MARKETING 4.0

MARKETING 4.0 Kotler

Resenhas - MARKETING 4.0 - DO TRADICIONAL AO DIGITAL

Roberdson 14/05/2020

O marketing é muito mais do que eu imaginava
Tive sorte de ler inicialmente o marketing 3.0 antes de ler o 4.0, o que de fato faz muita diferença na hora de acompanhar a leitura. Mudaram a minha visão sobre marketing. Hoje eu percebo que o mesmo é muito mais do que aquilo que eu imaginava.

Agora ao assistir uma propaganda ou alguma ação de determinada empresa, é impossível não analisar pelo que o livro trás.

Pedro 20/01/2023

Muito interessante e instrutivo, contudo decepcionei por ter colocado muitas expectativas de que não seria só conteúdo e acabou sendo.

digdjoow 23/03/2021

É bom, mas para quem não está na área.
O livro é bom para dar uma visão de como empresas podem se adaptar à cultura digital. É interessante para quem está no começo do processo, mas para quem já está na área é um pouco cansativo.

Paulo Augusto 31/08/2021

Neste livro o autor nos fala de for organizada e sistemática a realidade que vivemos hoje de novos negócios e ações de marketing.

Gustavogl 24/03/2021

Marketing é um trem que muda muito rapidamente. Quando eu embarquei na aventura que é empreender eu aprendi as bases com o próprio Kotler no seu livro Administração de Marketing. De lá pra cá tanta coisa mudou e eu fiquei para trás mesmo.
O Marketing 4.0 são vendas na economia digital. Quando você centra no ser humano e na sua experiência de compra multiplataforma. É quando o cliente imerge em informação e trafega do offline para o online e vice-versa. Bem Matrix Cyberpunk Psycho Killer.
O livro é muito fácil de ler. Traz os conceitos de maneira clara. Constrói as bases sobre os novos tipos de clientes, o conteúdo como propaganda, as instituições se entendendo humanas e assumindo falhas, a trajetória do cliente até ele se tornar um advogado da marca e a construção do marketing de onicanal. É uma introdução que mostra uma fotografia atual. Te dá o conhecimento pra selecionar outras obras para aprofundamento. Indico para todo mundo que trabalha com vendas!

Rawan 16/05/2021

Os autores deste livro, o Iwan Setiawan e o Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, trazem uma abordagem evolutiva do marketing, mostrando que atualmente as ferramentas de marketing estão focadas no digital.

Marketing de conteúdo, marketing onicanal e ferramentas de análise de engajamento de sua marca são algumas das ferramentas que os autores expressam no texto.

Atualmente, a melhor forma de uma empresa fazer propaganda é ter um exército de clientes satisfeitos indicam seus serviços na internet. Para isso, os autores trazem alguns insights do que pode ser feito a fim de que os consumidores dos produtos ou serviços de um a marca se sintam a vontade para defende-la.

Por fim, o livro é de fácil leitura. Ao final de cada capítulo é trazido um resumo, o que facilita a compreensão do que foi discutido ao longo do tópico. Após o resumo os autores também trazem algumas perguntas provocativas para tirar o leitor da zona de conforto e provoca-lo a aplicar o que foi dito em seu negócio.

Zaka 26/04/2021

Tanta informação em poucas páginas
É incrível como o livro consegue ser recheado de informações (pertinentes) do início ao fim. É tanta coisa que uma hora cansa - e em só 200 páginas.
Meu único arrependimento é não ter lido os anteriores, mas agora estou incentivado a isto.

Thayse.Nunes 08/09/2021

Do tradicional ao digita
O livro nos mostra a importância e a necessidade que os negócios atuais tem em unir o marketing tradicional com o digital para se manterem competitivos no mercado.

Júlia 11/08/2022

Aplicável
Confesso que minhas expectativas eram baixas, tendo em vista que dificilmente você encontra um livro sobre marketing bom, que não caia no senso comum.

No entanto, fui surpreendida positivamente, e pude extrair vários métodos complementares aos processos fundamentais da minha empresa.

Recomendo a leitura a quem o conteúdo possa interessar, principalmente àqueles que pretendem abrir o seu próprio negócio ou que gerenciam um.

Juliana.Costa 26/09/2020

Kotler knows it
Ótimo para se atualizar e para pensar em como as empresas podem criar estratégias no marketing digital.
Otávio - @vendavaldelivros 29/09/2020minha estante
Kotler consegue ser atual mesmo no mundo digital que temos hoje. Um exemplo gigante de profissionais que se mantém relevantes no mercado que atuam, independente da idade. Não a toa é a maior referência para quem é da área e a base para os estudos fundamentais de marketing.

Otávio - @vendavaldelivros 29/09/2020minha estante
Kotler consegue ser atual mesmo no mundo digital que temos hoje. Um exemplo gigante de profissional que se mantém relevante no mercado que atua, independente da idade. Não a toa é a maior referência para quem é da área e a base para os estudos fundamentais de marketing.

Ju 16/11/2020

Incrível!
Livro muito bom! Eu sou incitante na área do Marketing Digital e estava com receio de ler Marketing 4.0 pois achava que não iria entender muita coisa. Não foi bem assim, eu consegui aprender muita coisa e voltarei a ler ele em outros momentos para conseguir usufruir de mais aprendizados. Ele fala um pouco de cada aplicação do Mkt Digital e a sua importância para se adaptar ao NOVO. Tanto métricas, persona, redes sociais, gamificação, entre vários outros temas importantíssimos para área. Eu recomendo a leitura a todo profissional de Marketing Digital, do iniciante ao expert. Considero uma leitura obrigatória a esses profissionais! :D

LetiNepo 08/01/2021

Totalmente incrível!
A forma simplificada que esse livro tem ao passar informações é impressionante, até para quem não está atualizado nesse ramo de marketing digital é super proveitoso e se você já estiver nesse meio melhor ainda. Indico para todos que estiverem criando sua empresa do zero ou esteja embarcando nesssa nova onda de influenciadores digitais, porque ele inclui lindamente os criadores de conteúdo. Marketing 4.0 realmente me causou um fator UAU!

Leitora Baixa Renda 27/05/2022

O online e o off-line precisam coexistir para oferecer a melhor experiência possível ao consumidor, tudo indica que eles acabarão convergindo.

O marketing 4.0 alavanca a conectividade pessoa a pessoa com o intuito de fortalecer o engajamento do cliente.

O maior benefício da conectividade é a oportunidade de aumentar diversas conversas entre os consumidores, alguém que não conhecia a marca passa a ficar sabendo após participar de uma conversa.

"Entender o lado humano dos consumidores por meio de estudos de antropologia digital é o primeiro passo e o mais importante passo do marketing centrado no ser humano."

O marketing onicanal visa trazer o melhor das experiências online e off-line, para isso, é preciso mapear o caminho do consumidor a níveis mais detalhados, mapeando os pontos de contato com o cliente. Para que seja efetivo, as empresas precisam criar uma estrutura organizacional capaz de desenvolver essa estratégia.

Não teria lido se não fosse para a faculdade, mas ainda bem que li.

Iale 25/07/2022

Muita casca e pouco conteúdo
Não acho mt coerente falar sobre comportamento de consumo e usar somente uma abordagem sistemática/cartesiana, sabendo que o empírico, neste caso, tem uma força muito grande porque lidar com comportamento é lidar com pessoas, suas imprevibilidases e mudanças que variam constantamente.

Não quis ser anacrônica com um livro de 2016 falando sobre mídia própria mas é difícil tentar absorver o conteúdo desse livro sem sentir que é quase como uma receita de bolo do que uma marca deve fazer para ?se manter? com as mudanças das mídias on e off. E ai que eu entrei em conflito com esses conceitos apresentados, cada empresa por maior grupo mercadológico a que pertença, possuem objetivos distintos que seguem uma estratégia empresal MUTÁVEL (olhem só!), não da pra ter só um caminho para isso!

Paulo 12/09/2021

Essencial
Essa obra de Philip Kotler é obrigatória para todos que trabalham ou pretendem trabalhar com marketing e extremamente útil para qualquer empreendedor, afinal entender o comportamento do consumidor é a chave do sucesso para todas as empresas. LEIAM!!!