigadora na madrid dos anos 1950, que vai atrás do desaparecimento do ministro Mauricio Valls. Em Barcelona, Daniel Sempere volta a pensar nos enigmas envolvendo a morte de sua mãe, mergulhando em investigações. Os caminhos de Alicia e Daniel se cruzam conduzindo-os de volta ao passado e a revelações perigosas, envolvendo figuras capazes de tudo para manter antigos segredos enterrados.
Encerrando a saga de uma maneira incrível e sem pontas soltas! Simplesmente Zafon?
José Carlos 12/04/2023minha estante
Comprei este livro em uma promoção! É possível ler ele isolado, ou é necessário ler todos os anteriores primeiro?

JoojP 07/10/2023minha estante
Pode ler ele 1°, mas pra tudo se conectar e fazer sentido tem que ler os anteriores também. Acredito que seja melhor começar pela ordem mesmo e deixar esse por último

Daniela742 01/04/2023

Chave de ouro
O final perfeito para a minha série favorita! Que alegria é mergulhar nas histórias de Zafón e reencontrar personagens queridos, uma ambientação fantástica e essa escrita única, que a brava e nos desliga na realidade.

Com o final da série muitos mistérios foram solucionados, respostas esclarecidas e tramas muito bem amarradas. Acredito que um dos grandes presentes desse livro é Alicia. Ela surge para unir as pontas soltas, e que personagem forte e foda!

Ao fim dessa série Zafón deixa a marca reforçada de autor favorito no meu coração. É ele quem consegue, por meio da narrativa, expressar o sentimento que eu sinto pela literatura, pelos livros e pelo universo mágico das palavras.

Ju 23/03/2023

Fechado com chave de ouro
A impressionante conclusão das histórias do Cemitério dos Livros Esquecidos!

O que dizer desse livro? Mais uma obra prima de Zafón, sem dúvidas!

Em O Labirinto dos Espíritos, vamos acompanhar a trajetória de Alicia Gris, uma alma atormentada, que sofre com as sequelas da guerra, que lhe tirou os pais e lhe deu de presente uma dor crônica, oriunda de um grave ferimento. Brilhante na arte de investigar, a polícia vai atrás dela
para desvendar o sumiço do famoso Ministro Maurício Valls em Madri.
Ela vai contar com o apoio "não opcional" do agente da polícia, Vargas. Apesar de ser contra sua vontade, com o tempo Alicia se acostuma e até passa a apreciar e trabalhar em conjunto com seu novo colega.
Enquanto isso, em Barcelona, nosso sempre querido Daniel Sempere está em busca de desvendar os enigmas da morte de sua mãe, Isabella, que o levam a um desejo de vingança de seu principal suspeito: o ministro Valls.
Em meio a uma trama sombria, passado e presente se juntam em um emaranhado de mistérios e horrores envolvendo a vida dessas pessoas.
E em meio a isso que Alicia e Daniel vão acabar tendo seus destinos unidos, conduzindo-os de volta ao passado, às celas de prisão de Montjuic, onde um escritor atormentado escreveu sobre sua vida; aos últimos dias de vida de Isabella, com seus arrependimentos e confissões; e a intrigas cada vez mais perigosas, onde pessoas importantes são capazes de qualquer coisas para manter tudo enterrado!

Sem deixar de lado nosso incrível amigo Fermín, com seus segredos e sendo uma peça muito importante na vida de Alicia, e com outros personagens secundários muito bem escritos e pensados, essa é uma despedida digna de um mestre da escrita!

Rodolfo 20/03/2023

A ímpar experiência de Ler Zafón
6 anos atrás eu tive contato com o livro responsável por mudar e construir minha relação com livros e literatura, A Sombra do Vento. Fechando a série com o Labirinto dos Espíritos eu revivi aquela sensação que tive há tanto tempo e minha missão de vida agora é espalhar a palavra do autor e fazer com que o máximo de pessoas o leia. Mistério, ficção histórica que denuncia os horrores de uma ditadura, amor aos livros e literatura. Esse livro tem tudo e mais um pouco, uma narrativa originalissima que nos salva dos clichês e mesmice que inundam as prateleiras das livrarias por aí.

Nessa 14/02/2023

A narração seria dividida em quatro volumes interligados que funcionariam como portas de entrada para um labirinto de histórias. A medida que entrasse em suas páginas o leitor sentiria que o relato se articulava em um jogo de bonecas russas e cada trama é cada personagem conduziam a outro e este , por sua vez, a mais outro , e assim sucessivamente "

Definição mais que perfeita da saga

Pensa num livro cheio de camadas e a cada camada fica mais interessante e envolvente.

Fechou a série com chave de outro.

llirioazul 08/02/2023

Acho que Carlos Ruiz Zafón escrevia muito bem, e não tem um livro que eu tenha lido dele que não tenha gostado, mas como esse livro é a conclusão da série, eu esperava ver mais da família Sempere, e também queria descobrir o que realmente aconteceu com as pessoas que morreram em O Jogo do Anjo

Alex.Santos 03/02/2023

O último livro que fecha a saga O cemitério dos livros esquecidos.
Ele narra a história de Alicia Gris uma investigadora que é chamada pra resolver o sumiço do ministro Valls que sumiu misteriosamente .
Alicia tem uma ligação com o Fermín no passado. O livro em alguns momentos é um pouco cansativo porque são muitos personagens com histórias paralelas, mesmo assim gostei bastante.

Gabriel.Chiquito 08/01/2023

Zafón fechou sua saga do cemitério dos livros esquecidos muito bem, atando todos os nós e, sem deixar nenhuma ponta solta, esclareceu os pontos escuros e perguntas ainda não respondidas, além de dar um ótimo final para a saga, com tudo que tem direito e cheio de nostalgia.

O problema é que para fazer tudo isso, ele fez um livro muito longo, com histórias paralelas que se conectavam pouco, não conversavam bem entre si, além de abrir mão daquela aura sobrenatural que tinha nos 3 primeiros livros e focar apenas no estilo thriller investigativo. Mas isso não foi nada que afetasse o ritmo, cada sentada pra ler terminava um tristeza em ter que soltar o livro, e mesmo não sendo o melhor volume da saga, de forma alguma e um incentivo para não ler essa grande história que me conquistou em 2022. LEIAM CEMITÉRIO DOS LIVROS ESQUECIDOS
Aparecida Freire 10/01/2023minha estante
Aaaaa que tudo. Amo Zafón. Falta-me ainda esse pra ler. Sou apaixonada completamente na saga dos Cemitérios dos Livros Esquecidos ?

Gabriel.Chiquito 10/01/2023minha estante
Essa saga fez Zafón virar meu autor favorito, eu só fico triste que ele já morreu e não vai mais lançar nenhum livro ?

Aparecida Freire 10/01/2023minha estante
Também. Uma grande perda ?
Eu gostaria de ler até a lista de compras dele kkkkkkk

Sérgio 24/12/2022

Uma saga épica com uma conclusão que deixa a desejar, mas acho que o mais importante não é como começa ou termina, mas a trajetória! Recomendo muito!