A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Majuh_sousa 06/08/2023

Coração quentinho
Comecei essa leitura pensado que seria algo completamente diferente, pensei que seria uma ficção científica super complexa falando sobre a viagem sobre um planeta, mas na verdade é uma história sobre pessoas e seus relacionamentos. E foi tão lindo acompanhar essa jornada.

Me senti em casa, porque os personagens são incríveis e eu quero saber mais deles, entender e compreender melhor essa família. Ainda bem que já tenho as continuações, estou louca para ver a interações deles como família.

É um livro cheio de espécies diferentes e culturas diferentes, é encantador. Eu amei e indico a leitura para todo mundo. além de ser super reflexivo é engraçado, triste e caloroso. Uma delicinha.

Dwarcy 21/06/2021

Uma agradável surpresa
Eu não tinha ideia da existência desse livro e nem da autora. E que erro grave é isso!
Uma Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil é um livro que se expande além das páginas, num universo tão bem construído, real, verossímil, com todas as suas diferentes raças e culturas. Os personagens tão bem escritos que nos fazem repensar na nossa ideia de cultura, do que é normal, dos papéis sociais, questões filosóficas e morais.
Tudo isso sem perder o humor, a leveza. Quanto mais você lê, mais você quer saber desse universo, desses personagens que você tão profundamente se apega e se importa.
Eu termino esse livro com um vazio no peito e uma certeza de voltar.

Carlos R. A. Amorim 07/04/2020

Uma longa viagem interior
O livro se foca na interação e no aprofundamento das relações entre os tripulantes de uma nave enquanto dura a sua longa viagem para cavar um "túnel espacial", um atalho entre dois pontos longínquos dá galáxia.
Os personagem tem personalidades bem cativantes e distintas, e a história de cada um deles é contada como uma "side quest".
A temática do livro aborda autoconhecimento, amadurecimento, e respeito entre as espécies.
Glauber 08/04/2020minha estante
Fiquei curioso.

Estou lendo ficção científica esses dias.

Comecei agora em abril "O planeta dos macacos" e "A mão esquerda da escuridão".

Bruna 14/04/2020

eu gosto muito do gênero sci-fi, e embora esse livro tivesse tudo pra ter uma história muito boa, mesmo que focando nos personagens, isso não aconteceu, a história é muito arrastada, e os conflitos são resolvidos tão rápido q nem da tempo de se empolgar. Apesar disso o livro não é ruim, só não caiu no meu gosto mesmo.

Nay 14/04/2020

incrível!
Eu estava muito animada quando iniciei essa leitura e graças aos deuses foi uma leitura incrível.
O livro vai girar em torno da tripulação enquanto elas fazem uma longa viagem pelo espaço (daí o título).
Se você espera muitos conflitos e muita ação talvez acabe se decepcionando. O livro foca mais na relação dos personagens, preconceitos entres especies, etc.
Eu amei completamente tudo que foi criado pela autora. Os detalhamentos do universos, as variedades das especies, a ambientação. TUDO! Foi incrível me sentir completamente imersa na narrativa.
Tive essa sensação de pertencimento, de família, entendimento. Coisas que admiro e amo nos livros, então não é surpresa que eu tenha amado esse livro.

Juh 11/04/2021

A longa viagem a um pequeno planeta hostil
Ler a longa viagem a um pequeno planeta hostil, foi sem dúvidas uma das melhores leituras desse ano, uma história onde há muitas discussões políticas e discussões necessárias para o desenvolvimento da história.

Ao decorrer do livro vemos um desenvolvimento muito bom de cada personagem e um pouco de como cada um deles chegou a trabalhar na nave de Ashby Santoso, proprietário da nave Andarilha e piloto.

Uma das coisas que mais gostei nas histórias foram os relacionamentos dos personagens, sendo eles com seres da mesma espécie ou distintas, e ver um mundo tão distante do nosso atual. Onde naves são os meios de transporte e mesmo com uma grande variedade de planetas, os recursos continuam escassos e cada um com seus costumes e regras.

Colocar a política como um dos pontos importantes do livro, foi muito bom principalmente que todos os viajantes, devem seguir um padrão disponibilizado pela CG que seria um governo, onde várias espécies são incluídas e devem seguir as diretrizes inpostas por eles.

Uma parte que me incomodou, foi a traca de ambiente e personagem, que chegou num momento que não sabia ao certo o que estava acontecendo, por conta dessa troca de acontecimentos, e a aparição de personagens que não foram citados tá nenhum momento da história.

Clarice 18/04/2021

Amei demais
Esse livro foi diferente de tudo que já li, no início tava bem confuso mas com o decorrer da história, me apaixonei mais e mais pelos personagens, cenários e descrições.
Não tem "aventuras" ou plots mas mesmo assim ele conseguiu me prender em grande parte da leitura.
Achei muito inovador e interessante os elementos que compõem a história, que se mesclam com assuntos atuais sobre gênero e política.
Adorei demais e recomento muitíssimo

Adrieli 13/05/2020

Favoritado
Uma história envolvente e apaixonante, focada no desenvolvimento e interação entre seus personagens. Foi impossível não me encantar com cada um e querer saber tudo sobre suas viagens.

Andre.S 24/09/2022

Decididamente este não é meu tipo de livro. Esperava uma ficção-científica mais densa , porém me deparei com um quase teen book mais adequado a um público mais jovem. Apesar disso o livro é muito vem escrito com personagens bem
definidos.

Raiane 29/05/2020

Neste livro de ficção científica é possível reconhecer crítica aos nossos preconceitos quanto a culturas diferentes da nossa, concepção de família, como enxergamos o corpo do outro e até o questionamento do que nos torna humanos. E tudo isso se passa em um universo bem construído, com aventuras e apego aos personagens.

Gabi Alana 30/05/2020

Diferentes Perspectivas
Não sou muito fã de ficção científica, mas essa me prendeu e deu um nó na minha cabeça. Em todo momento a autora nos apresentava as diferentes perspectivas de vida dos personagens. Com um aprofundamento que não foi em nada superficial. Amei!!! Nossa, amei como o estranhamento foi se dispersando conforme a autora apresentava cada personagem e o estranhamento entre eles mesmos. COMPLEXO E LINDO. Se eu pudesse fazer uma ode à diferença, seria lendo esse livro. Ah, e no final tem um recado super foda da autora.

Robs - @biblioteca.paralela 13/04/2021

A LONGA viagem
Com tanta resenha positiva sobre esse livro, fico até achando que li ele errado rs

O que gostei na história foi ver a união dos tripulantes que tem origens tão diferentes uns dos outros, mas que formam uma verdadeira família, ou o mais próximo disso que consegui imaginar, mas a verdade é que o título já diz tudo, "a LONGA viagem", até pelo menos 40% do livro só vemos a confusa descrição dos tripulantes, dos planetas existentes e da viagem a ser feita. Senti falta de uma grande aventura de fato e quando vai acontecer alguma coisa o livro já está no fim.

Não sei se vou continuar com os demais livros, medo de ser tão maçante quanto o primeiro.

Marcolinoh 18/06/2020

Esse livro é simplesmente incrível! E talvez muitos não saibam mas ele faz parte de uma trilogia, o que me deixou muito contente quando descobri. A longa viagem é um livro bem introdutório, no qual vamos aprender bastante sobre esse universo, as várias culturas e várias espécies com suas particularidades aprendendo a conviver com outras. Também traz muitas questões éticas que vão te remeter a nossa sociedade. Os personagens são bem desenvolvidos e é possível saber o ponto de vista de cada um, pois a autora intercala entre eles no decorrer dos acontecimentos, e isso ocorre de uma forma muito sutil. O que mais gostei foi que há muita representatividade (implícita e explicita) ao longo do livro e tudo é trabalhado de maneira muito natural. Sem defeitos!!

Joyce.Santana 01/08/2021

Jornada em busca de família
Eu adoro ficção científica, mas confesso que essa me tirou da zona de conforto. Quando pensamos em ficção científica, pensamos em robô, guerra alienígena, caçada com naves etc.
Aqui é, como o título propõe, uma história sobre jornada, uma busca por seu lugar no mundo e alguém ao seu lado.
Uma nave com tripulantes de todas as espécies possíveis, você se depara com histórias e tradições que nem sempre todos concordam.
O pequeno planeta hostil é um detalhe no fim do caminho. O que conta é a jornada.
cauanne2 02/08/2021minha estante
Parece ótimo ?

Italo Marques 06/08/2021minha estante
É o primeiro livro?

Joyce.Santana 06/08/2021minha estante
Ítalo... É o primeiro livro sim

Italo Marques 07/08/2021minha estante
certo, obrigado

Bia Alper 23/06/2020

Esse livro é um grande abraço
Não existem palavras para descrever meu sentimentos reais com esse livro, até porque foi tudo muito abstrato e lá pela página 100 eu já nao me imaginava existindo sem esses personagens. Uma narrativa que te convida e entender e conhecer esses personagens em suas rotinas nessa nave cheia de tantos sentimentos. Tudo é muito real mas ao mesmo tempo existe uma mágica que envolve a relação desses seres. Eu gostei tanto de como ela usa alegorias para discutir temas profundos e enche de significados relações de um jeito muito natural levando em consideração que estamos lidando com espécies diferentes.

Eu terminei o livro chorando e eu nao sabia porque eu estava chorando, se era por tudo que havia acontecido até ali, se era porque eu não sabia me despedir. Eu acho que nunca vou me esquecer desse livro e com toda certeza minha nova leitura compulsiva nasceu quando eu virei a última página.