O enigma da Bíblia de Gutenberg

O enigma da Bíblia de Gutenberg Maurício Zágari

Resenhas - O enigma da Bíblia de Gutenberg

Leituras e Reflexões 07/08/2020

Uma história muito bem construída e FANTÁSTICA!
Meu amigo do canal 'Resenhas Cristãs' (YouTube, Instagram, Skoob e Facebook) já tinha me indicado este livro há algum tempo!
Então, eu já tinha muita curiosidade de adquirir e ler. Principalmente porque considero suas indicações super confiáveis.
Quando tive a oportunidade de adquirir um exemplar, enviei de presente ao meu sobrinho adolescente (no Acre) que estava aniversariando. Sem receio algum de errar, e em oração para que ele absorvesse as lições morais e espirituais contidas. Para minha surpresa, meu sobrinho amou tanto o livro, mas tanto, que fez seu principal trabalho na escola baseado neste livro. E a titia aqui ficou morrendo (vivendo, na verdade) de orgulho e também de curiosidade.
Enfim, consegui um exemplar e realizei a leitura com uma expectativa bem alta!
NÃO ME DECEPCIONEI! Pelo contrário, a cada página lida ficava mais interessada na próxima. A história me prendeu de tal forma que atravessei uma "madrugada" lendo!
Aborda o tema do preconceito que enfrentamos e também que, algumas vezes sem nos darmos conta, abrigamos em nosso coração!
Um romance policial com direito a tudo que poderia conter de melhor: o crime, a investigação e a revelação do malfeitor.
Tudo isso, de um modo leve (podendo ser lido até por crianças de tenra idade), mas ao mesmo tempo instigante (capaz de "prender o fôlego" do leitor mais experiente).
Uau!!
SUPER INDICO A TODOS! Da criança ao ancião, do ateu ao cristão rsrsrs...
Taty 11/08/2020minha estante
Acabei de ler também kkk num fôlego só. Também tenho um sobrinho de 10 anos e estou na dúvida se temas como o do personagem Ricardo já são indicados para idade dele. Não tenho filhos, gosto de livros e estou tentando despertar esse gosto nele também mas sinto dificuldade, agora que estou descobrindo esses de ficção cristã. Teria mais para indicar ? Excelente resenha =)

Leituras e Reflexões 11/08/2020minha estante
??Aiiii... que lindo! Esse, sinceramente, já acho que dá pra o seu sobrinho ler.
Mas se você quiser começar com aventuras mais leves e fantásticas, te indico a trilogia do Alister McGrath: As Crônicas de Aedyn

Leituras e Reflexões 11/08/2020minha estante
Convido você a seguir meu Instagram ? Deus te abençoe ??

Resenhas Cristãs 06/08/2017

Emociante! De tirar o fôlego!
Confira a resenha original no meu blog:

"Daniel abriu a gaveta, os dedos frenéticos percorrendo os papéis que estavam lá dentro. 'Achei!', pensou, retirando um dos papéis. Só teve um segundo para passar os olhos pela filha que estava em suas mãos, antes de ouvir a voz arfante do policial:
- Mãos pra cima ou eu atiro! Eu atiro!
Daniel congelou, as mãos suadas, a testa fria, o coração a mil por hora.
- Mãos pra cima!! Mãos pra cima!!
'Jesus, agora é com o Senhor', pensou Daniel. E se virou de um pulo.
Foi só o tempo de ver o policial, assustado com seu gesto abrupto, puxar o gatilho. O tiro ecoou por toda a igreja...."
_________________________________________________________________________

Deu para sentir a adrenalina? Pois é, o primeiro capítulo do livro termina exatamente assim! :)

Bom, para começar, preciso dizer que quando comprei esse livro fiquei com um enorme receio que ele fosse um tanto tedioso. Não comprei muito bem a ideia de que livros de cristãos brasileiros fossem bons, mas o autor Maurício Zágari realmente me surpreendeu.

O livro é emoção pura do início ao fim!!! Vejam só a emoção que a capa nos passa. Daniel fugindo com a Bíblia, o oficial de polícia correndo arfando atrás dele e outros personagens misteriosos no fundo. Daniel é um jovem cristão que tem muitos sonhos e desejos como todos nós, porém ele se depara com uma situação muito complicada. Na sua igreja aparece um missionário muito bem conceituado que trás consigo um exemplar da Bíblia de Gutemberg, a primeira bíblia impressa na história. Infelizmente essa bíblia por ser muito valiosa é roubada do gabinete do pastor e, Daniel, com sua intuição de detetive, decide procurar quem a roubou. Entretanto, o jovem cristão acaba virando o principal suspeito deste roubo e, ao mesmo tempo que ele tenta encontrar o verdadeiro ladrão, ele precisa provar a sua inocência e fugir do inspetor Benevides, o policial que o está perseguindo freneticamente.

No meu blog você encontra um link no final da resenha para ler o primeiro capítulo do livro.

Pontuação:
Capa: 5/5
HIstória: 5/5
Proveito Espiritual: 5/5
Leituras e Reflexões 07/08/2020minha estante
Meu amigo é chique. Tem até pontuação para cada ponto que julga relevante. Quando crescer, quero ser assim oh rsrs...

ACHEI O LIVRO FANTÁSTICO!

Loyde.Hellen 23/02/2024

Daniel é um jovem cristão dedicado e que sonha em ser repórter. Após se tornar o principal suspeito do roubo de uma Biblia muito valiosa, corre contra o tempo para desvendar o ministério e se livrar da acusação.
Até o meio do livro não fazia a mínima ideia de quem fosse o culpado mas lá pro final comecei a suspeitar de alguém e estava certa.
É uma história muito boa de se ler, cada capítulo deixa com aquele gostinho de quero mais e nos trás valiosas lições, como: não suspeitar das pessoas só por causa de seu passado ou do lugar onde vive.
Nanda;) 02/03/2024minha estante
Nossa que legal! Nunca ouvi falar desse livro, achei bem interessante. Vou procurar pra ler??

kethelyn 15/10/2021

"Suspense cristão"
Eu amei o livro, ele só tem 124 páginas, mto fininho.
O livro apesar de pequeno trás mtos ensinamentos sobre julgar os outros por algum motivo, como Jesus se sentiu qnd foi pra cruz injustamente, e o melhor, tudo isso misturado em uma investigação pra descobrir quem é o culpado de ter roubado a bíblia de Gutenberg, conhecida no livro como a primeira bíblia a ser impressa, e no final qnd vc descobre quem foi e como aconteceu é simplesmente incrível.
Juro é um ótimo livro pra ler em ressaca literária ou até msm qnd não tem nada pra fazer, o ruim é que qnd vc vê já tá acabando.

Maria 15/10/2021minha estante
uauuu

Clarinha 06/04/2021

Que história!
Não desconfiei quase em nenhum momento do culpado; Que escrita contagiante! Eu amei demaissss
_gabi.dutra 04/05/2021minha estante
vc recomenda? é cristão?

Taty 11/08/2020

Ficção cristã de qualidade para adolescentes
Quem diria, só parei de ler quando cheguei no fim, assim mesmo num fôlego só. O livro conta a história de Daniel que tem 18 anos e que gosta muito de jornalismo. Isso vai ajudar na investigação para desvendar o roubo de uma Bíblia muito rara trazida por um missionário dos ?? só que o que ele não imaginava é que ele seria o principal suspeito. E agora ele tem pouco tempo para provar que é inocente e descobrir o verdadeiro culpado desvendando o enigma. Super recomendo para adolescentes maiores, no caso do meu sobrinho de 10 anos não sei pois trata de assuntos mais de jovens. Lições sobre não julgar as pessoas nem pela aparência e nem pelo que fizeram no passado, valorizar a família e compreender o sacrifício de Jesus por nós. Já quero ler as outras aventuras do Daniel =)
Leituras e Reflexões 11/08/2020minha estante
Eu também já quero ler os outros ?

Aninha 07/08/2017

Um ótima ficção para jovens Cristãos ♥
Veja a resenha no blog com fotos >> http://www.byanak.com.br/2017/08/livro-o-enigma-da-biblia-de-gutenberg.html
A igreja de Daniel está polvorosa, um missionário dos EUA está vindo e com ele está uma das poucas copias da Bíblia de Gutenberg, chamada assim porque foi Johann Gutemberg que publicou a primeira bíblia impressa.

Mas no dia em que a bíblia seria apresentada ela simplesmente some, a policia é acionada e começam as investigações, mas Daniel é um garoto esperto ele conhece cada cantinho do escritório do pastor e sabe que pode descobrir algumas pistas, ele acha e começa a segui-las, mas o que ele não imaginava era que podia ser um dos fortes suspeitos da policia. Agora Daniel tem que encontrar o verdadeiro culpado e provar sua inocência.
O Livro é bem curtinho, mas a história é muito bem construída. O mistério que envolve a história é bem legal, o livro tem grandes ensinamentos como não julgar as pessoas pela sua aparência ou seu passado.
Junto com o Daniel queremos achar todas as pistas e descobrir quem é o ladrão e eu descobri antes de ser revelado (adoro isso!!!! kkk) mas não foi algo que ficou na cara sabe? é porque sou formada em séries policiais mesmo hahaha! O livro é bem gostosinho de ler, e indico sim!!!

site: http://www.byanak.com.br/2017/08/livro-o-enigma-da-biblia-de-gutenberg.html

Stella 16/01/2018

De tirar o fôlego
São poucos os livros cristãos que trazem histórias fictícias, e escrito por brasileiro é ainda mais raro.

O livro narra um acontecimento atípico, a igreja onde Daniel congrega está comemorando por terem conseguido arrecadar o dinheiro necessário para a ampliação da igreja e ainda receberá a visita de um missionário americano trazendo uma das pouquíssimas Bíblias impressas por Gutenberg que existem. Porém, quando o missionário Cláudio chega à cidade e vai mostrar a Bíblia para a congregação percebe que a mesma foi furtada. Daniel então, sonhando em ser jornalista, inicia uma investigação para descobrir o que de fato aconteceu.

É um livro pequeno (125 páginas), a história te prende no prólogo e já te faz devorar as páginas (dá pra ler em um dia, de boas).

São visíveis as características de ser uma história que se passa no Brasil, personagens com nomes de brasileiros e rotina típica facilita a ambientação.

Recomendadíssimo

Tivri 04/03/2019

Um episódio de ScoobyDoo (e isso é bom)
Sempre fiquei com vontade de ler "o enigma" por duas razões, ficção cristã e autor brasileiro. Por sempre gostar de ler histórias de ficção e investigação, e ter um background cristão e um autor brazuca me encantou esse livro, antes mesmo de ler.

Achei de uma leitura muito simples, concisa e voltada pro público infanto juvenil (gosto dessas escritas tbm). Muitos pais cristão dizem não ter conteúdo pros filhos (mesmo eu acreditando que, com direção, dá pra ler muita coisa por aí) está o Maurício mostrando que temos conteúdo sim!

Citei o episódio de scoobydoo no titulo, pois o livro me levou às minhas tardes de quando chegava da escola para ver mais um pouco de "crianças enxeridas" desvendando casos de fantasmas rs. Curtia muito ver a turma do salsicha no furgão sendo detetives, e "o enigma" possui elementos característicos da trama do clássico da TV, bandidos, alarmes falsos, locais perigosos e claro, "crianças enxeridas".

Valeu, Zágari! Conteúdo brasileiro de qualidade!

Ana Ira! 12/03/2019

O Enigma da Bíblia de Gutenberg, do autor brasileiro Maurício Zágari, é um livro policial cristão que eu estava louca pra ler há mais de um ano!

Porém, foi um livro que me decepcionou um pouco, não que seja um livro ruim, mas sim, por ser beeeem juvenil e sem muitas reviravoltas.

O livro conta a história de Daniel, que frequenta a igreja e tem muita fé em Deus, sempre lendo a Bíblia, estudando a Palavra no grupo de jovens e decorando versículos.

Daniel fica superfeliz com o culto que terá a presença do pastor Claúdio, que veio dos EUA, com um exemplar raríssimo da Bíblia de Gutenberg, ou seja, o primeiro livro impresso da história!

No entanto, bem na hora do culto a Bíblia é roubada e Daniel passa a ser um dos principais suspeitos, já que ele tem acesso direto ao escritório do pastor - de onde a Bíblia sumiu -, como está sempre lá confeccionando o jornalzinho da igreja.

Daniel acabou de concluir o último ano da escola, e mora com a mãe e o irmão pequeno, e imagine seu desespero ao ser interrogado e receber uma ordem de prisão da polícia!

É claro que ele foge, e aí começa uma perseguição de tirar o fôlego!

Uma coisa que me deixou incomodada é que um menino tão novinho foge o dia todo da polícia e a mãe dele não liga, não corre atrás, não faz nada. Ele praticamente dorme na rua na primeira noite de sua fuga, e eu fiquei tipo "Jesus têm poder! Alguém vai matar ele de madrugada!" rsrs

Mas é preciso ressaltar que o Daniel só foi acusado horas depois do crime, logo após o ocorrido, Daniel tem dois suspeitos que à primeira vista, tem tudo para ser o culpado. Porém, conforme Daniel vai vigiando-os, vai percebendo que eles só têm a aparência de ser "do mal".

A noite no culto quando Daniel é acusado e começa a fugir, mais provas e coincidências o levam a desconfiar de uma pessoa, até então, completamente "inocente".

O livro é bem curtinho e rápido, e da hora que o roubo acontece até o final dá cerca de dois dias na trama.

Graças ao estudo bíblico de Daniel + sua atenção com mínimos detalhes, Daniel descobre quem é o verdadeiro culpado, e nos faz refletir sobre como as aparências podem nos enganar, nos fazer julgar erroneamente.

É um livro simples, mas com uma mensagem bonita, mostrando que até quem quer agradar a Deus pode se deixar envolver por bobagens e deve ficar atento e jamais julgar sem conhecer a verdade por completo.

site: https://elvisgatao.blogspot.com/2019/03/resenha-o-enigma-da-biblia-de-gutenberg.html

belle.1za 27/02/2020

Nunca julgue pela aparência...
Leitura leve, mas nos faz pensar em nunca julgar pela aparência.

Um visita grandiosa vai acontecer na igreja em que Daniel congrega, a bíblia de Gutenberg , uma bíblia rara em que todos ficam ansiosos para ver. Porém acontece uma tragédia a bíblia é sequestrada, e o criminoso exige um quantia para devolve-la, Daniel sai em investigação para descobrir o culpado, com dois suspeitos em conta, mas as aparências enganam...

JoAo366 23/04/2024

Um ótimo livro
Não é a primeira vez que eu leio esse livro mais mesmo assim todas as vezes que leio eu sempre me suspendo.parace que é uma série empolgante que te prende até você descobrir, ou melhor esperar Daniel descobrir o verdadeiro culpado de toda história.
Maurício Zagari na minha opinião é um dos autores que mais sabe produzir uma história fictícia que mais na verdade parece uma história realista.Se você quer um livro de um bom autor,
Procure Maurício Zagari e você vai entender todos os mistérios, surpresas, muito mais...

skuser02844 25/04/2020

Muito legal. Li numa sentada. O clima de suspense, apesar de ser leve, prende vc a cada capítulo. O desfecho é bem Sherlock Holmes. Gostei bastante.

Rodrigo 10/05/2020

Recomendo
Um livro infantil, com enredo instigante, mistério criativo, e crítica a estereótipos em sua essência. Entreguei ao meu irmão mais novo para incentivar leitura e foi uma boa opção: leu em uma tarde.

Giu 03/06/2020

Um livro onde Deus pode falar com os adolescentes
Livro bem fácil de ler. Transmite uma lição de moral e vida com Deus muito boa, se fácil entendimento e de simplicidade mútua. Fala dos valores que Deus ensina na Bíblia e mostra que somos íntimos ao seu poder e amor. Escrita é narrativa muito boas.