Uma História de Verão + Autógrafo

Uma História de Verão + Autógrafo Pam Gonçalves

Resenhas - Uma história de verão

Ale Salvia @estantedaale 15/10/2017

'Uma História de Verão' no blog 'Estante da Ale'
A história de Analu começa quando as férias chegam. O último ano de colégio acabou e é preciso se adaptar a vida adulta, ou seja, é necessário se afastar dos amigos e iniciar a vida na cidade grande. E é nesse clima de despedida e descontração (afinal, é verão) que Analu reencontra Murilo, um canalha que quebrou seu coração anos atrás. Claro, isso não seria problema se nossa protagonista não ficasse balançada cada vez que Murilo se aproxima. (Agora me diz: quem nunca???)

Quando eu peguei a obra para ler, confesso que não sabia da importância que ela teria na minha vida. E se eu pudesse descrevê-la em uma palavra seria: necessária. "Uma História de Verão" é necessária para a sociedade atual. O enredo é tão verdadeiro que chega a ser nostálgico. Eu não quero dar spoilers, mas o fato da Analu ser ela mesma, admitir que gosta do Murilo, mesmo ele sendo alguém que a magoou, isso nos mostra que podemos fazer o mesmo, não é errado sentir. Nós só precisamos saber escolher o que é melhor para nossa vida.

E é exatamente aqui que quero chegar, quero falar sobre a temática central: o poder da escolha. Não sei se a Pam escreveu pensando nisso, mas é exatamente o que me deixa encantada. Não importa o certo ou errado, importa o que você quer! Claro, é preciso aguentar as consequências de cada escolha, mas fora isso, a vida pode ser simples sim. Aprender a lidar com os erros e acertos é um problema pessoal, que cada um tem que resolver internamente.

A família da Analu é cheia de problemas e pode ser bem irritante às vezes, mas é essa família que nos mostra (mais do que todos) que não é possível você querer mudar a vida do outro se este outro não quer mudar. É injusto? Sim. É triste? Sim. Mas não deixe que isso afete sua vida, siga em frente, faça escolhas, mude. Se for isso que você quer.

A presença de Nico é importante, ele mostra a Analu a grandiosidade do mundo e que nem sempre Murilo precisa ser a escolha dela. Chega a ser apaixonante o modo como ele a olha... Mas confesso que meu coração batia pelo idiota do Murilo, rs.

E sobre o final... É polêmico, mas eu AMEI TAAAAANTO!!!! Acho que faz parte da proposta apresentada pelo livro desde o início e repito: necessário. Queria compartilhar com o mundo, sabe? Olha, leia e aprenda sociedade!!! Ah, eu vou ter que dar um mini spoiler, porque eu não me aguentei ao ver Analu no meu bairro aqui em SP!!!

site: http://estante-da-ale.blogspot.com.br

Lu @adreamyromantic 15/10/2017minha estante
Me interessou muito o livro. Só fiquei preocupada com esse final polêmico rs

Ale Salvia @estantedaale 15/10/2017minha estante
Não fique! Ele faz sentido. É muito bom!!!!

Becca 18/12/2017minha estante
Super assino embaixo! Concordo com tudo o que você disse! :D

cagethxdragons 07/10/2017

Um história de verão
Conta a história de Analu, uma garota que decide não seguir o sonho da mãe de se formar em direito e sim em cinema. A história começa com ela passando na faculdade e logo depois contando para a sua família e amigos da família que não ia fazer direito em uma festa de comemoração dela e de seu irmão gêmeo.
Analu viaja para praia com seus dois melhores amigos, Gisele e Yuri, que decidem ter "o verão de suas vidas" antes de cada um se separar.
Na praia Analu acaba reacendendo sua antiga paixão pelo Murilo, primo de Yuri. Além de paquerar com Nico, o barman que era garçom na festa de comemoração da entrada da faculdade dos gêmeos.
Nessa história de verão conta sobre as decepções com homens que Analu tem, não só com amor, mas com seu pai e irmão, além de sua mãe não ser tão afetuosa com ela em comparação ao seu irmão.
Uma história de verão, é um livro muito bom e fácil de ler, você acaba a leitura em um piscar de olhos, é gostoso de ler e ver como que ela consegue escapar de toda aquela bagunça.
Recomendo muito todos os livros da Pam, ela é incrível e eu já a conheci pessoalmente quando fui na Bienal do livro SP do ano passado.

Amanda 29/09/2017

Camarão e batata frita
Resenha: Uma história de Verão - Pam Gonçalves

Eu não sei escrever resenha muito bem, sempre acabo apenas falando minhas impressões sobre a leitura, mas vou tentar.

Primeiramente essa capa linda, maravilhosa, com textura, com cores lindas que me deixou hipnotizada :3
Os desenhos e a fonte também, bem melhor (e maior) que Boa Noite, não podia deixar de comentar, Galera Record de parabéns!

Agora foco no enredo.
Analu está vivendo aquela fase pós ensino médio, prestes a começar a faculdade e curtindo os últimos momentos com seus amigos do interior (de Santa catarina), antes de ir pra cidade grande (São Paulo). Ela decide contrariar a família "perfeita" e seguir a carreira que quer, e não a que esperam. Ela é uma jovem cheia de opiniões e questões, vivendo conflitos na família, e na tão conturbada vida amorosa.
Confesso que entendo a posição dela de se proteger depois de se machucar, mas às vezes só me irritou um pouco essa resistência dela pra tudo.

O livro tomou um rumo pouco óbvio e fugindo dos clichês (amém), bem do jeito que eu gosto, embora não do jeito que esperei que seria.
A escrita é tão leve e envolvente que faz a leitura fluir rapidamente (e fico naquele dilema de querer saber logo o que acontece e ao mesmo tempo não querer terminar o livro). Apenas senti falta de mais espaço para os amigos e outros personagens.

Não sou a maior fã do verão, mas não teve como não me interessar por essa história. Acompanho a Pam desde a época do blog, então cada publicação é uma alegria. Sei que esse romance é a cara da Pam, não tem como ler sem lembrar do que ela gosta, dos lugares que ela sempre fala,de perceber referências e cenários que lembram as outras histórias. Tem até crossover (que eu só fui perceber no final, confesso), mas amei muito (bateu saudade de Boa Noite).

Eu só sei que a menina Pamela já pode começar a trabalhar numa continuação, nem que seja um conto, porque não sei lidar com esse final (quase um começo né #quemleusabe).

p.s.: Como não ficar com as músicas do Forfun na cabeça enquanto está lendo Uma história de verão?!

Hemy Gomes 28/09/2017

Algumas vezes a gente não entende a escolha das outras pessoas. Mas existem coisas na vida que só cabe a elas decidirem. (Página 283)
Pam Gonçalves dessa vez, nos apresenta "Uma História de Verão", contando a história da Analu e seu último verão antes de começar a faculdade.

Analu é uma jovem de uma família "perfeita" e sendo parte dela, é esperado que ela também seja perfeita como nos planos dos pais, mas ela parecia destinada a ser a ovelha negra da família: corte de cabelo e roupas diferentes, quando finalmente ultrapassa os limites: troca o curso de Direito pelo curso de Cinema. Ela decepciona toda a sua família perfeita, que na verdade é toda despedaçada e hipócrita: a mãe ignora as inúmeras traições do pai desprezível e o irmão não se importa com ninguém.
Aproveitando seu último verão com os amigos Gisele e Yuri, ela espera ter paz em sua vida, mas acaba reencontrando alguém que ela não gostaria de ver nunca mais, alguém que a machucou bastante no passado: Murilo, sua maior paixão.

Confesso que estava com boas expectativas pra esse livro e me decepcionei. A capa é maravilhosa e a escrita também, mas a história, infelizmente, não é. Primeiramente, achei a ideia muito parecida com a de Fazendo Meu Filme da Paula Pimenta e achei que seria igual, mas até que não. Analu é uma personagem legal, mas muito indecisa e trouxa: não quer nunca mais ver o cara, mas não perde a oportunidade de dar uns pegas nele e depois quer acabar com tudo do nada, não é assim que se faz. Após acontecer algumas reviravoltas na família dela, onde ela deveria ficar com a mãe, é o momento exato que Analu vai mudar sua vida em São Paulo, deixando um monte de pontas soltas em sua "vida antiga".

Eu realmente espero que esse livro tenha continuação, porque começou bem, mas depois fugiu do foco principal e acabou ficando muito bagunçado e terminou de um jeito ridículo, não trouxe a solução de nenhum conflito da história, então imagino que em uma continuação isso se resolveria. Ainda vou ler "Boa Noite" e "O amor nos tempos de #likes" e espero não me decepcionar dessa maneira, porque esse livro parece mais um rascunho ou um conto mal feito.

Nota 3 de 5
Lizzie - @samurailiteraria 16/10/2017minha estante
Infelizmente eu concordo totalmente com você, depois de Boa Noite eu esperava demais desse livro, mas ele é exatamente como você diz ??

Hemy Gomes 16/10/2017minha estante
Espero que Boa Noite seja melhor mesmo, dizem que é mais pesado e talvez assim eu goste mais

Lizzie - @samurailiteraria 16/10/2017minha estante
Ele é sim, acho um livro necessário

carlos 15/09/2017

Melhores amigos do mundo.
Uma História de Verão acompanha Analu em suas últimas férias antes do início da faculdade e da tão temida vida adulta. Entre problemas familiares e fantasmas do passado que surgem (do inferno) de volta em sua vida, ela e seus melhores amigos fortalecem os laços de sua amizade na Praia do Rosa em uma história emocionante e viciante.

Sei que sou suspeito pra falar porque adoro o canal da Pam no Youtube, mas mesmo se tivesse a conhecido através de suas publicações, eu teria me tornado seu fã e o resultado seria o mesmo. A escrita dela é uma delícia de se ler, e ela consegue fazer você sentir o que os personagens estão sentindo. Na primeira cena do livro, Analu e seus amigos estão esperando o resultado do processo seletivo de uma universidade, e eu só fui perceber o quão apreensivo estava junto com eles quando (desculpem o clichê) expirei o ar que eu não sabia que estava segurando. Sem falar na frustração que eu senti sobre certos personagens e nas vezes que ri alto durante a leitura. E na vontade de comer camarão com batata frita, claro.

Apesar de não ser o foco da história, o que mais me comoveu foi a amizade entre Analu, Gisele e Yuri. A dinâmica entre eles me deixou com vontade de virar amigo deles também e, principalmente, de ler mais sobre a Gisele e o Yuri. Melhor grupo de apoio do mundo, e olha que apoio é uma coisa da qual a Analu realmente precisa nessas férias.

Ao contrário de Boa Noite, seu primeiro livro, Uma História de Verão é bem mais leve, mas a Pam não deixou de incluir discussões sociais importantes no enredo – dessa vez abordadas de maneira mais sutil, mas nem por isso menos eficaz do que em seu livro de lançamento. Também percebi a inspiração que ela tirou da Colleen Hoover para escrever UHV, misturando leveza, humor e emoção na medida certa e colocando algumas surpresas na narrativa para os leitores que a acompanham. Só sei que agora já estou esperando ansiosamente pelo próximo livro.
Esdras 15/09/2017minha estante
Hmmm...Camarão com batata frita! Adoro! kkkkk

Esdras 15/09/2017minha estante
Ótima resenha! Tá na minha lista!