O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - O Pequeno Príncipe

inchauspe 06/08/2024

OBRA ATEMPORAL, ENSINAMENTOS ATEMPORAIS
"O Pequeno Príncipe" é um livro tão curto e tão icônico, que não tem muito o que resenhar. Porém, uma coisa é um fato: dependendo das épocas da vida que tu percorrer essa obra, vai ter diferentes interpretações.
Na infância, essa leitura me pareceu muito modesta. Um príncipe ? que vinha de outro planeta ? conhecia a Terra, e ia embora. Essa madrugada, quando terminei pela segunda vez, já tive outra experiência: refleti sobre as personalidades dos habitantes dos outros planetas, o manobreiro, o vendedor de pílulas da sede, o poço no deserto, a amizade com a raposa, etc. Pensei ainda que, talvez, quando eu ler de novo daqui a alguns anos, vou ter outra visão. Provavelmente, algo que eu sabia quando era criança e esqueci, ou algo que passou batido, quando eu era mais jovem.
A minha sugestão é a seguinte: quando for ler essa novela, não a subestime por ser considerado um livro infantil. Quase que a cada página tem uma lição valiosa diferente, que vale a pena ser absorvida. Seguindo essa recomendação, ao final da leitura, terás ideia do porquê desse livro transcender gerações e faixas etárias.

vicky33 06/08/2024

Minha paixão!
Eu amo esse livro com toda a minha vida. Foi um livro que eu li na infância e que rapidamente acabou se tornando um dos meus livros de conforto. É uma leitura calma e tranquila. Trata de assuntos pesados de forma leve. Um dos melhores livros que eu já li.

DPedroIV 06/08/2024

Primeira vez q li "O pequeno príncipe". Um clássico atemporal com fãs no mundo todo. Uma leitura dinâmica e divertida é como se o homenzinho de cabelos dourados fosse seu amigo.

Li quase tudo numa tarde na rede com minha gata dormindo no meu peito

"Não sei ver os carneiros através das caixas. Talvez eu seja um pouco como os adultos. Devo ter envelhecido."
Ezequiel 06/08/2024minha estante
????

Mylena176 05/08/2024

Algumas frases dessa obra maravilhosa
"Porque todos os adultos já foram crianças"

"Antes de crescer também começamos pequenos "

"Devia tê-la avaliado não pela suas palavras mas pelo seus atos"

"Mas eu era novo demais para saber amar"

"Só se pode exigir de uma pessoa aquilo que ela pode dar "

"Então você será juiz de si mesmo. E o mais difícil de tudo. Se conseguir julgar a si mesmo, será o mais sábio do mundo"

"Mas o planeta dele é muito pequeno, não há lugar para dois"

"Você também pode ser sentir solitário no meio de muita gente"

"Por enquanto, para você, eu sou só uma raposa igual as outras cem mil raposas. Mas, se você me cativar, passamos a precisar um do outro. Passa a ser único no mundo para mim. E, para você, eu também passo ser única no mundo..."

"Mas se você me cativar, a minha vida ficará cheia de sol "

"Se vier por exemplo as 4 horas, as 3 já serei feliz "

_carolthome 05/08/2024

Entendo pq é um clássico, mas eu não consigo me conectar
Já é minha segunda vez lendo esse livro, dessa vez mais decentemente, com uma edição física e colorida kkkkkkk Mas ainda assim, eu não sei por que eu não consigo me conectar com a narrativa.
Eu entendo e também adoro algumas passagens e algumas frases, principalmente o momento com a Raposa, além de mais algumas outras partes. O posfácio me ajudou mais a saber sobre os contextos da história e da escrita da obra, bem como algumas das temáticas que o autor aborda, mas ainda não cheguei lá.
Acredito que, como já aconteceu diversas outras vezes com outros livros, eu ainda não li O Pequeno Príncipe no momento certo. Mas, mesmo assim, acho um clássico fofinho e recomendo a leitura principalmente para quem ainda não tem o hábito de ler.

felipe1503 05/08/2024

Cheirinho de infância?acho que todo mundo já leu esse livro quando pequeno e não entendeu nada kkkk?divertido, profundo e leve. A definição da frase ?As vezes o óbvio precisa ser dito?

Silver.Clara 05/08/2024

Acho engraçado o jeito que a gente se perde em coisas frívolas e não se importa com coisas realmente importantes.
Esse livro machuca, toca fundo mesmo tendo essa tonalidade ?boba?
Adorei que o livro traz a palavra infantil como algo bom, não no sentido pejorativo como a maioria de nós usamos.
Entendo que não sou uma adulta, mas senti fundo como se fosse. Me fez parar pra pensar em qual foi a última vez que eu só parei o mundo e fui olhar pras estrelas.
Perdidos na rotina, a gente esquece de viver e isso é triste, não nos deixamos nos encantar por medo da dor de
chorar.

JAssika2 05/08/2024

"É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se eu quiser conhecer as borboletas."??

Um clássico. Livro leve, cheio de lições pra te fazer refletir sobre o cuidado, o amor, a criatividade, a apreciar a simplicidade da vida e muito mais!
Sir Stuart 06/08/2024minha estante
Pretendo em breve, ouvi tantas coisas deste exemplar

vini-fer 05/08/2024

?Tu te tornas responsável por aquilo que cativas?
Eu nunca tinha lido esse livro antes, sempre fui curioso por ele. Que leitura agradável, é uma história infantil, mas tão profunda, tão boa que passa rápido demais. Não consegui parar de ler!
Todas as reflexões apresentadas no livro são simples e ao mesmo tempo cheias de profundidade.

paulodelia 04/08/2024

Livro clássico, super rápido e de leitura leve

Por trás da história ?infantil? estão várias mensagens ocultas e com grandes ensinamentos

Li quando eu era criança enxergando uma história infantil. Agora, depois de adulto, a história apesar de ser a mesma me passou uma mensagem muito mais profunda

Recomendo todos a assistirem uma análise sobre o livro após finalizarem a leitura. Vocês vão ficar impressionados com todas as mensagens presentes nele

stanczyk 04/08/2024

Burra e vazia
Reli esse ano influenciada totalmente pela Adênia e ler depois de 10 anos é uma experiência totalmente diferente, socorro.

Débora Corrêa 04/08/2024

Simplesmente lindo!
Não há muito o que dizer desse livro. Ele é uma lição incrível, que emociona e toca o coração a cada página, que ensina e envolve a cada parágrafo. Simplesmente perfeito!

wth_sarah 04/08/2024

Queria ter lido quando criança
Só de pensar quantas vezes eu teria lido esse livro se tivesse lido ele dês de pequena é brincadeira, minha criança interior vibrou e eu, chorei.
Que escrita FANTÁSTICA eu adoooro quando vou ler algo com multiplas interpretações, e me surpreendeu mais pelo fato de se encaixar pra qualquer idade esse livro, além de ter me identificado com um dos
personagens...
Uma leitura muito gostosinha com figuras e um pouco de imersão, foi divertido e reflexivo que, lendo como uma pessoa
"adulta" você percebe as sutilezas cirúrgicas desse livro que questiona muita coisa e faz você ter uma auto reflexão bacaninha (o brinde talvez seja a crise existencial), ademais sustenta a ideia de criatividade e imaginação, a falta que faz viver sempre
sério demais.
Com certeza virou um dos meus livros favoritos e que recomendo DEMAIS pois é uma leitura NECESSÁRIA!!
(Li em uma tarde e terminei com o sol se pondo... :,))) )

"As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, ficar toda hora explicando...?

"É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio"

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisivel aos olhos?

"Eu tinha bebido. Respirava normalmente.
Ao amanhecer a areia é cor de mel. E a cor de mel também me fazia feliz. Por que, então,
eu estava triste?"

Cinthia.Kaline 04/08/2024

Não tenho o que falar desse livro a não ser o quanto ele é perfeito. Um livro infantil que mexe com o coração dos adultos. Eu enrolei pra ler, não sei porque. A experiência é tão apaixonante.

Luiza.Txr 04/08/2024

"Esta é, para mim, a paisagem mais amável e triste em todo o mundo...
É a mesma do final do capitulo anterior, mas eu a desenhei novamente para deixá-la estampada em suas memórias. Foi aqui que o pequeno principe apareceu na Terra, e depois desapareceu.

Olhem atentamente para ela, assim vocês poderão reconhecê-la acaso um dia viajem até o deserto africano. E, se cruzarem com esse local, peço que não tenham pressa. Esperem por algum tempo ali, exatamente debaixo daquela estrela.

Daí, se aparecer um ser pequenino que ri com doçura, que tem o cabelo dourado e que se recusa a responder questões, vocês saberão quem é...
Se isso acontecer, não me deixem aqui tão triste, me escrevam logo dizendo que ele retornou."