Storytelling com Dados

Storytelling com Dados Cole Nussbaumer Knaflic

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tati 13/03/2022

Essencial para quem faz relatórios e apresentações
Não importa sua área de atuação, se você faz relatórios com dados e apresentação de dados, esse livro te dará ótimas dicas!
O mais incrível desse livro é como ele é fácil de ler: parece que alguém está falando com você. Além disso, ele chega a ser engraçado em alguns pontos da conversa (Sim, a escrita do livro parece uma conversa).
A aplicação do conteúdo do livro é quase imediata. Já sinto grande mudança na minha forma de apresentar dados e de contar histórias com eles.
Gráficos de pizza, nunca mais! Ótima leitura :)

Leandro 11/02/2022

Ótimas dicas sobre criação de gráficos
É um livro bastante interesse sobre visualização de dados em gráficos. A autora apresenta vários gráficos muito elegantes e explica o porquê deles terem sido feitos daquela forma, onde e quando usar cores, que tipos de tons usar etc. Há algumas obviedades mas em geral as dicas são bem práticas e realmente nos ajudam.

Como pontos negativos, algumas coisas não parecem muito certas. A autora comenta vários gráficos e vai falando das decisões que geraram eles e como eles são lidos. Algo mais ou menos assim: "no gráfico x.y inicialmente o leitor vai olhar pro ponto A, que é o que chama mais a atenção. Em seguida seu olhar é direcionado para o ponto B por conta de alguma coisa". Com isso eu comecei a analisar os gráficos antes de ver a descrição para ver o que mais chamaria a minha atenção e com uma certa frequência as coisas não eram tão redondas assim, ou seja, há muita subjetividade no assunto (embora as regras gerais permaneçam válidas, claro). Isso não chega a ser um problema, visto que a própria autora diz que não há uma única forma certa de montar os gráficos. Mas como há muita subjetividade envolvida, isso pode incomodar quem gosta de uma receita toda mapeada para fazer as coisas.

Um outro problema, que não sei se é problema de tradução ou de editoração é que algumas vezes parece que o texto não está associado com o gráfico. Legendas erradas (legenda da figura 6.3 é uma e a descrição no texto é outra) ou referências erradas (diz que está usando tons de cinza nos eixos em vez de preto para tirar o destaque do eixo e deixar na informação, mas daí você olha a figura e está de preto). São problemas menores, nada crítico.

De forma geral é um livro que ajuda muito quem precisa fazer apresentações ou divulgação de dados.

Felipe Lapa 24/01/2022

Storytelling com dados
Um livro sensacional para quem é da área de dados! Atualmente pretendo trabalhar com Data Science e gostei muito de saber um pouco mais de como fazer gráficos eficientes.

Vivian Yamassaki 23/01/2022

Recomendo!
Já tinha recebido várias recomendações para ler esse livro. Realmente, achei que a leitura é bem fluída e consegui absorver várias dicas interessantes, principalmente com relação à construção de gráficos, e que serão bem úteis no meu trabalho.

Só acho que a parte de storytelling em si poderia ter sido mais aprofundada.

rrodolfo.lima 19/01/2022

Lições simples e valiosas
Sinto que depois de ler esse livro vou virar um crítico de gráficos. A verdade que gráficos ajudam muito a passar mensagens e tirar insights, e fazer essa comunicação é cada vez mais importante.

O formato do livro se parece com um artigo, até como ele te passa as informações. Dei quatro estrelas porque em algumas partes ele fica um pouco repetitivo, mas a própria autora diz que é de forma intencional. A riqueza de exemplos ajuda a didática de cada lição.

Camelo 08/01/2022

Conte uma história de fácil e rápido entendimento.
Leitura fácil e objetiva que vai qualificar exponencialmente suas apresentações com dados no entendimento e absorção do público. Independente do nível técnico ou da área do leitor, livro excelente que contribuirá e muito no seu desenvolvimento profissional.

Natalia Fernandes 04/01/2022

Os gráficos não são mais os mesmos
Eu me interressei a ler esse livro depois que fiz um treinamento pelo empresa sobre Storytelling com Dados. Eu sai com uma bagagem grande de conhecimento e sei que os livros contribuem com maiores detalhes.
O livro é muito bom, trouxe vários exemplos de diferente gráficos desde a montagem, como focar no objetivo, além dos métodos de clareza na interpretação do público com o gráfico e como ser atrativo quando contar uma história.
Por ser um livro com várias lições, recomendo a leitura gradual, para não ser cansativo e você conseguir absorver as lições, importante também você ter alguns gráficos em mente para montar, porque te ajuda a pensar diferente.

Leo Vieira 01/01/2022

Para quem ama não perder tempo
Para quem trabalha com tempo, dinheiro e resultados, ninguém quer resposta em relatórios detalhados e sim em gráficos. Tudo na base da planilha e porcentagens, com base em chamados anteriores e metas estipuladas e definidas pela empresa. O livro ensina como ser direto ao ponto no que os chefes querem que você passe. Seja preciso e com o máximo de explicação em pouco tempo possível.

Morgana Gomes 28/12/2021

Contando história com dados
Comecei a ler "Storytelling com dados" como parte das atividades de um grupo de estudos da equipe de Ciência de Dados na empresa onde trabalho. A cada encontro, nós debatemos os capítulos, buscando aproximar a leitura daquilo que vivenciamos diariamente nas nossas funções.

Para quem está iniciando na área ou quer aprimorar a forma como analisa/apresenta os dados, esse livro é muito bom! A autora, Cole Nussbaumer Knaflic, mostra essa construção do storytelling de forma gradual e nos leva a fazer várias reflexões sobre a maneira como lidamos com as informações.

Confesso que alguns pontos mereciam um olhar mais cuidadoso por parte da Cole, da pessoa que traduziu e/ou das editoras. No capítulo que ela fala sobre acessibilidade, por exemplo, o assunto ficou vago e ela falou de uma forma mais generalista. Alguns pontos de tradução para o português também causaram certa estranheza durante a leitura. Penso que as escolhas tradutórias não foram eficazes (e aqui fica a dúvida se foi um "problema" do texto original ou de sua tradução).

No mais, o livro é um bom pontapé e merece ser lido/estudado juntamente com o livro de exercícios que também foi proposto pela Cole.

Alfredo 04/12/2021

Ótima leitura
Livro bem legal, dando várias noções de como construir apresentações baseadas em dados. Acredito que o livro seja um guia para ser utilizado em todos os momentos necessários ao contar histórias com dados.

Railson 18/11/2021

Aprendendo a apresentar
Um ótimo livro com dicas maravilhosas sobre como apresentar seus dados, onde pude desenvolver a capacidade de questionar "Esse realmente é um bom gráfico?", "Ele está realmente passando a história que eu queria passar?".

pedro.cezar.142 14/11/2021

Essencial
Ótimo livro, realmente comecei sem muitas expectativas justamente por dominar certa parte das ferramentas de dados, mas o olhar crítico da autora junto com suas dicas construídas em anos de experiência profissional levaram o livro do básico ao intermediário como uma conversa de bar amigável.

Cíntia Mara 10/10/2021

Eu AMEI esse livro. Sério. Histórias + Dados, junta duas coisas que eu gosto em um livro só. E o fato de eu ter lido tudo de uma vez meio que prova que as dicas dela dão certo.

lincolnmacedo 24/07/2021

Sendo minimalista nas apresentações
O objetivo do livro é ensinar boas práticas para fazer uma apresentação com dados de forma limpa e que faça prender a atenção do público para o que realmente interessa.

Amanda Bento 02/07/2021

Indispensável
Excelente pra quem precisa fazer apresentações e criar dashboards pra qualquer nível na empresa. A autora dá dicas não só estéticas, mas também estratégicas de como conduzir reports de qualidade. Um livro que vai permanecer na minha mesa de trabalho e servirá como guia ainda pra muitas apresentações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6