Tithe

Tithe Holly Black

Resenhas - Tithe

Cicera.ciceralendo 02/06/2023

Se eu fosse você ficaria longe do mundo das fadas [..]
Eu amo a sensação de começar uma leitura sem esperar nada dela e acabar me surpreendendo positivamente. Com tithe aconteceu isso, eu amo o universo do povo do ar e da terra que a autora apresenta. O livro é rápido de ler, prende bem a atenção e ainda tem um romance fofo

Rebecca62 02/06/2023

Genialidade Feérica
Instigante, fantasioso e dramático como de costume da Holly Black. Não há sequer um ponto de incoerência. A mitologia feérica é exaltada mais uma vez pela mente brilhante da autora.
Se procuras personagens profundos e redondos com um cenário bem desenvolvido e narrativa abrangente e imersiva, Tithe é a escolha perfeita.
De longe, um dos meus favoritos a partir de hoje.

Ãl. 30/05/2023

Tithe #6 (livro 1 da trilogia Contos de Fadas Modernos)
Resenha

Oi, gente! Hoje venho falar sobre uma trilogia que se passa anos antes de O Povo do Ar. No livro 1, a gente encontra Kaye. Uma adolescente que não teve uma vida normal. Sua mãe fez parte de várias bandas, a menina não frequentou a escola e não tinha um ligar fixo para morar.

Porém, quando a mãe quase morre em uma confusão, elas se veem obrigadas a voltar "para casa" e vão morar com sua avó. Quando Kaye era criança, tinha amigos que todos julgavam ser imaginários, mas ela sabia que eram fadas. E estava retornando pro lugar onde eles viviam.

Entretanto, como nem tudo são flores, as coisas começam a mudar quando Roiben surge em seu caminho. Ele é um cavaleiro féerico (importante, por sinal) e quando ele se aproxima, outras fadas também se aproximam. Com isso, Kaye descobre que faz parte de um plano muito maior para a independência das fadas.

Achei a Kaye muito "juvenil". Não consegui me conectar a ela, por mais que tenha gostado do livro. Ela é imatura, um pouquinho chata e cansativa, em alguns momentos. Mas não posso julgar, pois este livro é de 2002. Por ser um dos primeiros livros da Holly, não podemos exigir muito de sua escrita aqui. Mesmo assim, o livro me prendeu até o final. O romance é construído aos poucos e isso é um ponto positivo. Um ponto negativo: um personagem importante morre e é como se nada tivesse acontecido. Ela simplesmente seguiu o fluxo. KKKKK

O livro tem bastante ação, mas acho que poderia ter sido mais explorado. O melhor personagem do livro é o Corny (muito doido). Gosto um pouco do Roiben também. Quando a gente faz a ligação dele com quando ele aparece em O povo do Ar, tudo fica mais interessante. Entender a história de como ele se tornou quem aparenta ser em O Príncipe Cruel.

Se já leram, comentem comigo o que acharam! Vou adorar saber.

Abraço,

L.

Débora 29/05/2023

Tithe (decepcionante)
Estava tão ansiosa para ler esse livro e me decepcionei tanto ! Eu entendo que é um livro de fantasia curto então não dava para estender em muitos detalhes, porém ficou tudo muito atropelado, acontecia coisas do nada sem explicação nenhuma.
Os plots não me surpreenderam em nada. Holly tentou colocar muitos acontecimentos e acabou ficando tudo embaralhado e confuso.
A ideia da história não é ruim, só não foi bem desenvolvida .

Gloria.Araujo 27/05/2023

Preciso dizer que eu gostei bastante de Tithe, porém sinto que poderia gostar ainda mais se ele fosse um pouquinho melhor desenvolvido.

Juuu 26/05/2023

TITHE
Acho que 200 páginas não são o suficiente para desenvolver um bom livro de fantasia com romance...
Mas mesmo assim, eu adorei. Foi legal ver o ponto de vista de uma pixie (diferente de opc) e essa coisa tudo do tithe.
Não é tão bom quanto príncipe cruel, mas é bom...

Coral.oliveira 25/05/2023

Mais ou menos
Não é um livro ruim... só não é um livro muito bom hehe. No começo parece estar numa história pela metade, me deixou perdida, sem explicações. Depois só me acostumei com esse fato porém não aconteceu nada que me animasse

maybegab 24/05/2023

Depois de ler O povo do ar, fui atrás de tudo que tinha desse universo.
Eu gostei bastante desse livro, as maquinações envolvendo a vida de Kaye, a descoberta de ser uma pixie, a amizade com Corny nascendo.
Menininha astuta pedindo o nome completo de Roiben, e Roiben com seu passado complexo e sofrido

Robb 22/05/2023

Vamos lá.
Não é que tenha sido ruim, mas deixou a desejar. Achei as coisas meio corridas, meio mal explicadas e até fáceis de se resolverem. Talvez tenha uma continuação ou talvez seja sobre outros seres... Sei lá, acho que faltou algo que tornasse a história de fato... Nova.
Holly Black trouxe uma visão diferente dos feericos com o povo do ar, bem diferente do que descrito por SJM, mas mesmo assim... Acho que se a história fosse mais sombria teria de fato sido melhor. Não achei os personagens tao envolventes.

Mas claro, não deixa de ser boa para ler e passar o tempo. A escrita de Black é fácil, fluida e envolvente, além disso, o livro é curto, tornando prazeroso de ler. Pela escrita dela ser boa, é normal que você se envolva a ponto de só pensar no próximo capítulo e no que pode acontecer e pra variar... Bem, o romance é slow. Mas assim, não tenho problemas com isso.

No fim, só achei os personagens bem superficiais e o Corny muito jogado e sem uma peso na historia que realmente fizesse sentido. E afinal, a "rainha ma" era boa? Tão fácil se desfazer de um amor, Robin? O tithe era um ato de piedade da rainha ma?

Mari Oliveira 18/05/2023

?TITHE?
Um livro muito bom, no começo senti uma certa dificuldade para engajar na leitura, mas ainda sim foi ótimo eu ter continuado, mesmo pensando muitas vezes em desistir.
Próxima parada da autora Holly é ?Povo do Ar?.
Mal posso esperar!?

Weverton Oliveira 18/05/2023

Compreender as fadas nunca foi tão fácil
Ler este livro foi uma experiência muito boa, principalmente por eu ser um verdadeiro fã de fantasia. A princípio eu achei que fosse um livro voltado mais para o público infanto-juvenil, mas acabei me surpreendendo com a excentricidade da escrita da autora, onde compreendi que o livro é mais voltado para o público adulto.
Ver algumas partes mais ?pesadas? não interferiu nas minhas expectativas (que já eram boas), mas acabou me surpreendendo acerca do fato. Esse inesperado acabou ampliando a visão da vida da adolescente que é protagonista da história, onde vários detalhes ? relações familiares, temperamento, tomadas de decisão, entre outro ? não são trabalhados explicitamente, mas que não deixam a desejar, pois, com o desenrolar da história, é mais do que possível se ambientar e criar certa infinidade com os personagens.
Apensar de ser uma fantasia, a história é bem realística (dentro dos padrões do gênero, é claro!), nada de reviravoltas sem sentido por conta de detalhes omitidos na história para criar aquele plot twist forçado (para falar eu nem chego a considerar isso um plot twist, apenas vejo como uma mera explicação).
A escrita, no início, me pareceu confusa, mas é muito fácil criar afinidade com ela durante o desenrolar da narrativa.
Eu, particularmente, amo uma fantasia com romance, mas gosto de um romance slow burn (desenvolvido aos poucos, nada ?simplesmente aconteceu?), fato este que já percebo na escrita.
Não menos importante, os personagens são bem desenvolvidos e trabalhados. Falas são claras, narrativa bem explicativa, o que dá aquele toque ?delicinha? no livro.
Sabia que a H. Black era uma super escritora, mas esperava que não fosse tanto assim.

Lary.P 17/05/2023

Decepcionante
Eu estava tão anciosa pra essa leitura, e não acabou funcionando pra mim ?
A história é bem confusa, os personagens não transmitem sentimentos, os acontecimentos são pouco explicados e muito atropelados, a escrita não é muito boa, ou talvez seja um problema de tradução, mas infelizmente não me cativou
Me fez lembrar em várias partes ACOTAR, os plots são pouco trabalhados e ficou um desenvolvimento muito atrapalhado.
Eu estava com expectativa para esses contos, e espero q a trilogia Povo do Ar seja melhor?
Karol ou Ka 23/05/2023minha estante
Miga, o povo do ar é muito melhor. Só não leia esperando romance, pois é bem mais fantasia e tal. Eu também li tithe e me decepcionou pra krlh. Achei muito confuso e olha que eu amo a Kaye. Mas leia OPC, dá uma chance pra ele sim. O final tem um plot muito bom, principalmente o do segundo e do terceiro livro (eles conseguem superar o primeiro quanto a isso, acredite)

Lary.P 31/05/2023minha estante
Terminei valente na força do ódio, quase abandonei, que história mal escrita, nossa muito confusa não consegui me conectar com nenhum personagem ??

Elle 17/05/2023

Ressaca literária
Quando descobri que a Kaye tinha um livro próprio fiquei super animada. Toda a empolgação foi por água baixo no momento que 1) identifiquei a fase adolescente-ultraviolence-tumblr-2012-cingaros-2015-sad girl-core nas primeiras páginas. E que dor, devo ressaltar, pois estava num transe Holly Black, lendo tudo que essa mulher já fez e amando grande parte deles. Esse além de por fim na obsessão, foi a última pá de terra no meu habito de leitura por um tempo. Simplesmente não conseguia pegar UMA FOLHINHA MNIMA do que quer que fosse. O livro ACABOU com a minha vontade de ler, não é nem maneira de falar. TENEBROSO.

Eu dou uma estrela e nota 3 pela consideração que tenho com o casal e todo o potencial do plot. Uma tristeza, realmente.
LIDO EM: julho de 2021

Marcela.Messias 14/05/2023

Amo como a Holly escreve, não dá vontade de parar só quero saber mais desse casal
Não é um livro pra quem não gosta de finais abertos...

Silvana 13/05/2023

Quando criança Kaye era visitada por seus amigos fadas, mas quando ela cresceu e eles nunca mais apareceram, Kaye acreditou que eles eram mesmo imaginários, como todo mundo a sua volta dizia. Mas agora com dezesseis anos ela está de volta a cidade de sua infância e um encontro inesperado vai provar que seus amigos fadas eram bem reais. E bem mais assustadores do que ela lembrava.

Esse é o primeiro livro da trilogia Contos de Fadas Modernos e se passa no mesmo universo de O Povo do Ar, mas os acontecimentos são anteriores a história de Cardan e Jude. Mas na verdade não importa muito a ordem de leitura porque eu li O Povo do Ar antes e não lembro dos personagens desse por lá. Memória boa por aqui 😂.

E mais uma vez fui arrebatada pela autora. Sou mega fã dela e até agora não encontrei nenhum livro dela que eu não tenha amado. Sei que muita gente não gostou desse porque a escrita é um pouco mais crua do que os outros dela publicados por aqui. Os personagens são imperfeitos, mesmo sendo adolescentes se comportam como adultos em muitas coisas e também temos uma dose extra de violência e crueldade.

Em um primeiro momento eu não gostei tanto assim da Kaye, ela faz um negócio lá que me deu nos nervos, mas ela se arrepende e tenta consertar seu erro. E depois me apeguei, porque afinal era o exemplo que ela tinha em casa. Robien, par romântico da Kaye, pelo contrário, já ganha a gente logo de cara. E ele tem aquele mesmo jeito romântico do Cardan, quem leu vai me entender.

O romance é um pouco meia boca, aliás, achei tudo muito rápido nesse livro. Podia ter o dobro de páginas, que tinha história para isso. Então não espere nada muito elaborado, mas espere o mesmo encanto dos outros livros dela. Quanto a edição, está que é um primor, uma das séries mais bonitas que tenho na estante.