Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Maria3481 08/08/2022

Para quem gosta do tema, fluí bem, os primeiros capítulos achei repetitivos tornando o livro cansativo, mas adorei as lições e percepções que nos faz ver e perceber na vida

Gabriel 03/08/2022

O capítulo 1 de um hipotético manual da vida
Esse livro aborda tantas coisas interessantes, explica desde as bases, por que somos quem somos, o motivo que fazemos o que fazemos, além de embarcar em assuntos filosóficos interessantíssimos e sempre trazendo mitos filosóficos e pesquisas científicas para enriquecer ainda mais o assunto

Recomendo demais!!

Carlos398 21/07/2022

Ótimo diálogo!
É ótimo acompanhar o diálogo do Clóvis e do Calabrez. A partir de histórias clássicas famosas (como os contos gregos), contos do dia a dia o Clóvis nos leva a refletir sobre diversos temas da vida humana. E tudo isso é maravilhosamente complementado pelo Calabrez com uma visão da neurociência, que nos leva a enxergar um pouco mais sobre as ações humanas

Guilherme.Pimenta 18/07/2022

"Talvez sejamos apenas máscaras sem rosto"
Diversos ensinamentos que abrangem a area da filosofia e neurociencia, nos fazendo refletir sobre coisas em dois pontos de vista, o filosofico e o das ciencias cognitivas.

Bruno 09/07/2022

Clóvis, de um lado, um dos maiores palestrantes em filosofia da atualidade. Se você tiver a sorte de, ao ler suas palavras, permitir deixar sua voz ecoar em sua cabeça, a leitura é uma imersão em um universo de diálogo próprio do autor. Clóvis não escreve tão bem quanto fala. Talvez, porque fale tão bem, a tinta não seja capaz de passar sua emoção, marca registrada do filósofo.
Do outro lado, Pedro Calabrz. Um pato: anda, nada e voa, mas não faz nenhum dos 3 direito. Graduado em marketing e propaganda e mestre em comunicação e práticas de consumo. Fez um doutorado em neuroeconomia e saúde menta e voilá: virou neurocientista.
Neurocientista, o coach da academia. Não é neurologista ou neurocirurgião, nem médico é. Não é psicólogo. Não é neurofisiologista. Biologo especialista? Não. É alguém que diz estudar o cérebro. Não é um título, é uma propaganda. Disso o autor entende.
Da dupla, no fim das contas, uma pitada de filosofia, biologia e auto-ajuda. A mistura resulta em Em Busca de Nós Mesmos.
Miraram em Sapiens (brilhante, de Harari), acertaram a bancada de auto-ajuda. Esperava mais ao ler o nome do prof. Clóvis na capa.

Jocilaine(@semlimitesparaoslivros) 05/07/2022

Surpreendente!!
Uma grande viagem através da reflexão e conhecimento! Uma leitura interessante e bem produtiva. Em busca de nós mesmos transcende as informações que buscamos por tempo. Uma forma tranquila e simples de constatar que muitas das perguntas que nos fazemos já temos a resposta.

Danilo 30/06/2022

Em Busca de nós mesmos
Um livro para quem quer mergulhar na busca de si, em parceria com a filosofia e a neurociência,ou se preferir,se colocando na posição de alguém que atenciosamente presencia um diálogo entre duas pessoas sábias,tomando uma xícara de café ou de chá,no intuito de absorver o máximo de informações para serem anexadas as suas próprias "convicções".

Uma dessas pessoas é um neurocientista (Pedro Calabrez),o outro, um filósofo (Clóvis de Barros Filho), trazendo grandes provocações, o que faz com que cada um leia e crie os seus próprios pensamentos e devaneios sobre os temas,tudo isso de uma maneira simples e descontraída.

Uma conversa enriquecedora,um incrível diálogo, que irá discutir temas complexos,mas de uma forma bem ?descomplicada?,apresentando uma leitura de fácil assimilação, porém, para acompanhar toda linha de raciocínio é necessário de um tempo para digerir, o que pede bastante atenção.

Nos primeiros capítulos iremos passear pela origem da vida, destino, sentido da nossa existência, origem do cosmos, sua formação, como o ser humano se viu e vê frente a esse infinito universo, dentre outras nuances, com muitos conceitos e teorias muito bem debatidos pelos autores.
Esse dito passeio estará repleto de referências,sejam elas filosóficas, químicas, físicas ou biológicas, nos proporcionando acompanhar a evolução dos paradigmas em diversas áreas do saber ao longo da história da humanidade, desde os antigos gregos até Hawkins.

A partir daí, à medida que a leitura vai fluindo, somos convidados a analisar o amor, a paixão, o poder, a liberdade, e por fim, a felicidade,o que irá te oferecer um novo olhar para a vida.

Quer aprender mais sobre você, sobre a sociedade, sobre sentimentos, comportamentos ou ideologias?esse é o livro!

Nic 14/06/2022

muito bom
o livro é dividido em partes de forma crescente, então ele reflete sobre o inicio da nossa vida, até a crença da imortalidade. adorei como os dois autores explicam de uma forma muito leve um assunto complexo, além de no final ter indicações de outros livros que te ajudam a entender ainda mais sobre o assunto.
RECOMENDO MT

Jai 30/05/2022

Um diálogo maravilhoso.
É realmente muito bom a forma que o livro foi escrito. Eu já acompanho o trabalho do Clóvis e do Pedro, eles são realmente maravilhosos no que fazem.
O livro é meio que uma conversa entre os dois, não é nada MUITO profundo, mas é beem explicadinho e muito fácil de entender, até porque é aterrado de exemplos muito bons. Uma ótima oportunidade pra conhecer eles, e claro, não vão se arrepender.

Dani Favalli 23/05/2022

Ainda não me encontrei
E acho que não vou... Não dessa forma idealizada que tanto falam. Eu me encontro todo dia quando vivo o instante e sou gentil comigo e meus sentimentos.
Com certeza o capítulo Felicidade foi meu favorito!

Lena 18/05/2022

Em Busca de Nós Mesmos
Os autores fazem uma abordagem bem interessante e resumida do pensamento de grandes filósofos, o que representa uma economia de tempo para interpretar conceitos tão complexos. Além disso, os autores abordam a temática de uma forma bastante descontraída e leve.

gxavier0 27/04/2022

Uma busca diária, a busca para nos conhecermos melhor
Se você começou a ler esse livro e está pensando em desistir, não faça isso.
Livro leve e de fácil leitura, mas com muitos conceitos e teorias muito bem debatidos pelos autores. Clóvis e Pedro estão de parabéns!
O livro é dividido em três partes, tratando diretamente da origem do cosmos, sua formação, como o ser humano se viu e vê frente a esse infinito universo.
Traz inclusive como as primeiras civilizações se viam diante do cosmos, como isso foi evoluindo no decorrer dos anos. Uma abordagem filosófica bem instigante.
O ultimo capitulo nos convida a analises sobre amor, paixão, poder, liberdade e felicidade.
Recomendo! A busca por nós mesmos é uma atividade diária, incansável.
Se você sequer pensou em ler esse livro, já esta nesse caminho...

Laryssa.Ramos 08/04/2022

Em busca de nós mesmos
O livro e muito bom. Faz você pensar sobre muita coisa. Vice reflete muito sobre o seu passado lendo ele, e percebe que não precisa ter tanta preocupação com o futuro, por que isso pode prejudicar. E muito fácil a leitura, e como se tivéssemos frente a frente com os autores conversando, todos junto.

Rosa254 28/03/2022

A busca por quem nós somos é diária e incansável.
O livro reúne as perguntas feitas pelo ser humano desde que mundo é mundo. Questões feitas por grandes pensadores ao longo da história humana. Pense nas inquietações que enfrentamos diante de uma crise existencial e some à isso o rigor científico do Pedro Calabrez com as provocações do professor Clóvis. Pronto, agora você sabe como é o livro.

Inicialmente, por conta do título, me equivoquei achando ser um livro de autoajuda. Ainda bem que passa longe dessa direção. O que temos aqui são um encontro de explicações filosóficas e científicas (sim, com a divisão de fala entre os dois autores) com linguagem acessível para que todos consigam entrar nesse universo de autoconsciência.

Gostei muito da separação em três partes.
A primeira parte introduz o princípio norteador da nossa experiência e o que nos move: o mundo, os desejos e os prazeres.

A segunda parte desenvolve a filosofia, o que permite uma apresentação do Estoicismo que irá render muita discussão (será que conseguimos mesmo ser desapegados?), além de explorar concentiso como o amadurecimento das emoções, a morte, Deus, finitude da vida. Não dá para falar sobre existência humana sem passar por esses tópicos elementares.

A terceira parte é um convite para os temas chave das nossas dúvidas: o amor, a liberdade, o poder, a felicidade. De novo, foi muito bom finalizar o livro discutindo felicidade. Nunca é tarde para lembrar que se trata de uma construção - e tudo está em suas mãos. Bom... quase tudo.

E finalmente, posso dizer que foi uma leitura agradável. Não senti o tempo passar, apesar de trazer conceitos densos e teorias, o livro consegue ser leve (inclusive pelas situações citadas pelos professores, que a todo momento se aproximam do leitor, se colocando vulnerável e humanizando).

Recomendo para todos que acreditam que a busca por quem nós somos é um feito diário e, portanto, incansável.

Deixo um trecho da Parte 2 "O cosmos e a vida humana" como degustação:

"Passear pelo cérebro é visitar as raízes de quem somos. Jornada importante. Talvez essencial para uma vida plenamente humana. Da próxima vez que deparar com a foto de um cérebro humano, faça a seguinte reflexão: Aquele e cérebro foi uma vida. Como a minha e a sua, repleta de altos e baixos. Houve amor, mas também houve ódio. Momentos alegres, sorrisos e risadas de doer a barriga. Tristezas, angústias, lágrimas e dias que não dava vontade de sair da cama. Preguiça de ir ao trabalho, empolgação com uma notícia boa, saudade do abraço de alguém. Algumas certezas e muitas dúvidas. Curiosidade, reflexões profundas e indagações existenciais. Tudo isso contido em 1,3 quilograma que cabe na palma da sua mão."