500 anos de O Príncipe

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kaiane 29/10/2022

Complicado, mas vai
É um livro curto, porém com uma leitura densa! O bom é que os capítulos são curtos, li um por dia pois não estou acostumada com esse tipo de leitura...

No mais, o livro traz passagens muito boas nas quais podemos refletir, e apesar de ser um livro escrito há mais de 500 anos é possível trazer ensinamentos para a atualidade.

Indico, porém como disse, é uma leitura mais complicada, na minha opinião.

Thais 14/10/2022

Saindo da zona de conforto
Confesso que para mim foi uma leitura difícil, pois, a todo momento há menção de pessoas e lugares que por não conhecer a história, dificultam o entendimento. Mas também adorei o ponto de vista que, por mais que as vezes pareça cruel, mostra a importância de se ter objetivos e estratégias para o alcance dos mesmos.

Sílvia 03/10/2022

Dedicar a estudar por quinze anos as atitudes de grandes governantes, desenvolver um raciocínio de quais ações os fizeram se manter no sucesso ou não, que medidas são cabíveis à um príncipe para se manter próspero em seu governo.
Dar essas informações de forma clara e específica, não é atoa que o jargão maquiavélico surgiu para 'definir' uma pessoa astuta.

Jacqueline 27/09/2022

De acordo com Maquiavel é melhor que o príncipe seja mais temido do que amado. Um governante temido mantém o povo em paz. Por isso e outra coisa Maquiavel ficou conhecido como fundador do pensamento e da política moderna.
Victoria 16/11/2022minha estante
Me fez pensar nessa eleição?. L sendo muito amado e o B nn tanto assim.

Kessia.Santos 11/09/2022

PRINCIPAL OBRA DE MAQUIAVEL
"O Príncipe", escrita por Maquiavel, é uma obra clássica que por muito tempo foi considerada um manual de conselhos para governantes, oferecendo valiosas experiências sobre como conquistar e manter o poder. Mesmo nos dias de hoje, a obra continua relevante para aqueles interessados em compreender os mecanismos políticos e para aqueles que aspiram a se tornar líderes de Estado.

O livro pode ser dividido em quatro partes principais: a classificação dos Estados, estratégias para conquistar e conservar o poder, análise do papel dos militares e conselhos aos políticos para a manutenção do poder.

Maquiavel foi um dos primeiros pensadores a romper com a visão idealista sobre política, enxergando o organismo político de forma realista, como ele é e não como deveria ser. Sua famosa frase "os fins justificam os meios" encapsula bem seu pensamento político, enfatizando que o sucesso de uma ação é mais importante do que os meios utilizados para alcançá-la.

Além disso, Maquiavel argumenta que os seres humanos são guiados por interesses pessoais e têm características inerentes, como ingratidão, volubilidade e egoísmo. Ele defende que um líder deve ser tanto amado quanto temido, mas, dada a natureza humana, é preferível ser temido.

O autor destaca a importância de um líder aparentar certas qualidades, como integridade, misericórdia, humanidade, sinceridade e religiosidade, mesmo que não as possua de fato. Essa abordagem, conhecida como maquiavelismo, influenciou profundamente a política e a estratégia governamental ao longo dos séculos.

Lendo "O Príncipe", podemos compreender melhor as razões pelas quais muitos governantes adotam estratégias consideradas "maquiavélicas", usando símbolos como religião e patriotismo para fortalecer sua imagem e alcançar seus objetivos políticos.

Em resumo, "O Príncipe" de Maquiavel é uma obra essencial para quem busca entender a natureza do poder e da política, oferecendo insights valiosos que permanecem relevantes até os dias de hoje.

Beatr1zp 11/09/2022

não é um estilo de livro que eu sou acostumada, mas eu gostei bastante da leitura e foi um leitura rápida.

Wiler A. do Carmo Jr. 08/06/2022

Ensinamentos espetaculares, edição com revisão péssima
Os ensinamentos de Maquiavel são impecáveis, mas a edição, embora dita "especial de 500 anos", foi muito mal revisada.

Skywalking 08/05/2022

Clássico
Lendo esse livro dá pra entender o motivo do nome do Maquiavel ser tão famoso hoje em dia e ter diversas opiniões opostas a respeito do seu trabalho

Camilly 08/05/2022

Linguagem simples, alusões históricas impecáveis e facílima compreensão. Aqui fica claro como funciona Maquiavel

Isaac 21/04/2022

O príncipe
Manipulação e poder.
Todos os livros recentes sobre poder, manipulação e desenvolvimento pessoal contém lições de Maquiavel, mas é bem melhor extrair da própria fonte

Maycom 06/03/2022

Ferramenta de manipulação e persuasão do poder
Um livro excelente para perceber as engrenagens "maquiavélicas" por detrás do nosso sistema. É impressionante o tanto que se pode relacionar as propostas de Maquiavel, com os atos que vemos hoje em dia, na política global.

É um livro muito fácil de ler. Acredito que seja a edição. Se tratando de um período histórico que consta em 1500 e pouco, a leitura flui facilmente.

Basta começar a leitura que em determinado momento você perceberá as relações diretas com os acontecimentos que maquiavel descreveu com os que acontecem agora, na atualidade

Van 11/02/2022

Escrita como forma de conseguir conquistar a confiança do duque e assim, um cargo importante, Maquiavel montou uma espécie de "guia" para os principados, elaborando uma das teorias políticas que perpetuam até os dias atuais.
"Os fins justificam os meios" é um dos pensamentos contidos em O Príncipe, no qual, para se ascender ao principado não importa que se utilize de meios imprópios ou desonestos uma vez que a ascenção seja alcançada.
Maquiavel também deixa claro que todo Príncipe deve se manter firme em qualquer situação e ser capaz de identificar as adversidades antes mesmo que estas se concretizem de maneiras irreversíveis. Apenas o príncipe deve manter soberania e gozar do prestígio de seu povo.
Eu demorei bastante para ler esse livro, não pelo fato de que a obra é desinteressnate, mas sim porque eu estava em uma ressaca literária ao qual me esforcei muito para sair.

Thallisson Mota 07/01/2022

O príncipe
"controle e manipulação de massas" esse é um dos vários títulos que poderiam ser facilmente dados a essa obra. O livro trata de maneira direta e clara, táticas e procedências que podem e "devem" ser tomadas por um governante(príncipe) que pretenda ascender e/ou permanecer no poder, indo desde os vários exemplos de conquistas e concessões com explicações e exemplos práticos e reais, até a manutenção e cuidados necessários para uma longa jornada no poder, com tudo, cuidado, não pule uma palavra, o livro é muito direto e conectado. Boa leitura!

Temnyy myslitel 02/01/2022

Achei essa edição bem linda. O livro é barato e, mesmo assim, é bem bonito, gostei das páginas.
O conteúdo do livro é excelente. Mais intrigante é imaginar como alguém, naquela época, detinha tão amplo conhecimento e propriedade sobre o tema – governar. Seria desnecessário dizer que grande parte do que li aqui eu já sabia, mas através de Maquiavel, enxerguei com um outro olhar e visualizando tais conhecimentos e princípios em outros contextos. De fato, o rei que se armasse com esse livro, em sua época, se tornaria indestrutível. É, até hoje, um grande manual sobre o poder.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6