500 anos de O Príncipe

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pedro Henrique 20/10/2020

O Príncipe
Neste livro, Maquiavel procurou idealizar um verdadeiro chefe de Estado, ensinando lições que ensejaram o termo "maquiavélico".
Embora as lições tinha como base as conjunturas da época, o livro se mostra atemporal. Inclusive, os recentes acontecimentos da política brasileira e estrangeira, nos revela que as lições de Maquiavel estão sendo observadas até os dias de hoje.

adorkableforme 04/08/2020

A maquiavélidade de O Príncipe
“...o príncipe não precisa possuir todas as qualidades acima citadas, bastando que aparente possuí-las. Antes, teria eu a audácia de afirmar que, possuindo-as e usando-as todas, essas qualidades seriam prejudiciais, ao passo que, aparentando possuí-las, são benéficas; por exemplo: de um lado, parecer ser efetivamente piedoso, fiel, humano, íntegro, religioso, e de outro, ter o ânimo de, sendo obrigado pelas circunstâncias a não o ser, tornar-se o contrário.”

Finalmente terminei a leitura,foi difícil chegar ao fim. Contudo, no decorrer do livro percebi que muitas das atitudes dos governantes atuais são parecidas com os relatos presentes no livro.

O Príncipe é um manual que explica passo a passo como agem os poderosos e o que é preciso fazer para manter o poder. Maquiavel dissertou sobre como deveria ser o poder político exercido sobre um território e uma população, estabelecendo formas de relacionamento do monarca para com a nobreza, o clero e o povo. Nessa obra, o autor sugeriu diretrizes para que um soberano fosse capaz de conquistar, reinar e manter seu poder.

“...o povo não deseja ser governado nem oprimido pelos grandes, e estes desejam governar e oprimir o povo. Destes dois apetites diferentes nasce nas cidades um destes três efeitos: principado, liberdade, desordem.”

Desse modo,No livro compreendemos como são formados os principados, como são mantidos, como são perdidos e como são conquistados. A cada novo capítulo entendemos os mecanismos políticos que somos vítimas e como percebê-los, por isso, o livro é mais que necessário para qualquer pessoa.

Entretanto, é um manuscrito mais que necessário para pessoas que queiram liderar algo. São atitudes que se analisarmos com cautela realmente dão sentido em como governar com sucesso ou fracasso. Isso dependerá da forma que a pessoa comandará seu caminho e seus subordinados.

"...os homens devem ser mimados ou exterminados, pois se se vingam de ofensas leves, das graves já não podem fazê-lo. Assim, a injúria que se faz deve ser tal, que não se tema a vingança.”

Enfim, quero reler este livro anualmente até que compreenda cada pedacinho dele. Ademais, foi uma leitura difícil,mas muito boa.

“...não se pode honestamente satisfazer aos grandes sem injúria para os outros, mas o povo pode ser satisfeito. Porque o objetivo do povo é mais honesto do que o dos poderosos; estes querem oprimir e aquele não ser oprimido.”

Bruno Passuello 01/08/2020

Excelente manual para tudo!
Essa obra serve para quase tudo que tu faz na vida, seja um projeto de vida, relacionamento interpessoal, como crescer na empresa, como liderar pessoas, como liderar a tua vida e como ser um estrategista com a tua vida

Dan 03/07/2020

A obra discorre e estabelece regras de governo, fazendo uma análise crítica e política sobre como o príncipe deve se porta para permanecer no poder.
Ao longo dos capítulos Maquiagem descreve sobre formas de governo, suas características, além de orientar sobre quais decisões devem ser tomadas para ficar no poder.

"É preciso, de um lado, parecer efetivamente piedoso, fiel, humanitária, íntegro e religioso; e de outro, ter o ânimo de agir de maneira oposta quando as circunstâncias demandarem que assim o seja"

"Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal"

Karlan.Yury 24/04/2020

Atemporal
"Deve-se notar inicialmente que, enquanto nos outros principados tem-se de lutar apenas contra a ambição dos grandes e a insolência do povo, os imperadores romanos encontravam uma terceira dificuldade, aquela de terem de suportar a crueldade e a ambição dos soldados. Esta terceira dificuldade era de tal forma séria que se tornou a causa da ruína de muitos, pois é difícil satisfazer ao mesmo tempo os soldados e o povo: este amava a paz e, por isso, estimava os príncipes moderados, enquanto que os soldados amavam o príncipe de ânimo militar, que fosse insolente, cruel e rapace, querendo que o mesmo exercesse tais violências contra as populações para poder ter, assim, duplicado soldo e expansão à sua rapacidade e crueldade."

Pra bom entendedor...

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Monstro
Um dos melhores livros, de princípios de liderança.

Cícero 08/12/2018

Interessante.
Uma boa forma de se entender como funciona o meio político.

Edmundo G 17/08/2018

Utilidade para esse Ano Político
Agradeço pelo presente, José Lucas?. Esse ano, como todes já sabem, é a primeira vez que vou votar! E quero estar mais consciente do que nunca, o primeiro voto tem uma simbologia muito forte para mim. Não que os outros futuros não tenha, mas é um começo de tudo, de uma vida política. Eu sou apaixonado por filosofia, Aristóteles já falava que o homem é um animal político. Então busco me politizar cada vez mais! E esse livro é como um guia para entender como funciona mais ou menos um governo. Maquiavel sempre presente em todas as gerações. E a lição que levo dele é a de que como diria o mesmo: " O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem a sua volta." Então nesse ano, não olhem somente para o presidente! Olhem para aqueles que o cercam também. Vamos votar consciente galeresss

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6