A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

minyard 28/10/2020

Incrível em todas as páginas
Becky Chambers não deixou nenhum fio solto. Uma leitura fluída, parece ser um desses livros que vemos na instante, não damos atenção, enrolamos pra começar, mas uma vez que começamos descobrimos uma infinidade de histórias e palavras que nos cativam.

Pode sim ser uma leitura mais pesada pela quantidade de informação jogada na nossa cara em somente 360 páginas ao tempo em que desenvolve as histórias e relações do personagem, mas essa mesma pressa é algo que ao seu tempo, te deixa processar e pensar.

Com críticas e metáforas que podem perfeitamente bem ser aplicadas ao nosso universo, essa escritora conseguiu desenvolver todo um mundo de forma impecável.

Mariana113 02/11/2020

Amei!
Primeiro livro de ficção científica que li. Achei que fosse ficar perdida quando começa a mencionar as espécies , mas a autora fez de um jeito que não tem como não gravar.

yascastro 06/11/2020

Uma história sobre respeito
É muito gratificante ler uma história de ficção científica que aborde temas tão relevantes! É uma história emocionante que fala de respeito entre culturas, respeitar quem pensa diferente de você, as diferentes formas de amar. Deixa uma mensagem super positiva pra quem mergulha nessa história! Estou muito ansiosa pra ler as continuações, já ouvi falar que o segundo livro é ainda melhor!

Agatha G. 14/11/2020

Eu amei esse livro! Cheio de representatividade e com uma narrativa envolvente que me deixou emocionada em vários momentos.

O livro tem falhas sim, como algumas partes mais arrastadas, mas acho que a mensagem que ele passa sobre amizade, companheirismo e aceitação fala mais alto do que qualquer coisa.

Foi um livro gostoso de ler e eu fiquei com uma sensação muito boa depois de terminar ele. Esse é um daqueles livros que deixam o coração quentinho.

Gabi 30/11/2020

Diversidade é a palavra
Eu amei muito esse livro! Embora seja literatura sci-fi você não precisa entender muito dos termos pra compreender a leitura, tudo vai se explicando. A construção dos personagens é perfeita! Ela aborda todos eles em diversos momentos diferentes e a gente conhece a história de cada um e suas crenças. Esse livro aborda racismo, política, diferenças culturais, violência, relações interespécie, morte, medo... nossa, muita coisa dá pra se aprender com essa leitura, e o que eu mais gostei é a enorme diversidade dos personagens, é muito incrível mesmo sendo algo criado da mente dela, sair da nossa bolha de humanos sem graça e pensar em outras criaturas inexplicavelmente incríveis!! Amei muito e super indico! Já vou começar a leitura do segundo ?

Laninha 09/01/2023

uma longa história sobre as profundezas dos seres vivos
O que temos aqui é um livro rico em detalhes de um mundo criado pela própria autora. Novas culturas, idiomas, espécies e artefatos. É lindo de ver como Becky se empenhou e se importou com cada palavra escrita. Existe muita ficção e fantasia também.

Entretanto, quando uma história é assim tão longa e sem altos e baixos, um elemento que traga pessoalidade é muito importante para manter o leitor interessado pela leitura. E, nesse ponto, a autora falhou. A narração em terceira pessoa tornou tudo muito cansativo.

O livro daria uma ótima série, porque mesmo monótono, os diálogos são bem marcantes. Requer paciência, claro, mas acho que vale a pena dar uma chance pra história.

A edição contribui muito para tornar a experiência da leitura mais prazerosa, porque nos aproxima de um cenário que não enxergamos no cotidiano: o universo.
E não somente o universo científico, mas também o que existe dentro de cada pessoa.

Com certeza estou com o olhar mais aberto depois desse livro. E a nota especial da autora no final é perfeita, muito emocionante.

carol senna 17/12/2020

Surpreendente
Nao esperava muita coisa desse livro, pra falar a verdade comprei por que a capa é linda. Mas nossa! Como ele me surpreendeu. As diferenças dos personagens, o universo, a criatividade da autora. Recomendo

driana 07/10/2022

3,75 Eu até que gostei mas tenho a sensação de que se fosse escrito em só um ponto de vista (da rosamaria) seria muito melhor. Vou ler o segundo quando tiver a oportunidade.

Pedro Octávio 31/12/2020

A Longa Diversidade de um Sistema Hostil
Simplesmente um show de diversidade, diversão, exploração sentimental e reflexão. Uma leitura que tinha tudo para se tornar densa, mas acabou sendo fluida e interessante. Sem sombra de dúvidas uma das melhores leituras do ano.

Marcelo Martins 06/01/2021

Belíssimo
A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil... Um título grande para um livro igualmente grandioso. Sim, é uma história grandiosa, criativa e cheia de envolvimento.

Publicado em 2014, escrito por Becky Chambers, autora revelação na literatura Sci-Fi, o livro apresenta um universo riquíssimo.

A humanidade destruiu a Terra e, em seu colapso, os ricos se mudam para Marte. Pouco tempo depois a população deixada no planeta se une e se lança ao espaço, passando a viver em estações espaciais. A humanidade se divide então entre os marcianos e os exodonianos, nome dado aos humanos pós-êxodo terreno. Após se tornar uma raça interplanetária, a humanidade passa a fazer parte da Comunidade Galática, uma organização interespécies de raças aliadas por um bem comum.

Nesse cenário, conhecemos os personagens que tripulam a nave Andarilha. Os personagens são magistralmente bem construídos, assim como suas evoluções. A construção das raças, planetas, culturas, costumes, idiomas, também é feita de forma excepcional. Por vezes, simples, mas sempre muito criativo e de modo a realmente prender o leitor.

A narrativa aborda questões muito relevantes no contexto social atual, falando sobre diversos tipos de preconceito como racismo, xenofobia, preconceitos sexuais e culturais, assim como também relata a importância da diversidade e da inclusão. Uma história que também ressalta muito forte a importância e os significados de família, da amizade e do amor, além de também trazer questões sobre aparências e crenças.

Becky consegue manter uma escrita fluida e linear durante todo o livro. No meu ver, não houveram reviravoltas ou um clímax muito relevante, mas em sua linearidade, apesar de em alguns momentos ter tido a percepção que a história não anda, o livro conquistou do início ao fim.

---
Gostou da resenha? Corre lá no Instagram e confere a página @lerdepoisdos30. Resenhas, indicações, dicas de leitura e conteúdo literário para você!

Aécio de Paula 11/01/2021

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil - Becky Chambers
Nao vou continuar, para mim já chega por aqui. A história é boa, bem escrita, tem partes interessantes, mas muito lenga lenga.

kah 19/12/2022

A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil.
Muito diferente e muito intenso. Extremamente bem desenvolvido e um mundo muito amplo e maravilhoso.
Traz muitas reflexões sobre várias coisas.
Os personagens são incríveis, as histórias pessoais são emocionantes. É perfeito!

Natália Tomazeli 16/01/2021

A Longa Viagem a um Grande Amor Literário
"De certa forma, a ideia de um estoque compartilhado de genes que flutuam através da galáxia é muito mais fácil de aceitar do que a noção assustadora de que talvez nenhum de nós tenha a capacidade intelectual de entender como a vida de fato funciona."

Eu tô pensando se vou escrever uma resenha sobre esse livro faz MESES porque simplesmente amei muito ele (foi o melhor livro que eu li em 2020) mas assim EU AMEI COM TODAS AS MINHAS FORÇAS, entrou pra minha lista de livros favoritos da vida. Então talvez essa resenha não tenha tanta credibilidade e vire só uma rasgação de seda eterna mas vamos tentar bolar um texto bacana...

Becky Chambers é uma autora filha de cientistas espaciais. Acho muito importante deixar isso aqui pq em primeiro lugar, a coerência científica REINA aqui! Apesar de a gente tá falando de uma ficção, ela consegue primorosamente seguir uma linha de raciocínio completamente alinhada com a fisica, química e principalmente com a biologia das espécies apresentadas no livro. Só o jeito com que ela estruturou a espécie da Sissix (os aandriskanos) já se percebe esse aspecto do livro. É um deleite total para uma amante da biologia (como eu) ler esse tipo de coisa, gente, eu lia gritando praticamente, de tanta assertividade por parte da autora! Claro, ela não se limita somente a isso! Além de criar um universo com mil possibilidades e com aquela riqueza de novos termos e detalhes, ela cria um núcleo de personagens que é simplesmente impossível de largar! Eu ficava o tempo todo querendo saber mais, conhecer cada história de vida e cada coisa a mais sobre as espécies de cada um. Até o personagem que vc le e pensa "kkkk personagem tosco" tem um desenvolvimento super elaborado, é impecável o trabalho da Becky.

Engraçado que talvez esse seja o livro de ficção científica que mais disserte sobre relações humanas dentre todos os vários que eu já li até hoje. Até mesmo quando a autora está se referindo a outras espécies que não seja a humana, temos um diálogo sobre dilemas culturais e éticos que de certo modo ocorrem na nossa espécie. Isso enriqueceu a obra de uma maneira espetacular porque é sutil tudo o que é posto nas entrelinhas dos acontecimentos, você se vê gostando de uma IA e se questionando sobre o que é uma vida, você se pega questionando o verdadeiro conceito de família e o verdadeiro significado de individualidade. Tudo através de criaturas não humanas!

Outra coisa legal é que por mais que a história traga mutos elementos científicos e nomes esquisitos pra quem não tá habituado com ficção científica, você não precisa necessariamente entender de fato tudo pra poder se sentir imerso na história. Eu lembro de achar totalmente irônico o fato de eu me sentir muito "em casa" lendo um livro que se passa em todos os lugares, menos no planeta terra rsrsrsEra uma sensação de pertencimento e conforto em um livro que traz uma proposta tão distante de tudo o que a gente conhece. Acredito ter me sentido assim também pq muitas das referências que a autora traz pra história, envolve praticamente todas as minhas coisas preferidas (filmes, animes, séries, etc). Essa ambiguidade talvez seja a característica que deixa esse livro autêntico e original dentro do gênero. Acho que ela deu uma certa inovada nesse quesito muito mais pelo jeito que ela apresenta as coisas do que de fato pelas temáticas em si (diversidade, família, sexualidade, gênero, raças, etc), que pra quem já le o gênero de ficção científica, já tá acostumado.

Acho que ao contrário de todo mundo (eu li esse livro em uma leitura coletiva e a maioria das pessoas falavam que esse é um livro pra todo mundo), não sei se recomendaria esse livro para todos, porque é uma história completamente sobre personagens. Não tem muitos plots e muito "aonde chegar", é mais a gente como leitor acompanhando um pouquinho da vida de todos os tripulantes da Andarilha. Pra mim, isso não atrapalhou nenhum pouco a leitura, mas talvez há quem ache o formato cansativo ou sem graça.
Óbvio que eu to louca pra ler o resto da série e reler mil vezes, vem aí!

"Não podemos nos culpar pelo que os nossos pais começaram. Às vezes, o melhor que podemos fazer é ir embora"

iara170 31/12/2021

A leitura ideal pra terminar o ano. Não imaginei que iria gostar tanto da história. A escrita foi super fluída e interessante, a construção de mundo foi impecável e todos os personagens são muito carismáticos.

Jo 30/12/2021

Surpreendentemente!
Não sei o que esperava por esse livro, mas com certeza não foi o que ele trouxe. Ele trouxe uma sensibilidade, uma noção de respeito e uma visão tão incrível.

O foco do livro é uma tripulação interespécie, seres não apenas de culturas diferentes, mas de corpos, necessidades e formas de comunicar e pensar diferentes.

É algo tão incrível de se imaginar, já que mal conseguimos ver essa compreensão r respeito no nosso mundo atual.