500 anos de O Príncipe

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana 21/12/2023

Não gostei
Está tudo bem; eu reconheço que é um clássico, porém, quem aprecia consistência pode não apreciar. Tem uma abordagem um tanto quanto "A Arte da Guerra", mas menos prática para o cotidiano.

Bia 20/12/2023

O Manual das Políticas existe!
"O Príncipe" é um livro cercado por sua lendária proibição em 1557, pelo então papa Paulo IV. 50 anos depois, a edição elucida de maneira atual, com um vocabulário de fácil entendimento a razão de tudo isso.

O livro pontua comportamentos e ações que diretamente influenciam nos ideais políticos de uma idade onde o regime teocrático estava em vigor, ou seja, "um manual de instruções para tomadas de governo", hoje conhecidos como "golpe".

Se ainda nos dias atuais temos ressalvas quanto ao assunto, imaginem no século XVI?!

Atual apesar de sua data, "500 Anos De O Príncipe" questiona e verbaliza questões como guerras, condutas e moral. Se você, assim como me explicou uma professora, é admirador de POLÍTICA e não de POLITICAGEM, vai gostar deste livro!

PS: Uuma observação que não pode ficar de fora - quando se é um líder, é necessário saber quando, aonde, como é principalmente, o quê se pode sacrificar sob ameaça.
Bia 20/12/2023minha estante
Meu Deus gente, *500 anos depois... Perdoem a resenhadora que não revisa ?

Isadora.Berto 19/12/2023

O livro é maravilhoso, contém inúmeros ensinamentos e é ótimo para refletir.
Não me adaptei muito bem com a linguagem dele, infelizmente algumas partes são bem difíceis de entender então leva muito tempo para ler e o livro se torna um pouco pesado.
Apesar de tudo, foi uma ótima leitura e recomendo para quem se interessa por uma leitura mais formal

Luke Lodge 17/12/2023

Comentário sobre "O Princípe" de Nicolau Maquiavel
A obra é deveras interessante. O autor se versa em procurar explicitar como um governante deveria se portar, haja vista, a situação de guerra e invasões em seu país ? a Itália. Seu objetivo era ver uma Itália reunificada e forte. Por isso, entendeu que o governante deveria ser forte e pragmático, e teceu conselhos e orientações a goverantes para garantir esse objetivo. As orientações foram dirigidas a diversos seguimentos; o tratamento para com o povo, para com o exército (seja próprio, seja de mercenários), para com os nobres, para com outros governantes (sejam aliados, sejam inimigos), para com os conspiradores, para com os bajuladores, para com as nações conquistadas, Maquiavel todo o cuidado de exemplificar detalhadamente reinos que já sofrera os males ou as vitóriasque ele busca explicitar. Não fica difícil compreender porque essa obra é tão apreciadas ainda nos tempos atuais.

Diego 15/12/2023

Vacilei
Como a gente erra em coisas que a literatura já vinha nos alertando há centenas de anos. Só um burnout mesmo para me fazer voltar a essas referências bibliográficas que julguei banais.

Saullo0 22/11/2023

Razoável
Achei a leitura um pouco difícil e para quem não leu O Príncipe em sua verso original, creio que não entenderá bem o que Maquiavel quer passar?

Luzia 28/09/2023

É melhor ser temido ou amado?
Longe de ser uma leitura deleite, e sim, um livro bem mais didático. Para quem ama história com certeza irá se deliciar com esse livro.
Tem muito ensinamento com relação a poder, comandar, gerenciar, caminhos que levam a vitória ou ao fracasso.
Como guerras foram vencidas ou derrotadas.
Tem vários exemplos que podem perfeitamente, serem aplicados nos dias de hoje.
É um livro curto, mas não é uma leitura fácil, por isso, demorei.

IIIERS 24/09/2023

Todo o principiado e suas questões
A obra em si, é atemporal..
Todas as citações podem ser aplicados ao modelo atual de vida, contudo inúmeros momentos de citação ou iniciação ao principado. Diversas citações e exemplos traz a forma para ser um bom governante, ser respeitado a sua ordem e todos a seu redor.
A versão que obtive sofre um pouco com relação a tamanho de fonte, como foi impresso, mas nada que atrapalhe a leitura. De todos pensamentos que tiro do livro, um que está preso a mim, é o grande questionamento se é melhor ser temido que amado, ou o contrário.
Se faz necessário medir a força e aplicar quando necessário?

Daberth 21/09/2023

O livro é muito chato para ler, ele é bom mas ele é chato um pouco, mas ele ensina muito muito mesmo estratégias e organização da mente política

luan.willian00 10/08/2023

Um clássico
Um clássico da leitura, com diversos pensamentos sobre o poder, de como chegar ao poder e como mantê-lo, podemos ver que existem questões sobre o poder que são atemporais. Uma coisa que não gostei (talvez seja algo dessa edição) ausência de algumas notas que situassem melhor o leitor em relação a localides e pessoas mensionadas.

Luiz1382 03/08/2023

O livro traz boas dicas no aspecto da liderança. Leitura boa, cabendo análises apuradas de parágrafos para serem aplicadas e/ou observadas no dia a dia profissional.

Vini da lala 21/07/2023

Um livro complexo porem incrível
Esse livro possui ensinamentos e idéia de um dos filósofos do qual admiro MTO. Confesso que fiquei com dificuldade para manter a leitura, cada capítulo chegou a pesar minha mente kkkkk, tanto q da umas 4 hrs de leitura, mas a quantidade de conteúdo me travou em 2/3 semanas. Recomendo mt, mas tem que ter noção que vai pesar sua cabeça kkkkk

matheus_marinho_ 13/07/2023

O príncipe
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Nicolau Maquiavel, deve conhecer o termo maquiavélico?. Dizemos que uma pessoa é maquiavélica quando faz qualquer coisa para atingir um objetivo.

Marília Mangueira 12/07/2023

Exílio e memória
O exílio de Maquiavel rendeu-lhe um grande livro!
Sair do cenário, seja ele qual for, também pode gerar frutos, vai depender da escolha de cada um. E Nicolau Maquiavel fez sua melhor escolha: escrever.
Por meio das memórias e do seu papel de observador, ele nos ensina todas as estratégias dos principados, do sucesso ao fracasso - mesmo não atuando como uma realeza, apenas como um secretário de chancelaria - nada fugiu dos olhos dele! Maquiavel, Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, é um dos maiores conselheiros daqueles que querem ser um homem do povo. Com os registros recapitulados dos tempos em que vivia com os nobres, o filósofo mostra os desafios que um príncipe tem pela frente e o equilíbrio de manter-se no poder. Alertando sobre a postura, as táticas de guerra e as estratégias, que vai da estima ao armamento.
Este manual, apesar de antigo, não pereceu com o tempo. É precioso e preciso até os dias atuais! E usado, de diversas formas, no meio político - tanto para bem, quanto para o mal.

Lu_prim 11/07/2023

Registro histórico
Esse livro para além de um manual político é uma fonte histórica extremamente relevante. Entrar em contato com a visão e percepção de uma pessoa que vivenciou e até mesmo influenciou fatos importantíssimos do período foi uma experiência riquíssima.

Muitas das máximas que Maquiavel registra nesse livro parecem óbvias, pois já estão muito bem estruturadas nos dias de hoje principalmente na literatura (muitas das ideias de Maquiavel são empregadas em livros distópicos pelos antagonistas, afinal são atitudes maquiavélicas).

Acredito que se vc empreender uma visão crítica sobre o conteúdo e considerar o contexto em que a obra foi escrita poderá tirar algumas lições e aprender muito sobre a politica e a mentalidade medieval.

Por fim, não acho que os fins necessariamente justificam os meios, mas Maquiavel em nenhum momento disse isso (explicitamente). Assim, é importante ler e pesquisar sobre a condição sociopolítica da época para entender oq realmente ele pretendia ao escrever o livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6