A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Rejane.Viegas 28/08/2023

Desenvolvimento de relações
Eu comecei a ler esse livro imaginando que fosse uma coisa completamente diferente? demorei muito pra ?engrenar? na leitura e acostumar com os nomes, espécies, idiomas, etc.
Mas está longe de ser ruim, só foi diferente do que eu esperei?

Dih 14/03/2022

Graças que tem mais pra ler desse mundo, pq é só perfeito!
Que livro maravilhosoooooo! Leiam plmdds pq vale demais a pena!!!! Coração quentinho aqui querendo ler as continuações que não são continuações. Só me deem mais desse mundo, desse povo bonito e cheiroso!

Apesar de que demorei uma eternidade pra terminar, cada capítulo foi degustado com carinho e cuidado. Amei todos os tripulantes da Andarilha, com um carinho especial pela Sissix e Kizzy ??

Esse livro não tem um plot explosivo e cheio de reviravoltas - ele na verdade trás personagens muito bons que estão em situações diversas que nos mostram mais quem eles são - e eu amo isso sobre esse livro.

É tudo muito humano, tudo muito indescritivelmente bonito apesar deles serem tudo menos ?humanos?. O trabalho de ambientação e conceitos de família, amor, parceria... noss, me deu vida.

Vou levar esse livro comigo pra sempre ???

Bárbara 31/12/2020

Sci-fi cheio de reflexões
Peço que você, caro amigo leitor, imagine rapidamente um ser extraterrestre, capaz de manter contato com os humanos. Imagine que já é possível viver em Marte, e que as viagens interplanetárias são plenamente possíveis. Se seus pensamentos foram pra um monte de seres verdes, com cabeças desproporcionais ao corpo, que parecem menos desenvolvidos que nós, convido você a conhecer este livro, o primeiro de uma trilogia. Aqui, acompanhamos a missão da nave Andarilha, com 9 tripulantes, cada um com suas peculiaridades, a depender da espécie.

A Andarilha tem um papel importante. Ela é responsável por cavar túneis, aproximando civilizações e encurtando caminhos. A atual contratação era algo inédito: abrir um túnel em um local bastante longínquo, para aproximar uma espécie que não estava acostumada com o convívio com outros seres. Tudo poderia dar certo, mas também tudo poderia mudar num átimo de segundo. Era uma escavação às escuras, mas que foi aceita pela tripulação.

No decorrer do livro, passamos a conhecer mais de perto cada um dos personagens, e a nos conectar de uma forma bastante interessante com cada um deles. Dá para notar que, independentemente da espécie plantetária, buscamos praticamente as mesmas coisas: ser aceitos, respeitados e felizes. Existe muita discussão moral do início ao fim da leitura, o que é bem legal, pois vemos como nós - humanos - ainda precisamos evoluir. Os personagens são como cebolas, cheios de camadas, com qualidades e defeitos. Mesmo sendo de espécies diversas, o convívio é saudável, tirando uma atitude ou outra de Corbin, responsável pelo combustível da nave e, de longe, o personagem que mais implica com os demais.

Tendo capítulos destinados a cada membro da tripulação, acompanhamos a viagem permeada de discussões, como preconceito, respeito às diferenças, abuso de autoridade, injustiças, diversidade, intolerância religiosa, além da humanização às inteligências artificiais. Sem dúvidas, uma leitura singular e pertinente ao nosso convívio enquanto sociedade.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Mateus Braga 20/04/2021

Tocante de diversas formas
Para que essa resenha possa te ajudar de alguma forma, vou dizer antes algumas coisas sobre mim.

Adoro ficção científica espacial, mas não sou muito fã quando inserem muitas raças alienígenas (de alguma forma, na minha cabeça, faz mais sentido acreditar que apenas seres humanos como nós - mas não necessariamente só vindos da terra - seriam capazes de habitar o espaço).

Este livro tem bastante raças alienígenas, mas isso não foi um problema para mim, pq a autora sabe usar bastante em prol das temáticas abordadas.

Outra 'crítica negativa' é em relação aos infodumps, por várias vezes o narrador para pra explicar alguma coisa de uma maneira antinatural, e isso me incomoda bastante.

No entanto, são tantos prós que esse livro trás, que os detalhes citados anteriormente passaram despercebidos, pelo menos pra mim.

A longa viagem a um pequeno planeta hostil traz uma ficção científica para um lado bastante motivador, muito raro da gente ler em outras obras. Empatia e respeito são questões tratadas quase que a todo momento.

Em vários momentos a autora trás reflexões interessantíssimas a respeito de costumes humanos sem muito sentido (deixo aqui a indicação de Sapiens do autor Yuval Harari, que tbm aborda isso bastante).

Além disso existem questões éticas relacionadas a inteligências artificiais.

Enfim, uma ficção científica com tudo que precisa e mais.

Sem falar na mensagem final da autora, chegou a cair um cisco nos meus olhos.

Lavinia.Pugliesi 01/05/2021

Leitura gostosa
Uma leitura muito gostosa, não é um livro pra se ler de uma vez só, porém é uma história incrível e de muita reflexão

etsilvio 26/12/2017

Uma viagem para dentro, não para fora.
Quando coloquei esse livro como meta de leitura já sabia que a "viagem" estava mais relacionada ao desenvolvimento dos personagens, e que personagens! Cativantes, interessantes, afetuosos como uma família que se ama (e aqui o termo família realmente tem significado pela pluralidade que deveria ter aqui do lado de fora dos livros). A representatividade não só feminina como inter espécie é muito digna. Apesar de ter achado alguns capítulos um pouco insossos o conjunto da obra valeu cada madrugada de leitura.

Há continuações. Vou torcer para a Editora Darkside publicar também.

Lehh 30/12/2020

O melhor livro que li esse ano, e talvez na vida.
Essa é a primeira resenha que escrevo aqui e estou escrevendo pq senti a necessidade de encorajar alguém a ler esse livro, nem q seja só uma pessoa.
Eu nunca me interessei mto por ficção científica, naves espaciais, alienígenas, e essas são coisas que esse livro tem de sobra e elas são exploradas de forma divertida e envolvente, mas ele é muito mais do que isso, é um livro sobre amizade, parceria e família. Me sinto eternamente grata por ter feito parte dessa família e por ter vivenciado uma parte da história desses personagens.

Richard 14/05/2018

A curta viagem ao meu coração
Eu já achava que ia gostar muito desse livro antes de lê-lo, mas eu não pensei que eu fosse amar tanto. Foi uma das melhores surpresas do ano, com toda certeza. Becky Chambers fez um trabalho INCRÍVEL criando o universo dela que é tão crível quanto o nosso (talvez até mais). As raças criadas e detalhadas com sutilezas raramente vistas e tão bem feitas, além dos planetas, lugares, naves, histórias, intrigas e guerras. Mas, acredite ou não, tudo isso é background. A história real não é sobre a aventura, não é sobre a viagem, é sobre os viajantes.

Tem um bom tempo que não leio um livro character-driven tão extraordinário. Embarquei na Andarilha e não queria sair nunca de lá, eu estava me sentindo em casa. Queria todo dia o café da manhã do Dr Chef, os carinhos da Sissix, as loucuras da Kizzy, as conversas com o Jenks, o cuidado da Lovey, a amizade do Ashby, as descobertas com a Rosemary e talvez até o mau-humor do Corbin (e claro que queria ver os Ohan trabalhar).
Os personagens são APAIXONANTES, a cada página você se torna mais próximo de cada um deles e isso é feito de maneira natural que torna a jornada deliciosa de se fazer.

Os personagens são a parte principal do livro, mas não pense que a história é rasa ou boba. A Becky tratou de vários assuntos importantes e pesados no livro, como política, ética, racismo, elitismo, amor, sexo e guerra.

São inúmeros motivos pra ler esse livro e espero que todos vocês se apaixonem tanto por ele como eu me apaixonei. Bora desbravar o Universo e fazer alguns furos inter espaciais?
Seja muito bem vindx a Andrilha, humanx.

site: https://twitter.com/RichardTiti
Naiara Melo 14/05/2018minha estante
já queria antes, depois de ler sua resenha então ...

Maní 30/04/2021

Um clássico contemporâneo
Embora trate de personagens fictícios, em grande parte não-humanos, fora da Terra, toda a história faz refletir sobre as nossas relações interpessoais no dia a dia. Delicada, sensata e estopim de reflexões acerca de respeito, família e amizade, esse livro chegou com cara de clássico.

Luisa Jordana 07/11/2019

Uma viagem diferente
Eu não tenho muitas experiências com livros de ficção científica, então seria injusto dizer que este não atendeu as minhas expectativas.

O enredo sem dúvidas me surpreendeu, isso porque eu não esperava o foco que ele daria para as relações entre os personagens. Os aspectos relacionados à ciência espacial, o universo e as espécies criadas pela autora servem apenas como pano de fundo para um relato de como possivelmente seria se o ser humano se relacionasse com alienígenas e tivesse que desenvolver uma convivência interespécies.

Tendo o foco que teve, a história se aprofunda bastante em cada um dos personagens, que seriam os tripulantes da nave Andarilha, cujo objetivo é abrir os famigerados buracos de minhoca pelo espaço, não deixando de ser sugestivo o papel que nossos personagens principais tem de interligar mundos e galáxias.

Não tenho como negar que me apaixonei por cada um desses tripulantes. Mesmo aqueles que se mostraram mais difíceis no início, com o desenrolar dos fatos foram se mostrando tão complexos, senão mais, do que seus companheiros de viagem.

Enfim, não vou dizer os pormenores de cada um dos personagens para não estragar o melhor do livro, mas posso dizer que, apesar de não ter entregado a receita que eu esperava, ainda assim foi uma deliciosa surpresa.
Agnaldo Alexandre 07/11/2019minha estante
Não li, mas já li muitos livros de FC. Esse aí, está mais para um estudo de interação interracial, aceitação das diferenças, e adequado ao pensamento atual sobre respeito e diferenças, com pano de fundo de ficção científica. Acho necessário, mas poderia ser a história em qualquer ambiente com diferentes pessoas e culturas. Não me parece um livro pensando para ser ficção científica, como Asimov, Clarke ou PKD.

Luisa Jordana 08/11/2019minha estante
Sim, me pareceu isso também, apesar do meu pouco conhecimento em FC.

Camila 01/07/2021

Divertido
O título é basicamente um resumo do livro, que narra a história da tripulação da Andarilha (que trabalha construindo túneis espaciais) e tudo acontece porque eles aceitam um trabalho em um planeta distante e com uma população não muito amigável.

Eu gostei muito da história, a leitura é fluida e os personagens são incríveis. Acho que podia ter mais aprofundamento em alguns pontos, mas no geral é um ótimo livro.
marsjackson 01/07/2021minha estante
quero ler!

Gui.Marques 05/07/2021

Inovador!
Uma experiência maravilhosa nessa leitura, é incrível como a autora conseguiu construir tão bem a identidade de cada um dos personagens e as características de cada espécie também. Há um desenvolvimento tão forte em cima dos tripulantes da "Andarilha" que é impossível não se apegar a alguém.
Outro ponto que me impressionou foi a aplicação de muitos conceitos e teorias da física moderna, e por mais que muita coisa foge da realidade, é ótimo parar por um momento e pensar nas incontáveis possibilidades para o futuro da humanidade.
E por último os agradecimentos de Becky Chambers ao final do livro é simplesmente perfeito. É verdade que falta um clímax durante a maior parte da leitura, mas o final surpreende. Vale muito a pena.
Veregirl 05/07/2021minha estante
E como sempre, é um prazer ler uma resenha escrita por ti ?

Gui Paes 05/06/2022

Navegando pelo espaço.
Amei entrar nesse mundo galático.
Em relacao a ficção, essas historias sao as mais que consigo me enxergar dentro e mais que se aproximam de algo que eu possa ver como real, saca?
No começo vc fica meio perdido em relacao a varias especies, planestas e as formas de politicas, mas aos poucos tudo vai se encaixando e fazendo que a gente mergulhe no espaço.
E o mais legal e que nao existe um protagonista e um antagonista. E sim historias de uma tripulação que tem pela frente uma longa viagem.
Amei demais.
Com um catinho mais que especial no coracao pela Sissix.

Thay'OSF 07/03/2022

Um salto bem distante da minha zona de conforto.
Não é um tipo de genero literário no qual eu busque estar. Primeira obra nessa linha de ficção científica, e me surpreendi com ela. Foi bem estruturada. A descrição dos personagens é bem satisfatório, que nos faz realmente "ver" os diversos sapientes. A descrição das diversas culturas em um livro pequeno, sem ser enfadonho, foi uma otima surpresa. Parece existir mesmo todos esses seres.

Fê Fucci 01/07/2021

Um livro de ficção científica sobre personagens.
Esse livro foi uma das melhores e mais gostosas leituras desse ano, daquelas que a gente enrola pra terminar pra não precisar se despedir.
A história se passa num ambiente de sci-fi, tudo está imerso nisso, mas esse não é o tema central do livro.
Ele é sobre as personagens e suas interações, seus passados, dores, amores, medos, alegrias...
Não vá esperando ação e aventura pq não tem. Como o título já diz, ele conta sobre uma viagem longa até um território hostil de guerra e tudo que acontece e tudo que os personagens vivem e sentem até chegar lá.
Nele você vai encontrar histórias, sentimentos, vivências e muitas outras coisas incríveis.
Eu particularmente me identifiquei mto com alguns personagens e fiquei com aquela vontade de ir viver na nave Andarilha com eles, terminei com aquela sensação de que aquelas pessoas eram amigos queridos.
Foi uma experiência incrível e maravilhosa de aquecer o coração.
Eu não costumo reler livros, mas se eu tivesse que escolher um pra isso, com certeza seria esse.