A longa viagem a um pequeno planeta hostil

A longa viagem a um pequeno planeta hostil Becky Chambers

Resenhas - A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Didigo 19/09/2022

Te faz amar todos os personagens
O único defeito desse livro é que ele acaba, e acaba muito rápido.

A história é "simples" mas ela te faz entender a relações entre os personagens e adorar cada um deles.
Todo o contexto do universo, a política que está inserida, tudo muito interessante.

Jackson.Wallece 16/09/2022

Parte da família!
QUE LIVRO MARAVILHOSO! O Universo é bem desenvolvido, ao longo da história a gente vai entendendo como as coisas funcionam, o que aconteceu no passado. Tudo isso apresentado de uma maneira orgânica, sabe, fazendo a gente ficar atento as informações e ir juntando as partes do entendimento do Universo. Gostei muito da construção de mundo da autora, ela se preocupou com os detalhes sobre diferenças culturais, língua, relações entre as espécies, história da comunidade galáctica, etc. É de brilhar os olhos você identificar as ideias por trás de cada detalhe...

Sobre os personagens, aaah MARAVILHOSOS! Fazia um tempinho que eu não me apegava tanto com personagens do livro. Todos os personagens são bem desenvolvidos e dá pra perceber o carinho e cuidado com eles. Me senti parte da Andarilha, da rotina deles, das conversas, da relação. Eles parecem pessoas reais sabe, carismáticos de mais. Kizzy, Jenks, Lovey, Rosemary, Sissix, Ashby, Dr. Chef, Ohan e Corbin: todos incríveis (Corbin um pouco menos, como alguém aqui já comentou, a gente aceita, mas ele pareceu estar mudando).

Me senti abraçado pelo Universo criado por Becky Chambers, foi uma aventura incrível ao lado dessa tripulação maravilhosa ?

Bianca 12/09/2022

515 | Esse livro é incrível, ele é fofíssimo em vários sentidos, eu amei a leitura. E tem umas horas que ele é incrivelmente filosófico e coloca umas coisas em perspectiva sem nunca perder o tom, é sensacional.
Graziele 19/09/2022minha estante
Simmmm

Graziele 19/09/2022minha estante
Simmmm

julia 03/09/2022

Resenha: A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil
A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil foi um livrinho tão doce. Eu realmente amei o aspecto da família de escolha na história e quão proeminente ela foi – todas as diferentes perspectivas tornaram tão fácil de se conectar com os personagens e suas histórias e lutas. Eu particularmente gostei que este não foi um elenco todo humano e pudemos aprender sobre os diferentes seres que existem neste universo.

E falando do universo: a construção do mundo aqui foi fantástica! Havia tantos detalhes apresentados ao longo da história de uma maneira muito orgânica que tornava este um mundo tão rico e vasto. Eu realmente senti que estava vivenciando um universo de coisas ao lê-lo, ainda mais com o cuidado que Chambers teve em criar novas espécies e culturas.

Eu tive tanta dificuldade com o comprimento dos capítulos aqui, no entanto. Alguns capítulos eram tão longos e com um ritmo estranho, então eu senti como se estivesse lendo para sempre e não chegando a lugar nenhum. Por isso, tive a impressão de que o livro foi mais uma série de contos conectados do que um romance completo coeso? Não que isso me incomodou. Foi um pouco chocante pular de uma perspectiva para outra e um ponto da trama para o outro com pouca ou nenhuma construção.

O final foi super super doce, apesar de algumas das reviravoltas mais dolorosas no terço final do livro. Ele se encaixou tão bem no tom geral da história e como essa pequena família passou a cuidar e amar uns aos outros. Eu direi, porém, que eu consegui o que eu queria deste universo? Foi um encerramento muito satisfatório e eu não sinto a necessidade de continuar com a série – ainda mais porque ela se concentra em personagens diferentes.

Clara.Tavares 01/09/2022

Andarilhos do tempo
Olha eu sinceramente nem sei por onde começar, decidi fazer essa resenha tempos depois de ler essa obra, pois acho que talvez a euforia me atrapalharia a escrever.

É claro que prós amantes de ficção científica vai ter muito sim, porém esse livro é bem mais, não gosto muito de comparar leituras, mas por ter sido bem próximo, sinto que o que me pegou nesse livro foi o que faltou em O guia do Mochileiro das galáxias, talvez essa carga dramática, social, de profundidade me faltou em O guia, mas sem dúvidas transbordou em ALVAUPPH, esse livro te leva para tantos lugares, tantas culturas, tantas visões de mundo e realidades, tudo nela te arrebada, as relações dentro da andarilha, as fora dela, faz com que em momentos a nave seja o único lugar de real conforto, e para alguns personagens uma escolha dolorosa, de negação de parte de si, integrar essa família é uma escolha difícil, porém um decisão fácil, amo tanto todas as histórias e como elas me ensinaram, essa sensação de família e visão social faz com que vejamos que somos nada, Te amo Andarilha ?.

Paula 26/08/2022

Fofinho
Ouvi uma crítica dizendo que parece um episódio de star treck. Parece mesmo. Acho que é por isso que gostei tanto. Um livro pra curtir e relaxar. Com mensagem fofinha e tudo.

Matheus 21/08/2022

Se mostrou muito melhor do que eu pensava
Livro ?: A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil
Autor ?: Becky Chambers
Faixa etária ?: +14
Nota ?: 5?
Marcações ?: 25

Um livro de ficção científica diferente de todos que já li, "A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil" se mostrou uma obra totalmente inovadora do gênero e com o cuidado, representatividade e criatividade, consegue conquistar até os leitores mais diversos

Em "A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil" teremos um universo no futuro em que a Terra se tornou totalmente impossível de ter vida e todos os humanos saíram da Terra num marco histórico chamado de Frota do Êxodo. Estou apenas dando um contexto do universo, afinal, o foco na Frota do Êxodo só vai existir no terceiro e último livro.

A Andarilha é uma nave que transporta carga de planetas para outros e a situação inicial do livro é quando Rosemary, uma humana marciana fugindo do seu passado misterioso, é contratada para trabalhar na Andarilha como guarda-livros.

A história se passa na Andarilha na maior parte do livro quando essa é contratada para levar cargas para um sistema distante numa longa viagem, assim como diz o título do livro.

Esse não é daquele tipo de livro cheio de ação e aventura e dá a maior parte do foco aos tripulantes da nave, vou tentar falar um pouco a respeito de cada um de modo bem sucinto. O capitão da Andarilha se chama Ashby Santoso, um humano com casos amorosos, mas muito cuidadoso com sua tripulação.

Sissix é uma aandriskana (um espécie reptiliana) e é a piloto da nave. Sissix se tornou uma das minhas favoritas ao longo do livro com seus costumes e personalidade. Artis Corbin é o algaísta da  nave e tem uma "vibe Lula Molusco" muito engraçada e que combina muito com ele. Também temos o Dr. Chef, um médico e cozinheiro com uma espécie que transita entre os gêneros.

Ohan são um Sianat Par e que devem ser tratados no plural devido a espécie, aprender a utilizar os pronomes dos personagens é difícil tanto para o leitor como para os outros tripulantes. Kizzy é a mecânica e me conquistou muito com seu jeito extrovertido e engraçado. E por último, Jenks, um mecânico com problemas de crescimento e que tem uma relação amorosa com a Inteligência Artificial da nave, Lovelace.

Ao longo do livro vai ser explicitando mais que a protagonista não é só Rosemary, mas todos os tripulantes. Todos têm no mínimo um capítulo dedicado para cada um e é possível se aproximar de todos até o fim do livro.

A capa e o tema dá a impressão de parecer muito aquela coisa antiga como Star Wars e outros filmes de ficção científica mas é totalmente diferente!! É notoriamente um livro queer dedicado a todas as minorias e é cheio de diversidade e discursos contra a homofobia e a xenofobia.

A personagem que se mostrou mais inovadora foi a Inteligência Artificial do livro, a Lovey. Ela quebra todos os estereótipos das IAs que vemos em filmes ou em livros, ela tem personalidade, opinião própria, sentimentos e até mesmo fica nervosa. Já fiquei ansioso para ler o segundo livro focado nela.

Falando em "segundo livro", "A Longa Viagem A Um Pequeno Planeta Hostil" é o primeiro volume da trilogia de livros independentes chamada Wayfarers; não é necessário ler os outros depois desse ou esse antes dos outros, então pode muito bem contar como um livro único dependendo do ponto de vista.

Recomendo a obra para todos os fãs do gênero syfy, mas também para aqueles leitores que buscam uma coisa totalmente diferente e inovadora, afinal é exatamente isso que você vai encontrar nesse livro.

Vale a pena! :)

Ally46 20/08/2022

Ah, estrelas!!
Amei, amei cada cantinho do livro, dei 4 estrelas por ter achado em algumas partes um pouco arrastado, mas tudo tem seus defeitos né ksksk

Rosemary
Jenks
Corbin
Ohan
Lovey

Amo cada um de vcs (menos o Corbin, ele eu só aceito skkss)

Giordano.Bortolli 19/08/2022

Personagens incríveis e muito bem desenvolvidos. Uma história diferente de todas as outras, um sci fi único.

petersevero 19/08/2022

Amei demais essa leitura. Definitivamente um dos meus livros favoritos da vida!!!

A escrita da Becky é sensacional, mesmo não sendo uma narrativa cheia de grandes acontecimentos, te prende na leitura do começo ao fim.

O forte aqui são os personagens, todos são muito bem escritos, apresentando diferentes níveis de profundidade. Ela tira tempo para desenvolver cada um, e o faz beirando a perfeição. Porque você termina a leitura amando e querendo saber mais sobre cada um deles.

Se você quer ler ficção científica e não sabe por qual livro começar, te indico esse aqui. Todos os elementos de uma ótima FC estão presentes, mas não é de uma forma "hard core" então não espanta um leitor iniciante do gênero.

Raquel 16/08/2022

Ficção científica espacial
Em um mundo onde seres humanos vivem no espaço junto com outras espécies intergaláctica, acompanhamos a história da tripulação da andarilha uma nave espacial feita para escavar buracos de minhoca.

Vamos encontrar personagens diversos, discussões sobre sexualidade e gêneros, IAs com sentimentos e principalmente, sobre as famílias que escolhemos.

Inteligente, sensível e muito bom.

Viv 15/08/2022

Leitura leve
O que eu mais gostei no livro foi o desenvolvimento do mundo, personagens e principalmente política. Foi isso que sustentou o livro pra mim, pois não tem nenhuma ação que te prenda, o que eu não esperava, já que se passa no espaço, achava que teria mais ação. Portanto, é uma leitura leve, gostosinha.

Ana 10/08/2022

que universo maravilhoso, amei a escrita, os personagens, a conexão que a tripulação tinha uns com os outros, os cenários e as culturas diferentes? não esperava ser tão bom!