Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Pina 08/10/2021

Leitura simples, porém rica
Pra quem já conhece o Clóvis de Barros, parece que se está ouvindo ele falar. A escrita é exatamente, na minha percepção, à forma como ele fala. Já conhecia tambem o Calabrez pelas suas palestras e profundo conhecimento da mente humana. O livro é construído com capítulos escritos por um ou outro autor, ambos "se conversando" ao longo dos textos e abordando questões filosóficas históricas, biológicas e demais expertises dos autores.
O título pode atrair pessoas que buscam talvez algum propósito, compreensão maior da vida e de alguns porquês. Não será a partir dele (ao menos não foi o meu caso e não acredito que seja a proposta dos autores) que nós encontraremos propósito de vida, significados e conclusões a respeito de como agir. Com as reflexões filosóficas, a história do pensamento e evolução humana, somos guiados a compreensão maior da maneira de pensar e agir e como a nossa mente funciona.
Pra mim, esse conhecimento serviu para maior compreensão das concepções de vida com as quais já tinha tido contato por meio das palestras e podcast do Clóvis além de um aprofundamento em aspectos da neurociência.

brunamotta 03/10/2021

Leve e descontraído
Apesar de ser um livro de filosofia, achei ele bem leve e descontraído, algo mais voltado pro dia a dia mesmo, mais prático, e divertido de ler.

Bea 29/08/2021

Muitas reflexões
Diálogo muito interessante e reflexivo, abordando assuntos que permeiam a existência humana. Leitura fácil e compreensiva a respeito de aspectos filosóficos abordados pelo professor Clóvis e neurológicos do ponto de vista do Professor Pedro Calabrez.

Erivaldo21 12/08/2021

Grandes Lições
Escrito por Clóvis de Barros e Pedro Alvarez grandes nomes intelectuais do país é uma obra de indagações e reflexões baseadas na ciência e filosofia e traz ensinamentos dos grandes pensadores do mundo a respeito dos principais questionamentos da vida. Em forma de diálogo entre os dois autores falam da grande busca do ser humano pelo sentido da sua vida ou da sua existência. Apesar das grandes lições dos pensadores e cientistas, gostei principalmente porque expõe a necessidade de viver o hoje, de aproveitar a vida no presente, de tornar a vida feliz no instante que estamos aqui ainda vivendo. Recomendo também por abrir a mente a novas possibilidades de ver o mundo, nova maneira de conceber o que é o mundo.

Leto 29/07/2021

Em busca de nós mesmos... que viagem!
Os próprios autores dizem que se trata de uma obra que vai além de um diálogo entre os campos do conhecimento da filosofia e da Psicologia/neurociência. Trata-se de uma obra recheada de perguntas e respostas que nos faz refletir até chegar ao ponto das nossas próprias conclusões. Quem nós somos? De onde vivemos e para onde estamos indo.? Parece uma obra cansativa... Mas é bem inspiradora.

Bruno Marques 23/07/2021

livro de facil compreensão apesar de tratar de conceitos mais dificeis. Um "debate" muito interessante entre filosofia e neurociencia explicando questões complexas e antigas da humanidade.

Dave.Christian 22/06/2021

Esclarecedor de forma simples
Um livro que mistura de forma prática pensamentos complementares filosóficos e científicos sobre questões de como viver uma vida melhor. Um debate ímpar filosófica x neurociência

Emi 06/06/2021

Bom livro
É um livro abordado com dois olhares diante de várias situações corriqueiras. Um dos olhares é filosófico e o outro, mais racionail e científico. É bom. Leitura facil para leigos.

Lila 04/06/2021

Divisor de águas na minha vida
"Em busca de nós mesmos" é uma obra que foi escrita pelo neurocientista e professor Pedro Calabrez e pelo filósofo Clóvis de Barros Filho. Ela consegue unir com verdadeira maestria duas áreas do conhecimento humano que pra mim, até a leitura deste livro, jamais seria possível: Filosofia e Ciência. Com uma linguagem simples e didática, os autores nos levam a um gostoso passeio que interligam as especulações filosóficas acerca da vida e as descobertas das experimentações científicas, onde uma, mesmo sem intenção, corrobora com a outra.

É realmente sensacional, sem dúvidas, uma das melhores experiências literárias que pude apreciar.

Com certeza, tem um lugar com carinho na minha lista dos "inesquecíveis".

Naclara 04/06/2021

Em busca de nós mesmos
Que livro bom! De fácil entendimento e que ensina muito! Adorei essa leitura, e conheço que que alguns capítulos eu estava com um caderno e uma caneta fazendo resumos kkk

Ele nos convida a refletir sobre a vida e até além dela, falando sobre o cosmos, grandes pensadores, cientistas, sobre o cérebro, mitologia grega e afins com uma leveza e entendimento instigante! A forma como se apresenta como um diálogo entre eles dois e o leitor nos prende e não deixa enjoar sobre a leitura. Aprendi muito com ele e ainda vou aprender mais, deixa eu achar uma brecha pra reler ele só kkk

"Quando o real é espetacular, não tem passado nem futuro."

"Ame mais. Ame o mundo como ele é. Reconcilie-se com o real. Cito aqui uma frase do professor André Comtesponville, de inspiração assumidamente estoica, que é fantástica: "Lamente um pouco menos" - isso é passado - "espere um pouco menos" - isso é futuro - "e Ame um pouco mais" - isso é o instante presente, o que estamos vivendo agora. Se o passado não pedir passagem, se o futuro não se impuser, o presente estará bastando. Esse presente que basta é aquele que amamos, é o presente que é objeto do nosso amor, o maior dos nossos sentimentos, a principal das nossas emoções, a salvação para o medo da morte."

Gustavo603 28/05/2021

O livro apresenta conceitos de filosofia e neurociência para explicar o ser humano.
Uma leitura muito agradável.

Eledir Gonçalves 25/05/2021

Questões da vida
Os escritores nos trazem a luz da filosofia os mais diferentes temas, para que possamos pensar se é tão simples viver. Nós traz conteúdo para aquela simples pergunta, a qual muitas pessoas não fazem ao longo da sua existência: Quem sou eu? A maioria das pessoas apenas existem e passam a vida sem ao menos se questionar, uma única vez, se na vida alguém se fez essa pergunta. São muitas as questões que permeiam a existência humana e muitos foram os estudos sobre isso e os escritores nos trazem um pouco disso para que possamos pensar sobre quem somos.

Vando 17/05/2021

Livro incrível , aborda temas profundos na perspectiva da filosofia e nourociência , leitura instigante como uma forma de diálogo entre o Clóvis e o Pedro , intelectuais admiráveis!!!

Sgt_Pm_Jamis 01/05/2021

O livro
Bastante explicativo. Uma viagem ao mundo dos questionamentos. Alguns trechos são marcantes.

roberta.samyly 24/04/2021

é uma leitura que pode ser complicada de início, mas no final vale muito a pena.