A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers




Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil


707 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Gabi 30/11/2020

Diversidade é a palavra
Eu amei muito esse livro! Embora seja literatura sci-fi você não precisa entender muito dos termos pra compreender a leitura, tudo vai se explicando. A construção dos personagens é perfeita! Ela aborda todos eles em diversos momentos diferentes e a gente conhece a história de cada um e suas crenças. Esse livro aborda racismo, política, diferenças culturais, violência, relações interespécie, morte, medo... nossa, muita coisa dá pra se aprender com essa leitura, e o que eu mais gostei é a enorme diversidade dos personagens, é muito incrível mesmo sendo algo criado da mente dela, sair da nossa bolha de humanos sem graça e pensar em outras criaturas inexplicavelmente incríveis!! Amei muito e super indico! Já vou começar a leitura do segundo ?
comentários(0)comente



carol senna 17/12/2020

Surpreendente
Nao esperava muita coisa desse livro, pra falar a verdade comprei por que a capa é linda. Mas nossa! Como ele me surpreendeu. As diferenças dos personagens, o universo, a criatividade da autora. Recomendo
comentários(0)comente



Pedro Octávio 31/12/2020

A Longa Diversidade de um Sistema Hostil
Simplesmente um show de diversidade, diversão, exploração sentimental e reflexão. Uma leitura que tinha tudo para se tornar densa, mas acabou sendo fluida e interessante. Sem sombra de dúvidas uma das melhores leituras do ano.
comentários(0)comente



Marcelo Martins 06/01/2021

Belíssimo
A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil... Um título grande para um livro igualmente grandioso. Sim, é uma história grandiosa, criativa e cheia de envolvimento.

Publicado em 2014, escrito por Becky Chambers, autora revelação na literatura Sci-Fi, o livro apresenta um universo riquíssimo.

A humanidade destruiu a Terra e, em seu colapso, os ricos se mudam para Marte. Pouco tempo depois a população deixada no planeta se une e se lança ao espaço, passando a viver em estações espaciais. A humanidade se divide então entre os marcianos e os exodonianos, nome dado aos humanos pós-êxodo terreno. Após se tornar uma raça interplanetária, a humanidade passa a fazer parte da Comunidade Galática, uma organização interespécies de raças aliadas por um bem comum.

Nesse cenário, conhecemos os personagens que tripulam a nave Andarilha. Os personagens são magistralmente bem construídos, assim como suas evoluções. A construção das raças, planetas, culturas, costumes, idiomas, também é feita de forma excepcional. Por vezes, simples, mas sempre muito criativo e de modo a realmente prender o leitor.

A narrativa aborda questões muito relevantes no contexto social atual, falando sobre diversos tipos de preconceito como racismo, xenofobia, preconceitos sexuais e culturais, assim como também relata a importância da diversidade e da inclusão. Uma história que também ressalta muito forte a importância e os significados de família, da amizade e do amor, além de também trazer questões sobre aparências e crenças.

Becky consegue manter uma escrita fluida e linear durante todo o livro. No meu ver, não houveram reviravoltas ou um clímax muito relevante, mas em sua linearidade, apesar de em alguns momentos ter tido a percepção que a história não anda, o livro conquistou do início ao fim.

---
Gostou da resenha? Corre lá no Instagram e confere a página @lerdepoisdos30. Resenhas, indicações, dicas de leitura e conteúdo literário para você!
comentários(0)comente



Aécio de Paula 11/01/2021

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil - Becky Chambers
Nao vou continuar, para mim já chega por aqui. A história é boa, bem escrita, tem partes interessantes, mas muito lenga lenga.
comentários(0)comente



kemi 17/05/2023

Uma viagem que eu teria amado na pré-adolescência
Eu realmente teria amado esse livro na pré adolescência, mas não acho que teria entendido tanto quanto agora. não acho que teria surgido em mim uma vontade tão grande de simplesmente ver o que tem lá fora, de sonhar com as possibilidades. eu me senti muito confortável com esse livro. um pouco frustrada, mas feliz. me diverti.

pra falar a verdade, o grande defeito pra mim foi o desenvolvimento de personagem. ninguém tem profundidade suficiente. ela não aplica a coisa do ?mostre, não diga?. o narrador só te diz o tempo todo como os personagens se sentem e como as coisas são, ao invés de aprofundar na escrita pra você ter a percepção de tudo. também não vou dizer que é uma escrita maravilhosa, mas acho adequada pro tipo do livro, não tenho o que reclamar.

eu gosto muito do tema, do cenário, da jornada, mas tudo foi meio raso. o conflito entrava e eu achei que ia levar todo o livro pra ser digerido e resolvido, mas rapidamente já tava tudo bem e vez ou outra o assunto ressurgia em nome do plot, pra não dizer que foi esquecido. por mais que tenha cenas adultas, o livro parece no máximo um jovem adulto. lembra muito um desenho animado que você veria no seu ensino fundamental. tudo parece que acontece em pequenos ?episódios?, não pela divisão dos capítulos, mas justamente porque o conflito surge, é resolvido rapidamente na narrativa e aí vem a lição importante no final! mas não funciona pra um livro que não se propõe a ser infanto-juvenil.

o final frustrou minhas expectativas para o grande acontecimento que inspira o título, mas não estragou minha experiência. eu gosto muito do universo que ela criou, acho que seria um grande livro se ela tivesse feito com mais tempo, mais páginas e mais seriedade. sentimentos reais e personagens reais, não caricaturas e problemas que só servem para a moral da história. personagens como dr chefe, jenks e ohan parecem reais e tem muito potencial, enquanto outros como a kizzy e o corbin são totalmente caricatos. é uma história criativa demais pra desperdiçar fazendo um desenvolvimento tão mais ou menos de enredo e personagens.

mas além disso tudo, eu tive uma experiência de leitura muito divertida! eu planejo ler o próximo futuramente quando quiser descontrair, só pra ver se a sensação gostosinha de realmente parecer estar viajando pra outros planetas volta. eu adorei os mundos, as espécies, as particularidades do universo que ela criou. os palpites sobre a origem de tudo isso. ela dá um show de diversidade que não me pareceu forçada em momento algum, uma lição pros autores que acham que é só preencher a cota pra caber na militância. tudo parecia pertencer. a mensagem é muito bonita. é uma boa leitura para quando você não tá afim de ligar pra o quão real as coisas parecem ou não, ou se está bem desenvolvido ou não. é um conforto. é certamente uma viagem.
comentários(0)comente



AnxietyMe0 31/01/2022

Uma historia linda
Se você procura um livro que trabalha personagens, então você achou!
Esse livro é sensível e desde o inicio constrói um universo muito crível com personagens mais críveis ainda.
Não consegui achar algo ruim nele, para mim foi perfeito.
comentários(0)comente



Natália Tomazeli 16/01/2021

A Longa Viagem a um Grande Amor Literário
"De certa forma, a ideia de um estoque compartilhado de genes que flutuam através da galáxia é muito mais fácil de aceitar do que a noção assustadora de que talvez nenhum de nós tenha a capacidade intelectual de entender como a vida de fato funciona."

Eu tô pensando se vou escrever uma resenha sobre esse livro faz MESES porque simplesmente amei muito ele (foi o melhor livro que eu li em 2020) mas assim EU AMEI COM TODAS AS MINHAS FORÇAS, entrou pra minha lista de livros favoritos da vida. Então talvez essa resenha não tenha tanta credibilidade e vire só uma rasgação de seda eterna mas vamos tentar bolar um texto bacana...

Becky Chambers é uma autora filha de cientistas espaciais. Acho muito importante deixar isso aqui pq em primeiro lugar, a coerência científica REINA aqui! Apesar de a gente tá falando de uma ficção, ela consegue primorosamente seguir uma linha de raciocínio completamente alinhada com a fisica, química e principalmente com a biologia das espécies apresentadas no livro. Só o jeito com que ela estruturou a espécie da Sissix (os aandriskanos) já se percebe esse aspecto do livro. É um deleite total para uma amante da biologia (como eu) ler esse tipo de coisa, gente, eu lia gritando praticamente, de tanta assertividade por parte da autora! Claro, ela não se limita somente a isso! Além de criar um universo com mil possibilidades e com aquela riqueza de novos termos e detalhes, ela cria um núcleo de personagens que é simplesmente impossível de largar! Eu ficava o tempo todo querendo saber mais, conhecer cada história de vida e cada coisa a mais sobre as espécies de cada um. Até o personagem que vc le e pensa "kkkk personagem tosco" tem um desenvolvimento super elaborado, é impecável o trabalho da Becky.

Engraçado que talvez esse seja o livro de ficção científica que mais disserte sobre relações humanas dentre todos os vários que eu já li até hoje. Até mesmo quando a autora está se referindo a outras espécies que não seja a humana, temos um diálogo sobre dilemas culturais e éticos que de certo modo ocorrem na nossa espécie. Isso enriqueceu a obra de uma maneira espetacular porque é sutil tudo o que é posto nas entrelinhas dos acontecimentos, você se vê gostando de uma IA e se questionando sobre o que é uma vida, você se pega questionando o verdadeiro conceito de família e o verdadeiro significado de individualidade. Tudo através de criaturas não humanas! 

Outra coisa legal é que por mais que a história traga mutos elementos científicos e nomes esquisitos pra quem não tá habituado com ficção científica, você não precisa necessariamente entender de fato tudo pra poder se sentir imerso na história. Eu lembro de achar totalmente irônico o fato de eu me sentir muito "em casa" lendo um livro que se passa em todos os lugares, menos no planeta terra rsrsrsEra uma sensação de pertencimento e conforto em um livro que traz uma proposta tão distante de tudo o que a gente conhece. Acredito ter me sentido assim também pq muitas das referências que a autora traz pra história, envolve praticamente todas as minhas coisas preferidas (filmes, animes, séries, etc). Essa ambiguidade talvez seja a característica que deixa esse livro autêntico e original dentro do gênero. Acho que ela deu uma certa inovada nesse quesito muito mais pelo jeito que ela apresenta as coisas do que de fato pelas temáticas em si (diversidade, família, sexualidade, gênero, raças, etc), que pra quem já le o gênero de ficção científica, já tá acostumado. 

Acho que ao contrário de todo mundo (eu li esse livro em uma leitura coletiva e a maioria das pessoas falavam que esse é um livro pra todo mundo), não sei se recomendaria esse livro para todos, porque é uma história completamente sobre personagens. Não tem muitos plots e muito "aonde chegar", é mais a gente como leitor acompanhando um pouquinho da vida de todos os tripulantes da Andarilha. Pra mim, isso não atrapalhou nenhum pouco a leitura, mas talvez há quem ache o formato cansativo ou sem graça.  
Óbvio que eu to louca pra ler o resto da série e reler mil vezes, vem aí!

"Não podemos nos culpar pelo que os nossos pais começaram. Às vezes, o melhor que podemos fazer é ir embora"
comentários(0)comente



Milla Borba 04/07/2023

Magnífico
Não tenho palavras para dizer o quanto esse livro me tocou!
Fui lendo ele sem expectativas, procurando saber o porquê tantas pessoas o elogiavam, e quando menos esperava já estava presa nas suas páginas, apaixonada por cada personagem!
Cada um com seu modo de pensar e agir, com seus gostos e culturas, se tornaram especiais para mim. A poética desse livro é abrir sua mente de uma maneira tão fluida e orgânica que quando dei por mim estava pensando se em algum lugar em algum momento os robôs vão ter sentimentos. As discussões sore gênero e sexualidade são de um primor que ainda não tinha visto!
Apenas leiam esse livro e absorvam essa maravilha! A chegada ao destino dessa tripulação não é nada, a importância está em na viagem e cada detalhe da história contada por cada um dos tripulantes.
comentários(0)comente



Beladpaula 05/04/2021

Eu quero morar nesse livro ???
Queria todos os personagens na minha vida ?? perfeito! esplêndido! Sensacional! Aqueceu meu coração
comentários(0)comente



Taís 21/07/2021

Livro apaixonante
Eu me diverti muito lendo, me apeguei tanto a cada personagem.
Senti como se eles fossem meus amigos de anos, sofri com eles e sorri.
Com certeza uma das melhores leituras do ano.
Se um dia me pedirem qual universo literario eu gostaria de viver com certeza é esse.
comentários(0)comente



erika 28/02/2021

Personagens e histórias incríveis!
Depois de aprender a falar o título do livro (porque é gigante) eu não conseguia me calar para panfletar o livro. Eu sei que não é um livro pra todo mundo já que não acontece nada de mirabolante e nenhum plot twist de explodir a cabeça, mas eu garanto que esses personagens vão te cativar de alguma forma.

É um baita aprendizado o que esse livro mostra pra gente em relação a vaidade, gêneros e outros afins. Eu me apaixonei nesse universo e nas histórias de cada personagem.

A escrita é maravilhosa, muito detalhada e o livro é lindo. Eu ficava olhando pra ele só admirando. Enfim, agora deu vontade de ler mais sobre.
comentários(0)comente



Harmônica 28/07/2021

Não consegui parar
Amei cada segundo desse livro.
Uma das coisas que eu mais gostei é que o centro do livro é os personagens e não a missão em si, e cada personagem são um amor, até os que não são :x
Esse livro me deu uma vibe de mass effect muito grande, e considerando que eu sou fã do jogo faz todo o sentido eu ter ficado tão imersa na historia.
Mas a escrita da autora também é muito fluida e fácil de se perder na leitura
comentários(0)comente



Isabella Cristina 14/05/2022

Vai deixar saudades
Essa é com certeza uma história que vai deixar muita saudade, o título é bem explicativo, iremos acompanhar a tripulação de uma nave em um longa viagem a um pequeno planeta hostil, onde eles devem fazer um trabalho de perfuração de tuneis, e é isso, e a magia do livro para mim são os personagens, o universo criado pela Becky é tão rico, tão diverso, cheio de história que simplesmente te deixa cada vez mais sedento por conhecer mais sobre tudo.

Ao longo dessa viagem, nós iremos acompanhar situações que irão nos apresentar e aproximar dessa tripulação, o que torna tudo mais intimista, pois em dado momento você se sente parte dessa família de penas maravilhosa, todos os personagens são apresentados a nós ? mesmo que alguns sejam mais breves que outros ? e no fim você sente que conhece eles, se importa com eles, e quando a situação fica difícil a gente se preocupa junto, todos são importantes e únicos e completam essa família, mesmo com as suas diferenças.

A obra é uma ficção cientifica, e por meio disso, aborda de uma maneira muito bacana o tema tolerância, afinal nós temos diversas especies de seres que estão convivendo uns com os outros, a própria Andarilha tem uma tripulação interespécie, indivíduos com suas próprias culturas, costumes, senso moral, história e abordando esse tema desta forma, nós podemos e tiramos sim lições para nossa vida, afinal podemos ser da mesma especie, mas somos tão diversos em cultura e pensamentos que infelizmente ainda temos que lidar com pessoas se achando no direito de subjugar outras por conta de suas diferenças, e é muito legal ver que o livro ainda trás algumas reflexões de como os humanos por muitas vezes se acham muito importantes quando aqui nesse universo, somos somente mais uma especie ? e nem somos muito importantes.

Sobre a escrita, o inicio pode parecer lento, por que temos muitas informações de um universo diferente do nosso, mas depois que você engrena não vai querer parar, de verdade deem uma chance a obra.

Se eu recomendo o livro? Com toda a certeza, como eu disse, vai deixar saudades, eu já estou, esses personagens são tão incríveis, eu só queria poder continuar lendo e lendo sobre eles, conhecer mais sobre eles, suas especies, suas histórias, então com certeza eu irei ler os outros livros dessa série.
comentários(0)comente



Giovanna Batalha 18/03/2021

Acabei de ler e já quero mais.
comentários(0)comente



707 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR