Mulheres Sem Nome

Mulheres Sem Nome Martha Hall Kelly

Resenhas - Mulheres Sem Nome

Luciane 08/04/2021

Mulheres sem nome
Baseado em fatos reais ocorridos no campo de Ravensbrück e nos EUA. As histórias são comoventes, mulheres fortes que usam essa força para o bem ou para o mal. Histórias do holocausto sempre me comovem, pois é a humanidade (ou ausência dessa) que estão traduzidas em forma de livro.

Ana Ceci 15/11/2022

Livro incrível e emocionante!
A minha sensação ao ler essa obra foi: “Por que não li esse livro antes”, ou melhor, “Por que não conheci a história INCRÍVEL dessas mulheres antes?” A questão é que as três protagonistas têm nome sim! Com exceção de Caroline, os outros nomes são fictícios, mas fazem referências a mulheres reais da nossa história. Além disso, é claro que diversas outras mulheres são importantes para a história e também são nomeadas e homenageadas aqui.

Fiquei chocada e assustada com tudo o que foi narrado. Mesmo sabendo que houve ficção envolvida, só de pensar que todos os horrores retratados na obra aconteceram, fiquei com frio na barriga várias vezes! A autora intercalou a narração das três mulheres, cada uma em sua realidade e com seus pontos de vistas. Isso ficou sensacional. Melhor ainda quando a história das três se cruzou. Fiquei sem palavras.

Outro ponto excelente é que a autora não acaba as histórias assim que a guerra chega ao fim, em 1945. Kelly narra os fatos até a década seguinte e trata as implicações do Holocausto na nova realidade das três mulheres.

Enfim, esse é um livro extraordinário, chocante, profundo e reflexivo! Recomendo muito e tenho certeza que a história dessas mulheres vai chocar vocês!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Laís Araujo 04/02/2020

Tocante, emocionante e indispensável!
N° de páginas: 495

O livro intercala seus capitulos entre os relatos de 3 mulheres de nacionalidades, culturas e personalidades distintas sobre a Segunda Guerra Mundial, o nazismo e seus efeitos em suas vidas, na saciedade em que viviam e no mundo. ?
??
CAROLINE: Uma mulher da alta sociedade de Nova York passa a maior parte de seus dias no consulado francês promovendo fundos para as crianças órfãs em consequência da guerra. ?
??
Solteira, ela não imaginava que iria conhecer o amor de sua vida de forma tão inesperada, menos ainda que seu coração seria partido ao longo do tempo por motivos que estão fora do seu alcance. ?
??
KASIA: Uma jovem polonesa que vive a terrível invasão do exército nazista em seu país, resolve fazer parte da resistência e acaba sendo pega pelos soldados no meio de uma missão, assim como sua mãe, irmã, o amigo por quem era apaixonada e a irmã dele. ?
??
Agora, prisioneira de um campo de concentração alemão, ela enfrenta o lado mais sombrio do nazismo, passando por situações que não imaginava que pudessem existir e fará o possível e o impossível para sobreviver. ?
??
HERTA: Jovem alemã e estudante de medicina, ela luta para ser reconhecida em sua profissão e sustentar a família. ?
??
Depois de finalmente conseguir se formar como médica, ela tem a chance de ter reconhecimento como profissional, indo para um campo de concentração e sendo responsável por realizar um trabalho que se considerava incapaz de exercer, por ser contrário ao objetivo da medicina, que seria salvar vidas. ?
??
As vidas dessas 3 mulheres se encontram de forma inesperada, conflituosa e dramática! Uma história de coragem, valentia e honra que atravessa fronteiras! ?
?? ?
??
?Minha opinião: Assim que acabei o livro, respirei fundo e pensei "nossa! Que livro! Que experiência!". Fiquei pensando em tudo o que tinha lido e precisei de um tempinho para absorver a magnitude dessa leitura. ?
??
Com uma preciosidade de detalhes e uma escrita incrível, pude perceber nomes reais ao longo do livro. Boa parte dos personagens realmente existiu e a autora manteve seus nomes, dando ainda mais realidade à história! Só leiam esse livro! Por favor! ?
Fairyne 04/02/2020minha estante
Adorei a sinopse. Já vai pra minha lista?

Fabiano133 15/04/2020

Mulheres sem nome
O que pensar quando pessoas (mulheres) são reduzidas a coelhas pelo fato de servirem de cobaia a experimentos inescrupulosos, e depois disso impossibilitadas de andar saltitam? Tratadas como nada. Viver num ambiente onde cinzas de outras pessoas ( talvez sua irmã, mãe, amiga) impregna em sua "roupa" e existe um cheiro de morte pairando em todo momento e lugar. É inexplicável o alcance da maldade do ser humano.

Kakaya 27/08/2021

Um parte da história que gostaríamos que não fosse real..
A história de 3 das muitas pessoas que sofreram os horrores da segunda guerra é triste e profundamente marcante.

andrealog 06/01/2022

Mulheres verdadeiras
A história fantástica e triste sobre mulheres fantásticas que enfrentaram juntas, cada uma a seu modo, os horrores da Segunda Guerra

Evelin Bianca | @paginasete7 23/01/2019

Como disse Virgínia Woolf, ?Ao longo da maior parte da História, Anônimo foi uma mulher.? Martha Hall Kelly se dispõe nesse livro a contar as histórias e dar nomes a algumas das inúmeras mulheres desconhecidas (ou sem nome) que enfrentaram os horrores da Segunda Guerra.

Duas mulheres reais foram escolhidas pela autora. A socialite de NY, Caroline Ferriday, que dedicava sua vida a ajudar pessoas necessitadas, dos órfãos aos sobreviventes da guerra. A alemã dra Herta Oberhauser vive o outro lado da história: uma médica recém formada que busca um emprego para se sustentar, e acaba indo trabalhar num campo de concentração e participa das terríveis experiências ali realizadas. A terceira protagonista, Kasia, foi inspirada nas histórias reais das polonesas nos campos, uma "cobaia" dos nazistas, dentre todos os sofrimentos passados ali. As três personagens se conectam em algum momento.

O livro mostra de forma forte o que foi esse período terrível da história, especialmente para as mulheres, que são a maioria dos personagens, além das três principais. E além de enfrentar nazistas, também dá um panorama da vida cotidiana dessas mulheres, suas superações no pós guerra e seus dilemas familiares. Acima de tudo, o que ficou foi a certeza da força feminina em meio ao caos, com coragem para lutar contra essa situação. Um livro incrível, forte, que mostra que independente do passado cruel, existe esperança para seguir em frente. E que histórias como essas merecem ser contadas e nunca esquecidas.

496 páginas
Lido: de 03/09 a 02/10/18

Neidinhap 15/07/2021

Impactante por ter sido real...
Mulheres sem nome é mais uma história sobre a temática de guerra, porém com personagens que foram reais..
Fala sobre Caroline Farraday uma americana que foi muito importante nas obras filantrópicas em sua ajuda às mulheres e crianças na época da segunda guerra mundial...
Herta Oberhouser, uma médica que participou de experimentos no campo de concentração Ravensbruck..
E Kesia e Zuzanna que são inspiradas em duas mulheres que foram presas nesse mesmo campo de concentração e vítimas de experimentos hediondos..
História forte e impactante sobre a natureza desumana de uma época bastante cruel da história mundial..

Luizinhu 15/09/2020

#resenhadoluiz | @books.andcoffee_
Sinopse: "A socialite nova-iorquina Caroline Ferriday está sobrecarregada de trabalho no Consulado da França, em função da iminência da guerra. O ano é 1939 e o Exército de Hitler acaba de invadir a Polônia, onde Kasia Kuzmerick vai deixando para trás a tranquilidade da infância conforme se envolve cada vez mais com o movimento de resistência de seu país. Distante das duas, a ambiciosa Herta Oberheuser tem a oportunidade de se libertar de uma vida desoladora e abraçar o sonho de se tornar médica cirurgiã, a serviço da Alemanha. Três mulheres cujas trajetórias se cruzam quando o impensável acontece."

Para quem ama um bom romance, somado aos momentos histórico que foram a trágica Segunda Guerra Mundial, vai amar essa história.

Vivida por três mulheres, cada uma em um país, idades diferentes, mas todas vivendo os pesadelos da guerra.

O livro fez parte do Clube do Livro aqui no RJ (@clube_do_livro_rj) com a temática de Guerra. O livro é um pouco extenso, cada capítulo é narrado por uma das mulheres, o que o torna um pouco cansativo.

Ele é baseado em fatos reais, o que eu só fui descobrir bem finalzinho da leitura. E isso mexeu ainda mais comigo. E ver como as histórias delas se entrelaçam e como se unem para um melhor em comum.

Vale muito a leitura! Passar a conhecer "Caroline Ferriday" e sua história, me fez ver que muitas mulheres tiveram um papel muito importante durantes e depois da segunda guerra. E o tema "Segunda Guerra Mundial" chama muito a atenção também.

site: https://www.instagram.com/p/CCY-d0qDGC3/

Jhully 17/03/2019

Mulheres sem nome
Um livro interessante sobre o retrato da segunda guerra mundial, com um novo olhar, pois temos o relato de 3 mulheres, sendo uma no universo nazista alemão, uma polonesa capturada e a sem graça Caroline uma filantrópica Americana, apesar do livro ser inspirado na Caroline, a história dela é cansativa dando vontade de pular as páginas, uma narrativa fraca e histórias superficiais da alta sociedade que não impactam quanto as outras, apenas no final quando as histórias de cruzam é que tive vontade se ler com entusiasmo a parte de Caroline.
Bianca 19/03/2019minha estante
Tive exatamente esse msm sentimento. Passei o livro inteiro me perguntando o pq dessa personagem Caroline no livro. Realmente dava vontade de pular os capítulos dela.

Tatiane 01/10/2019minha estante
Me passa o endereço do seu blog? ;)

Elenara 02/10/2019minha estante
www.elenaraelegante.com.br

Tatiane 02/10/2019minha estante
Vou ver!!!

Carla Paraense 14/08/2020

Eu enrolei tanto pra ler esse livro e quando eu terminei só pude pensar: "por que não li antes?. Esse livro é sobre as diferentes formas de como essas mulheres se cruzam e como elas marcam nosso coração. Foi eletrizante do início ao fim!!

babisenberg 29/11/2021

Muito bom!
Livro muito bem escrito, de leitura fácil. Muito interessante e até informativo, não sabia de muitas coisas descritas nele. Apesar de poder ser um pouco pesado quando a gente pensa que é baseado em fatos reais, vale muito a pena a leitura.

Gabi 07/07/2020

Leitura dolorosa, mas fluida
O Livro relata a história de vida de 3 mulheres baseada em fatos reais: uma médica nazista, uma americana que fazia trabalho de caridade e uma sobrevivente dos Campos de concentração nazista. A leitura é muito dolorosa, pois relata os horrores praticados na Segunda guerra mundial sob o ponto de vista da vítima e do algoz, primeira vez que vejo esse lado nazista das torturas e experimentos em humanos. Gostei muito de conseguir ver e me colocar no lugar de cada personagem, de sentir suas dúvidas e dores.