Em Busca de Nós Mesmos

Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Yasmin.Franco 08/04/2023

Eu comprei o livro pelo título e achei que fosse um livro de auto ajuda sobre autoconhecimento, mas é um tanto filósofico demais e para mim que não estou acostumada foi uma leitura um tanto difícil. É um livro muito bom e pretendo ler outra vez.

Catherine.Alves 09/03/2023

Nos leva a ter muitos insights sobre a vida.
Porém, a leitura é muito cansativa.
Tinha uma perspectiva diferente com o livro, mas ao ler as páginas, a proposta foi totalmente outra.

Isa 07/03/2023

EM BUSCA DE NÓS MESMOS
"A morte é inevitável. O caminho que trilharemos até lá, nem tanto. Nossas escolhas esculpem um cérebro melhor ou pior para suportar o amadurecimento e os anos que se passam. Podemos viver - e morrer - com um pouco mais de saúde. Um pouco mais de dignidade e liberdade. Afinal, doenças aprisionam. Tolhem a vida e a possibilidade de ser aquilo que desejamos.
Mas a morte, ela mesma, é difícil. O que dizer sobre ela? O cérebro deixa de funcionar. Não há mais atividade neuronal.
Confesso: a morte me apavora. É meu maior medo. Por isso, busco viver. Por isso, a filosofia."

Robson58 01/03/2023

Quase um manual de cosmologia
Excelente livro!!! Eu comprei achando que era algo tipo alto ajuda, mas o livro é totalmente de filosofia. Dois filósofos brasileiros contemporâneos, Clovis de Barros e Pedro Calabrez, discorrem sobre temas diversos envolvendo filosofia, física ética e astrologia. Temas que vão desde o sentido da vida, a origem do universo, Deus, poder, morte....
O texto trás questões bem interessantes além de ser rico em mitologia grega que ilustra oportunamente os temas propostas. Super recomendo!

Niborson 22/02/2023

Algumas respostas, mas não todas.
"As perguntas são as mesmas desde que o homem começou a pensar. As respostas não. Muito pelo contrário." Confirmo que o livro apresenta algumas respostas a partir da filosofia, da psicologia e da neurociência, mas não todas, pois com certeza cada leitor terá suas conclusões pessoais.

Maria 22/02/2023

Uma boa reflexão sobre a existência
O livro apresenta diversos aspectos e visões sobre a vida, cosmos e todo nosso ser, aponta e nos deixa diversos questionamentos, é uma leitura bem válida, com diversas informações interessantes e no final do livro tem recomendações de leitura e várias pesquisas, no geral é um ótimo livro e com uma linguagem bem acessível.
Esse é um gênero de livro diferente do que estou acostumada, por isso em algumas partes achei meio repetitivo alguns assuntos e a leitura um pouco arrastada, ele é um livro um tanto quanto longo, porém é uma experiência excelente, entender como a mente funciona, mesmo que não tão detalhada é interessante, e se reconhecer ali em vários pontos e entender a parte biologia, natural e ambiente de certas coisas, o motivo é tendência que temos, vale a pena!!

Guê 13/02/2023

Leitura muito leve e com grandes reflexões sobre a existência e evolução do ser humano, em diversos aspectos. Super recomendo a leitura desse livro incrível, me tornei mais admiradora ainda do trabalho do Professores Pedro e Clóvis. ??????????

carinaskrug 11/02/2023

O livro traz muitas reflexões interessantes.
Porém a leitura muitas vezes é cansativa.
Vale a leitura, principalmente para quem gosta de filosofia, história?
Traz muitos insights legais sobre a nossa vida!

Felipe 08/02/2023

Saiba quem é para saber ser melhor
Ao começar a ler "Em Busca de Nós Mesmos", eu não sabia o que esperar. Embora já conhecesse o trabalho de ambos os autores, não conseguia imaginar como seria um trabalho em conjunto dos dois. Foi uma surpresa muito positiva!
O livro é ótimo, um guia simplificado de como começamos a nos entender e o papel que a filosofia e a ciência exercem na busca da humanidade por si mesma.
É muito gostoso acompanhar o desenvolvimento do raciocínio humano através das épocas e ter uma ideia de como o pensamento pode orientar a evolução da sociedade ou determinar sua ruína.
Os autores tem modos de explicar e escrever bem diferente, e a combinação acabou dosando muito bem o que cada um tem de melhor a oferecer.
Filosofia, religião, política, amor, relacionamento, introspecção, felicidade, morte, todos os assuntos são abordados de formas muito interessante e sempre trazendo muitos questionamentos para o leitor.
Uma leitura que recomendo para todas as pessoas, em especial quem gosta de autoconhecimento, sociedade, história, ciências e quer ser uma pessoa cada vez melhor e compreender (ou ao menos tentar) certos aspectos da vida, do universo e tudo o mais.

Henrique 02/02/2023

Uma viagem aleatória
O livro não tem exatamente um tema, mas sobrevoa diversos tópicos no contexto da história da humanidade e da filosofia. Um diálogo extremamente leve com os autores, leitura rápida e que provoca reflexão. Talvez o único defeito seja essa falta de profundidade e concisão em um tema específico, o que acredito ser de escolha dos autores. Adorei!

Yanka 31/01/2023

Gostei bastante das reflexões desse livro, mesmo não concordando com alguns pontos de vista de como eles veem o mundo. Ainda sim, é um bom livro

Erica125 27/01/2023

Sobre encontrar-se
EM BUSCA DE NÓS MESMOS é um livro que foi lançado em 2017, mas que só ?me encontrou? em 2022. Nada é por acaso. Talvez antes eu não tivesse tanta curiosidade pelo tema como tenho hoje.

O livro é um diálogo entre filosofia (e neurociência. E, embora eu seja apaixonada pelos dois assuntos, confesso que levei um tempo para digerir e processar tanta informação. A leitura exige atenção, mas não é difícil

Muito pelo contrário. Em alguns momentos você se imagina tomando café com os autores e filosofando.

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Perguntas que, segundo os autores, não mudaram desde que o homem começou a pensar?

Já as respostas?

Eric.Eiki 03/01/2023

Exposição de ideais filosóficos que levariam a felicidade
Um livro com bastante reflexões utilizando a Filosofia, principalmente expostas pelo Clóvis. Já o Pedro expõe com frequência o lado técnico da coisa, mostrando principalmente regiões afetadas do cérebro e estudos científicos como exemplo.

Extrai muitas coisas que me ajudaram e confesso que algumas vezes o livro perdeu minha atenção, mas foram em alguns trechos curtos apenas.

Trata-se de exposição de ideais filosóficos gerais, de forma resumida, que levariam o ser humano a atingir a felicidade. Extremamente interessante os pontos de vistas mostrados, onde caberá ao leitor a interpretação e a reflexão do que fará mais sentido em sua vida.

No geral valeu muito a leitura e super recomendo.